2ª EDIÇÃO DE HOJE DO "DA MÍDIA SEM MORDAÇA"

NA COLUNA DO ELIO GASPARI
A fábrica de trapalhadas da doutora
O governo botou no ar um sistema sinistro e autoritário para o cadastramento dos empregados domésticos
Quando o governo da doutora Dilma parece ter esgotado seu arsenal de encrencas, ele inventa uma nova. A última chama-se “Cadastro de Empregados Domésticos” e atende pelo apelido de “Simples Doméstico”. Os çábios de burocracia da Receita Federal e do Ministério da Previdência puseram no ar um sistema de cadastramento que obriga as vítimas a padecer num processo com pelos menos 15 etapas, lidando com siglas como CPF, CEP, NIT, GRF, DIRF, DAE, PIS, e FGTS.
Se o CPF de um empregado estiver suspenso, ele deverá ir a uma agencia do Banco do Brasil, da Caixa ou dos Correios e a audiência custará R$ 7. As agencias do Poupa Tempo não fazem esse serviço. Claro, o cidadão não tem o que fazer e, portanto, não há por que lhe poupar o tempo.
O empregador deve ter à mão suas declarações de Imposto de Renda de 2014 e 2015. O empregado que já estiver registrado no FGTS deve informar a data em que se inscreveu. Para os çábios, essa é uma data inesquecível, como o 7 de setembro.
Mesmo que o infeliz tenha a sua vida organizada, ao preencher os formulários pode receber a seguinte mensagem:
“Ocorreu um erro, informe o ticket do erro aos administradores.”
Afora o mau português, o tal ticket podia ser o seguinte:
“2015110113714DU1WTPZGE4”
Noutra travada, a mensagem disse:
“Não foi possível efetuar a operação. Por favor, tente de novo mais tarde. Anote o número do ticket, ele será solicitado pela Central de Atendimento.”
Em muitas ocasiões a Central simplesmente não atendia.
O sistema encrencou desde o primeiro dia. O sujeito fazia tudo direito, recebia uma senha, e ela era imprestável.
Toda essa burocracia derivou da inépcia, da megalomania e do autoritarismo. Da inépcia porque trava. Da megalomania porque embutiram um censo socioeconômico dos trabalhadores domésticos no que deveria ter sido um simples cadastro. Do autoritarismo porque o çábios tiveram 18 meses para organizar o site e deram seis dias aos cidadãos para cadastrar os empregados. (Se alguém estiver de férias, dançam todos.) A doutora já deixou 28 embaixadores estrangeiros na fila para a cerimônia de entrega de credenciais. Alguns esperaram por mais de um ano, mas na hora de botar os outros para trabalhar, os prazos do seu governo são curtos, com direito a multa.
Encrencas com sistemas fazem parte da vida. Em 2013, o presidente Barack Obama passou pelo vexame de ter colocado no ar um site bichado. Humildemente, pediu desculpas.
O governo não pode dizer que a lambança é coisa da elite ou de Eduardo Cunha. Não se deve esperar que a doutora peça desculpas, mas seria razoável que, já na segunda-feira, tivesse estendido o prazo para preenchimento do cadastro. Só um doido poderia pensar que os çábios trabalham num feriado.
Dilma Rousseff deve reler o que diz. Em junho de 2014 (ano eleitoral) ela informou:
“A burocracia distorceu as necessidades do Estado brasileiro por mais de 50 anos. Para avançarmos, é necessário tornar o Estado brasileiro não um Estado mínimo, como querem alguns, mas um Estado eficiente, transparente e moderno".
Eleita, retomou o tema em janeiro passado. Prometia ação:
“Lançaremos um Programa de Desburocratização e Simplificação das Ações do Governo. Menos burocracia representa menos tempo e menos recursos gastos em tarefas acessórias e secundárias.”

NO RADAR ON LINE
Advogado de Cunha, ex-PGR constrange procuradores
04/11/2015 às 10:05
Antonio Fernando: dublê de ex-PGR e advogado
Causou constrangimento em muita gente a presença do ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza num resort em Caucaia (CE) no último fim de semana.
No local acontecia o 32º Encontro Nacional dos Procuradores da República e contou com a presença dos integrantes da força-tarefa da Lava-Jato, que tem o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), como um dos denunciados.
Como Souza é o principal advogado de Cunha nos processos, cada vez que ele se juntava a uma roda de conversa, os procuradores pouco a pouco iam se dispersando.
A sorte de Souza foi que o também ex-procurador-geral Roberto Gurgel estava no evento, sendo praticamente sua única companhia durante o encontro.

NO O ANTAGONISTA
Brasil 04.11.15 09:57 Comentários (105)
A juíza Célia Regina Ody Bernardes, que teve a coragem de investigar Lulinhazinho, Gilberto Carvalho, Antonio Palocci e Erenice Guerra, finalmente ganhou uma boa reportagem na imprensa.
O mérito é de Jailton de Carvalho, de O Globo...
A bela Célia Regina, em foto de O Globo
Economia 04.11.15 09:43 Comentários (37)
A produção industrial caiu 10,9% em 12 meses, de setembro a setembro.
Fernando Henrique Cardoso, mais uma vez, vai sugerir que Dilma Rousseff renuncie...
Brasil 04.11.15 09:14 Comentários (30)
A Lava Jato está desvelando a rede de offshores que a Schahin usou para repassar propina à campanha de Lula.
O Antagonista já revelou o fato na semana passada (Veja aqui, aqui e aqui). Hoje ele é confirmado pelo Estadão...
Brasil 04.11.15 09:03 Comentários (55)
O PT manobra para evitar a convocação de Lulinhazinho à CPI do Carf.
Não só Lulinhazinho: há requerimentos para convocar também Gilberto Carvalho e Erenice Guerra...
Brasil 04.11.15 08:50 Comentários (19)
A Petros é um feudo do PT e da CUT.
Jacó Bittar foi presidente de seu conselho deliberativo...
Brasil 04.11.15 08:38 Comentários (28)
A Folha de S. Paulo diz que o rombo da Petros terá de ser coberto, a partir de 2017, pelos funcionários e pelos pensionistas da Petrobras.
Outra reportagem do jornal mostra o contrário...
Brasil 04.11.15 08:37 Comentários (36)
A Petros está quebrada.
A Folha de S. Paulo informa que o rombo do fundo de aposentadoria da Petrobras será, em 2015, de 10 bilhões de reais...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA