TERCEIRA EDIÇÃO DE HOJE DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
27/01/2016 às 12:40 \ Direto ao Ponto
Entre 2011 e 2014, empreiteiras atoladas no esquema do Petrolão municiaram com mais de 17 milhões de reais o Instituto Lula e a LILS, empresa que cuida das “palestras” do ex-presidente. Não é pouca coisa. São 470 mil reais por mês. Ou 16 mil reais por dia.
As primeiras rajadas da Operação Lava Jato secaram a fonte. Sumiram os convites para apresentações internacionais do palanque ambulante. O instituto quer virou esconderijo hoje é visitado por parceiros de tramas políticas ou blogueiros estatizados.
Essas constatações conduzem a mais uma pergunta sem resposta: de onde tem vindo o dinheiro que permite a Lula continuar desfrutando da vida de milionário? Como ele nunca sabe de nada, a polícia, o Ministério Público e a Justiça terão de desvendar o mistério.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL 27-01-2016 ÀS 15:55

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 27/01/2016 15:53
Novo alvo da Operação Lava Jato: triplex do edifício Solaris, no Guarujá, no litoral paulista
Está cada dia mais difícil fingir que Lula não é alvo de nenhuma investigação. De tanto repetirem que o ex-presidente não é investigado, o brasileiro começou a desconfiar. Será que não é? É grande o esforço para convencer o País de que o Lula que todo mundo vê não é o Lula de verdade, é outro personagem. Até Lula já acredita que o Lula que está na cara não é ele. “O próprio Sérgio Moro disse que eu não sou investigado”, declarou, na semana passada.
O problema é que, toda vez que os investigadores se mexem, esbarram no Lula que a infantaria petista diz que não é o Lula. Deflagrada nesta quarta-feira, a 22ª fase da Operação Lava Jato apura a suspeita de que a empreiteira OAS pagou propinas por meio de transações imobiliárias. O epicentro da apuração é o edifício Solaris, um condomínio de apartamentos assentado à beira mar, na praia de Astúrias, no Guarujá.
No despacho em que determinou mais um lote de prisões e batidas policiais de busca e apreensão, o juiz Sérgio Moro anotou que há a suspeita de que a OAS “teria utilizado o empreendimento imobiliário no Guarujá para repasse disfarçado de propina a agentes envolvidos no esquema criminoso da Petrobras''. No papel, os alvos centrais da investigação são o ex-tesoureiro petista João Vaccari Neto, uma empresa baseada no Panamá e a própria OAS. Porém…
A lista de 11 apartamentos sob investigação inclui o número 164 A do edifício Solaris. Hummmm… Vem a ser um triplex luxuoso que Lula adquiriu por meio de uma cota da Bancoop, cooperativa que era presidida por Vaccari antes de ir à breca, sob denúncias de corrupção. Do nada, surgiu a OAS. A empreiteira concluiu a obra da cooperativa falida e, de quebra, submeteu o imóvel cuja propriedade era atribuída a Lula a uma reforma do balacobaco. O triplex da família Silva ganhou até elevador privativo. Depois que os mimos ganharam as manchetes, Lula e sua mulher, Marisa Letícia, informaram ter desistido do imóvel.
Batizou-se a nova fase da Lava Jato de “Triplo X”. Por que diabos tenta-se novamente escamotear o fato de que Lula está sob investigação?, eis o ‘X’ da questão. Provocado, o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, da força-tarefa da Lava Jato, declarou:
“Nós investigamos fatos. Se houver um apartamento lá que esteja em seu nome [de Lula] ou que ele tenha negociado, vai ser investigado como todos os outros. […] Todos os apartamentos e todas as pessoas que tiveram ligação com este empreendimento são investigadas. Nenhuma pessoa em especial. Temos notícia que a família [de Lula] estaria desistindo de comprar o imóvel.”
Conforme já foi cometnado aqui, Lula já havia se tornado personagem de quatro inquéritos. Um deles refere-se justamente ao apartamento do Guarujá. Responsável pelo processo, o promotor Cássio Conserino, de São Paulo, avisou que formalizará uma denúncia contra o ex-presidente e sua mulher. Vai enquadrá-los no crime de lavagem de dinheiro. Acusa-os de ocultar a posse do triplex reformado pela OAS.
Nas outras investigações, Lula é chamado ora de “informante” ora de “testemunha”. Mas é tratado nos interogatórios como investigado. Num processo, a Polícia Federal apura, em Brasília, a suspeita de envolvimento de Lula no loteamento político que deixou a Petrobras vulnerável à pilhagem. Noutro, a mesma PF esquadrinha o suposto envolvimento de Lula no caso de venda de medidas provisórias. Noutro mais, a Procuradoria da República apura indícios de que Lula traficou influência no exterior em favor de empreiteiras que remuneraram suas palestras.
Se Lula não é investigado, que personagem é esse que está pendurado de ponta cabeça nas manchetes? Ou o PT providencia rapidamente um exame de DNA ou alguma autoridade precisa comparecer à boca do palco para dizer, sem subterfúgios, algo assim: “Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República Federativa do Brasil, é, obviamente, investigado. Suspeita-se do seu envolvimento em crimes variados. Ao final dos processos, assegurado o amplo direito de defesa, vai-se saber se o personagem é culpado ou inocente. Por ora, é suspeito, muito suspeito, suspeitíssimo.”

NO O ANTAGONISTA
Eu, Mario, fui ouvir Napoléon Bonaparte, citado por Dilma Rousseff para defender Lula.
Ele deitou de barriga para cima e levantou as patinhas. Depois tentou me comprar com a sua rena de borracha:
"Se eu te der a rena, você me inclui fora disso?"
Brasil 27.01.16 15:43 Comentários (87)
Dilma Rousseff foi questionada se Lula era o alvo da Triplo X.
Ela respondeu...
Brasil 27.01.16 15:34 Comentários (38)
Em dezembro de 2014, o jornalista Germano Oliveira, de O Globo, antecipou a lista dos felizes proprietários do prédio Solaris, no Guarujá. Inclusive Freud Godoy (mais precisamente, a sua mulher).
Entre outras coisas, ele também descobriu que Marice Correia de Lima, a cunhada de Vaccari, tem um apartamento no Tatuapé, adquirido via Bancoop, e que Rosemary Noronha, a "amiga" de Lula", e a CUT são donas de unidades no Torres da Mooca, igualmente da Bancoop.
Leiam um trecho da reportagem...
Brasil 27.01.16 14:49 Comentários (151)
O MPF requisitou todas as matrículas dos apartamentos no Condomínio Solaris e descobriu que dez imóveis ainda estão em nome da OAS, inclusive o triplex 164-A de Lula...
Economia 27.01.16 14:40 Comentários (89)
A JBS está caindo 15%.
A muralha lulista desmoronou. Há uma debandada geral...
Brasil 27.01.16 14:26 Comentários (58)
O triplex de Lula foi incluído pela PF entre os imóveis com "alto grau de suspeita quanto à sua real titularidade".
Trata-se do apartamento 164-A...
Brasil 27.01.16 13:58 Comentários (86)
O site Vice, em dezembro de 2014, publicou uma ampla reportagem sobre a Mossack Fonseca, no Panamá.
A empresa é acusada de ter lavado dinheiro de alguns dos piores ditadores das últimas décadas: Assad, Kadafi, Mugabe...
Brasil 27.01.16 13:30 Comentários (98)
A Lava Jato descobriu que, apesar de Nelci Warken comportar-se como a aparente proprietária do triplex vizinho ao de Lula, quem figura como responsável pela Murray Holdings junto à Mossack Fonseca é Ademir Auada, grampeado destruindo documentos...
Brasil 27.01.16 13:07 Comentários (49)
Embora a Murray apareça em nome de Eliana Pinheiro de Freitas, a força-tarefa descobriu que Nelci Warken é quem paga o boleto do condomínio. Escutas telefônicas também confirmaram que Nelci se apresenta como a proprietária do imóvel.
Além da Paulista Plus Promoções, Nelci é titular das empresas...
Brasil 27.01.16 12:51 Comentários (26)
Como O Antagonista antecipou, três operadores da Lava Jato ligados a José Dirceu (Pedro Barusco, Mário Góes e Renato Duque) operavam offshores abertas pela Mossack Fonseca. Um quarto operador, Roberto Trombeta, ligado OAS, também...
Brasil 27.01.16 12:38 Comentários (32)
A PF cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da OAS. O Antagonista recebeu uma foto da ação.

Brasil 27.01.16 12:31 Comentários (59)
Confira os áudios da conversa telefônica em que Ademir Awada conversa com a filha Carolina sobre a destruição de documentos possivelmente relacionados à Operação Triplo X...
Brasil 27.01.16 12:24 Comentários (38)
Em seu despacho, obtido por O Antagonista, Sérgio Moro constata que a offshore Murray Holding adquiriu desde 2009 um total de dez imóveis, entre eles o triplex do Guarujá vizinho ao de Lula, num montante de R$ 5 milhões...
Brasil 27.01.16 11:45 Comentários (99)
No despacho do juiz Sérgio Moro, obtido por O Antagonista, ele analisa informações obtidas pela força-tarefa da Lava Jato sobre a propriedade de apartamentos do condomínio Solaris em nome da cunhada e da mulher de João Vaccari Neto...
Brasil 27.01.16 11:12 Comentários (51)
Sobre o depoimento da inocente Erenice Guerra, ontem, na Zelotes, o jornalista Merval Pereira, de O Globo, foi preciso:
"Depois de ter saído do gabinete civil por um escândalo de tráfico de influência em benefício de um filho, Erenice Guerra só continua com tanta desenvoltura...
Brasil 27.01.16 11:10 Comentários (116)
A Polícia Federal pediu a prisão de Ademir Auada, responsável pela Murray junto à Mossack Fonseca, além de busca e apreensão na residência dele e de sua filha Carolina.
Ademir está fora do país.
Ao interceptar conversa telefônica entre os dois, a PF descobriu que vinham agindo "no sentido de destruir grande quantidade de documentos, possivelmente relacionados à presente investigação"...
Brasil 27.01.16 11:04 Comentários (13)
Alguém ainda se lembra da cunhada de João Vaccari Neto, que protagonizou o Carnaval de O Antagonista, no ano passado?
Ela está de volta neste Carnaval...
Brasil 27.01.16 11:03 Comentários (48)
As offshores panamenhas dos meliantes da Bancoop: agora está claro por que o Panamá resiste a dar as informações pedidas pelos investigadores da Lava Jato.
O chapéu panamenho dá sombra a gente graúda.
Sempre cabe mais um nesse chapéu
Brasil 27.01.16 11:00 Comentários (46)
O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, quando lhe perguntaram se o triplex de Lula também estava sendo investigado, respondeu:
"Nós investigamos fatos. Se houver um apartamento lá que esteja em seu nome ou que ele tenha negociado, vai ser investigado como todos os outros"...
Brasil 27.01.16 10:39 Comentários (63)
O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima confirmou que todos os apartamentos do edifício Solaris estão sendo investigados.
Inclusive o triplex de Lula, é claro...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA