SEGUNDA EDIÇÃO DE 31-12-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA VEJA.COM
‘Lula nunca gostou de mim’, diz Marcelo Odebrecht a procuradores
Ao ver que nunca mais ocuparia a cadeira de presidente da companhia, empreiteiro desafiou o pai e definiu sozinho o que diria à força-tarefa da Lava Jato
Por Bruna Narcizo
Sábado, 31 dez 2016, 08h18
RETRATO DE FAMÍLIA - Emílio e Marcelo Odebrecht: a relação entre pai e filho sempre foi tensa

Marcelo Odebrecht decidiu atravessar o samba no segundo dia das conversas com procuradores da Lava Jato que precederam sua delação. Indagado a respeito de suas relações com o ex-Presidente Lula, respondeu: “O Lula nunca gostou de mim. Quem sempre tratou de tudo com ele foram o meu pai e o Alexandrino (Alencar, Diretor de Relações Institucionais)”. A resposta não estava no roteiro que advogados da empresa haviam traçado diretamente sob a batuta de Emílio Odebrecht, o pai de Marcelo. Por essa estratégia, Emílio seria poupado de maiores responsabilidades nos malfeitos da empresa, da mesma forma que executivos-chave como Pedro Novis, ex-Presidente do Conselho da Braskem. Já Marcelo tomaria para si a parte mais pesada da culpa. Isso permitiria que mais executivos se mantivessem em seus cargos e continuassem tocando a empresa. Em outras palavras, Marcelo seria o cordeiro do sacrifício cujo sangue irrigaria o império presente em 26 países e responsável por um faturamento de 125 bilhões de reais em 2015 (a Odebrecht é a maior construtora do Brasil e a 13ª do mundo). Ocorre que o príncipe dos empreiteiros começou a achar que a conta estava salgada demais para ele.
Naquele dia em que disse não ser próximo de Lula e apontou o dedo para o próprio pai, Marcelo implodiu de uma vez as pontes que ainda o ligavam à empresa. Aos gritos, desafiou os advogados Theo Dias e Adriano Maia — o primeiro, contratado pela Odebrecht, e o segundo, Diretor Jurídico da empreiteira. Ambos participavam da conversa com os investigadores, juntamente com a irmã de Marcelo, Mônica, e o também advogado Luciano Feldens — contratado pessoalmente por Marcelo depois que ele passou a achar que estava sendo prejudicado na divisão da culpa. A rebeldia do primogênito da família não apenas selou o seu distanciamento da Odebrecht como também deixou claro que a relação com Emílio, seu pai, que sempre havia sido turbulenta, chegava ao seu pior momento.
(Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.)


NO O ANTAGONISTA
Ano novo com emprego garantido
Brasil Sábado, 31.12.16 16:10
O ano de 2016 chega ao fim com 12,1 milhões de brasileiros desempregados.
Mas estes aqui embaixo, não. Estão todos devidamente lotados na liderança da Minoria no Senado, atualmente chefiada por Lindbergh Farias -- os seus salários não são menores do que R$ 13 mil.
- Gilberto Carvalho, ex-Ministro de Janete e ex-Chefe de Gabinete de Lula.
- Roberto Stuckert, ex-fotógrafo de Janete.
- Samuel Pinheiro Guimarães, ex-Secretário-Geral do Itamaraty na era Lula.
- Daisy Barretta, ex-responsável pela agenda de Janete.
São apenas alguns exemplos de gente que seguirá bem empregada em 2017.
O Réveillon da Janete sul-coreana
Mundo 31.12.16 15:23
Em Seul, milhares aproveitam a virada do ano para pedir a renúncia da Presidente Park Geun-hye, que sofreu impeachment no início deste mês -- o processo pode levar até seis meses.
Eles também querem a prisão imediata da Janete sul-coreana, envolvida em um esquema de corrupção.
Opositores libertados na Venezuela
Mundo 31.12.16 14:43
O Governo de Nicolás Maduro libertou o ex-candidato a presidente Manuel Rosales, acusado de enriquecimento ilícito, e cinco líderes estudantis presos em 2014 por protestar contra o Governo.
Grupos de direitos humanos dizem que ainda há ao menos 100 presos políticos no país, informa o Estadão.
Embaixador morto: mulher em Bangu
Sociedade 31.12.16 14:05
Françoise Souza Oliveira, de 40 anos, que encomendou o assassinato do seu marido, o Embaixador da Grécia no Brasil, Kyriakos Amiridis, foi transferida para Bangu.
Ela não tem diploma; irá para cela comum.
Temer hackeado
Brasil 31.12.16 14:01
Um grupo que se diz anarquista, apartidário e que defende a pena de morte para os políticos assinaram o "ataque virtual" ao site de Michel Temer na manhã deste sábado.
“Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come. Eu quero pena de morte pra quem tá no Congresso, vocês que deveriam responder por crime hediondo", dizia trecho da página hackeada, que já saiu do ar.
O Palácio do Planalto avisou que não fará nada porque o site é pessoal, atualmente administrado pelo PMDB.
Reprodução da página hackeada

Aumento à francesa
Brasil 31.12.16 12:29
De saída, Marcio Lacerda aumentou os salários do primeiro escalão da Prefeitura de Belo Horizonte em mais de 25%, informa o UOL.
O impacto para os cofres da capital mineira será, só em 2017, de quase 30 milhões de reais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA