Pular para o conteúdo principal

2ª EDIÇÃO DE HOJE DO "DA MÍDIA SEM MORDAÇA"

NA COLUNA DO ELIO GASPARI
A fábrica de trapalhadas da doutora
O governo botou no ar um sistema sinistro e autoritário para o cadastramento dos empregados domésticos
Quando o governo da doutora Dilma parece ter esgotado seu arsenal de encrencas, ele inventa uma nova. A última chama-se “Cadastro de Empregados Domésticos” e atende pelo apelido de “Simples Doméstico”. Os çábios de burocracia da Receita Federal e do Ministério da Previdência puseram no ar um sistema de cadastramento que obriga as vítimas a padecer num processo com pelos menos 15 etapas, lidando com siglas como CPF, CEP, NIT, GRF, DIRF, DAE, PIS, e FGTS.
Se o CPF de um empregado estiver suspenso, ele deverá ir a uma agencia do Banco do Brasil, da Caixa ou dos Correios e a audiência custará R$ 7. As agencias do Poupa Tempo não fazem esse serviço. Claro, o cidadão não tem o que fazer e, portanto, não há por que lhe poupar o tempo.
O empregador deve ter à mão suas declarações de Imposto de Renda de 2014 e 2015. O empregado que já estiver registrado no FGTS deve informar a data em que se inscreveu. Para os çábios, essa é uma data inesquecível, como o 7 de setembro.
Mesmo que o infeliz tenha a sua vida organizada, ao preencher os formulários pode receber a seguinte mensagem:
“Ocorreu um erro, informe o ticket do erro aos administradores.”
Afora o mau português, o tal ticket podia ser o seguinte:
“2015110113714DU1WTPZGE4”
Noutra travada, a mensagem disse:
“Não foi possível efetuar a operação. Por favor, tente de novo mais tarde. Anote o número do ticket, ele será solicitado pela Central de Atendimento.”
Em muitas ocasiões a Central simplesmente não atendia.
O sistema encrencou desde o primeiro dia. O sujeito fazia tudo direito, recebia uma senha, e ela era imprestável.
Toda essa burocracia derivou da inépcia, da megalomania e do autoritarismo. Da inépcia porque trava. Da megalomania porque embutiram um censo socioeconômico dos trabalhadores domésticos no que deveria ter sido um simples cadastro. Do autoritarismo porque o çábios tiveram 18 meses para organizar o site e deram seis dias aos cidadãos para cadastrar os empregados. (Se alguém estiver de férias, dançam todos.) A doutora já deixou 28 embaixadores estrangeiros na fila para a cerimônia de entrega de credenciais. Alguns esperaram por mais de um ano, mas na hora de botar os outros para trabalhar, os prazos do seu governo são curtos, com direito a multa.
Encrencas com sistemas fazem parte da vida. Em 2013, o presidente Barack Obama passou pelo vexame de ter colocado no ar um site bichado. Humildemente, pediu desculpas.
O governo não pode dizer que a lambança é coisa da elite ou de Eduardo Cunha. Não se deve esperar que a doutora peça desculpas, mas seria razoável que, já na segunda-feira, tivesse estendido o prazo para preenchimento do cadastro. Só um doido poderia pensar que os çábios trabalham num feriado.
Dilma Rousseff deve reler o que diz. Em junho de 2014 (ano eleitoral) ela informou:
“A burocracia distorceu as necessidades do Estado brasileiro por mais de 50 anos. Para avançarmos, é necessário tornar o Estado brasileiro não um Estado mínimo, como querem alguns, mas um Estado eficiente, transparente e moderno".
Eleita, retomou o tema em janeiro passado. Prometia ação:
“Lançaremos um Programa de Desburocratização e Simplificação das Ações do Governo. Menos burocracia representa menos tempo e menos recursos gastos em tarefas acessórias e secundárias.”

NO RADAR ON LINE
Advogado de Cunha, ex-PGR constrange procuradores
04/11/2015 às 10:05
Antonio Fernando: dublê de ex-PGR e advogado
Causou constrangimento em muita gente a presença do ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza num resort em Caucaia (CE) no último fim de semana.
No local acontecia o 32º Encontro Nacional dos Procuradores da República e contou com a presença dos integrantes da força-tarefa da Lava-Jato, que tem o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), como um dos denunciados.
Como Souza é o principal advogado de Cunha nos processos, cada vez que ele se juntava a uma roda de conversa, os procuradores pouco a pouco iam se dispersando.
A sorte de Souza foi que o também ex-procurador-geral Roberto Gurgel estava no evento, sendo praticamente sua única companhia durante o encontro.

NO O ANTAGONISTA
Brasil 04.11.15 09:57 Comentários (105)
A juíza Célia Regina Ody Bernardes, que teve a coragem de investigar Lulinhazinho, Gilberto Carvalho, Antonio Palocci e Erenice Guerra, finalmente ganhou uma boa reportagem na imprensa.
O mérito é de Jailton de Carvalho, de O Globo...
A bela Célia Regina, em foto de O Globo
Economia 04.11.15 09:43 Comentários (37)
A produção industrial caiu 10,9% em 12 meses, de setembro a setembro.
Fernando Henrique Cardoso, mais uma vez, vai sugerir que Dilma Rousseff renuncie...
Brasil 04.11.15 09:14 Comentários (30)
A Lava Jato está desvelando a rede de offshores que a Schahin usou para repassar propina à campanha de Lula.
O Antagonista já revelou o fato na semana passada (Veja aqui, aqui e aqui). Hoje ele é confirmado pelo Estadão...
Brasil 04.11.15 09:03 Comentários (55)
O PT manobra para evitar a convocação de Lulinhazinho à CPI do Carf.
Não só Lulinhazinho: há requerimentos para convocar também Gilberto Carvalho e Erenice Guerra...
Brasil 04.11.15 08:50 Comentários (19)
A Petros é um feudo do PT e da CUT.
Jacó Bittar foi presidente de seu conselho deliberativo...
Brasil 04.11.15 08:38 Comentários (28)
A Folha de S. Paulo diz que o rombo da Petros terá de ser coberto, a partir de 2017, pelos funcionários e pelos pensionistas da Petrobras.
Outra reportagem do jornal mostra o contrário...
Brasil 04.11.15 08:37 Comentários (36)
A Petros está quebrada.
A Folha de S. Paulo informa que o rombo do fundo de aposentadoria da Petrobras será, em 2015, de 10 bilhões de reais...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)