Pular para o conteúdo principal

REFLEXÃO CRISTÃ

Ofensas
"O mal então desapareceria, ficai bem certos."
(Allan Kardec E.S.E. Capítulo XI, Item 12). 
Sem que o desejasse, você foi o veículo inconsciente da animosidade. 
Impensadamente, você plasmou o petardo da infâmia, atirando-o aos ouvidos aguçados de companheiros levianos, que o reproduziram adiante. 
Embora infundada, você repetia a referência que lhe deram. 
Você não pretendia ferir; até mesmo buscava ajudar. Mas feriu. Num momento impensado, atingiu a sensibilidade do amigo que agora lhe volta a face com rancor. 
Certamente, você não acha justo. E não o é. 
Todavia, o tropeço na estrada atira o corpo ao chão. 
O descuido do engenheiro retira a segurança da construção. 
Você dirá que não foi intencional e o diz bem. Não pretendia ultrajar. Mesmo assim, há-de convir em que o pequeno talho na pele é porta aberta à infecção. 
A minúscula picada do anófele injeta o hematozoário da febre palustre. 
Existem almas doentes que preferem recolher calhaus a descobrir as flores da vida. 
Sofrem muito e agravam os próprios sofrimentos, demorando-se encasteladas no "estou com a razão". 
Rogam um mundo de seres perfeitos. 
Amarguram a existência, sorvendo o fel que escorre, abundante, em forma de lágrimas. 
Não conseguem desculpar nem compreender. 
Constrangem-se e fogem, ficando deslocadas. 
Brincam, mas não toleram gracejos. 
Zombam, todavia não admitem apontamentos. 
Merecem e necessitam de compreensão. 
Se algum amigo se afastou, agastado, de seu, círculo, sindique a consciência e, se ela o acusa, busque o companheiro retraído e desculpe-se, enquanto é cedo. 
Não procure saber os motivos do constrangimento. 
Distenda um coração gentil, ofereça ânimo novo, demonstre, com naturalidade, que tudo está como anteriormente. 
Uma expressão delicada consegue milagres. 
Um gesto de escusas representa muito. 
Você não tem o direito de roubar a alegria do próximo. 
Evite, então, qualquer palavra ríspida e esforce-se para reprimir toda referência pouco digna. 
Exercitando-se nas bagatelas de sacrifício, você atingirá o cume do supremo esforço pela paz de nossos irmãos na Terra, coroando de bênçãos seu próprio labor na conjugação do verbo "acertar", verificando que o "mal então desaparecerá". 

Autor: Marco Prisco
Psicografia de Divaldo Franco
Do www.oespiritismo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)