Pular para o conteúdo principal

O PIORO RESULTADO DA BALANÇA

Balança tem pior resultado para outubro em 16 anos
O país registrou déficit comercial de US$ 1,177 bi no mês passado. Com o resultado, o déficit acumulado entre janeiro e outubro soma US$ 1,871 bi
Navios e containers no terminal BTP, no Porto de Santos (Ivan Pacheco/VEJA)
Exportações para a China caíram 43,8% em outubro, aponta Mdic
A balança comercial brasileira registrou déficit de 1,17 bilhão de dólares em outubro, informou nesta segunda-feira (03) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Trata-se do pior resultado para o mês de outubro em dezesseis anos, quando o resultado negativo foi de 1,44 bilhão de dólares, em outubro de 1998.
No acumulado de janeiro a outubro, o déficit somou 1,87 bilhão de dólares. As exportações no ano somam 191,96 bilhões de dólares e as importações, 193,83 bilhões de dólares. Os analistas do mercado financeiro, consultados pelo Banco Central para o boletim Focus, ainda estimam um superávit comercial de 2 bilhões de dólares em 2014.
Apesar de ruim, o resultado do mês passado veio melhor que o esperado pela mediana dos especialistas consultados pela Reuters, cuja projeção era de déficit de 1,40 bilhão de dólares. O resultado negativo é a diferença entre 18,33 bilhões de dólares das exportações e de 19,51 bilhões de dólares em importações. 
Em setembro, o país havia registrado déficit de 939 milhões de dólares, também o pior resultado para o mês em dezesseis anos. 
Exportações — As exportações brasileiras tiveram queda de 19,7% em outubro quando comparadas com a média diária de outubro de 2013. Apenas as vendas externas de manufaturados caíram 30,3% no período. Também houve queda na exportação de óleos combustíveis, automóveis de passageiros e aviões. O grupo de produtos básicos teve uma retração de 15,4%, queda puxada por soja em grão, minério de ferro, milho em grão e minério de cobre. Nos semimanufaturados, houve um recuo de 1%, principalmente por conta de óleo de soja em bruto, ouro em forma semimanufaturada e açúcar em bruto.
As vendas brasileiras em outubro para a União Europeia caíram 40,4%, recuo explicado principalmente pela plataforma de petróleo embarcada no ano passado — operação que não se repetiu em outubro de 2014. As exportações para a Ásia tiveram queda de 25%, sendo que para a China caíram 43,8%. Para o Mercosul, o recuo foi de 22,2% e, para Argentina, de 35,9%. Os embarques no mês passado para os Estados Unidos caíram 0,3%.
Leia também:
Importações — Ainda segundo o Mdic, as importações de combustíveis e lubrificantes tiveram queda de 36,2% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado. A retração ocorreu, de acordo com o Ministério, devido à queda dos preços e das quantidades embarcadas de óleos combustíveis, nafta, petróleo, gás natural e carvão.
No segmento de bens de consumo, a queda foi 14% no mês passado, puxada por automóveis de passageiros, móveis, máquinas e aparelhos de uso doméstico e objetos de adorno. As importações de bens de capital caíram 12% e as de matérias-primas e intermediários tiveram recuo de 9,3%.
As compras brasileiras da União Europeia diminuíram 17,8% e as provenientes do Mercosul tiveram retração de 12,7%. Os produtos vindos da Argentina tiveram queda de 15,5%, enquanto as importações brasileiras vindas dos Estados Unidos apresentaram uma redução de 10,1%. No caso da Ásia, a queda foi de 8,6%.

(com Estadão Conteúdo e Reuters)
Da Veja on line de 03-11-2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)