PRIMEIRA EDIÇÃO DE HOJE DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
25 DE FEVEREIRO DE 2016
Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reagiram preocupados à 23ª fase da Operação Lava ato, que resultou na prisão do marqueteiro João Santana, um dos mais influentes personagens do poder petista. Um dos ministros manifestou preocupação de que o caso, de grande repercussão, tenha o objetivo de pressionar o TSE a decidir pela impugnação da chapa Dilma-Temer, como pretende a ação do PSDB.
O TSE vai decidir sobre o cancelamento do registro da chapa Dilma-Temer e consequente anulação de sua vitória na eleição de 2014.
O PSDB pediu a anexação do inquérito à ação no TSE. O ministro Gilmar Mendes confirmou que novas provas podem ser admitidas.
Outro ministro do TSE estranhou que a prisão de João Santana tenha sido decretada após ele se oferecer para esclarecer os fatos.
A maioria dos ministros do TSE, no entanto, evita críticas à 23ª fase da Lava Jato, cientes de que “é preciso, antes, conhecer os autos”.
O PSDB se revela a oposição que a presidente Dilma pediu a Deus. A bancada do partido na Câmara se dividiu porque parte dos deputados brigaram para impedir o indiciamento do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, na CPI que investiga as maracutaias nesse banco. Por tabela, os tucanos ajudaram também o fazendeiro José Carlos Bumlai, amigão do ex-presidente Lula que está preso na Lava Jato.
O líder do PSDB, Miguel Haddad (SP), discutia no plenário da Câmara, terça (23), contra indiciamentos na CPI do BNDES, exceto o de Lula.
Seguindo orientação do governo Dilma, o relator da CPI do BNDES, José Rocha (PR-BA), não recomendou um único indiciamento.
A divisão no PSDB tem a ver ainda com a eleição para líder, quando Antonio Imbassahy (BA) derrotou Jutahy Junior (BA).
“Saíram” com Delcídio do Amaral (PT-MS) do comando da Comissão de Assuntos Econômicos. Como ele não sai voluntariamente, o PT costurou com o PMDB a indicação de Gleisi Hoffmann (PT-PR).
Os tucanos ligados a Geraldo Alckmin foram instruídos a não colaborar com as pautas econômicas de Dilma, como tem defendido Aécio Neves (MG). A avaliação é que pegou mal a atitude de “bom moço” de Aécio.
O deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) vai requerer a convocação do ministro Nelson Barbosa (Fazenda), para explicar o rebaixamento da nota de crédito do Brasil. Só não espera uma confissão de culpa.
O PT, que não a convidou para participar do seu programa em rede de rádio e TV, esta semana, terá de aturar a presença da presidente Dilma na festa de aniversário do partido, neste sábado (27), no Rio.
Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) vai lançar um mestrado em Administração Pública, a ser ministrado em 12 encontros anuais com professores do quilate do ministro Gilmar Mendes e dos senadores e ex-governadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Jorge Viana (PT-AC)
A propaganda do PMDB, que vai ao ar nesta quinta (25), fez ressurgir a crise com o Planalto: critica a condução da economia e defende o plano “Uma Ponte para o Futuro”, proposto por Michel Temer para o País.
A segurança do Senado não perde o jeito truculento de abordar a imprensa credenciada. Sem se identificar, os seguranças ameaçam tomar o crachá de acesso e empurram jornalistas.
Ciro Nogueira, presidente do PP, serviu ao Planalto e interferiu na disputa pela liderança de sua bancada na Câmara: fez Cacá Leão (BA) desistir. O ex-ministro Aguinaldo Ribeiro (PB) é o novo líder.
...o PT completa nesta quinta 36 anos, mas com corpinho de 171.

NO DIÁRIO DO PODER
JOÃO SANTANA OS UNE
Carlos Chagas
O marqueteiro João Santana e sua mulher Mônica foram parar na cadeia. Motivos não faltam. Meteram a mão, como tanta gente. A farra encenada pela Petrobras, Odebrecth, outras empreiteiras, ministros, altos e baixos funcionários, difere da performance do casal porque para eles na maior parte dos casos houve sucesso. Muitos de seus candidatos foram eleitos, a começar pelos mais ricos.
Nem por isso deveriam, Santana e mulher, ocupar a pole-position nessa corrida de horror. Nem poderiam. Porque acima deles situa-se outro poder maior e mais forte. Por mais que se dissimule e por mais que se tente ocultar sua participação, seu nome é LULA.
Impossível retirar-lhe os méritos de excepcional presidente. De imagem que mais se aproximou do conjunto que o escolheu para conduzi-la. Pelo menos no seu período inicial, dadas as expectativas e esperanças despertadas. Foi ao alcançar patamares tão altos, porém, que determinou o divisor de águas. Sem perceber ou por cair em tentação, entregou-se às facilidades do jogo do poder. Acostumou-se a ser tratado como um marajá. Em sua volta posicionou-se todo o tipo de bicões, cortesãos, aproveitadores e até bandidos. Não que ele tivesse dado o exemplo ou puxado a fila, mas era o chefe. João Santana, como antes outros seguiram o mesmo modelo.
Por mais cruel que possa ser o quadro, inexistem tintas tão verdadeiras: o País tornou-se o paraíso do crime. Quem pode passa adiante o colega do lado. Seja empresário, operário, profissional liberal, político, aluno ou professor, interessa-lhe chegar na frente, mesmo às custas de quaisquer sacrifícios de outros.
Dilma mudou muito pouco, apesar de aparências distintas. Também ela não se deixa levar por sentimentos à margem de suas concepções, ainda que contrárias à natureza das coisas. Tome-se o desemprego em massa. A elevação de impostos, taxas e tarifas. O custo de vida. A inflação.
O antecessor gerou uma sucessora diversa, mas a consequência é a mesma. João Santana os une.

DEPOIMENTO LONGO
MULHER DE JOÃO SANTANA CONFIRMA CONTA NÃO DECLARADA
EM DEPOIMENTO, MÔNICA MOURA NEGOU RECEBIMENTO DE RECURSOS ILÍCITOS
Publicado: 24 de fevereiro de 2016 às 21:07
A mulher do marqueteiro João Santana, Mônica Moura, confessou à Polícia Federal, em depoimento de mais de quatro horas, nesta quarta-feira, 24, em Curitiba, o uso da conta não declarada em nome da offshore Shellbill Finance SA, mas negou o recebimento de recursos ilícitos por ela e desvinculou os valores de recebimentos por campanhas eleitorais no Brasil.
"A Mônica, que foi a única ser ouvida hoje, conseguiu demonstrar cada movimentação dessa conta, cada movimentação dos recursos no exterior", afirmou o criminalista Fábio Tofic, defensor do casal de marqueteiros do PT presos pela Operação Acarajé - 23ª fase da Lava Jato. Os dois são suspeitos pelo recebimento de pelo menos US$ 7,5 milhões, entre 2012 e 2014, de dinheiro fruto do esquema de corrupção na Petrobras. Os valores foram parar na conta da Shellbill, ocultas no banco Heritage, na Suíça.
"Está claro que a Mônica e o João estão presos por manutenção de conta não declarada no exterior. Um crime pelo qual não existe uma pessoa presa nesse País. Não vou dizer que é um crime leve, mas é um crime que não enseja a prisão de qualquer cidadão", afirmou Tofic, ao deixar o prédio da Superintendência da PF, em Curitiba.
Legal
Segundo o defensor, Mônica explicou que o casal recebeu "recursos lícitos pelo trabalho honesto que fizeram ao longo de anos". "Não são lavadores de dinheiro, não são corruptos e nunca tiveram contrato com o poder público, gostem ou não dos clientes deles", disse o criminalista.
A mulher de Santana afirmou aos delegados da Lava Jato que os recursos não envolvem dinheiro de campanha no Brasil. "Os recursos são lícitos e não envolvem dinheiro de campanha brasileira", completou Tofic.
Para a Lava Jato, há elementos para apontar que os recursos movimentados e não declarados por Santana e pela mulher podem ter relação com o esquema de propina, controlado pelo PT, PMDB e PP, na Petrobras e que a fortuna de mais de R$ 70 milhões do casal está diretamente relacionada aos serviços prestados ao partido e às suas campanhas.
"O depoimento dela é claríssimo, detalha tintim por tintim e não deixa dúvida. De modo que agora, a menos que a ideia da polícia e do Ministério Público seja usar o depoimento para comprovar uma teoria preconcebida, o que se espera é que essa prisão seja revogada."
Tofic disse que vai apresentar um pedido para que seja revogada a prisão do casal. "Não existe nenhum elemento que sustente hoje a teoria que foi criada pela polícia e pelo Ministério Público de que esses recursos seriam provenientes de corrupção, de que eles saberiam que é proveniente de corrupção ou de campanhas brasileiras."
Tofic reclamou que o "depoimento foi riquíssimo" mas ficou reduzido a "três páginas". "Foi extremamente detalhado. Foi um depoimento rico em detalhes, nos prometeram que era um depoimento que estava sendo gravado, o que nos encheu de conforto, porque o depoimento gravado consegue demonstrar a riqueza de detalhes que foi dada. Ao final do depoimento, essa notícia de que estava sendo gravado não foi confirmada, o que nos encheu de surpresa."
O depoimento de João Santana está marcada para a manhã desta quinta-feira, 25. (AE)

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
24/02/2016 às 18:30 \ Opinião, Sem categoria
VALENTINA DE BOTAS
A semana passada foi especialmente repugnante na crônica lulopetista. O jeca farsante cavou uma fuga vergonhosa para adiar o encontro com a Justiça; o banditismo degenerado em lulolatria mostrou, na pancadaria em frente ao Fórum Criminal da Barra Funda onde o ídolo de lodo deporia, do que é capaz para defendê-lo; reforçou-se o feixe bolivariano no STF e na PGR para, imolando o País, salvar os nefastos Lula e Dilma enquanto as leis e o País que se danem.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL 25-02-2016 ÀS 6:27
GERAL 24/02/2016 ÀS 23:32
GERAL 24/02/2016 ÀS 19:24
GERAL 24/02/2016 ÀS 16:51
GERAL 24/02/2016 ÀS 16:20
Notem! Dilma Rousseff tem de deixar a Presidência da República, quando menos, porque cometeu crime de responsabilidade na área fiscal. Aos poucos, o submundo do petismo na campanha eleitoral começa a vir à tona, e o que se percebe é algo que, já disse aqui, tem mais a cara de máfia e organização criminosa do que de partido político

NO BLOG ALERTA TOTAL
Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

NO O ANTAGONISTA
Brasil 25.02.16 06:13 Comentários (33)
A mulher de João Santana, Monica Moura, entregou a Odebrecht.
Ela disse em seu depoimento à PF, segundo a Folha de S. Paulo, que os 3 milhões de dólares recebidos da empreiteira foram para pagar clandestinamente campanhas eleitorais em Angola, Panamá e Venezuela...
A manchete da Folha de S. Paulo. E agora, Odebrecht?
Brasil 25.02.16 06:26 Comentários (20)
A Odebrecht já disparou a primeira bomba contra o PT.
Em nota à Folha de S. Paulo, a empreiteira admitiu que seu engenheiro Frederico Barbosa trabalhou na reforma do sítio de Lula, “em atendimento a um pedido de um superior hierárquico da empresa”...
Brasil 25.02.16 06:00 Comentários (3)
A Vale teve um prejuízo de 12,1 bilhões de dólares em 2015.
O comentário do Financial Times:
"Ouch".
Sim, doeu.
Brasil 24.02.16 21:58 Comentários (45)
O novo presidente da Abril, a ser anunciado amanhã, é Walter Longo.
Homem de marketing, ele foi conselheiro de Roberto Justus no reality show "O Aprendiz".
Brasil 24.02.16 21:20 Comentários (37)
Alecsandra Zapparoli era diretora da Veja São Paulo. Quando a Veja São Paulo e a Veja Rio saíram do guarda-chuva da Veja, ela passou a comandar o núcleo que reúne as duas revistas. Amanhã, Alecsandra Zapparoli será ungida diretora editorial da Abril -- e, assim, mandará na Veja.
Uma ascensão fulminante.
Brasil 24.02.16 20:30 Comentários (101)
Lula, o dono do sítio de Atibaia, não usava o local apenas para descanso com a família...
Brasil 24.02.16 20:22 Comentários (118)
Eurípedes Alcântara deixará de ser diretor de redação da Veja. Em seu lugar, entrará André Petry.
Brasil 24.02.16 20:10 Comentários (47)
Marcelo Odebrecht, como falamos mais cedo, não vai colaborar com a Lava Jato...
Brasil 24.02.16 19:22 Comentários (141)
A lei antiterrorismo aprovada na Câmara deixa de fora o extremismo político.
Os "movimentos sociais" continuam livres para aterrorizar a sociedade, como se terrorismo não fosse, porque dificilmente haverá juiz que tipifique as invasões e depredações cometidas pelo MST et caterva como atos terroristas.
Brasil 24.02.16 19:18 Comentários (46)
Mônica Moura, mulher e sócia de João Santana, depôs por quatro horas na Polícia Federal...
Brasil 24.02.16 19:03 Comentários (170)
Fernando Henrique Cardoso reagiu ao pedido do PT para investigá-lo por suspeita de bancar a ex-amante Miriam Dutra com dinheiro enviado ilegalmente ao exterior...
Brasil 24.02.16 18:35 Comentários (89)
Teori Zavascki decidiu estender o benefício da prisão domiciliar ao advogado Edson Ribeiro, que tentou boicotar a delação de Nestor Cerveró com ajuda de Delcídio do Amaral...
Brasil 24.02.16 18:08 Comentários (156)
A campanha 10 Medidas contra a Corrupção superou a meta de 1,5 milhão de assinaturas...
Brasil 24.02.16 18:00 Comentários (147)
A certa altura, o programa do PMDB, que irá ao ar amanhã, elogia o presidente argentino Mauricio Macri, dizendo que o Brasil deveria seguir o seu exemplo...
Brasil 24.02.16 17:34 Comentários (154)
O Antagonista foi informado de que o caseiro Maradona levou uma poodle de Marisa Letícia para consulta no Centro Veterinário Integrado, em Atibaia...
Brasil 24.02.16 17:19 Comentários (175)
Só o deputado Raul Jungmann está dando a devida atenção ao golpe que o governo está dando na administração pública e na Lava Jato, por meio dos acordos de leniência com as empreiteiras do petrolão, via CGU.
Para variar, cadê o resto da oposição?
Economia 24.02.16 17:05
A preocupação do governo em continuar a ser governo, deixando de lado o ajuste fiscal, foi responsável pelos seguidos rebaixamentos do rating brasileiro, afirma Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central, em entrevista a O Financista após a Moody's cortar em dois degraus a nota de crédito do país. Sem o ajuste fiscal, o economista avalia que o país caminha para um quadro de calote “implícito”, via inflação em patamares muito elevados.
Brasil 24.02.16 16:55 Comentários (110)
O Instituto Lula disse dias atrás que o ex-presidente não usa celular...
Brasil 24.02.16 16:44 Comentários (48)
A página no Facebook da Pólis Propaganda, empresa de João Santana, compartilha um artigo de Elio Gaspari, publicado em maio do ano passado, intitulado "A satanização do marqueteiro do PT".
Leiam um trecho...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA