SEGUNDA EDIÇÃO DE 17-9-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO JORNAL TRIBUNA DO CEARÁ
MP vai investigar compra de 10 toneladas de café no Banco do Nordeste
Para chegar aos 10 mil quilos previstos pela estatal, é necessário que o consumo de café seja de cerca de 5500 xícaras por dia
Por Tribuna do Ceará em Jornal Jangadeiro 1º edição
Sexta-feira,16 de setembro de 2016 às 10:03
BNB prevê consumo de 10 toneladas de café em um ano. (Foto: Marcos Santos/ USP Imagens)

Uma licitação do Banco do Nordeste (BNB) para a compra de 10 toneladas de café deve ser investigada pelo Ministério Público do Estado do Ceará. O certame prevê contrato de um ano, durante o qual o Centro Administrativo do BNB, no bairro Passaré, em Fortaleza, será abastecido com cerca de 833 quilos mensais de café torrado e moído. Até agora, a menor proposta para atender o pedido foi no valor de R$ 135 mil. A reportagem é da TV Jangadeiro.
Um quilo de café moído rende, em média, 200 xícaras de 50 ml. Para chegar aos 10 mil quilos previstos pela estatal, é necessário que o consumo seja de cerca de 5.500 xícaras por dia, considerando finais de semana e feriados, que não são dias úteis.
O número chamou a atenção do Ministério Público do Estado que pediu abertura de um procedimento para o que o banco dê explicações num prazo de 15 dias após receber o documento. O promotor de Justiça Ricardo Rocha pontua que a quantidade seria suficiente para abastecer a repartição por dois anos.
“Pela quantidade de servidores que existe no Passaré, para que esse consumo acontecesse era necessário que cada servidor consumisse seis xícaras de café, o que é realmente absurdo e não acontece. O cálculo foi feito em cima da quantidade de servidores e do consumo que é considerado normal durante o ano”, destacou Rocha.
Em nota, o Banco do Nordeste afirma que cerca de três mil pessoas circulam em média pelo Centro Administrativo do Passaré, entre funcionários, colaboradores e visitantes. A afirmação do banco é de que adotou um cálculo de duas xícaras e meia por dia para cada pessoa. Além disso, apesar de a licitação estimar um consumo mensal de 833 quilos de café por mês, a nota do banco diz que a instituição não tem a obrigação de comprar todo o volume licitado.
Assembleia Legislativa
Um caso semelhante já aconteceu na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). Em 2015, a Casa fez uma licitação para comprar itens como cafés, achocolatados e açúcar que pode chegar a R$ 129 mil, caso todos os itens sejam adquiridos.
Em nota, a Assembleia Legislativa pontuou que a compra dos produtos é destinada ao consumo básico das pessoas que cumprem jornada de trabalho na Casa, além dos visitantes. Ressaltou também que faz as compras por um valor unitário fixo, de acordo com a demanda, sem a obrigatoriedade de fazer o gasto total previsto na licitação.


NO O ANTAGONISTA
Parabéns, Marco Aurélio
Brasil 17.09.16 10:42
Marcelo Odebrecht e mais três ex-executivos da empreiteira pediram ao STF que seus bens sejam desbloqueados, o que revogaria decisão do TCU, informa O Globo.
Eles tentam levar o Supremo a estender a decisão de Marco Aurélio Mello que reverteu ato do TCU, liberando recursos da Odebrecht e da OAS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA