PRIMEIRA EDIÇÃO DE HOJE DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
27 DE JANEIRO DE 2016
Os ministros Tribunal de Contas da União devem desautorizar seu presidente, Aroldo Cedraz, por se recusarem a endossar as escolhas que ele fez para vários cargos de direção, na área técnica do TCU, inclusive para a Secretaria Extraordinária da Lava Jato, que monitora a gatunagem havida na Petrobras. O advogado Tiago Cedraz, filho do presidente, foi alvo de mandados de busca e apreensão na Lava Jato.
Os ministros só reconduziram Aroldo Cedraz à presidência do TCU sob a condição de aprovar resolução submetendo as escolhas ao plenário.
O objetivo da resolução dos ministros era impedir a influência do filho dele na designação dos cargos. Mas Aroldo Cedraz ignorou o acordo.
“Se o presidente Aroldo Cedraz não retirar por bem seus indicados” - adverte um experiente ministro - “o plenário vai destituí-los”.
Outro ministro definiu assim a resolução que submete as decisões de Cedraz ao plenário: “É como bomba atômica: foi feita para não usar”.
Até a oposição reagiu com espanto à acusação de como Lula teria acumulado a valiosa adega, na reta final do governo: suas viagens ao exterior eram precedidas de telefonemas do Planalto aos embaixadores informando que o então presidente “esperava receber de presente” os vinhos cuja lista era depois enviada. “É o fim da picada”, diz Pauderney Avelino (DEM-AM), que não descarta cobrar explicações do Itamaraty.
Para o senador Alvaro Dias (PV-PR), um dos principais opositores do PT, “é a velha prática de misturar o público e privado”.
“No Brasil, temos milhares de outros bêbados mais honestos do que o Lula”, ironiza Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ). “E ainda posa de santo”.
Caminhão climatizado levou os vinhos, na volta de Lula para São Paulo, em janeiro de 2011. Foram usados 11 caminhões na mudança.
Herói do Brasil, o diplomata Eduardo Saboia continua perseguido no Itamaraty. Ele foi caroneado e ficou de fora do quadro de acesso, passo essencial à promoção. Saboia salvou o senador Roberto Molina, que ficou quase 500 dias asilado na embaixada do Brasil em La Paz.
O ministro Marcelo Castro (Saúde) foi indicado pelo PMDB da Câmara, quando o Planalto aliciou Leonardo Picciani (RJ), mas quem vem ganhando todas no ministério é o senador Renan Calheiros (AL).
O deputado Jarbas Vasconcelos (PE) não votará na eleição para líder da bancada peemedebista. “Está se consolidando uma disputa de candidatos descomprometidos com as mudanças (necessárias)”, diz.
O Ministério do Turismo criou a Rota das Emoções no Maranhão, Piauí e Ceará. Seria ainda mais emocionante incluindo um pulo em Curitiba, para mostrar a grande atração turística: a prisão dos réus da Lava Jato.
A quem o visita, Delcídio do Amaral não esconde o rancor que tem de Lula e dos colegas do PT. Sente-se abandonado. Delcídio foi preso na véspera de um jantar que tinha com Lula, que até hoje não revela nada.
Pesa contra a delação do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), o ex-líder do governo Dilma que está no xilindró, a certeza de ter o mandato cassado. Como delator ele teria que confessar os crimes cometidos.
A presidente Dilma ainda vive em um mundo paralelo. O mercado formal de trabalho cortou 1,54 milhão de vaga no ano passado, mas para ela isso parece ter acontecido em um país longínquo.
A taxa básica de juros (Selic) está em 14,25% ao ano no Brasil e em 2015 o indicador oficial da inflação fechou em 10,7%. Em comparação, a taxa básica no Chile é de 3,25%/ano. Chile, Colômbia e Peru têm inflação entre 4% e 5,5%. Só a Argentina bate o Brasil: inflação a 30%.
... quem tem lobista, não precisa de asas.

NO DIÁRIO DO PODER
LAVA JATO
MORO MANDA PRENDER MAIS SEIS EM SÃO PAULO, SANTO ANDRÉ, SÃO BERNARDO E SC
OPERAÇÃO TRIPLO X TEM MAIS 15 MANDADOS DE BUSCA E 2 DE CONDUÇÃO
A 22ª fase da Operação Lava Jato foi deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (27) em São Paulo e Santa Catarina, com o cumprimento de 23 mandados expedidos pelo juiz federal Sergio Moro, sendo 6 de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento.
A ação policial mobiliza 80 policiais em São Paulo, na capital, Santo André e São Bernardo, e em Santa Catarina na cidade de Joaçaba. A operação Triplo X apura estrutura criminosa destinada a proporcionar a investigados na operação policial a abertura de empresas off-shores e contas no exterior para ocultar e dissimular o produto dos crimes de corrupção, notadamente recursos oriundos de delitos praticados na Petrobras.
A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período ou convertida em preventiva, que é quando o investigado fica preso à disposição da Justiça sem prazo pré-determinado. Os presos serão levados para a Superintendência da PF, em Curitiba.

RUMO A PAPUDA
LAUDO DA PF DIZ QUE EMPRESÁRIA PODE SER TRATADA COMO PRESA COMUM
ELA ESTÁ NA MESMA SALA QUE HOSPEDOU DELCÍDIO NA SUPERINTENDÊNCIA DA PF
Publicado: 26 de janeiro de 2016 às 20:02
O memorando da Polícia Federal (PF) que levou a Justiça a determinar a transferência da empresária Cristina Mautoni da prisão domiciliar para o regime fechado não aponta nenhuma restrição que a impeça de ser tratada como presa comum. Cristina está presa na mesma sala que abrigou o ex-líder do governo no Senado Delcídio Amaral (PT-MS) na Superintendência da PF do Distrito Federal.
Ela tem acompanhado audiências do processo, iniciadas na semana passada, de cadeira de rodas. À reportagem, o advogado de Cristina, Roberto Podval, disse que ela pode caminhar, mas com dificuldades. Advogados dos outros acusados têm chamado a atenção do juiz da Operação Zelotes, Vallisney de Souza Oliveira para a figura de Cristina ao fundo da sala de audiência e preparam um manifesto pedindo que ela seja solta, alegando que a saúde está debilitada e que precisa de cuidados.
A defesa também pediu para que o depoimento de Cristina seja antecipado para esta quarta-feira, 27. O objetivo é convencer a Justiça a libertá-la após ela se manifestar. A reportagem teve acesso ao memorando da PF, assinado pelos médicos da polícia José Fernando Di Geovanni e Marco Alexandre Franco Ribeiro, no qual dizem: "Informamos que, após avaliação médica realizada na residência da custodiada, concluímos que não há razões de ordem médica para manter a prisão no regime domiciliar."
Cristina é mulher e sócia do suposto lobista Mauro Marcondes Machado, também preso em regime fechado por suspeita de operar pagamento de propinas a agentes públicos para tornar viável a edição de medidas provisórias (MPs) nos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. A empresa dos dois repassou R$ 2 5 milhões a um dos filhos do ex-presidente, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva.
O caso foi revelado pelo jornal O Estado de S.Paulo em outubro e está sob investigação. A prisão de Cristina é um dos principais fatores que podem influenciar possível delação de Machado, o que significa que, se ele falar, poderá implicar os demais suspeitos e incriminar novos personagens. Ele completa 80 anos em abril e deve se beneficiar com a transferência para a prisão domiciliar, mas a mulher, mais nova, não conta com essa possibilidade.
A pedido da PF e do Ministério Público Federal (MPF), Cristina ficou presa em casa até se recuperar de uma cirurgia vascular nas pernas. Um primeiro laudo indicou que a empresária não tinha condições de ser transferida para o sistema prisional. Uma nova visita dos médicos, contudo, no dia 7, indicou que Cristina já poderia ser conduzida ao sistema fechado.
A empresária aguarda julgamento na mesma sala que hospedou Delcídio na Superintendência da PF, em Brasília. Por ser senador ele tem direito a uma sala especial. O local não tem grades e o banheiro é compartilhado com os policiais. Como se trata de uma presa comum, Cristina ficou um dia nesse local, foi transferida para uma cela na superintendência, onde há latrina e grades, mas por determinação do juiz, retornou à sala especial. Os demais detidos na operação estão no Complexo Penitenciário da Papuda, em celas.
A superintendência da corporação recebe apenas os presos de passagem. Em geral, as mulheres são levadas para a Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), mais conhecida como Colmeia. Mas o local é distante da Justiça Federal, o que dificultaria o deslocamento para as audiências de testemunhas e a transferência para lá depende de determinação do juiz.
Nesta segunda-feira, 25, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, pediu à 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, uma inspeção de integrantes do colegiado no compartimento em que Cristina está presa.
Em ofício enviado ao juiz, Pimenta diz que recebeu denúncias de maus-tratos à ré na superintendência. O deputado do PT do Rio Grande do Sul, consultado pela reportagem, se negou a informar o autor da reclamação. A defesa de Cristina disse que não se articulou com Pimenta, embora o texto descreva detalhes da rotina dela.
A denúncia diz que, ao chegar à superintendência, Cristina foi deixada duas horas num quarto sem janelas e banheiro. Por causa dos remédios que tomaria, teria necessidade de urinar mais vezes. "Cristina teria pedido ajuda para ir ao banheiro, o que só teria sido viabilizado cerca de duas (horas) depois, resultando que a senhora Cristina não teria aguentado, acabando por urinar na própria roupa, sujando-se, bem como o chão", diz o ofício enviado pelo deputado.
O documento diz ainda que Cristina foi transferida para um compartimento prisional sem vaso sanitário padrão, que dispõe apenas de um buraco no piso para as necessidades. Por ter feito uma cirurgia vascular, ela teria dificuldades de se agachar para usar o "boi" e de tomar banho. O memorando dos médicos da PF, contudo, não faz restrições quanto a utilização desse tipo de banheiro.
No documento, o deputado petista diz que a comissão tem como prerrogativa investigar denúncias de violação de direitos humanos. Diante disso, pede que o juiz autorize sua entrada na cela, com mais dois servidores da comissão, além do registro de fotos do local. Questionado, o deputado afirmou que não foi orientado por ninguém a pedir a inspeção. Segundo ele, apenas cumpriu a obrigação de apurar as denúncias que chegam à comissão. Ele não quis informar quem representou ao colegiado.
O deputado fez parte de comissão especial da Câmara que acompanhou as investigações da Operação Zelotes. Nessa condição, ele teve acesso ao mesmo tempo dos investigadores a documentos do inquérito, entre os quais os que levaram ao suposto esquema de compra de MPs.
Chegou a defender de forma incisiva a apuração dos fatos até o momento em que as investigações tinham como foco apenas o Carf, conselho de contribuintes que teria sido corrompido pelos mesmos personagens que agora estão envolvidos no esquema das MPs. No Senado, a CPI do Carf não conseguiu avançar nas investigações da MP. Na época, segundo relatos, o ex-presidente Lula teria pedido para que o casal Mauro e Cristina Marcondes fosse poupado de serem chamados para depor, o que ocorreu. Lula nega ter feito o pedido.

CHEGA DE INTERMEDIÁRIOS - DELFIM NETTO PARA PRESIDENTE
Carlos Chagas
Delfim Netto recomenda que Dilma Rousseff assuma de volta a presidência da República e a 2 de fevereiro apresente ao Congresso no mínimo quatro reformas: da Previdência Social, reduzindo pensões e aposentadorias; da flexibilização do mercado de trabalho, suprimindo os direitos sociais que ainda sobram; da desindexação, permitindo que os salários não acompanhem a alta do custo de vida; e da desvinculação das verbas do orçamento, levando o governo a renegar compromissos com o Legislativo.
Com isso, completa o ex-czar da economia, “abre-se espaço para o setor privado operar”. Fora daí, para ele, será o caos nos próximos três anos.
Fica evidente que as sugestões, se por hipótese adotadas, tornariam ainda mais amargas as agruras dos assalariados. Exprimiriam o naufrágio permanente das propostas que um dia o PT, o ex-presidente Lula e Madame imaginaram concretizar como forma de mudar o Brasil. As centrais sindicais iriam para as profundezas, se ainda não foram. A prevalência dos interesses do capital se tornaria absoluta, contra as necessidades do trabalho.
Essa derradeira investida das elites, caso vitoriosa, marcaria o fim do sonho dos raros companheiros que ainda acreditam nos postulados trabalhistas. Seria a capitulação do governo frente ao neoliberalismo afinal vitorioso. A garantia de que Dilma abandonou mesmo a presidência da República.
A proposta de Delfim Netto acopla-se àquela formulada pelo PMDB, sobre os caminhos do futuro, mais o genérico roteiro estabelecido pelos tucanos. Indaga-se se haverá resistência, mas a resposta surge negativa. Nem o PT, nem a CUT, sequer o Congresso dispõem de ânimo para reagir. Mesmo que a presidente não subscreva a lição das quatro reformas básicas, a pressão continuará. Desemprego em massa, aumento de impostos, taxas e tarifas, redução de prerrogativas sociais, diminuição do crescimento econômico, paralisação de projetos de obras públicas – tudo funciona como preliminar para o sucesso das sugestões de Delfim.
Melhor seria repetir o abominável vaticínio dos idos de 1964, quando as esquerdas reagiram ao golpe militar apregoando que bastava de intermediários, queriam o embaixador Lincoln Gordon para presidente. Pois agora repete-se a farsa: Delfim Netto para presidente!...

NO BLOG DO CORONEL
TERÇA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2016 ÀS 18:20:00
O presidente do PT, Rui Falcão avisa que, DE AGORA EM DIANTE, todo candidato petista será o tesoureiro da própria campanha, para evitar deslizes na arrecadação. Terá quer assinar uma cláusula de honestidade, um contrato de lisura, uma declaração...
"Se a economia global está sendo arrastada em meio a um cenário de desaceleração da economia chinesa e de outros países em desenvolvimento, o Brasil é uma das principais âncoras deste peso morto". Esta é a avaliação do jornal Washington Post, que...

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL 27-01-2015 ÀS 7:35
GERAL6:18

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 26/01/2016 19:00

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
MP DENUNCIA JOESLEY, DA JBS FRIBOI, E HERALDO DO BANCO RURAL, POR CRIME CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

NO O ANTAGONISTA
Brasil 27.01.16 08:54 Comentários (17)
A força-tarefa da Lava Jato não conseguiu aprofundar as investigações sobre Nelcy Warken, mas desconfia que ela seja apenas 'laranja' do real proprietário do triplex vizinho ao de Lula...
Brasil 27.01.16 08:38 Comentários (25)
A força-tarefa da Lava Jato descobriu também que o escritório Mossack e Fonseca, responsável pela abertura da Murray Holdings e de outras offshores de Nelcy Warken, também criou offshores de operadores do petrolão...
Brasil 27.01.16 08:32 Comentários (2)
Ao aprofundar as investigações sobre a dona do triplex vizinho ao de Lula, o MPF acabou se deparando com uma rede de offshores...
Brasil 27.01.16 08:22 Comentários (10)
As buscas que estão sendo realizadas hoje em São Bernardo e Santo André são em imóveis ligados à Murray Holdings LLC...
Brasil 27.01.16 08:08 Comentários (23)
O Antagonista revelou que o triplex vizinho de Lula estava em nome da offshore Murray Holdings LLC, aberta pelo escritório Mossack e Fonseca, especializado nesse tipo de atividade. O MPF descobriu que a proprietária da offshore do triplex é...
Brasil 27.01.16 08:04 Comentários (35)
A 22° fase da Lava Jato se chama Triplo XXX.
Ou seja: TRIPLEX...
Brasil 27.01.16 07:51 Comentários (27)
Para entender a 22ª fase da Lava Jato, que investiga a OAS e o prédio de Lula no Guarujá, leia o que O Antagonista publicou em 27 de dezembro:
Há uma pista quente para a Polícia Federal saber quem é o dono da offshore Murray Holdings LLC, proprietária do triplex vizinho ao de Lula no Guarujá, como revelou O Antagonista...
Brasil 27.01.16 07:41 Comentários (29)
A PF investiga "ocultação de patrimônio através de empreendimento imobiliário, havendo fundadas suspeitas de que uma das empreiteiras investigadas na Lava Jato teria se utilizado do negócio para repasse de propina a agentes envolvidos no esquema criminoso da Petrobras".
Lula? OAS?
Brasil 27.01.16 07:38 Comentários (44)
A 22ª fase da Lava Jato se chama Triplo X.
80 policiais federais cumprem 15 mandados de busca e apreensão, 6 mandados de prisão temporária e 2 mandados de condução coercitiva...
Brasil 27.01.16 07:35 Comentários (33)
Lava Jato em São Bernardo do Campo!
Brasil 27.01.16 07:23 Comentários (26)
O advogado de Lula (e hospedeiro de Luleco) disse à Folha de S. Paulo que a decisão de “processar todo mundo” foi tomada há um ano:
"Observamos que havia relação entre informações falsas que eram publicadas e a abertura de investigações contra o ex-presidente. Decidimos impugnar as próprias reportagens, além de buscar reparação à honra de Lula”...
Brasil 27.01.16 06:25 Comentários (70)
Lula, na semana passada, em seu picadeiro de blogueiros amestrados, prometeu "processar todo mundo".
Segundo a Folha de S. Paulo, ele já está cumprindo a promessa...
Economia 27.01.16 06:09 Comentários (27)
Em 2014, durante a campanha presidencial, o Santander demitiu a analista que alertou para a calamidade produzida por Dilma Rousseff.
Hoje o banco apresentou suas contas e as perdas estão todas concentradas no Brasil...
Brasil 26.01.16 23:25 Comentários (25)
Só pode ser brincadeira chamar de "estratégia de defesa" o que os advogados dos réus da Lava Jato estão fazendo...
Brasil 26.01.16 21:07 Comentários (58)
A Flora Produtos de Higiene e Limpeza, arrolada na denúncia do MPF por "troca de chumbo", foi doadora de R$ 5 milhões para a campanha de reeleição de Dilma Rousseff...
Brasil 26.01.16 20:56 Comentários (25)
O Antagonista revelou em dezembro que a Receita Federal descobriu que José Carlos Bumlai movimentou mais de R$ 18 milhões numa conta do Banco JBS, que se fundiu ao Banco Matone e deu origem ao Banco Original...
Brasil 26.01.16 20:43 Comentários (21)
Nas alegações finais no processo contra executivos da Andrade Gutierrez no petrolão, o MPF pediu a condenação de 11 réus e a devolução de R$ 486 milhões, além do confisco de outros R$ 243 milhões...
Economia 26.01.16 20:32 Comentários (26)
O juiz João Paulo Pirôpo de Abreu concedeu liminar a pedido do DEM da Bahia para suspender a venda de 49% das Gaspetro, subsidiária da Petrobras, para a empresa japonesa Mitsui, envolvida na Lava Jato...
Mundo 26.01.16 20:27 Comentários (61)
Marine Le Pen, a líder da extrema-direita francesa, está sendo investigada pela Justiça por ocultação de patrimônio...
Brasil 26.01.16 18:35 Comentários (190)
Rui Falcão afirmou hoje que o PT vai exigir que os seus candidatos assinem uma cláusula pela qual se tornam inteiramente responsáveis pelo financiamento de suas campanhas...
Brasil 26.01.16 18:05 Comentários (71)
O Valor Econômico dá mais detalhes sobre a "troca de chumbo" entre a JBS e a Trapézio...
Brasil 26.01.16 17:50 Comentários (48)
De acordo com a denúncia do MPF, no final do exercício de 2011, os gestores do Banco Rural (Trapézio) e Banco Original do Agronegócio (JBS) "estavam imbuídos do propósito de capitalizar artificialmente as respectivas controladoras das instituições financeiras que administravam...
Brasil 26.01.16 17:20 Comentários (45)
Joesley Batista e outros oito acusados, entre eles Katia Rabello (mensalão), presidente da Trapézio, controladora do Banco Rural, são acusados de fazer “troca de chumbo”.
O Estadão explica bem: "consiste em operações triangulares entre duas instituições financeiras integrantes de diferentes grupos econômicos para a emissão de crédito a empresas que também fazem parte desses conglomerados...
Brasil 26.01.16 17:17 Comentários (38)
As ações da JBS Friboi já despencaram 11% por causa da denúncia contra Joesley Batista.
Brasil 26.01.16 17:16 Comentários (84)
O MPF acaba de denunciar Joesley Batista, da JBS Friboi, por crime contra o sistema financeiro.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA