PRIMEIRA EDIÇÃO DE 1º-8-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
SEGUNDA-FEIRA 1º DE AGOSTO DE 2016
Atolado em escândalos de corrupção, o PT pode ser riscado do mapa nas capitais, após as eleições municipais. Das 26 capitais, o partido tem chance de vitória apenas em Rio Branco, com a possível reeleição de Marcus Alexandre. Favorito anos atrás no Recife, João Paulo tem chances remotas. O PT e Lula vão se empenhar na reeleição de Fernando Haddad em São Paulo, mas vão precisar de um milagre.
O desempenho de Haddad em São Paulo é comparável ao dos piores prefeitos, tipo Celso Pitta. E ele ainda ganhou a fama de preguiçoso.
Haddad pode nem ir para o segundo turno. Hoje, ele tem 7% das intenções de voto, segundo pesquisa do Ibope divulgada sexta (29).
O PT vem reduzindo o número de prefeitos de capitais a cada eleição. Em 2008, venceu em seis capitais. Em 2012, em quatro.
O PT apoiará o PMDB em uma capital (Aracaju), confirmando que os antigos aliados já não sobem nos mesmos palanques.
José Serra poderia ter escolhido qualquer cargo, mas fez questão do Ministério Relações Exteriores porque seu projeto de candidatura presidencial, em 2018, começa por seguir os passos de quem seria o “imitador": o ex-presidente Fernando Henrique – que foi chanceler, ministro da Fazenda (no Plano Real) e presidenciável. Isso explica a queda de braço, nos bastidores, com Henrique Meirelles (Fazenda).
A disputa entre Meirelles e Serra é para determinar quem é o número 2 na hierarquia, depois do presidente Michel Temer.
A presença de Serra no Itamaraty agrada os diplomatas: trabalha como um mouro, é culto, estudioso e temido no Palácio do Planalto.
Serra se conformou: o Ministério da Fazenda já não está nos planos. E sabe que tem pouco tempo para se viabilizar como presidenciável.
A cantiga entoada pelo ministro Henrique Meirelles (Fazenda) é de que o importante é reconquistar a confiança do mercado. Mas o mercado não quer saber de confiança, quer saber de demanda. Quando o Brasil reconquistar a demanda, o mercado recupera a confiança.
No Rio Grande do Sul, o PT proibiu alianças com os defensores do impeachment de Dilma. Ao contrário do que os petistas previam, os partidos adoraram: coligação com o PT mais complica do que ajuda.
O deputado Nelson Marchezan Jr (PSDB-RS) já está sendo citado para presidente, após argumentar que a Justiça do Trabalho garante à classe trabalhadora R$8 bilhões por ano, mas custa R$17 bilhões. Ele propõe extingui-la e dobrar os benefícios para os trabalhadores.
A extrema criatividade dos políticos brasileiros busca uma fórmula malandra e segura de contornar a proibição de doações de empresas para campanhas eleitorais. O “caixa 2” vai voltar forte, este ano.
Com o retorno das atividades do Congresso, o deputado Rubens Bueno (PPS-PR) diz que o governo Temer vai se consolidando, como ideal para momento grave. “Ele tem experiência e paciência”, diz.
Premido pelo pouco tempo de seu calendário, o presidente Michel Temer inovou seus despachos. Tem recebido grupos de cinco pessoas do governo, do Congresso e da sociedade com diferentes matizes. Criou um “talk show” só para si, e os resultados têm sido positivos.
O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) levou a Michel Temer, no Jaburu, um livro da assistente social Denise Paiva, que coordenou o programa contra a fome no governo Itamar Franco. Temer pediu depois para conhecê-la. E a convidou para atuar como conselheira do MEC.
Ninguém respeita as vagas para idosos no novo estacionamento do aeroporto Santos Dumont, no Rio. Sobretudo executivos engravatados. A PM e a Guarda Civil lavam as mãos, não se responsabilizam.
Enquanto Michel Temer diz estar “preparadíssimo” para vaias, nos Jogos Rio 2016, Dilma ainda não reconhece as vaias na Copa do Mundo.

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
    Domingo, 31/07/2016 ÀS 17:25


    NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
      SEGUNDA-FEIRA, 1º-8-2016 ÀS 6:27

      1º-8-2016 ÀS 6:25

      1º-8-2016 ÀS 5:14

      GERAL
      1º-8-2016 ÀS 4:07

      GERAL
      1º-8-2016 ÀS 2:31


      NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
      DOMINGO, 31-7-2016
      Leitor do blog acaba de enviar diversas fotos da Manifestação anti-PT ocorrida neste domingo no Rio de Janeiro. Como se pode observar, foram milhares de pessoas e marcharam pela orla de Copacabana manifestando, sobretudo, indignação pelo esquema montado pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski e pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, postergando a votação do impeachment da Dilma no Senado.
      E os jornalões e redes de televisão ainda tiveram coragem de afirmar que aconteceram protestos contra e a favor da Dilma, quando se sabe que o PT não conseguiu reunir nem meia dúzia de gatos pingados. 
      Já as manifestações verde e amarela aconteceram em diversos pontos do País, principalmente nas capitais e maiores cidades, com destaque especial para as duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro.

      NO BLOG ALERTA TOTAL
      Segunda-feira, 1º de agosto de 2016
      Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
      Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
      Hoje é aniversário do Juiz Sérgio Fernando Moro. O titular da 13ª Vara Federal em Curitiba festeja 44 primaveras. Mais que o abraço simbólico das pessoas de bem e do Bem, que o transformaram em "herói nacional" apenas porque cumpre corretamente seu dever de servidor público do Judiciário, Moro merece um super-presente: que o esforço da maioria dos brasileiros consiga promover mudanças estruturais, avanços políticos e progressos econômicos, muito além do nada fácil combate à corrupção. Parabéns, Moro! Saúde, paz e felicidade!
      Lula é quem não tem motivos para comer bolo com o Moro. Depois das 'olim-piadas' deste agosto, a previsão judiciária para o companheiro $talinácio é de muito desgosto. O ex-'Presidento' já se tornou réu, na Justiça Federal em Brasília, por tentativa de obstrução ao trabalho do Judiciário. Corre altíssimo risco de também ser transformado em réu pelo que maldosamente chamou de "República de Curitiba". Lula sabe que é elevadíssima a chance de acabar condenado e preso. Na hipótese menor ruim, tem tudo para vestir uma "tornozeleira eletrônica". O povo já pediu ontem, nas ruas: "Atocha, Lula"...
      As manifestações domingueiras cumpriram seu papel. Mandaram o recado aos políticos de que a maioria esmagadora da população está insatisfeita e bastante revoltada com os rumos do Brasil. O espírito anti-PT prevaleceu, mas isto não significa que a petelândia esteja morta, embora se mostre mais moribunda que o esperado, com sua cúpula prestes a militar majoritariamente na cadeia. O eleitorado brasileiro ainda é uma caixinha de esterco cheia de surpresas... Uma pesquisa encomendada pelo Palácio do Planalto apenas confirmou o óbvio ululante: a preocupação majoritária da população brasileira é com a crise econômica, o desemprego e a corrupção.
      O levantamento chapa-branca ouviu seis grupos, com cinco participantes cada um, das classes C e D (com renda mensal de um a quatro salários mínimos), em seis capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Brasília e Belém, no período de 14 a 24 de junho. O estudo ratificou que Temer enfrenta alta rejeição em redutos eleitorais do PT e de Lula. No Nordeste, os contra Temer são 52%. No Sudeste, a reprovação ao interino chega a 56%. O levantamento indica que 15% avaliam o governo provisório de Temer como ótimo e bom, 38% o consideram regular e 13% péssimo ou ruim.
      Não foi à toa que Temer aproveitou o domingão de manifestação para tentar debelar uma tentativa de alguns "aliados" ou de inimigos que desejam queimar o filme dele antes de sacramentado o impeachment da Dilma. O 'Presidento' em exercício soltou uma nota oficial para negar que já pense em disputar a própria reeleição: "Fico honrado com a lembrança de meu nome como possível candidato em 2018. Mas reitero, uma vez mais, que apenas me cabe cumprir o dever constitucional de completar o mandato presidencial, se o Senado Federal assim o decidir. Não cogito disputar a reeleição. Todos meus esforços, e de meu governo, estão voltados exclusivamente para garantir que o Brasil retome a rota do crescimento e seja pacificado".
      Michel Temer sabe que, se der mole, dança. A petelândia e congêneres do Foro de São Paulo, brochados com a quase impossível chance de Dilma acabar salva da degola no impeachment, tenta vender a complicada tese das eleições gerais. O tema não é digerido pelo mercado financeiro e não ganha dimensão midiática ou repercussão nas redes sociais. O avanço desta tese depende da evolução na economia - principal objetivo e tábua de salvação para Temer se livrar da impopularidade. Por enquanto, o rombo bilionário nas contas públicas, milhões de desempregados e inflação alta são os fantasmas que mais apavoram o Brasil, junto com a corrupção sistêmica.
      2018 ainda está muito distante. Agosto será dominado pelo clima festivo de Rio 2016. Os políticos rezam pelo excelente desempenho dos atletas brasileiros. No final de agosto e começo de setembro entra em campo o impedimento da Dilma. Logo em seguida, teremos a mais rápida, e talvez mais pobre, campanha eleitoral municipal nunca antes vista na História. Surpresas desagradáveis podem se repetir, com o retorno ao poder de profissionais da politicagem que têm base popular e currais fortes. Novos nomes também podem surgir, porém ainda serão minoria.
      O brasileiro continua na bronca, mas sem espírito de revolta excessiva - ao menos por enquanto. Temer sabe que tem até o final do ano para mudar as expectativas econômicas. Lula tem certeza de que vai para o saco a qualquer momento, mas se prepara para posar como vítima. Sérgio Moro espera acabar sua parte na Lava Jato, até 2016 terminar, mas isso não será fácil. Outros magistrados, com o espírito de Moro, devem despontar. E o próprio Supremo Tribunal Federal deve iniciar um período mais forte de combate à corrupção com a posse da ministra Carmem Lúcia no lugar de Ricardo Lewandowski.
      Os segmentos esclarecidos da sociedade não podem diminuir a pressão, porque no Brasil é sempre alto e uma tendência o risco de acomodação, para conchavos e jeitinhos que deixam tudo como sempre esteve em Bruzundanga. Quem, sinceramente, acredita em ajuste nas contas públicas em um País Capimunista rentista, cheio de gente mamando nas tetas estatais? A Velhinha de Taubaté, futura esposa do Negão da Chatuba, jura que leva fé nessa parada... Vamos ver o que rola (com acento aberto na pronúncia do ó, para não haver problemas interpretativos)...
      (...)

      NO O ANTAGONISTA
      Brasil 01.08.16 07:24
      O Fundo Partidário está sendo usado para comprar helicópteros e jatos particulares.
      Foi o que disse o ministro Gilmar Mendes a Andreza Matais...
      Brasil 01.08.16 07:22
      Os partidos custaram 9,4 bilhões de reais em dez anos, segundo o Estadão:
      “Dados do TSE mostram que o Fundo Partidário distribuiu 4,4 bilhões de reais em recursos públicos nos últimos dez anos. O dinheiro sai do Orçamento da União, ou seja, dos impostos pagos pelos contribuintes...
      Economia 01.08.16 07:01
      “A ambição eleitoral de Michel Temer diminui a probabilidade de sucesso do seu governo”, disse Vinicius Torres Freire...
      Brasil 01.08.16 06:54
      Se puder, Michel Temer será candidato a presidente em 2018.
      Como disse Helio Gurovitz no G1, “a mais eloquente prova disso é a nota emitida ontem pelo Planalto, em que Temer diz: ‘Não cogito disputar a reeleição’...
      Brasil 01.08.16 06:48
      Eliseu Padilha tentou consertar o estrago feito por Rodrigo Maia, que sugeriu reeleger Michel Temer em 2018...
      Brasil 01.08.16 06:33
      Há quem queira organizar mais um ato em agosto.
      É um erro.
      O Antagonista repetiu duzentas vezes que, neste momento, só há um motivo para ir às ruas: festejar o impeachment...
      Brasil 01.08.16 06:03
      Reinaldo Azevedo explicou por que os protestos deste domingo reuniram bem menos gente do que os anteriores:
      “Não cabe a palavra ‘derrota’ porque, convenham, a vitória já aconteceu: na prática, Dilma está fora da Presidência…
      Brasil 31.07.16 21:55
      A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos dará ênfase à proteção da Natureza....
      Brasil 31.07.16 20:10
      O Antagonista apurou que alguns deputados querem mexer no texto do projeto de lei sobre as 10 medidas contra a corrupção...
      Brasil 31.07.16 18:51
      A atriz Leticia Sabatella aparentemente errou de endereço e foi parar na concentração de opositores de Dilma...
      Brasil 31.07.16 18:32
      O MTST anunciou que vai fazer barulho na abertura da Olimpíada, na sexta-feira, 05 e Guilherme Boulos aproveitou para mostrar o quão educado e sensato é...
      Brasil 31.07.16 18:32
      Michel Temer autorizou o envio de tropas ao Rio Grande do Norte.

      Comentários

      Postagens mais visitadas deste blog

      NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

      NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

      NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA