LEIA ESTAS

DO O ANTAGONISTA
200 mil contra o STF
Brasil 27.09.15 15:14 Comentários (32)
A propósito do fatiamento da Lava Jato para proteger a Orcrim, o abaixo-assinado contra a tese Toffoli já recebeu quase 200 mil adesões.
Brasil 27.09.15 14:25 Comentários (7)
Ainda sobre a coluna de Dora Kramer: ela está absolutamente correta. Não há a menor chance de dar certo a tentativa de fatiar o PMDB, via "reforma ministerial", atraindo o baixo clero e isolando Michel Temer.
Mas torcemos para que o PT continue a cometer sandices políticas.
Brasil 27.09.15 14:08 Comentários (68)
Rogerio Tadeu Romano, ex-Procurador Regional da República, demoliu na Folha de S. Paulo a “tese Toffoli”, que fatiou a Lava Jato.
Alguns trechos: “É muito estranho que quando a investigação chega próxima a uma auxiliar, próxima à presidente da República, na Casa Civil, o Supremo Tribunal Federal venha intervir modificando entendimento de competência na matéria...
Brasil 27.09.15 13:45 Comentários (65)
A colunista Dora Kramer, no Estadão, deu a seguinte notícia sobre Marta Suplicy...
Brasil 27.09.15 12:01 Comentários (67)
Marcelo Odebrecht fez 100 dias na prisão. Leiam o que publicou o UOL:
Brasil 27.09.15 11:16 Comentários (157)
Na ONU, Dilma Rousseff anunciou que a meta do Brasil é reduzir 37% das emissões de gases até 2025, chegando possivelmente a 43% em 2030. O mundo surpreendeu-se...
Brasil 27.09.15 10:07 Comentários (85)
Hélio Bicudo falou à Veja sobre o impeachment de Dilma Rousseff:
"Ela não governou até agora e não vai governar até o final. A substituição da Dilma dentro de um processo democrático é aquilo que o país espera. O Brasil está paralisado. Não vejo possibilidade de renúncia, pelo histórico dela, mas seria uma boa coisa, abrir as portas para uma nova gestão. Hoje temos uma presidente que não governa e o país precisa de pessoas que governem".
Brasil 27.09.15 10:00 Comentários (26)
A Odebrecht só pode contar com o STF para escapar da Lava Jato.
O Globo informa que "um diretor da Odebrecht está diretamente ligado a uma das provas de pagamento de propina pela empreiteira no exterior a ex-dirigentes da Petrobras...
Brasil 27.09.15 08:27 Comentários (76)
Depois do STF, o STJ. A Folha de S. Paulo deste domingo tem um retrato de Marcelo Navarro, nomeado ao STJ para melar a Lava Jato:
“Navarro é considerado garantista em matéria penal e politicamente articulado. Segundo colocado da lista tríplice, foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff com o aval de Renan Calheiros...
Brasil 27.09.15 08:09 Comentários (52)
Fernando Gabeira deu uma ótima entrevista à Veja. Ele disse:
“O que é mais traumático para o país? Em uma visão mais imediata, o impeachment, de fato, traz alguns transtornos e solavancos. Mas a médio e longo prazo, ele é o caminho para a recuperação. A continuidade da Dilma é um não-futuro, uma falta geral de perspectivas...
Brasil 27.09.15 08:01 Comentários (47)
Além de defender Dilma Rousseff e João Vaccari Neto, o presidente do PT, no evento de ontem, defendeu também a candidatura de Lula:
"Nas ruas, nas praças, nós vamos defender o mandato legítimo da Dilma, nós vamos evitar que haja golpe e nós vamos preparar o caminho para continuar com nosso projeto nacional, tendo à frente, de preferência, em 2018, o presidente Lula"...
Brasil 27.09.15 07:51 Comentários (33)
O presidente do PT, Rui Falcão, estava desolado com o fracasso do ato de apoio a Dilma Rousseff, que ontem reuniu apenas 500 pessoas. Ele disse:
"Precisamos mobilizar mais gente. Mas eu sei que quem passou aqui tem compromisso de luta”...

DO PORTAL DA VEJA
Ministério Público quer saber quem paga viagens de Lula
Investigação sigilosa corre no Núcleo de Combate à Corrupção (NCC) do Ministério Público Federal do DF
27/09/2015 às 09:57 - Atualizado em 27/09/2015 às 09:57
Com o governo Dilma Rousseff ladeira abaixo, empurrado pela repercussão da Operação Lava Jato e pela Economia em queda livre, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, no final de agosto, que estava de volta à lida. "Voltei a voar", disse Lula. Mas, na verdade, o ex-presidente jamais "desembarcou" de sua atuação política e de vendedor de suas ideias sobre o País.
Os detalhes dessa sua intensa agenda de viagens nacionais e internacionais nos últimos anos estão em fase final de coleta de informações na investigação sigilosa que ocorre no Núcleo de Combate à Corrupção (NCC) do Ministério Público Federal do Distrito Federal.
Enquanto Lula abre suas asas sobre o País, o MPF-DF ajusta o radar exatamente na direção dele. Os procuradores querem saber quem paga a conta do sobrevoo continental do ex-presidente e suas consequências.
Levantamento do Instituto Lula aponta que, de 2011 a 2014, ele não economizou tempo e presença visitando boa parte do planeta. A maratona aérea teve 174 reuniões, nas quais Lula se encontrou com 107 chefes de Estado, autoridades, empresários e dirigentes de organismos multilaterais e organizações sociais, 63 deles no Brasil e 111 no exterior.
Neste período, Lula amealhou 28 títulos e tem uma lista de mais 65 outorgados a receber. Contando a despesa com passagens aéreas somente de 2013, 2014 e 2015, o ex-presidente gastou, a preços de classe econômica, cotados nesta semana em empresas aéreas, cerca de R$38.000,00 - o que chega a cerca de R$152.000,00.
Em ofício de maio, a procuradora do NCC, Mirella de Aguiar, que está afastada por licença maternidade, assinou pedido de apuração da movimentação de Lula pelo mundo para "aferir-se se encontram adequação típica no ordenamento jurídico nacional, caso em que poderá ser instaurada ou requisitada investigação". A procuradora substituta indicada, Anna Carolina Resende Maia Garcia, porém, não pretende assumir a tarefa tão cedo e permanece na Procuradoria-Geral da República trabalhando na equipe do procurador-geral, Rodrigo Janot.
O caso das viagens de Lula ganhou peso no Núcleo de Combate à Corrupção em julho, quando o procurador Valtan Timbó Martins Furtado, interino no 1º Ofício, fez andar despacho sobre uma Notícia de Fato (NF 3.553/2015) solicitada pelo procurador do 4º Ofício, Anselmo Lopes, que recolheu material de imprensa sobre as viagens de Lula e as relações dele com empreiteiras investigadas na Lava Jato. A canetada de Furtado transformou a Notícia de Fato, de Lopes, em Procedimento de Investigação Criminal (PIC), ato que, segundo o MPF, corresponde a um inquérito na esfera da Polícia Federal.
A investigação quer "elucidar suspeitas" de ligações do ex-presidente com empresas patrocinadoras de viagens e compradoras de palestras. Furtado, que não comenta o processo, já sofreu uma ação movida pelo "investigado". Mas a representação foi arquivada.
O PIC determinou que a DAG Construtora e a Odebrecht expliquem preços de passagens e custos de viagem ao Caribe e à África, assim como entreguem as listas de passageiros desses voos. Pediu ainda ao chefe da Delegacia Especial do Aeroporto Internacional do Distrito Federal, da Polícia Federal, os registros de entrada e saída de Lula e do ex-diretor da Odebrecht, Alexandrino de Alencar, assim como dados sobre voos privados (jatinhos). A Odebrecht entregou os dados no dia 22 de agosto. A Líder não comenta o caso, que corre em sigilo a pedido do Instituto Lula, do BNDES e do Itamaraty.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA