1ª EDIÇÃO DE HOJE DO "DA MÍDIA SEM MORDAÇA"

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
25 DE OUTUBRO DE 2015
Subserviente à diplomacia paralela do aspone Marco Aurélio Top-Top Garcia, a cúpula do Itamaraty deu instruções à embaixada do Brasil em Caracas para fazer gestões junto ao governo local, a fim de ajudar a produzir uma mentira: negar que o regime de Nicolás Maduro tenha vetado o ministro aposentado Nelson Jobim para presidir a missão de observadores das eleições parlamentares naquele país, em dezembro.
O objetivo do Planalto é desmentir Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, que desistiu de indicar observador brasileiro.
Toffoli não acha confiável a missão de observadores de uma “Unale”, entidade simpática ao chavismo, e decidiu não enviar observador.
Para Toffoli, a missão de observadores da eleição venezuelana seria confiável se chefiada por Nelson Jobim, imune às pressões de Maduro.
Ligado à semi-ditadura da Venezuela, o presidente da Unasul, Ernesto Samper, substituiu Jobim pelo ex-terrorista montonero Jorge Taiana.
O silêncio da ex-senadora Marina Silva, dona do recém-criado Rede, avaliza as barbeiragens da presidente Dilma. Com uma bancada de deputados formada por integrantes da base de apoio ao governo, incluindo quatro ex-petistas, o Rede acionou o Conselho de Ética contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, mas só se posicionará sobre “pedaladas” e impeachment após “análise rigorosa dos fatos”.
Políticos experientes suspeitam que a adesão de vários parlamentares governistas ao Rede foi produto de articulação do Palácio do Planalto.
Agora estão no Rede o ex-petista e dilmista Alessandro Molon (RJ) e Eliziane Gama (MA), ex-PT e ex-PPS.
Miro Teixeira, ex-PMDB/PT/PDT/PPS/Pros e agora no Rede, até se irritou na TV numa discussão sobre impeachment. Ele é contra.
A oposição tenta viabilizar o impeachment de Dilma, após o Supremo Tribunal Federal suspender o rito fixado por Eduardo Cunha. A ideia é repetir as manifestações de rua. Os protestos do próximo dia 15, sob o lema “Natal sem Dilma e sem Cunha” prometem ser movimentados.
O orçamento com déficit bilionário deixou deputados perdidos e forçou contratação de professor de orçamento público, para ensinar a subtrair e dividir a quem só faz conta de somar e multiplicar gastos e privilégios.
O Planalto aposta na pressão dos governadores e agora dos prefeitos para aprovar a CPMF. Mas deputados governistas acham que nenhum deles vai defender a proposta às vésperas das eleições municipais.
De Vanderlei Macris (PSDB-SP) sobre o dilema de Eduardo Cunha: “Se ele vai para o lado do impeachment, o governo o mata. Se fechar com o governo, a oposição o abandona”.
Político cordial e decente, o deputado Paulão (PT-AL) sofre o desgaste da gatunagem revelada nos governos da era petista. Ele é o campeão da rejeição (28,4%), em eventual disputa pela prefeitura de Maceió.
O deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) acredita que Eduardo Cunha encerrou a semana fortalecido, “zerando o jogo”. Porque o impeachment de Dilma depende exclusivamente do peemedebista.
A bancada do PSDB na Câmara tem sido acusada de fazer corpo mole em relação ao impeachment. Os tucanos insuflam os demais partidos de oposição, mas não querem assumir a autoria do impeachment.
O Palácio do Planalto aposta no projeto de repatriação de recursos para superar a crise financeira. A Receita Federal estima que R$ 150 bilhões voltarão para o Brasil, o que pode trazer alívio ao governo.
... enquanto o México foi avisado e se preparou para o furacão Patrícia, o Brasil sofre há meses com os devastadores furacões Dilma e Cunha.

NO DIÁRIO DO PODER
AÇÃO OU INAÇÃO IGUAL A REJEIÇÃO
Carlos Chagas
Nem impeachment de Dilma nem cassação de Eduardo Cunha. Ambos manterão seus mandatos. Essa previsão é a pior que poderia ser feita, pois a rejeição nacional atinge os dois. A presidente da República não pode mais deixar seus palácios nem dirigir-se à população pela TV, com risco de vaias, agressões verbais e panelaços. Fora inaugurações bissextas onde claques contratadas substituem participantes espontâneos, e além dos passeios matinais de bicicleta, cercada por seguranças, Madame parece habitar outro planeta.
Quanto ao presidente da Câmara, até no Salão Verde obriga-se a transitar blindado de permanente guarda pessoal encarregada de afastar grupos hostis, até mesmo de deputados oposicionistas. Nem Cunha nem Dilma aproveitam as naturais benesses do poder concedidas em tempos normais pela popularidade inerente às suas funções. São proscritos. Presos em gaiolas de ouro, até de cantar estão proibidos.
A indagação é se o exercício da função pública vale tanto. Manter afastada a sociedade em vez de integrar-se nela exprime a maior das contradições a que são obrigados para preservar a própria sobrevivência, senão política, que já não existe, ao menos a física. Tudo ao redor deles é artificial. Estão colhendo o que plantaram. Num exemplo: por antecipação, sofrem com o comparecimento à inauguração e ao encerramento das Olimpíadas do próximo ano. E a qualquer outra festa popular, religiosa ou patriótica. Comparecer a comícios, andar pelas ruas, frequentar restaurantes ou olhar o comércio, nem pensar.
Este longo preâmbulo se faz a propósito das incertezas da prática política. Não faz muito, apenas um ano, Dilma era reeleita com 35 milhões de votos, aplaudida onde aparecesse. Cunha entrava sob palmas e exortações de apoio toda vez que assumia a presidência das sessões da Câmara. O diabo, no caso do deputado, é que há muito já era o vigarista especializado em negócios escusos, assaltos à Petrobras e aplicação de dezenas de milhões em contas secretas na Suíça. Quanto à presidente da República, quem duvida de que desde o primeiro mandato sabia e tolerava a roubalheira incrustada ao seu redor? Tanto faz se pela ação dele ou pela inação dela o país mergulhou no despenhadeiro. A rejeição atingiu os dois. Aliás, atinge muito mais gente.

NO BLOG DO CORONEL
SÁBADO, 24 DE OUTUBRO DE 2015
Em reunião com a direção nacional do MST (Movimento dos Sem Terra) neste sábado (24), Lula disse que está muito "irritado" com a citação de seus familiares na Operação Lava Jato.O ex-presidente desabafou ao afirmar que antes tinha que ficar defendendo o PT e hoje precisa responder também a acusações envolvendo sua família. E há, sem dúvida, muito a explicar. Acabam de revelar que o seu amigo Bumlai, além de comprar o apartamento da nora com dinheiro de propina, ainda montou a cozinha.
POSTADO POR O EDITOR ÀS 16:54:00

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
24/10/2015 às 18:44 \ Opinião
Publicado na versão impressa de VEJA
J. R. GUZZO
O deputado Eduardo Cunha, pelo que estabelecem as leis da balística, foi a pique. O casco continua acima da água, mesmo porque navios da classe “Cunha” custam a afundar, mas acertaram o homem a meia-nau com um míssil de última geração, desses com ogiva capaz de socar 1 000 quilos de TNT no lombo do alvo, e tiros assim causam naufrágio ─ imediato ou em câmera lenta. Essas coisas têm de ser ditas com cuidado, claro, porque estamos no Brasil, e no bioma político brasileiro já foi observada diversas vezes a existência de uma espécie de indivíduo que não obedece às determinações da ciência: trata-se, como todo mundo sabe, de gente que deveria estar morta para a vida pública, mas continua viva.

NO O ANTAGONISTA
Brasil 25.10.15 09:55 
No Estadão, Pedro Venceslau complementa Vinicius Torres Freire, da Folha. Apesar de todo o discurso sobre um 2015 mais complexo, as eleições de 2014 soavam otimistas perto da realidade desmascarada menos de um ano depois. A avaliação...
Brasil 25.10.15 09:37 Comentários (16)
Ainda na reportagem sobre as 69 prefeituras perdidas pelo PT, a Folha conta o caso de Edson Raminelli, prefeito de Boa Esperança do Sul. A exemplo de Ricardo Bocalon, que administra Itupeva, também do interior de São Paulo, ele se filiou ao PSB. Como motivo...
Brasil 25.10.15 09:26 Comentários (27)
Um ano atrás, em 26 de outubro de 2014, Dilma Rousseff foi reeleita presidente da República.
Quem se lembrou da data funesta foi Vinicius Torres Freire, da Folha de S. Paulo...
Brasil 25.10.15 09:26 Comentários (9)
O sucateamento dos quadros petistas ocorre com mais intensidade em São Paulo, onde o partido viu sumir mais de 27% dos seus prefeitos, mas o fenômeno é perceptível por todo o país. A reportagem da Folha relembra que o PT perdeu recentemente a única capital nordestina...
Brasil 25.10.15 08:53 Comentários (15)
O PT perdeu 11% dos prefeitos que elegeu em 2012, segundo a Folha de S. Paulo.
“Dos 619 petistas vencedores das últimas eleições municipais em todo o país, 69 haviam deixado a legenda até este mês. O movimento é mais forte em SP, onde o partido perdeu 20 de 73 prefeitos”...
Brasil 25.10.15 08:18 Comentários (46)
Os leitores de O Antagonista se lembram daquela nota encontrada no caderno vermelho de José Dirceu:
"Depósito avião: Lula"...
Voando baixo
Brasil 25.10.15 07:56 Comentários (34)
Um ministro de Dilma Rousseff disse à Veja:
“Em diversas ocasiões, Bumlai trabalhou em nome do ‘Barba’. Mas também usou o nome do ‘Barba’ sem que o ‘Barba’ tivesse autorizado”...
Brasil 25.10.15 07:16 
Sabe-se que José Carlos Bumlai pagou 152,5 milhões de reais por 50% da Usina São Fernando porque o negócio, como tantos outros envolvendo o parceiro de Lula, resultou num inquérito policial...
Brasil 25.10.15 07:09 
O Antagonista perguntou ontem à noite: "Se José Carlos Bumlai diz que estava em dificuldades financeiras em setembro de 2011 e que por isso recorreu ao suposto empréstimo de Fernando Baiano, como ele conseguiu comprar no mês seguinte os 50% que o grupo Bertin detinha na usina São Fernando?".
Outra pergunta: Sabe qual foi o valor do negócio?
Sociedade 25.10.15 01:26 
A partir de hoje, se quiser comentar as notícias publicadas por nós, você necessariamente deverá fazê-lo por meio do Disqus. Com isso, a nossa área de comentários poderá, enfim, ter moderação, a fim de que o debate — e a catarse — corra livre de ofensas e grosserias não raro feitas por elementos pagos para tumultuar...
Brasil 24.10.15 21:25 Comentários (11)
Na entrevista ao Estadão, José Carlos Bumlai nega que tenha intermediado propina à nora de Lula e revela que a empresa citada por Fernando Baiano seria a Transportadora São Fernando...
Brasil 24.10.15 20:57 Comentários (83)
O prefeito Fernando Haddad, que quer trocar o PT pela Rede, foi alvo de chacotas em entrevista ao vivo no teatro da Livraria Cultura. Ao ser chamado de "visionário" pela entrevistadora, a platéia desatou a rir...
Stand up comedy
Mundo 24.10.15 20:18 Comentários (91)
O promotor venezuelano Franklin Nieves abandonou o país e se escondeu com a família. Ele divulgou um vídeo explicando os motivos: Nieves foi pressionado pelo governo de Nicolás Maduro a sustentar provas falsas para justificar a prisão do líder opositor Leopoldo Lopez...
Brasil 24.10.15 19:54 Comentários (45)
A coluna Expresso, da Época, publicou a seguinte nota:
"O novo pedido de impeachmente protocolado pelo PSDB, endossado pelo jurista Hélio Bicudo, tem problemas...
Brasil 24.10.15 19:28 Comentários (61)
No trecho abaixo, José Carlos Bumlai garante aos repórteres do Estadão que não há o menor risco de a Operação Lava Jato descobrir o repasse de R$ 2 milhões para a nora de Lula.
Do jeito que Bumlai fala, parece que, se houve o repasse, ele foi feito de forma a não deixar vestígios...
Brasil 24.10.15 19:05 Comentários (36)
Na entrevista ao Estadão, José Carlos Bumlai confirmou a relação com Fernando Baiano, mas jurou que nenhum dos negócios entre ambos tem relação com Lula ou sua família. As explicações sobre o encontro no Instituto Lula, porém, não convenceram...
Brasil 24.10.15 18:51 Comentários (52)
Na entrevista ao Estadão, José Carlos Bumlai diz que é amigo de Lula, mas nunca fez negócios com o ex-presidente. "Sou amigo dele, sou amigo de festa, de almoço, de aniversários, mas negócio? Não tenho negócio com ele, nenhum negócio que envolva o presidente Lula"...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA