LEIA ESTAS NA MÍDIA SEM MORDAÇA

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
31 DE AGOSTO DE 2015
Em resposta à saída do vice-presidente Michel Temer da articulação política do governo, a presidente Dilma vai instituir um “grupo de trabalho” para acompanhar a distribuição de cargos e a liberação de emendas parlamentares. Em reunião de coordenação política, Dilma reconheceu que os cargos prometidos não chegaram à base de apoio do governo: houve acordo com a cúpula dos partidos aliados, mas os parlamentares não foram contemplados. É o maior motivo da crise.
O governo prometeu fazer um levantamento, por parlamentar, para saber o que está emperrado. Mas o ceticismo é grande na base.
Dilma pretende conter a insatisfação de deputados e senadores da base aliada e retomar o diálogo com o Congresso.
Foi motivo de piada o escolhido por Dilma para coordenar a liberação dos cargos: o ministro Aloizio Mercadante fará acompanhamento.
O descumprimento de acordos, como a liberação de cargos, foi um dos motivos pelos quais o vice-presidente abandonou a articulação política.
Responsável por forjar a modalidade “político poste”, o ex-presidente Lula se depara com a perda de seu capital político. A declaração, na sexta, de que Lula volta em 2018 “se necessário” não espantou a oposição. No auge da popularidade, em 2010, Lula sacou a então ministra Dilma, que foi eleita e reeleita presidente, mas os postes de Lula, acossado por uma série de escândalos do PT, perderam luz.
No Recife, em 2012, Lula abandonou o fiel escudeiro Humberto Costa (PT) para não se vincular à derrota certa para Geraldo Júlio (PSB).
Em Minas, Lula engoliu a aliança entre petistas e tucanos que reelegeu Márcio Lacerda (PSB). Foi considerada uma vitória de Aécio Neves.
Em 2014, perderam os candidatos lulistas Alexandre Padilha (SP), Lindbergh Farias (RJ), Gleisi Hoffmann (PR) e Armando Monteiro (PE).
O repentino retorno do “fantasma” da CPMF, o imposto sobre cheques, em meio à mais grave crise brasileira do milênio, só serviu para uma coisa: trocar a discussão no Congresso de impeachment para impostos. O governo adorou, mas nem o PT apoia a proposta de Dilma.
A vontade expressa de Lula de voltar a ser candidato a presidente, em 2018, a mais de três anos da eleição, também é assunto na Esplanada: muitos estranharam a estranha antecipação e não engoliram a lorota.
Alas do PT falam línguas diferentes. A facção “Mensagem ao Partido”, do deputado Alessandro Molon (RJ), apoia o movimento “Fora, Cunha”, contra a orientação da facção majoritária de Lula, que prega “cautela”.
“O governo Dilma quer arrumar um sócio para a crise, quer dividir a responsabilidade”, afirma o deputado Paulinho da Força. Segundo ele, o Solidariedade não desembarcará do apoio a Eduardo Cunha.
Quem segura o PSB com um pé na base de apoio do governo Dilma é o senador Fernando Bezerra (PE). Mas até ele já não tem força para segurar a bancada. As principais vozes da insatisfação são Rodrigo Martins (PI), Tereza Cristina (MS) e Luciano Ducci (PR), na Câmara.
Aldo Rebelo pode deixar o ministério de Ciência e Tecnologia para abrigar aliados espinhosos do governo. O acerto ainda engatinha, mas vem sendo costurado entre Planalto e a cúpula nacional do partido.
A Função Comissionada de Coordenação de Curso foi criada por Dilma em 2012 com 4,3 mil cargos, mas, em apenas três anos, já dobrou de tamanho e tem hoje 8,7 mil vagas de confiança.
O vice-presidente Michel Temer reclamava com empresários do sectarismo do PT. Segundo ele, o partido de Dilma não admite dividir o protagonismo com aliados. E Aloizio Mercadante adora boicotá-lo.
... o Brasil vai superar a crise com “amor no coração”, segundo Dilma, mas sem dinheiro, sem emprego e sem estabilidade.

NO O ANTAGONISTA
Brasil 31.08.15 06:41 Comentários (1)
Demorou demais, como tudo no Brasil, mas a fraqueza de Joaquim Levy - o homem do saber, segundo a Veja; o homem que se ajoelha para o poder, segundo O Antagonista - finalmente foi reconhecida por todos...
O homem que não serve para nada
Brasil 31.08.15 06:12 Comentários (14)
Alexandre Romano, o Chambinho, preso na Pixuleco 2, decidiu fazer um acordo de delação premiada com a Lava Jato, informa Lauro Jardim.
Ele prometeu entregar Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann...
Pufff...
Economia 31.08.15 06:06 Comentários (21)
O déficit primário em 2016 será de 0,5% do PIB. Diz o Valor:
“É a primeira vez na História contemporânea que um governo não consegue fechar as contas para o exercício posterior e apresenta um projeto de lei com desequilíbrio fiscal”.
Mas é ainda pior do que isso...
Prepare-se
Brasil 31.08.15 05:00 Comentários (10)
Palocci? Onde está Palocci? Procurem debaixo da cama. Procurem dentro do armário.
Melhor ainda: procurem na sede da VTPB ou no gabinete de Rodrigo Janot.
Brasil 30.08.15 23:03 Comentários (2)
O governo enviará ao Congresso a proposta de Orçamento de União de 2016 com previsão de déficit. Como a ideia de recriar a CPMF foi enterrada, não restou à equipe econômica outra saída. A "receita futura" que poderia ser obtida com o imposto cobriria o rombo, ao menos do ponto de vista formal. Sem ela, é preciso lidar com a realidade.
Assessores do governo garantem que o orçamento será realista e transparente. O Antagonista não acredita em assessores do governo que tentam criar manchetes positivas, geralmente usadas para maquiar alguma traquinagem maior.
Brasil 30.08.15 22:40 Comentários (18)
A imprensa teve que trabalhar no domingo à noite. Depois de publicarmos a exclusiva com Gilmar Mendes, a Folha foi atrás para conseguir dele as mesmas declarações. Não precisava o esforço de reportagem, era só citar o Antagonista.
Brasil 30.08.15 22:22 Comentários (29)
Na visão de Rodrigo Janot, o TSE é um protagonista exagerado do espetáculo da democracia. Na verdade, Janot é um protagonista exagerado do espetáculo do totalitarismo petista. Mas este post não é sobre Janot...
Noronha poderá mostrar a Janot o real "espetáculo da democracia"
Brasil 30.08.15 20:25 Comentários (219)
Para Gilmar Mendes, a "pacificação social" proposta por Rodrigo Janot em seu parecer é a tentativa de criar uma espécie de "doutrina Dilma", pela qual a Justiça Eleitoral deixa de ter qualquer relevância. "Por essa 'doutrina Dilma' não poderá mais haver impugnação de qualquer mandato, seja de prefeito, governador ou senador"...
Brasil 30.08.15 19:51 Comentários (240)
O ministro Gilmar Mendes falou ao Antagonista agora à noite. Ele está indignado com o arquivamento do caso da gráfica fantasma e acha que Rodrigo Janot se desviou da função de chefe do Ministério Público. "Janot deve cuidar da Procuradoria Geral da República e não atuar como advogado da presidente Dilma".
Para o ministro, o caso continua a merecer investigação. "A VTPB recebeu R$ 23 milhões, mas não tem funcionários nem equipamento. Pode haver outros crimes, inclusive fiscais e previdenciários. Houve fraude dentro da campanha".
Gilmar Mendes diz que Janot extrapolou na função de procurador
Brasil 30.08.15 19:33 Comentários (75)
O ministro José Eduardo Cardozo foi à Avenida Paulista na hora do protesto do Pixuleco e teve a oportunidade de comprovar in loco o teor democrático da manifestação.
Cardozo testando sua popularidade.
Brasil 30.08.15 19:24 Comentários (93)
Nestor Cerveró prometeu à força-tarefa da Lava Jato apontar a participação de Lula e Dilma na negociata de Pasadena, mas se recusa a entregar o que sabe sobre Edison Lobão, Renan Calheiros e Eduardo Cunha. Esse impasse tem atrasado a celebração de um acordo firme de cooperação.
Brasil 30.08.15 19:03 Comentários (188)
Rodrigo Janot arquivou o caso da gráfica fantasma, mas o assunto está longe de ser encerrado. Agora à tarde, os líderes da oposição na Câmara divulgaram uma nota com duras críticas à postura de Janot, que "parece querer dar lições ao TSE e às oposições".
No texto, os deputados Rubens Bueno (PPS), Carlos Sampaio (PSDB), Arthur Maia (SD) e Mendonça Filho (DEM) afirmam que a "pacificação social", aludida pelo procurador, "só virá quando não pairarem dúvidas sobre os métodos utilizados" por Dilma para vencer a eleição.
"O voto, como disse corretamente o ministro Joao Otávio de Noronha, do TSE, garante a presunção da legitimidade, que só será confirmada quando da decisão final da Justiça Eleitoral", diz a nota.
Eis a íntegra...
O que o PT não pede chorando que Rodrigo Janot não faz sorrindo
Brasil 30.08.15 17:56 Comentários (46)
Veja a principal manchete do Guardian: "Rolls-Royce sob investigação por escândalo de corrupção da Petrobras".
Não, não se trata do Rolls-Royce de Fernando Collor, e sim das turbinas dos navios do Estaleiro Atlântico Sul.
O Guardian disse que a Rolls-Royce, que negou ter participado do esquema do Petrolão quando foi denunciada por Pedro Barusco, em fevereiro, agora mudou de postura e está colaborando com a Lava Jato...
A mensagem é clara: Basta!!
Brasil 30.08.15 15:49 Comentários (124)
Pixuleco movimenta a economia.
Ele agora é vendido por 9 reais, em forma de adesivo. São necessários 33 mil adesivos do Pixuleco para comprar uma palestra de Lula.
33 mil vezes mais barato do que o original


NO DIÁRIO DO PODER
31-8-2015
O VÔO DA DILMA
Carlos Chagas
Voltaire surpreendeu amigos e admiradores ao declarar que invejava duas coisas, nos pássaros: a ignorância diante dos acontecimentos futuros e daquilo que se dizia a respeito deles.
Com todo o respeito, mas ao mandar anunciar a nova CPMF, a presidente Dilma não conseguiu prever a avalancha de rejeições por parte dos políticos, empresários, trabalhadores e até ministros de seu governo? Em paralelo, ignora o que o país inteiro anda falando dela, depois de mais essa proposta absurda e deletéria?
Em meio à crise que leva o Brasil para as profundezas, Madame imaginou que conseguiria sensibilizar a opinião pública para aceitar mais um imposto sobre cheques expedidos para pagamento de outros esbulhos? Por acaso deixou de considerar que contra a sua proposta seria formada uma frente ampla de protestos?
A gente fica pensando até onde voará essa ave perdida nos céus do Brasil. Provenham dela ou do ministro Joaquim Levy, cada proposta para conter a crise assemelha-se a nova ascensão nas nuvens da insensatez. Da redução de direitos trabalhistas ao corte nos salários como forma de evitar o desemprego, do aumento de encargos financeiros para as empresas à elevação dos juros, só falta mesmo revogar a Lei Áurea. A cada semana multiplica-se o número de desempregados. Já são oito milhões e meio, conforme números maquiados pelo próprio governo.
O déficit de moradias populares só não é maior do que a falta de atendimento na Saúde Pública. A inflação encosta nos dois dígitos, a produção cai enquanto cresce a importação de supérfluos.
Não se debitará exclusivamente a Dilma o conjunto de dificuldades que nos assolam, mas se ela continuar voando corre o risco de desaparecer na estratosfera.
GOVERNADORES EM PÂNICO
Apesar de partidária e regionalmente dispersos, os governadores parecem próximos de uma articulação capaz de poupar-lhes os mandatos. Porque do jeito que as coisas vão não sobrará nenhum, dos candidatos à reeleição aos já reeleitos, agora imaginando uma cadeira de senador. As eleições de 2018 constituem preocupação nem tão longínqua assim. Realizadas hoje, por hipótese, não poupariam nenhum. Como recuperar-se? Ficando longe de Brasília...

DOAÇÕES DE CAMPANHA
RELATORA APONTA 15 IRREGULARIDADES EM CAMPANHA TUCANA
ENTRE ELAS, DOAÇÕES DA ODEBRECHT E CONSTRUBASE: R$ 3,75 MILHÕES
Publicado: 30 de agosto de 2015 às 11:36
A ministra Maria Thereza de Assis Moura, relatora do processo que examina a prestação de contas da campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), solicitou ao tucano informações sobre 15 supostas irregularidades detectadas nos documentos entregues à corte.
Entre elas estão doações feitas pelas empreiteiras Odebrecht e Construbase que somam R$ 3,75 milhões. A assessoria de imprensa do PSDB afirma que todos os questionamentos foram respondidos e as doações, contabilizadas. Segundo os tucanos, as irregularidades apontadas pelo TSE são falhas contábeis.
De acordo com a assessoria técnica do tribunal, Aécio repassou para o PSDB uma doação de R$ 2 milhões da Odebrecht, mas não registrou a transferência na prestação de contas. A empresa é investigada na Operação Lava Jato e doou R$ 8 milhões à campanha do tucano e R$ 16,7 milhões ao comitê da presidente Dilma Rousseff.
"O comitê financeiro nacional para presidente da República do PSDB registrou em sua prestação de contas o recebimento de doação de R$ 2 milhões, efetuada pelo candidato, no entanto, não há o registro da transferência na prestação de contas", afirma o relatório técnico da Justiça Eleitoral.
O TSE aponta também uma diferença entre o valor declarado pela campanha e o montante efetivamente doado pela construtora Construbase. O candidato tucano recebeu R$ 1,75 milhão, mas declarou R$ 500 mil.
Infrações 
Além disso, de acordo com o tribunal, a campanha tucana deixou de declarar R$ 3,9 milhões em doações estimáveis (na forma de serviços prestados) que só foram contabilizadas na prestação de contas retificadora.
Das 15 irregularidades detectadas pelo tribunal, pelo menos três foram consideradas infrações graves. Elas dizem respeito a doações recebidas antes das prestações de contas parciais e que só foram registradas nas prestações finais, somando mais de R$ 6 milhões.
Tanto no caso dos R$ 3,9 milhões declarados apenas na prestação retificadora quanto no das três infrações graves, o tribunal quer saber por que a campanha de Aécio não contabilizou a entrada das receitas nos prazos estipulados pela legislação eleitoral. O senador tucano, presidente nacional do PSDB, foi derrotado pela presidente Dilma Rousseff no 2.º turno da disputa presidencial em 2014. (AE)

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
31/08/2015 às 7:31
A hipocrisia dos petistas e de seus colunistas amestrados é mesmo asquerosa. É irritante vê-los todos ofendidos por causa do Pixuleko, o boneco inflável em que Lula aparece vestido de presidiário. Parece que se está chutando a santa, numa atitude iconoclasta em sentido religioso mesmo. Não! A única iconoclastia foi cometida por quem meteu a faca no… ícone! Qual é a dos petistas?
Vejam esta foto de Juca Varella (FolhaPress)
Quem é esse? É uma tentativa de representar Fernando Henrique Cardozo em 1998. Quem patrocinou o protesto? O PT e a CUT. O que eles pediam? “Fora FHC”! Alguma suspeita ou acusação de que o presidente, então, tivesse cometido crime de responsabilidade? Nem a mais remota. FHC não tinha nem um mês à frente do novo mandato, e Tarso Genro, à época um figurão do PT, defendeu em artigo na Folha o seu afastamento.
Ninguém foi lá bater nos petistas. Ninguém os chamou de golpistas. Ninguém tentou confronto de rua. Consta, informa Folha, que os companheiros disseram ter gastado R$ 32 mil para fazer aquele troço em 1998. Eu, hein!? Já era um caso, acho, de superfaturamento até entre a companheirada. Não vale! FHC foi malhado depois.
Vejam esta outra imagem, de Joel Silva, da Folhapress.
Trata-se de um protesto de policiais civis, em 2013, que contou com o apoio do PT, por elevação de salários. Na foto abaixo, de novo, o governador é alvo, aí por causa da crise hídrica. Notem quem assina a faixa: MTST, um dos muitos esbirros do petismo. E isso tudo sempre foi chamado por aquilo que é: liberdade de expressão.
Outra foto.
Em 2005, PSOL, PSTU, PCB, PDT e até o Prona organizaram um protesto em Brasília. Vejam ali o Lula caracterizado como traidor e associado a Collor.
Ora, quando grupos que pedem o impeachment de Dilma resolvem fazer um boneco de Lula caracterizado como presidiário, aí os petistas se comportam como santinhas no lupanar? Tiram ares de ofendidos?
Então só as esquerdas têm licença para fazer graça, caricatura e ironia? Então só elas têm o privilégio de criar pechas, de maldizer, de escarnecer? Então a linguagem do protesto é domínio exclusivo de “companheiros” e “camaradas”?
Uma ova! As esquerdas perderam as ruas, e se revelou a sua condição essencial, que é o divórcio do povo. Desde quando esses caras representam a maioria? Enquanto foi possível dar um truque nos brasileiros, escondendo os pés de barro de uma economia condenada a ruir, viveu-se a ilusão de que as esquerdas haviam aprendido alguma coisa.
Mas elas não aprenderam nada. Muito menos a ser tolerantes com a divergência. Continuam querendo bater, espancar, esfolar e, se possível, como fizeram no passado e fazem ainda hoje no comando ditaduras e protoditaduras, matar.
Mas não farão por aqui! Perderam e vão ter de se conformar.
Por Reinaldo Azevedo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA