Pular para o conteúdo principal

MAIS UM ESCÂNDALO À VISTA NO GOVERNO PETRALHA

Pesca repassa dados 'inflados' à Presidência e vira alvo da CGU por sobrepreço em contratos
Fiscalização verificou também pagamentos a sete empresas sem comprovação da prestação total do serviço
POR RENATA MARIZ
O Globo - 09/09/2015 6:00 / ATUALIZADO 09/09/2015 8:08
BRASÍLIA - O Ministério da Pesca e Aquicultura divulgou “dados falsos” sobre a produção do setor que foram incluídas na prestação de contas da presidente Dilma Rousseff em 2013 e na mensagem presidencial de 2014, aponta auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) obtida pelo GLOBO. A fiscalização também verificou contratos superfaturados e pagamentos a sete empresas sem comprovação da prestação total do serviço, entre 2012 e 2014.
Embora a área técnica do Ministério da Pesca tenha produzido uma nota técnica recomendando “fortemente” que os dados não fossem divulgados, porque não atendiam “a qualquer padrão técnico-científico”, a pasta encaminhou as informações ao Planalto e também a entidades internacionais, como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Usando os dados inflados, a prestação de contas e a mensagem presidencial de Dilma comemoraram o fato de a produção da pesca e aquicultura brasileira ter atingido mais de 2,4 milhões de toneladas em 2013, ultrapassando a meta de 2 milhões de toneladas de pescados ao ano prevista para ser atingida a partir de 2014.
O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que era ministro da Pesca à época, diz ter divulgado as informações, mesmo diante da nota técnica da pasta reprovando-as, porque confiou nos dados encaminhados pelo governo do Pará, que, segundo ele, divergiam dos números do ministério.
— Acatamos os números oficiais apresentados pela Secretaria de Pesca do Governo do Pará, que a nosso ver tem muito mais acesso aos dados de produção, criação e comercialização de pescado no vasto território paraense do que o pequeno departamento de estatística do Ministério da Pesca, embora experiente e competente — afirmou o senador.
Quanto a irregularidades em contratos verificadas à época em que estava à frente do ministério, Crivella afirma que não se trata de atribuição do ministro, e sim da secretaria-executiva, responsável por questões administrativas da pasta.
ALUGUEL DE CARROS
A maior parte dos problemas verificados se deu na prestação de contas de aluguel de carros. A começar pela licitação, que teria sido, segundo a CGU, direcionada para a empresa Sermatec Assistência Técnica Ltda. Mensagens de e-mail detectadas pelos auditores mostraram que a própria empresa analisava os recursos e a documentação dos concorrentes, encaminhando o parecer ao responsável pelo pregão, que só repassava a resposta às demais firmas.
Análise do serviço prestado pelos 14 carros contratados, sendo 6 de luxo, mostrou diversas irregularidades. Uma ida e volta, do Ministério da Pesca ao Senado, feita em 6,8 km, consumiu 63 km, em 10 de julho de 2014, segundo consta na requisição do veículo. Outra distância incompatível com o trajeto foi verificada do ministério para o Aeroporto de Brasília, feita em 24,2 km, mas que nos registros chegou a 50 km.
A pasta informou que adotou providências contra as práticas da gestão anterior, com diminuição de 52,1% no aluguel de veículos, entre outros gastos. O ministério afirmou também que abriu procedimentos para identificar responsáveis pelas irregularidades e montante de pagamentos feitos sem serviço prestado, para ressarcimento posterior. Contratos com o IBGE e outras entidades estão sendo feitos, completou a pasta, para coletar informações da pesca no país. Renato Samuel, da Sermatec, disse que não há irregularidades na locação de carros, classificando o ministério como “berço de denuncismo, fofoca e baixaria”.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...