TERCEIRA EDIÇÃO DE 21-11-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO O ANTAGONISTA
Dez Medidas: o que esperar de amanhã
Brasil 21.11.16 16:35
O Antagonista conversou com o presidente da comissão especial das Dez Medidas, Joaquim Passarinho.
O que vai ou o que pode acontecer amanhã, na sessão destinada à votação do projeto, segundo ele:
- A sessão terá quórum (são necessários 16 presentes dos 30 deputados titulares) -- ela foi marcada para as duas da tarde justamente para não haver desculpa de voo atrasado ou algo do tipo;
- Há "clima" na comissão para votar e aprovar as 16 primeiras medidas do relatório de Onyx Lorenzoni -- relembre aqui a lista;
- São vários os argumentos e as justificativas, mas o certo é que não há consenso entre os ilustres deputados quanto às medidas 17 (aumentar o alcance das ações populares) e 18 (imputação de crime de responsabilidade contra juízes e membros do MP). Será sugerido que se crie um projeto de lei para tratar desses assuntos em separado;
- A esta altura, graças à pressão de vocês e nossa, a manobra da anistia do Caixa Dois estaria descartada no âmbito da comissão -- agora, a estratégia da ORCRIM seria aprová-la no plenário, que deverá referendar ou não as decisões tomadas na comissão especial;
- Até o início da votação no colegiado, poderão ser apresentados relatórios em separado. E aí podemos esperar de tudo da ORCRIM.
Continuaremos vigilantes contra o golpe em curso e, por enquanto, sem digital.
Geddel de peito aberto
Brasil 21.11.16 16:25
Geddel Vieira Lima ligou para o presidente da Comissão de Ética Pública, Mauro de Azevedo, para lhe pedir que abra logo o processo do edifício de Salvador para que ele possa se defender.
O ministro também repetiu o discurso em telefonema ao conselheiro José Saraiva, que pediu vista do caso.
Cabral fica em Bangu
Brasil 21.11.16 16:15
O desembargador Abel Gomes acaba de rejeitar o pedido de habeas corpus de Sergio Cabral.
A "cisão raivosa" veio para ficar, Temer
Brasil 21.11.16 16:05
Na abertura do Conselhão, Michel Temer disse o seguinte:
"Não há como continuar com o Brasil dividido. Dividido em ideias, não tem importância, dividido em conceitos, não tem importância, porque a democracia vive da controvérsia, da contrariedade, porém argumentativa. Não pode haver uma cisão raivosa entre os vários brasileiros, nós que sempre tivemos fama de ser conciliadores e amigáveis.”
A única cisão raivosa que conhecemos é entre brasileiros honestos e desonestos. Essa, Temer, veio para ficar, até que os honestos ganhem a parada.
Polícia contra Polícia
Brasil 21.11.16 15:27
O procurador-geral eleitoral do Rio, Sidney Madruga, também oficiou o superintendente da PF, Mario Semprine, para que esclareça a busca e apreensão contra o delegado Paulo Cassinado, acusado por Garotinho de manipular a investigação do 'Chequinho'.
Madruga quer saber, ainda, sobre a ida de Garotinho à Superintendência da PF no Rio, antes de sua prisão.
EXCLUSIVO: DESPREZO À POPULAÇÃO BRASILEIRA
Brasil 21.11.16 15:18
Em instantes, as entidades que defendem a democracia brasileira divulgarão o manifesto abaixo, no Instituto dos Advogados de São Paulo.
Leiam em primeira mão:
DESPREZO À POPULAÇÃO BRASILEIRA
No momento em que se aprofundam investigações acerca da corrupção envolvendo prestadoras de serviços à administração pública e agentes políticos de diversas esferas e de diferentes partidos, surgem notícias da criação de anistia a beneficiários de recursos não contabilizados, bem como de propinas e até mesmo daqueles que dissimularam ou ocultaram valores ilicitamente recebidos.
O delito chamado de Caixa 2 está previsto como falsidade ideológica no art. 350 do Código Eleitoral, consistente em deixar de registrar na contabilidade recursos recebidos. Se o legislador optar por melhor redação da figura penal, tal não consiste em apagar o fato delituoso realizado no passado e adequado ao descrito no Código Eleitoral. Muito menos, significa qualquer perdão ou apagamento de corrupção ou lavagem de dinheiro travestida em contribuição eleitoral, por ser depositada na conta de partido político.
Constitui um tapa na cara da sofrida população brasileira pretenderem os parlamentares legislar em causa própria, para se auto beneficiar e escapar da Justiça Penal pela porta dos fundos por via de anistia que concedem a si mesmos.
Há, nesta proposta de lei, uma traição ao compromisso que fazem os deputados ao tomar posse de manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, pois se afronta gravemente o princípio da moralidade, dado elementar de nossa Constituição, bem como se atinge o sentimento de honradez do povo brasileiro, cansado da corrupção que destruiu o patrimônio da Nação, criando imenso descrédito para a já abalada democracia brasileira.
Em benefício do nosso povo e para preservação do Estado de Direito Democrático, representantes de entidades da sociedade civil e de movimentos sociais vêm manifestar sua indignação à proposta sibilina, oculta e desonesta de alguns deputados que pretendem, pela anistia, se auto proteger ou proteger políticos correligionários.
Esta iniciativa revela o imenso desprezo que dispensam os parlamentares ao sentimento de justiça vivenciado por toda a população. Deve a sociedade brasileira repudiar esta anistia cozinhada às escondidas por maus brasileiros que se dizem seus representantes.
Um condenado na prefeitura de BH
Brasil 21.11.16 15:15
Em 2014, Alexandre Kalil, prefeito eleito de Belo Horizonte, foi condenado em primeira instância a três anos e nove meses de prisão, por ter embolsado dinheiro do INSS descontado dos trabalhadores da sua empresa. A pena de reclusão foi convertida em prestação pecuniária e de serviços à comunidade.
O caso está parado nas mãos do juiz Klaus Kuschel, que substitui a desembargadora federal Mônica Sifuentes.
Se houver julgamento e Kalil for condenado em segunda instância antes da diplomação, prevista para 15 de dezembro, ele ficará impedido de assumir a prefeitura da capital mineira.
Se não houver julgamento até lá, hipótese mais provável, Belo Horizonte será governada por um condenado por crime de apropriação de recursos da Previdência.
Minas Gerais transformou-se num lugar muito esquisito, mesmo para os padrões brasileiros.
"Situação de Campos,RJ é gravíssima"
Brasil 21.11.16 15:08
Enquanto Garotinho descansa no Quinta D'Or, os promotores eleitorais e o juiz Glaucenir Silva de Oliveira estão sendo ameaçados.
"A situação de Campos,RJ é gravíssima e exige esforços conjuntos de todos os órgãos de perseguição e do Judiciário", alerta o procurador regional eleitoral, Sidney Madruga, que pediu ao Ministério da Justiça providências para reforçar a segurança dos investigadores.
"São uns covardes"
Brasil 21.11.16 15:05
"São uns covardes", diz a O Antagonista o agora ex-reitor da UnB, Ivan Camargo, sobre os baderneiros que terão de deixar a Universidade em até 48 horas -- a gestão dele, que será substituído pela petista Márcia Abrahão, terminou no último sábado (19).
Não foi a Reitoria que entrou com a ação de reintegração de posse, mas Camargo deixa claro que concorda com a decisão do juiz Itagiba Catta Preta Neto:
"Eu estava terminando meu mandato, não pedi reintegração de posse. Agora, a pauta (da invasão) não tem nada a ver com a Reitoria, não tem nada a ver com ensino superior. É uma pauta partidária. Com eles, não existe negociação, não há negociação possível. Ao longo dos últimos dias, a postura deles foi de 'nenhuma conversa'."
A retirada dos baderneiros UnB será conduzida pelo reitor interino, Luís Afonso Bermúdez -- a nova reitora ainda não foi nomeada por Michel Temer.
Com a decisão judicial, Camargo espera que a "covardia" dos invasores dê lugar ao bom senso.
De quem é a fazenda?
Brasil 21.11.16 15:04
Juscelino Dourado tem 20 dias para explicar à Receita Federal o aumento de seu patrimônio. Nos últimos cinco anos, ele recebeu R$ 4,7 milhões em distribuição de lucros de sua empresa de assessoria (J&F) e teria outros R$ 2,2 milhões a receber.
O Fisco também quer saber como ele adquiriu a fazenda no Mato Grosso, que estaria em nome da mesma J&F. A PF suspeita que a propriedade seja de Antonio Palocci.
Cinco dias para Adalclever
Brasil 21.11.16 14:36
Na decisão que suspendeu o processo de Fernando Pimentel na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Herman Benjamim determinou que Adalclever Lopes faça chegar aos deputados as informações necessárias em até cinco dias, "considerada a urgência do caso".
Adalclever é o nome dele
Brasil 21.11.16 14:06
O Antagonista soube que o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, aliado de Fernando Pimentel, não quer liberar o processo para os deputados de forma alguma -- daí a decisão de Herman Benjamim.
A intenção do sujeito, que se chama Adalclever Lopes, do PMDB, é justamente fazer com que os parlamentares analisem o caso do governador com o mínimo de informação possível.
Ética com vista
Brasil 21.11.16 12:35
Cinco dos sete membros da Comissão de Ética Pública aprovaram a abertura de um processo contra Geddel Vieira Lima.
Mas a coisa não foi adiante porque um dos conselheiros pediu vista, adiando a decisão para 14 de dezembro.
O conselheiro pediu vista ou pediu La Vue?
'Dez Medidas' para Carlos Marun
Brasil 21.11.16 11:45
Carlos Marun, aniversariante do dia, é um dos principais articuladores da manobra para encaixar a anistia do Caixa Dois no relatório de Onyx Lorenzoni na comissão especial da Câmara sobre as Dez Medidas -- a sessão para análise do parecer está marcada para as 14h de amanhã.
Com a manobra -- por ora -- fracassada, ele disse que o relatório de Lorenzoni "não passa".
Aqui estão os contatos do deputado do PMDB de Mato Grosso do Sul, o amigão de Eduardo Cunha que resolveu tentar cavar algum protagonismo político da forma mais deplorável:
Telefone do gabinete: (61) 3215-5372
E-mail: dep.carlosmarun@camara.leg.br
Twitter: @deputadomarun
Mãos à obra, antagonistas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA