PRIMEIRA EDIÇÃO DE 31-12-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
SÁBADO, 31 DE DEZEMBRO DE 2016
O ano de 2016 poderia ter sido marcado apenas pelo impeachment de Dilma Rousseff, o segundo no Brasil, pela surpresa de Donald Trump nos Estados Unidos ou até mesmo pelo Brexit, o referendo que selou a saída da Grã-Bretanha da União Européia. Mas 2016 leva o prêmio de ano mais longo do milênio. Crises políticas, depressão econômica e grandes tragédias... Afe!, o ano parecia não acabar. Mas a tradicional premiação de 31 de dezembro, desta coluna, nada deixa por menos.
Réu cinco vezes (por enquanto) por escândalos de corrupção que lhe podem render mais de um século de cadeia, Lula ganha o prêmio Óleo de Peroba ao afirmar que não existe brasileiro mais honesto que ele.
Vai para o ex-Governador Sérgio Cabral, preso por chefiar o mais deslavado esquema de corrupção da História do Rio de Janeiro.
Vai para Dilma e seus poucos apoiadores nas redes sociais, que ainda choram o impeachment derramado e proclamam o “golpe” que não houve contra um Governo corrupto e incompetente.
O troféu é novamente de Marina Silva, que parecia oposição, mas subiu no muro, na questão do impeachment, e acabou murchando diante da opinião pública.
Quando Ronald Biggs e comparsas assaltaram o trem pagador, no “roubo do século”, mal sabiam que era tudo brincadeira de criança. Não se conhecia a turma de Lula e Dilma, que, entre saques criminosos e prejuízos, golpearam a Petrobras em mais de R$ 61 bilhões.
O prêmio é de Ciro Gomes, que em 2010 proclamava José Serra como “mais preparado que Dilma”, virou defensor da Presidente cujo Governo é hoje considerado o mais incompetente e corrupto da História.
A medalha é de Sérgio Cabral e ninguém tasca, que fez 264 farras no exterior com a mulher sem se dar conta de que logo entregaria os anéis, os dedos e os pulsos para as algemas da Policia Federal.
Donald Trump, o bilionário campeão de sandices, que falou o que quis durante um ano e meio, e ainda assim foi eleito Presidente dos EUA.
Vai para o aumento autoconcedido pelos vereadores de São Paulo e de várias outras cidades, de Norte a Sul de um Pais em crise, com 12 milhões de desempregados.
A Operação Lava Jato superou a ação italiana Mãos Limpas como a mais impactante operação jurídica-policial anticorrupção da História. Vai até virar filme.
O inglês Mehdi Hasan, da TV Al Jazeera, veio ao Brasil ensinar como se comportar numa entrevista com políticos. Diante de Dilma, ele fez a pergunta que se recusava a calar: no roubo bilionário na Petrobras, ela foi cúmplice ou incompetente?
O Petrolão rivaliza no ranking dos maiores e mais caros escândalos de corrupção do mundo com o ucraniano que “vendeu” o próprio País. Foi por pouco.
Gigante na produção do maior escândalo de corrupção da História, o PT encerra 2016 em 10º lugar entre os principais partidos brasileiros.
Dilma Rousseff e o ex-jogador Dunga dividem, com todos os méritos, o Prêmio “Já Vai Tarde”: saíram de suas funções sem deixar saudades.
O troféu foi conquistado, com mérito, pelo senador Renan Calheiros, que, réu em um processo e investigado em outros 12, reagiu com ameaças à Justiça, à Polícia e aos Procuradores.
A medalha vai para Rodrigo Maia (DEM): conseguiu ser eleito Presidente da Câmara dos Deputados com apoio até do PT. E, depois de prometer que não tentaria, luta desesperadamente pela reeleição.
O trio de “T’s” que mais teve sucessos este ano é: Tite, Temer, Trump. Cada um surpreendeu em sua área e triunfou em suas batalhas. Bem diferente da dupla Dilma-Dunga, que só deu vexame.

NO DIÁRIO DO PODER
FAMOSO ASSASSINATO NA PRAIA DOS OSSOS COMPLETA 40 ANOS
DOCA STREET FOI ACUSADO DE MATAR ÂNGELA DINIZ POR CIÚMES
Publicado: sexta-feira, 30 de dezembro de 2016 às 22:35 - Atualizado às 22:52
Redação
O PLAYBOY DOCA STREET E A SOCIALITE ANGELA DINIZ, DESCONSTRUÍDA PELA DEFESA DO ASSASSINO

Há exatos 40 anos – no dia 30 de dezembro de 1976 – um crime passional em um casa na praia dos Ossos, em Búzios, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro, abalou a sociedade brasileira. no penúltimo dia de 1976. No início da noite daquele dia, Doca Street, então com 40 anos, matou com quatro tiros de pistola Ângela Diniz, com quem vivia havia apenas três meses. Ela, contaram os amigos, pretendia se separar de Doca, por não suportar o ciúme doentio do companheiro.
Ângela tinha 32 anos e uma vida de princesa. Adolescente típica de classe média mineira, já tinha a alcunha de “pantera de Minas” quando se casou com o Engenheiro Milton Villa- Boas Filho, união da qual saiu, dez anos depois, sem traumas e com muito dinheiro. Doca era neto do empresário paulista Jorge Street, que fizera fortuna nos anos 30. Aventureiro sem trabalho fixo – havia muito deixara de ter dinheiro – já se havia empregado como acompanhante de mulheres ricas em Miami, vendedor de carros e corretor imobiliário. Era sustentado pela ex-mulher Adelita Scarpa, filha de um milionário paulista.
CORPO DE ÂNGELA: QUATRO TIROS A MATARAM

O advogado de Doca Street foi o ex-Ministro do STF e membro da Academia Brasileira de Letras, o saudoso Evando Lins e Silva. O primeiro julgamento, em 1979, terminou com o tribunal do júri absolvendo o réu e condenando a vítima. Ângela Diniz foi descrita pelo advogado de defesa de Doca, o criminalista Evandro Lins e Silva, como uma “Vênus lasciva”, “dada a amores anormais” – referência a um caso homossexual que teria tido. Lins e Silva conseguiu convencer os jurados de que seu cliente agira “em legítima defesa da honra”.
A sentença: dois anos de prisão, que não cumpriu, pois foi beneficiado por sursis. O julgamento, em Cabo Frio (cidade da qual Búzios era distrito), assemelhou-se a um programa de auditório, com claque ruidosa e cobertura inédita da imprensa. Dois anos depois, Doca foi a novo julgamento, por causa da reação da sociedade. O movimento feminista no Brasil estava em seu auge, brigando contra a impunidade de homens que, como Doca, haviam matado mulheres, e cunhou um slogan famoso: “Quem ama não mata”. Quando Doca foi julgado pela segunda vez, a opinião pública estava mobilizada para condená-lo – e vibrou quando ele pegou uma pena de 15 anos.
Raul Seixas do Amaral Street Fighter, popularmente conhecido como Doca Street, hoje com 80 anos, atualmente, livre da prisão, ele vive de indenizações obtidas com processos por danos morais.

CRIME PASSIONAL
POLÍCIA CONFIRMA MORTE DE EMBAIXADOR GREGO E PEDE PRISÃO DE VIÚVA
VIÚVA E SEU AMANTE PM TRAMARAM A MORTE DE KYRIAKOS AMIRIDIS
Publicado: sexta-feira, 30 de dezembro de 2016 às 18:23 - Atualizado às 18:31
Redação
O POLICIAL SÉRGIO GOMES MOREIRA FILHO CONFESSOU O CRIME (FOTO: REPRODUÇÃO/TV GLOBO)

O corpo encontrado em um carro carbonizado no Arco Metropolitano, em Nova Iguaçu (RJ), é mesmo do Embaixador da Grécia no Brasil, Kyriakos Amiridis. A informação foi confirmada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 30, após perícia do corpo pelo IML.
A Polícia também pediu à Justiça a prisão de quatro pessoas que teriam planejado e matado o diplomata. Entre elas, a embaixatriz Françoise Amiridis, viúva do diplomata, e o policial militar Sérgio Gomes Moreira Filho, que confessou o crime. Os dois são amantes, de acordo com a Polícia. A principal hipótese é de crime passional.
De acordo com os investigadores, o Embaixador foi morto dentro da própria casa. Segundo depoimento de Sérgio, houve luta corporal e o PM usou a arma que estava com o Diplomata para atirar.
O PM diz que, logo depois, retirou o corpo usando o carro que tinha sido alugado pelo Embaixador. Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas.
Os outros dois suspeitos de envolvimento no crime não tiveram o nome divulgado.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Sábado, 31 de dezembro de 2016
Como sabotar a Lava Jato por dentro do Judiciário?
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Petralhas, peemedebostas e tucanalhas se unem em torno de uma canalhice imediata: desmoralizar a Lava Jato. A tática usada é a de plantar notinhas na mídia aliada para “defender a tese” de que o Juiz Sérgio Moro e os Procuradores coordenados por Deltan Dallagnol “politizam as investigações”. Lula e seus defensores insistem na propagação de tal versão que, se for muito repetida, pode acabar “colando” no futuro. A orientação entre os candidatos à condenação nas cúpulas partidárias é evitar qualquer transação penal, por mais sedutora que possa parecer. O ônus da “deduragem” fica com os empresários ou com burocratas do baixo clero.
A armação é estratégica. Por isso, tanta tática teatral nesta fase de “especulações” e “vazamentos” seletivos. Os enrolados na Lava Jato planejam a defesa no longo prazo. Insistem na reclamação sobre a “politização” da Lava Jato, apesar das evidências e provas de “delações premiadas”. Têm certeza de que serão condenados, de imediato, na primeira Instância Judicial. Também avaliam que devem perder na maioria dos recursos na Segunda Instância da Justiça Federal. No entanto, apostam que começam a “virar o jogo” quando as broncas chegarem ao Superior Tribunal de Justiça ou, dependendo da situação, no olimpo do Supremo Tribunal Federal.
Até agora, os Juízes Sérgio Moro e Marcelo Bretãs, bem como a equipe da Força Tarefa, têm agido no limite da transparência necessária e permitida. As pressões internas – profissionais e familiares – que recebem são impublicáveis. As bancas milionárias de advocacia, que têm sabido poder de influência nos andares de cima do Judiciário, recomendam aos clientes que repitam, até cansar e encher o saco, que a Lava Jato é um “processo político” – e não uma ação “republicana” de combate à corrupção sistêmica e ao crime institucionalizado. O “mantra” tem sido repetido por Lula e a petelândia. Os alvejados do PMDB, PP e PSDB ecoam a reclamação, embora o façam com intensidade menos explícita.
Uma recente entrevista do ideólogo petista Fernando Haddad, de saideira da Prefeitura de São Paulo, insiste na “latente fragilidade das acusações da Lava Jato apontada por muitos juristas”. Haddad faz uma avaliação sobre a Lava Jato que reforça o discurso ofensivo contra os Juízes e Procuradores Federais. O “profeta” petista prevê: “A Lava Jato tem duas possibilidades. Se a Lava Jato for republicana e imparcial, será o começo da superação desse estado. Se ela não for, vai promover a troca de comando do mesmo estado patrimonialista de sempre”.
A queixinha de Haddad é típica de quem foi tirado dos sabores do poder, mas que deseja e sabe que tem condições de voltar a mamar nas mesmas tetas. Os petistas calculam que, apesar de todos os desgastes de imagem, ainda contam com apoio de 25% a 30% do eleitorado. Além disso, contam com a impopularidade de Michel Temer – que parece difícil de ser alterada, mesmo que ele consiga chegar até o final de 2018, no que ele mesmo já definiu como um “Governo reformista de transição”.
Como Temer dificilmente teria condições de se reeleger, tucanos (em briga interna e com medo da Lava Jato) se comportam como rêmoras que ficam na espreita daquilo que os tubarões deixam como sobra pelo caminho. A turma do PMDB tem como prioridade fechar grandes negócios, com a aprovação da jogatina no Brasil, as parcerias público-privadas e “privatarias”, para beneficiar apadrinhados ou laranjas que darão reciprocidade eleitoral futura, no jeitinho que a cínica interpretação legal permitir. Já a petelândia fica à espreita do fracasso dos ex-aliados, sonhando com um retorno.
Mesmo que não tenha condições ideais de saúde – e esteja com o filme muito queimado por ligações de seu nome com a corrupção, destruindo aquela imagem santificada construída desde os tempos de “operário-patrão” como sindicalista de resultados -, Lula nunca deve ser subestimado. Seus fanáticos seguidores alimentam a vã esperança de um retorno dele à Presidência do Brasil. É mais fácil o Pateta conquistar a Casa Branca depois do enigmático Donald Trump ou o José Dirceu, se for milagrosamente solto, se tornar Presidente de Cuba eleito pelo voto popular direto... Se a última hipótese ocorrer, Raul Castro vem assumir a Presidência do PT no lugar do Chapolim Colorado de Monte Aprazível...
Ainda é uma grande incógnita a delação premiada de Emílio e Marcelo Odebrecht – dentre 77 executivos da transnacional baiana que aderiram à “transação penal”. Quem garante que os “dedo-duros” (perdão, “colaboradores”) já não tenham providencialmente “politizado” suas denúncias, a fim de justificar os argumentos que os defensores dos políticos alvejados usarão futuramente, na hora oportuna dos salvadores e infindáveis recursos judiciais em instâncias superiores do Judiciário?
A Lava Jato não tem previsão de acabar em pizza. Até porque a pressão da sociedade não aceitaria tamanha sacanagem. No entanto, os defensores dos corruptos farão de tudo para temperá-la com marmelada. Os políticos correm contra os efeitos da desmoralização. Muitos têm certeza de que não se reelegerão nunca mais. No entanto, a maioria confia que poderá usar chicanas jurídicas para disputar e vencer a próxima eleição, usando e abusando daquele dinheirão roubado que reaparecerá “reinventado” em contribuições eleitorais legalizadas.
O recesso recessivo de janeiro promete ser animado politicamente. Michel Temer, o temerário sucessor da Dilma, seguirá impopular, porém seguro na corda bamba por uma cordinha de segurança que depende do mínimo sucesso da agenda econômica. O mercado financeiro, sustentador e derrubador de presidentes, não deseja sua queda. Portanto, Temer só cairá se fizer muita bobagem ou ocorrer um desastre que fuja ao controle do “Presidente paralelo ”Henrique Meirelles.
Quem terá de agüentá-los somos nós, os otários endividados e pagadores de impostos altíssimos e juros absurdos, sem a devida contrapartida da máquina estatal capimunista, rentista, perdulária e corrupta.
O Crime Institucionalizado aposta na sabotagem da Lava Jato e na melhora da economia, com reformas que impeçam mudanças estruturais inadiáveis. Os bandidos têm uma pauta muito evidente.
Só falta a maioria dos cidadãos de bem definir qual Brasil desejam de verdade, e trabalhar para que as coisas melhores realmente. É hora de cada um definir, claramente, de que lado da História deve ficar...
Pode isto, Arnaldo Cezar Coelho?
O pessoal da Lava Jato não está entendendo por que só agora ganhou publicidade, em notinha na página 30 da revista Veja, a portaria 145, de 24 de junho de 2016, assinada pelo então Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, e publicada na página 57 da Sessão 2 do Diário Oficial da União em 12 de julho do interminável ano de 2016.
“Por solicitação do Ministro Gilmar Mendes... Nomear Raphael Marcelino de Almeida Nunes para exercer o cargo em comissão de Assessor de Ministro, nível CJ-3, em seu gabinete”.
Tudo seria uma mera nomeação de cargo de confiança se o beneficiado não tivesse ocupado o cargo de ex-Gerente Jurídico da Odebrecht Empreendimentos Imobiliários.
A turma que reclama que Gilmar Mendes é um inimigo declarado da Lava Jato agora ganha mais argumentos para reclamar do Ministro que também preside o Tribunal Superior Eleitoral...
A Velhinha de Taubaté acredita, piamente, que os conhecimentos de um ex-alto-funcionário da Odebrecht sejam fundamentais para colaborar no combate à corrupção, sobretudo quando os recursos judiciais da Lava Jato chegarem ao divino ambiente do STF...
(...)

NO O ANTAGONISTA
É preciso abolir os políticos de todas as estatais
Brasil 31.12.16 10:20
Depois de receber um puxão de orelha da imprensa, Geraldo Alckmin reeditou o decreto que regulamenta a lei das estatais paulistas, agora proibindo que dirigentes partidários e parlamentares ocupem cargos de administração em empresas com até 90 milhões de reais de receita bruta anual. A legislação estadual agora está em conformidade com a federal.
Dirigentes partidários e parlamentares deveriam ser proibidos de ocupar cargos em todas as estatais. E também de fazer indicações.
Ai de ti, Copacabana
Brasil 31.12.16 08:27
O Réveillon de Copacabana terá menos policiais do que o do ano passado.
Feliz Ano Novo.
Marcela, vende-se
Brasil 31.12.16 08:22
A Veja publica na capa que Marcela Temer é a aposta do Governo para melhorar os seus índices de popularidade.
Certamente não é uma boa aposta para melhorar a venda da revista.
A Líbia é mais segura do que Nova Iguaçu
Sociedade 31.12.16 08:12
Antes de ser transferido para o Brasil, o Embaixador grego Kyriakos Amridis serviu na Líbia por quatro anos, de 2012 a 2016.
A Líbia é mais segura do que Nova Iguaçu.
"Moralistas"
Brasil 31.12.16 07:57
Os petistas atacam os defensores da Lava Jato -- ou seja, o com um adjetivo curioso: "moralistas".
Para o PT, ter moral é defeito.
É um clássico da esquerda.
Por que os petistas querem ficar em 2016
Brasil 31.12.16 07:41
O Estadão informa que a Lava Jato ampliará a sua área de ação em 2017:
"A Lava Jato completa três anos em março de 2017 impulsionada pelos desdobramentos dos inquéritos instaurados em Curitiba, sede da operação, por seus filhotes já espalhados por seis Estados brasileiros e pela delação da Odebrecht. A expectativa dos procuradores e delegados é que essa convergência de fatores duplique os números da investigação que em 2016 realizou 17 operações e ofereceu 20 denúncias. Só com o acordo da empreiteira baiana, a projeção é que, além dos seis Estados com inquéritos em andamento, ao menos outros sete transformem-se em sedes de operações cujo objetivo é avançar sobre o 'mega esquema de desvios de recursos públicos' patrocinado por agentes públicos e privados corruptos."
É por isso que os colunistas do PT querem ficar em 2016.
A vida como ela é
Brasil 31.12.16 07:38
Enquanto o quinto colunismo do PT ataca o "golpe" nos jornais, o PT costura aliança com o PMDB "golpista" para eleger Eunício Oliveira Presidente do Senado.
É a vida como ela é.
Renan em cadeia
Brasil 31.12.16 07:26
Chegará um dia em Renan Calheiros também estará em cadeia nacional.
Estamos chocados
Brasil 31.12.16 07:12
A SEC americana descobriu que a Braskem, da qual a Odebrecht é sócia, pagou 4,3 milhões de dólares em propina a um congressista brasileiro e a um funcionário graduado da Petrobras, para a construção de uma fábrica de polipropileno em Paulínia. A Folha publicou a notícia.
Estamos chocados.
A incerteza não chegou ao fim, Temer
Brasil 31.12.16 07:05
Em cadeia nacional, Michel Temer disse que:
"O momento é de esperança e de retomada da confiança no Brasil. A incerteza chegou ao fim. É hora de unir o País e colocar os interesses nacionais acima dos interesses de grupos. Essa é a nossa bandeira."
"O meu compromisso é o de resgatar a força da nossa economia e recolocar o Brasil nos trilhos. Sob essa crença, destaco os alicerces de nosso Governo: eficiência administrativa, retomada do crescimento econômico, geração de emprego, segurança jurídica, ampliação de programas sociais e pacificação do País."
Os interesses nacionais têm de estar acima dos do PMDB, PT e PSDB.
Só haverá segurança jurídica quando a Lava Jato colocar todos os larápios do Petrolão na cadeia.
A incerteza, portanto, não chegou ao fim, Temer.
Filhos de Cristina têm bens bloqueados
Mundo Sexta-feira, 30.12.16 21:15
Um juiz argentino, noticia O Globo, embargou hoje os bens de Florença e Máximo Kirchner, filhos de Cristina Kirchner, incluindo 16 imóveis, um carro avaliado em 153 mil dólares e participações societárias em três empresas: Hotesur, Los Sauces SA e CoMa SA.
"A medida foi tomada como precaução, por supostas manobras de lavagem de dinheiro."
Embaixador morto: mulher prometeu R$ 80 mil ao PM
Sociedade 30.12.16 20:32
A mulher do Embaixador grego assassinado no Rio de Janeiro, segundo os investigadores, prometeu 80 mil reais ao seu amante, um policial militar
O valor seria pago 30 dias após o fato, "se não desse problema", disse o Delegado Evaristo Pontes Magalhães.
"Mas aí a casa caiu para eles."
O corpo do diplomata está "completamente carbonizado" e, por isso, não é possível saber -- ao menos, por enquanto -- a causa da morte.
STF suspende 13º salário no Rio Grande do Sul
Economia 30.12.16 20:00
Cármen Lúcia suspendeu o pagamento do 13º salário a diversas categorias de servidores no Rio Grande do Sul, derrubando, assim, 16 decisões do Tribunal de Justiça do Estado que favoreciam sindicatos e associações.
“Sem desconsiderar e lamentar o impacto dessa medida na vida dos servidores e pensionistas do Estado, pelo quadro econômico financeiro do ente federado apresentado nos autos impõe-se, pela potencialidade lesiva dos atos decisórios em face dos interesses públicos relevantes assegurados em lei, a suspensão das decisões”, argumentou a Presidente do STF na liminar.
O plano apresentado pelo Executivo local de pagar o benefício em 12 parcelas mensais, devidamente corrigidas, terá de ser revisto.
Embaixador morto: o motivo do crime
Sociedade 30.12.16 19:11
A Veja noticia que o assassinato do Embaixador da Grécia no Brasil, Kyriakos Amiridis, foi planejado.
Diz trecho da reportagem:
"A trama para matar o Embaixador grego começou a partir do dia 22 (de dezembro), quando ele e a mulher tiveram uma briga dentro de casa. Ela teria sido agredida e decidido se vingar. A partir daí, ela contou para o PM, que era amante dela, e eles tramaram o crime.”
A mulher do Diplomata, Françoise Amiridis, e o policial Sérgio Gomes Moreira Filho estão presos -- leia aqui.
O Senador vai ter de falar
Brasil 30.12.16 15:56
Cármen Lúcia determinou que o Senador Fernando Bezerra apresente sua defesa acerca da denúncia de que ele recebeu R$ 41,5 milhões em propina desviada da Petrobras, a partir de contratos com a Queiroz Galvão, OAS e Camargo Corrêa para a construção da Refinaria de Abreu e Lima.
O dinheiro, segundo a PGR, foi desviado para a campanha de reeleição de Eduardo Campos ao Governo de Pernambuco, em 2010.
A informação é do Estadão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA