PRIMEIRA EDIÇÃO DE 08-3-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
08 DE MARÇO DE 2016
Ex-tesoureiro da corrupção petista e office-boy de luxo do mensalão, Marcos Valério se ofereceu ao Ministério Público e à Justiça Federal para contar tudo o que sabe, em troca de redução de pena. Ele sabe todos os segredos do mensalão do primeiro governo Lula, mas não os revelou. Segundo o senador Delcídio Amaral (PT-MS), o ex-presidente cedeu a chantagem de Marcos Valério para mantê-lo “blindado”.
Segundo Delcídio, ex-líder do Governo Dilma, Lula teria ordenado o pagamento de R$ 220 milhões para comprar o silêncio de Valério.
Marcos Valério estaria sofrendo maus tratos na prisão e também tentativas de achaque, segundo políticos de oposição.
Circulam rumores de que o tesoureiro do mensalão teria sido “currado” no cárcere por oito presos.
O sofrimento no cárcere fez Marcos Valério sucumbir. Ele chora muito, segundo as fontes, e quer contar tudo para tentar se livrar do tormento.
A 24ª fase da Lava Jato, com a condução coercitiva de Lula, sexta (4), foi considerada um grande teste para eventual prisão do ex-presidente. A Polícia Federal pôde testar o tempo de resposta do PT e a agilidade da imprensa ao perceber a operação. Um jatinho da FAB (e não da PF) ficou a poucos metros do local do depoimento de Lula, no aeroporto de Congonhas, para eventual necessidade de evacuar o ex-presidente.
A avaliação é que foi um sucesso o cumprimento dos 44 mandatos, na 24ª fase da Lava Jato, incluindo a condução de Lula sob vara.
Ainda não é possível afirmar que Lula será preso, mas são gravíssimas as acusações contra ele: corrupção, lavagem de dinheiro, etc.
Enquanto roubavam a Petrobras, empreiteiras “doaram” R$ 30 milhões a Lula, entre 2011 e 2014, por meio do seu instituto e sua empresa.
Petistas espalham certidão falsa de “filiação” do juiz Sérgio Moro ao PSDB. É a velha tática do PT denunciada no livro de Romeu Tuma Jr, ex-secretário nacional de Justiça: “Assassinato de Reputações”.
“Essa quadrilha quer continuar enganando o povo. O nome é parecido, mas o juiz se chama Sérgio Fernando Moro, e não Sergio Roberto Moro”, afirma o deputado Sóstenes Cavalcante (PS-RJ).
Dilma e outros petistas repetem a mentira de Lula “jamais de recusou” a depor. A 24ª fase da Lava Jato, da qual tanto reclamam, ocorreu 4 dias depois de Lula se recusar a aparecer para depor ao MP paulista.
O cartola corintiano e deputado André Sanchez (PT-SP) tenta mobilizar torcedores para sair às ruas “em defesa de Lula e contra a TV Globo”. Mais um ato, sobretudo, contra o livre exercício da Justiça no País.
O serviço de inteligência do governo mapeou as manifestações de 13 de março. Há estimativa de alta adesão por causa da delação de Delcídio do Amaral (PT-MS) e da prisão do marqueteiro João Santana.
Nesta terça (8), Dia Internacional da Mulher, o ministro do STF Marco Aurélio recebe o prêmio Bertha Lutz, conferido pelo Congresso Nacional. É a primeira vez em 16 anos em que se agracia um homem. Será às 11h, no plenário do Senado.
A poucos dias da análise da prestação de contas de Dilma, Izalci (PSDB-DF) faz força-tarefa para convencer membros da Comissão Mista de Orçamento a votarem pela rejeição das contas da petista.
Em solitária noite de domingo, Dilma mandou funcionário do Alvorada à única pizzaria em Brasília da dieta Ravena, que ela segue como a uma religião. No deslocamento, o coitado foi atormentado ao telefone a cada minuto, indagado aos gritos onde estava. A pizza chegou quente, claro.
...quem trabalha com Dilma merece ganhar adicional de insalubridade. E de periculosidade.

NO DIÁRIO DO PODER
DE QUEM SÃO OS IMÓVEIS
STF DESTACA RAZÕES PARA MANTER PROMOTORES E PROCURADORES NO RASTRO DE LULA
OS PROMOTORES DE SP INVESTIGAM A TRÍPLEX, OS FEDERAIS O SÍTIO
Publicado: 07 de março de 2016 às 13:58 - Atualizado às 14:08
Ao rejeitar pedido da defesa do ex-presidente Lula, que pretendia barrar liminarmente os inquéritos do Ministério Público do Estado de São Paulo e do Ministério Público Federal sobre propriedades imóveis atribuídas ao petista, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou. "O que passa a interessar, aqui, são elementos de convicção dentro de um amplo espectro investigativo incidente sobre supostos conluios, em torno de possíveis interesses escusos, de agentes públicos e empresas privadas." "Trata-se de investigações de grande porte, envolvendo quantidade considerável de pessoas e uma multiplicidade de fatos de intrincada ramificação."
Os promotores de São Paulo investigam o apartamento tríplex do Condomínio Solaris, no Guarujá - empreendimento da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) assumido pela empreiteira OAS.
Os procuradores federais que integram a força-tarefa da Operação Lava Jato investigam o sítio Santa Bárbara, localizado no município de Atibaia.
Os investigadores trabalham com a suspeita de que Lula seria o verdadeiro dono dos imóveis, que passaram por obras milionárias de reforma e melhorias a cargo da OAS e da Odebrecht - empreiteiras que formaram o cartel da corrupção na Petrobras e despontam como algumas das maiores doadoras ou pagadoras do Instituto Lula e da LILS Eventos e Palestras, do ex-presidente.
Os advogados de Lula negam que ele seja dono dos bens. Perante a Corte máxima, eles alegaram existência de duplicidade de investigações sobre um mesmo fato e suscitaram conflito positivo de atribuições entre o Ministério Público Federal e o Ministério Público de São Paulo. "A afirmação teórica de que bastaria identificar similitude entre dois fatos para reconhecer a duplicidade de investigações pode ser válida em determinadas situações, mas não garantem, por si, o resultado pretendido em toda e qualquer hipótese", anotou Rosa Weber.
A ministra destaca que o compartilhamento de dados é um caminho dos procedimentos estadual e federal. "A investigação federal trabalha, basicamente, sob o enfoque relativo a suspeitas de corrupção ativa e passiva, no âmbito de ofensas alegadamente praticadas em desfavor da União. Note-se o importante deslocamento ocorrido; não se trata mais de investigar prejuízos sofridos pelos cooperados da Bancoop, e suas circunstâncias. O que passa a interessar, aqui, são elementos de convicção dentro de um amplo espectro investigativo incidente sobre supostos conluios, em torno de possíveis interesses escusos, de agentes públicos e empresas privadas. Se, a partir de evidências iniciais, alguma coincidência circunstancial puder ser vislumbrada, entre sujeitos e modi operandi, parece natural que isso desperte interesse mútuo. O compartilhamento de informações iniciais, portanto, não aparenta ser medida desarrazoada. O compartilhamento parece estar focado em circunstâncias que, genericamente, têm potencial para vir a dizer sobre o 'como', e não propriamente sobre o 'quem' ou sobre 'o que'."
A ministra argumenta, ainda. "Levando-se em conta o estágio ainda prematuro das investigações, é preciso dar sentido efetivo à possibilidade de que os dois Ministérios Públicos envolvidos estejam trabalhando a mesma realidade em perspectivas diferentes. Embora por demais óbvio, não custa lembrar que o Ministério Público Federal, atuando perante a Justiça Federal, é o dominus litis de ações penais relacionadas a crimes de competência atribuída a esta Justiça; e com o Ministério Público Estadual ocorre exatamente o mesmo, em vista dos crimes atribuídos à Justiça penal comum. Um conflito de atribuição típico entre MPF e MP estadual, a rigor, envolve também, em segundo grau, uma definição sobre competências. Vista a questão sob perspectiva temporal, do tempo do processo, conflitos de atribuições assim delineados são semelhantes à instauração prematura de conflitos de competência. Portanto, é possível recolocar o problema a partir de outra questão: no momento, diante dos dados consolidados, é possível assegurar que os fatos sejam quais forem, estão plenamente identificados como referentes, ou relevantes em alguma medida, tão somente a crimes tipificados como de competência de apenas uma das Justiças às quais se ligam os Ministérios Públicos?"
A ministra observa que os próprios órgãos investigadores não reconhecem a existência do conflito de atribuição, e o entendimento do Supremo é no sentido de que não cabe à eventual parte interessada provocar a competência da Corte para que "decida sobre suposto conflito suscitado arbitrariamente".
Na avaliação de Rosa Weber, os fatos em apuração no procedimento instaurado pelo Ministério Público Federal "aparentemente não se confundem com o objeto da investigação do Ministério Público de São Paulo".
"Ainda que no curso das investigações tenham surgido questões relativas aos mesmos imóveis, os objetivos seriam distintos. Concluir, com exatidão, em um ou em outro sentido, é tarefa somente passível de se realizar encerradas as investigações."

NO BLOG DO CORONEL
SEGUNDA-FEIRA, 7 DE MARÇO DE 2016 ÀS 22:32:00
Atores e atrizes gravaram um vídeo chamando os cidadãos de bem para irem às ruas no dia 13 de março. Vestidos de branco, eles mostram que não temos porque nos intimidar com as ameaças totalitárias dos últimos dias. Vamos ganhar as ruas pacificamente...
Leiam, abaixo, a nota do Expresso Época. Aí se perguntem: além do indício de que Lula já esperava ser alvo de uma operação, o que a atitude sugere? A tão propalada "disponibilidade" para atender à Justiça ou truculência? Acaso os seguranças pretendiam,...

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
07/03/2016 às 16:51 \ Opinião
Éramos 3% de brasileiros já indignados na aurora nefasta do lulopetismo. Pensei nisso ao ver o vídeo de Jandira Feghali que, desfazendo involuntariamente a farsa do líder calmo, flagra Lula excretando num telefonema para a presidente, interlocutora à altura da linguagem e da moral de sarjeta, onde o pessoal da Lava Jato deveria enfiar “esse processo todo”. O insulto à Nação, chocante por não surpreender, confirma a substância repulsiva de que é feito o homenzinho cujo projeto mafioso desgraçou o País e me fez lembrar que Dilma poderia dar outro destino ao retrato de Hugo Chávez que a ajuda a enfear o Palácio do Planalto.
Éramos uns gatos que pingavam aqui e ali dançando a música lúcida da indignação e fomos julgados insanos pelos 90 e tanto por cento que não a ouviam. Isso é Nietzsche? Não sei. É sonho, essa coisa que abre caminho para a realidade. Nossa lucidez acusada de tudo sempre soube que ganhos materiais obtidos no primeiro mandato lulopetista, por mais duradouros ou amplos que fossem sem nunca terem sido, não compensavam a lapidação do patrimônio moral da Nação. Sobretudo, nossa lucidez não desistiu de sonhar em livrar o País da criatura que, degradando de modo insuportável o exercício do cargo, aprofunda a participação do governo na defesa de Lula e comparsas.
Assim, declarar “injusta a condução coercitiva” decidida por um juiz amparado na lei já seria um vergonhoso conflito institucional para qualquer governante com vergonha na cara e sem culpa no esbulho que a Lava Jato apura. Como lhe falta aquela e lhe sobra esta, o poste, sempre de costas para a Nação, mantém o Estado à disposição das deformidades morais do PT, dos cúmplices e do dono de todos eles. Por exemplo, a Medida Provisória da leniência tramada entre o governo e a Procuradoria-Geral da República, impedindo criminosamente o TCU de acompanhar os processos respectivos, é a tentativa de subornar com a salvação os empreiteiros bandidos.
Contra a vigarice, o deputado Raul Jungmann (PPS-PE) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. O deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) conseguiu a liminar suspendendo a posse do Ministro ilegal da Justiça. A oposição oficial se mobiliza pelo 13 de março. Ações que indicam que ela parece ter perdido o medinho de se unir à Nação que presta, depois de 14 anos acovardada diante de um caudilho sujo que berra palavrões. É que às vezes é preciso andar muito para alcançar o que está perto (José Saramago).
Isso não importa agora, pois na porção degradada em bolivarianismo da América Latina, o atraso começa a ceder na Venezuela; na Bolívia, a população desautorizou Evo Moralez a se candidatar pela – meu Deus! – quarta vez; na Argentina, Macri restaura a sanidade e, num ato de simbologia eloquente, devolve a beleza à linda Casa Rosada ao remover o retrato de Hugo Chávez. Dilma Rousseff, destituída de podre ou renunciando de podre, que leve consigo a tranqueira similar que ganhou porque o tempo dos facínoras chega ao fim. Se não souber onde colocar a prenda medonha, veja o vídeo e inspire-se: presenteie Feghali.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL 08-3-2016 ÀS 4:42
GERAL 4:36
GERAL 4:11

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 08/03/2016 03:53
No teatro infantil, com seus enredos básicos, sua comédia ingênua e seus exageros trágicos, as crianças se integram à catarse. Elas participam do espetáculo. Interferem na história, vaiam os vilões e torcem pelos herois. Avisam para a Chapeuzinho Vermelho, aos berros, que o Lobo Mau vai atacar. Às vezes, invadem o palco para evitar o ataque. O que faltou a Lula foi uma criança de cinco anos que saltasse da poltrona do teatro e gritasse para o mito do PT, a plenos pulmões: “Fuja dos seus amigos!”
Não bastasse o tríplex no Guarujá, que Lula alega ter desistido de comprar depois que virou escândalo; e o sítio de Atibaia, que virou escândalo porque o ex-soberano utiliza mesmo sem comprar, surge agora a cobertura de São Bernardo. Fica ao lado de outra cobertura, onde mora Lula. No papel, o imóvel foi “comprado” em 2011 por Glaucos da Costamarques, um primo do amigo José Carlos Bumlai, preso em Curitiba. Foi “alugado” para Lula, que prefere não ter vizinhos.
Presidente do Instituto Lula, o faz-tudo Paulo Okamotto explicou que o ex-soberano petista não quer ter ninguém morando do seu lado porque sabe do “desconforto” que é ter um vizinho político. Desconforto?!? Decerto Okamotto se refere ao risco de abrir a porta e dar de cara com agentes da Polícia Federal no hall do elevador. Mas as dúvidas continuam boiando no ar.
Por que diabos Lula não comprou, ele próprio, a cobertura ao lado? O primo de Bumlai afirma que pagou cerca de R$ 500 mil pelo imóvel. Isso é dinheiro de troco para Lula, um gênio das palestras invisíveis, que diz ter feito fortuna equiparando o preço de sua lábia à tabela de Bill Clinton, o conferencista mais caro do Planeta.
Se houvesse uma criança de cinco anos na plateia, ao perceber que um primo de Bumlai entrara em cena, ela teria se esgoelado: “Não, não. Isso não!” Durante as visitas de Lula e Marisa Letícia às obras da reforma do tríplex do Guarujá, a criança teria entrado em desespero: “Pelo amor de Deus, do lado de Leo Pinheiro, dono da OAS, não!” Ao cruzar o portão do sítio de Atibaia, cedido pelos sócios de Lulinha e reformado pelo pool Odebrechet-OAS-Bumlai, a família Lula da Silva ouviria da criança: “Isso vai dar merda!”
Ah, que político imaculado seria Lula se tivesse do seu lado um conselheiro mirim, com cinco anos de idade!

Josias de Souza - 07/03/2016 16:00
Dilma Rousseff tem um curioso senso de oportunidade. Afastava-se de Lula e do petismo sob o argumento de que precisava governar para todos os brasileiros. Absteve-se até de comparecer à festa de aniversário do PT. Ficou em cima do muro até a última hora. Quando não teve mais jeito, saltou para o lado errado. Grudou o drama político-judicial de Lula no casco do Palácio do Planalto, hoje reduzido à condição de sede de um governo à deriva.
Na última sexta-feira, 04, em manifestação lida diante dos repórteres, Dilma disse ter ficado “indignada” com o fato de Lula ter prestado depoimento sob os rigores da condução coercitiva. Mas a menção a Lula soou protocolar num discurso 99% dedicado a rebater as acusações feitas pelo delator Delcídio Amaral contra a própria presidente.
Na sequência, Dilma voltou a criticar, num encontro com governadores, o tratamento “desrespeitoso” dedicado a Lula. Em pleno gabinete presidencial, ouviu o que não queria: “Entendo que não houve desrespeito, presidente. Ninguém está acima da lei”, disse o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB).
No sábado, 05, Dilma voou de Brasília até São Bernardo, para abraçar o problema. Ao lado de Lula e da ex-primeira-dama Marisa Letícia, a presidente da República acenou para um grupo de devotos que cultuava o ex-mito defronte do seu prédio. A oposição pedirá o ressarcimento das despesas dessa viagem, espetada num Tesouro Nacional em petição de miséria.
Nesta segunda-feira, 07, Dilma agarrou-se novamente à figura de Lula numa cerimônia oficial de entrega de casas populares na cidade gaúcha de Caxias do Sul. Dessa vez, além de se queixar do método escolhido para interrogar seu criador —“sob vara”—, a presidente acusou a oposição de “dividir o país.” Apagou da memória o bordão criado por Lula: “Nós contra eles.” E desconsiderou as evidências de que a oposição, meio tonta, só conseguiu dividir a si mesma.
Dilma se apega à forma do depoimento de Lula sem atentar para o conteúdo. Sitiado por inquéritos, o personagem não consegue levar à balança da Justiça meio quilo de explicações. Ao enganchar o governo nas interrogações que rodeiam seu padrinho, a presidente empurra a encrenca para dentro do Planalto, autoconvertendo-se em parte do problema.
Errar é humano. Mas escolher o erro cuidadosamente, homenagear o erro em reuniões fechadas, meter-se em aviões e helicópteros para ir ao encontro do erro, posar para as câmeras ao lado do erro e render-se ao erro em discursos oficiais, só mesmo Dilma Rousseff, uma presidente fascinada pelo erro.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Segunda-feira, 7 de março de 2016
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

NO O ANTAGONISTA
Brasil 08.03.16 07:06
A secretária da Odebrecht que foi presa pela Lava Jato, acusada de repassar “acarajés” a João Santana e sua mulher, passou a colaborar com o Ministério Público Federal...
Brasil 08.03.16 06:42
A mulher de João Santana, conhecida como Dona Xepa, “iniciou negociações com os procuradores em Curitiba para uma delação premiada”, segundo Lauro Jardim...
Brasil 08.03.16 06:22
A cozinha do sítio de Lula foi paga pela OAS.
Os leitores de O Antagonista já sabiam disso.
Mas agora o fato foi confirmado pelo laranja de Lula, Fernando Bittar, em seu depoimento à PF, obtido pela Folha de S. Paulo...
Brasil 08.03.16 06:14
A empresa Rodrigues do Prado, que trabalhou na reforma do sítio em Atibaia, recebeu aproximadamente 200 mil reais - em dinheiro vivo - de um assessor de Lula.
A nota fiscal, porém, foi emitida em nome de Fernando Bittar, que disse desconhecer a origem do dinheiro...
Brasil 08.03.16 06:09
O laranja de Lula, Fernando Bittar, entregou Lula.
Ele disse à Lava Jato que a reforma do sítio em Atibaia, registrado em seu nome, foi coordenada pela mulher de Lula, no fim de 2010...
Brasil 07.03.16 21:18
13 de março, o Dia D
Para economistas do IIF (Institute of International Finance), organização que reúne 500 instituições financeiras do mundo, as manifestações de 13 de março podem “virar o jogo” no cenário político do Brasil. “Se o comparecimento for significativo, os legisladores que apoiam Dilma poderiam facilmente abandoná-la, aumentando bruscamente a probabilidade de uma votação pelo impeachment em abril ou maio.” A adesão de manifestantes contra Dilma triplicou em 13 dias nas redes sociais.
Brasil 07.03.16 20:58
Os jornais informam que Dilma Rousseff está preocupada com prováveis "confrontos" no domingo 13, entre manifestantes pró e contra o PT...
Brasil 07.03.16 20:39
Bruno Prata, morador de Piracicaba, usou a seção de cartas de um jornal local para desabafar e chamou os petistas de "meliantes". O diretório municipal do PT resolveu processá-lo e o cidadão acabou condenado...
Brasil 07.03.16 20:06
Já noticiamos que João Santana e Mônica Veloso desembarcaram no Brasil, sem os celulares. Mas vale dar uma espiada no relato do agente Wiligton Gabriel Pereira ao delegado Igor Romário de Paula...
Brasil 07.03.16 19:48
Finalmente, a Justiça Federal em São Paulo decretou a prisão do ex-senador Luiz Estevão...
Brasil 07.03.16 19:31
A Lava Jato descobriu que o apartamento de R$ 6 milhões que João Santana comprou de Mauro Uemura em São Paulo pertenceu a Ruy Lemos Sampaio, diretor da holding que controla a Odebrecht...
Brasil 07.03.16 19:11
O Instituto Lula divulgou um vídeo, para mostrar a ação da PF...
Economia 07.03.16 19:04
As vendas para a Páscoa devem recuar 3,4% neste ano, segundo a CNC. Se confirmada a retração, será o segundo ano consecutivo de encolhimento nas vendas e a principal responsável é a inflação. A Páscoa de 2016 será a mais cara dos últimos 13 anos.
Brasil 07.03.16 19:02
Entrou no radar da Lava Jato o fornecimento dos bloquetes de cimento usados na pavimentação de 10 mil m2 do sítio de Atibaia...
Brasil 07.03.16 18:37
O Estadão informa que Marcelo Odebrecht está fraquinho, quase anêmico, e pediu aos advogados que consigam junto ao Juiz Sérgio Moro autorização para um reforço alimentar de três em três horas...
Brasil 07.03.16 17:54
Os petistas gostam de acusar a transparência da Lava Jato de "show midiático"...
Brasil 07.03.16 17:39
O Estadão informa que a Associação Juízes para a Democracia (AJD) criticou o mandado de condução coercitiva aplicado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada...
Brasil 07.03.16 17:14
Assim como ocorreu com a sede do PT em São Paulo, o novo movimento artístico que toma as ruas do País chegou ao prédio da CUT...
Vandalismo é o que PT fez com o Brasil
Brasil 07.03.16 17:02
Olavo Tarraf, líder do Movimento Cidadania Brasil, contatou O Antagonista para avisar que vai ter protesto em São José do Rio Preto...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA