Pular para o conteúdo principal

O FUTEBOL, A OCRIM E O BNDES

O pai de Neymar, a mãe de Cristiano Ronaldo
Mundo 08.06.15 08:18
A mãe de Cristiano Ronaldo, Dolores Aveiro, foi detida no aeroporto de Madri com 55 mil euros na maleta de mão.
O futebol, realmente, está na pior.
A Ocrim descrita em editorial
Brasil 08.06.15 10:03
Sob o título "O Escândalo é um só", o Estadão traz um ótimo editorial sobre a Ocrim (Organização Criminosa) com registro partidário.
Leia um trecho:
"O mensalão é apenas uma parte -- e uma das menores, hoje se sabe -- do plano de assalto ao Estado protagonizado pelo condomínio que o lulopetismo instalou no poder em 2003. Assim, dez anos passados daquele famigerado escândalo, que mobilizou o País por vários meses e terminou com a prisão de um punhado de réus poderosos, fica muito claro que o episódio não passou de um esquema marginal dentro de uma sofisiticada estrutura montada para rapinar bens públicos, em escala nunca vista na história brasileira."
Exclusivo: antecipamos a investigação do site BRIO sobre o BNDES
Brasil 08.06.15 15:42
Este é o primeiro post sobre a atuação do BNDES petista em cinco países da América Latina: Argentina, Bolívia, Equador, Venezuela e Peru. Em todos eles, empresas brasileiras fizeram negócios -- ou tentaram fazer -- graças a financiamentos generosos feitos com o dinheiro do contribuinte brasileiro.
A série que começa aqui resume a investigação promovida pelo BRIO, um novo site de jornalismo investigativo cujo co-fundador é Fernando Mello, com quem eu (Mario) tive a honra de trabalhar na revista Veja. O BRIO publicará amanhã, em inglês, espanhol e português (www.brio.media/pt/watch-dog), a íntegra das reportagens conduzidas por 17 profissionais, entre repórteres, fotógrafos, infografistas e cinegrafistas.
Fernando Mello e os seus colaboradores tentaram, via Lei de Acesso à Informação, obter os dados dos financiamentos do BNDES a esses países. Técnicos da CGU recomendaram que eles fossem entregues ao Brio, mas um conselho de ministros de Dilma Rousseff deu parecer contrário. Diante da recusa, Fernando Mello teve a ideia de fazer a investigação de "fora para dentro" -- propôs a jornalistas de Argentina, Bolívia, Equador, Venezuela e Peru que se debruçassem sobre os projetos irrigados pelo BNDES. Para tanto, o Brio contou com o financiamento da Open Society, entidade criada pelo empresário George Soros para aumentar a transparência dos governos e permitir aos cidadãos que os controlem, em especial no nosso subcontinente infeliz.
O resultado do trabalho comprova que o compadrio entre os petistas e os seus congêneres latino-americanos se sobrepôs aos interesses dos diferentes países, que na maioria das vezes o BNDES obedece a critérios exclusivamente políticos para conceder empréstimos e que as empresas brasileiras beneficiadas atuam com métodos inescrupulosos idênticos aos utilizados aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...