DE BANCÁRIO A HERDEIRO DO CAIXA DE MENSALEIRO

João Vaccari: de bancário a dono do caixa que foi de Delúbio
Um dos fundadores da CUT, o tesoureiro do PT já teve que responder à acusação de desviar recursos da Bancoop, a cooperativa habitacional dos bancários, para alimentar um caixa dois no partido
POR TATIANA FARAH
O Globo - 10/10/2014 6:00 / ATUALIZADO 10/10/2014 10:15
Caixa-forte: Vaccari, o tesoureiro do PT - Gustavo Miranda / O GLOBO/4-5-2010

SÃO PAULO - João Vaccari Neto não costuma ser contestado. O tesoureiro do PT dá a última palavra sobre o destino do dinheiro do partido e tem grande capacidade de arrecadação, o que lhe confere muito poder nos bastidores da legenda. Só nas eleições deste ano, o PT declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter arrecadado R$ 66,4 milhões. (Veja o infográfico do 'organograma da corrupção')
A denúncia do ex-diretor Paulo Roberto Costa não é a primeira que envolve o nome do secretário petista. Em 2010, quando assumiu a secretaria de finanças do PT, Vaccari foi chamado ao Senado para explicar denúncias de que teria usado recursos da Bancoop, cooperativa habitacional dos bancários, para alimentar um caixa dois no PT. Vaccari presidiu a entidade de 2004 a 2010 e, durante sua gestão, a Bancoop também foi acusada, em inúmeros processos movidos por cooperados, de não cumprir os contratos para aquisição de imóveis. A cooperativa encerrou suas atividades.
VEJA TAMBÉM
Na ocasião, João Vaccari negou todas as denúncias, assim como agora, no caso da Petrobras. Vacinado com o escândalo do mensalão, que envolvia diretamente Delúbio Soares, o tesoureiro da legenda na época das eleições do ex-presidente Lula, o PT decidiu, em 2010, na campanha da presidente Dilma Rousseff, manter separadas as finanças do PT e da campanha. O mesmo sistema foi utilizado nas atuais eleições: Vaccari arrecada para o PT e o deputado Edinho Silva, para a campanha de Dilma.
O tesoureiro petista tem origem sindical, assim como Delúbio, e faz parte da mesma tendência de Delúbio, de Lula e dos ex-deputados José Dirceu e José Genoino, a Construindo um Novo Brasil (CNB), a maior dentro do partido. Foi indicado para dirigir as finanças petistas em 2010 pelo ex-presidente da legenda e ex-presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra. É também muito ligado ao ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, já que os dois construíram suas carreiras como bancários, assim como o ex-ministro Luiz Gushiken, já falecido.
Vaccari foi fundador da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e presidiu o Sindicato dos Bancários nos anos 1990. É lembrado ainda hoje em um imenso painel fotográfico no auditório do sindicato, em que aparece em um carro de som comandando grevistas. Discreto, o ex-bancário evita a imprensa e as conversas de corredor durante as reuniões do diretório nacional petista. Vaccari tem 55 anos e começou a vida sindical aos 20 anos, depois de ingressar no extinto Banespa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA