Pular para o conteúdo principal

DILMA E O SEU PEDIDO DE SOCORRO

BLOG DO ILIMAR FRANCO - 26.3.2015 8h24m
Os governadores, inclusive da oposição, estão sendo procurados pela presidente Dilma. Ela quer que eles convençam suas bancadas no Congresso a votar contra destaque que inclui os aposentados como beneficiários da MP do Salário Mínimo. Um dos acionados foi Geraldo Alckmin. Dilma diz que a inclusão custará R$ 1,8 bi anuais só para a Previdência, mas também vai gerar custos para o caixa dos estados.
Um incêndio sem fim
O termo usado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, foi “molecagem”. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, fala em “alopragem”. Os adjetivos estão sendo usados no PMDB para o pedido do registro do PL, no TSE, e se referem aos ministros Aloizio Mercadante e Gilberto Kassab. O registro, nos dias em que o governo atua para aprovar as MPs do Salário Mínimo e do Ajuste Fiscal, reforça a desconfiança do PMDB. Na noite de terça-feira, na sala do vice Michel Temer, Renan, o ministro Eduardo Braga (Energia) e o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, protestaram durante duas horas. A relação do PT com o PMDB é um campo minado desde a eleição para presidir a Câmara.
“O Kassab foi o exterminador da oposição. Ele tirou 17 deputados do DEM. Agora ele quer ser o exterminador dos aliados do governo Dilma” (Mendonça Filho, Líder do DEM e autor da lei sancionada que impôs regras para fusão e criação de siglas)
Telefone sem fio
Os ministros Aloizio Mercadante e Gilberto Kassab negaram a conspiração para o vice Michel Temer anteontem à noite. O que chamou a atenção, foi Temer desligar o telefonema para Mercadante e receber uma ligação de Kassab.
Rota de colisão
O senador petista Walter Pinheiro (BA) já cogitou deixar o PT no turbilhão do escândalo do mensalão. Agora, ele estaria sofrendo da mesma tentação, por conta do ajuste fiscal e tendo como pano de fundo o escândalo Petrobras. Os senadores da base aliada relatam conversas com o PDT, que já escancarou as portas do partido para recebê-lo.
Sem hora para acabar
A oposição vai trabalhar para empurrar a CPI da Petrobras, no mínimo, até às eleições municipais. Um tucano sustentou que as irregularidades são “um mundo” de más notícias para o PT e que necessitam de uma investigação de “longo curso”.
Fim da festa na economia
Ao defender o ajuste, o ministro Joaquim Levy brincou com os senadores. Ele disse: “Acabou o paraíso! E o senador Marcelo Crivella sabe o que Deus disse quando isso ocorreu, do suor do teu rosto tirarás teu sustento”. O senador perguntou: “O senhor não está sugerindo que a mulher nos tirou do paraíso”. Risos inundaram a sala.
A cena
Na tribuna do Senado, Paulo Paim (PT) fez discurso ontem criticando o ajuste fiscal da presidente Dilma. No microfone de apartes, o líder do PSDB, Cássio Cunha Lima, e o presidente do DEM, José Agripino, derramavam elogios.
Barra manchada
Desde 2011, o senador Paulo Paim (PT-RS) só pediu para conversar com o ex-presidente Lula uma única vez. Este encontro ocorreu na última segunda-feira. No Instituto Lula, não é boa a avaliação do uso político feito por Paim.
Senadores suplentes, na carona da Lava-Jato, estão cobrando que o STF acelere o julgamento dos senadores titulares que respondem a processos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)