UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

12.9.14 
HELIO FERNANDES -

A baixaria da campanha de Dona Dilma contra Dona Marina, é de estarrecer. Tudo inverdade, nada surpreendente vindo de quem vem. Mas tudo o que Dona Dilma e seus mitingueiros dizem, é “malfeito”, boato, fácil de desmentir, mas fácil de permitir que muita gente acredite.
Banco Central – Dona Marina prega e defende (e diz que ela e Eduardo Campos conversavam muito sobre o assunto) da independência desse banco, com mandato fixo para o seu presidente. Já informei e revelei: mandato fixo só com emenda constitucional. Vem a “tropa” de Dona Dilma e diz: “A candidata do PSB quer entregar o BC ao Banco Itaú”. (difícil tratar do assunto, parece que defendo o Itaú ou qualquer outro banco).
Privatização da Petrobras - Outro boato que não tem como se sustentar; ninguém, mesmo querendo, conseguirá isso. FHC, que foi o maior DOADOR (a palavra é essa) das riquezas nacionais, entregando quase todas e recebendo em “moedas podres”, um escândalo, queria entregar a Petrobras. Não teve coragem.
Criou então os “leilões” lesivos á empresa, e teve como “seguidora entusiasmada” a própria Dona Dilma. Desde que era Chefe da Casa Civil até lamentavelmente chegar á presidência. Agora, “patrocina” mais boataria sobre o assunto, Mas em oito anos não soube nada da corrupção na empresa. 
Marina-Dilma: ligação com bancos 
Dona Dilma já recebeu mais de R$9 milhões dessa banqueirada para a campanha. Dona Marina agora ultrapassou um pouco os R$4 milhões. Semana passada, Dona Dilma autorizou os bancos, coletivamente, a cobrarem juros de 43 por cento. É muito.
Sem falar que no cheque especial e nos cartões de crédito esses juros chegam de 180 a 250 por cento. É roubalheira, eles dizem que “é juro sobre juro”. Que todos aprendem na escola primária, mas esses esquecem. E essa “herdeira do Itaú”, (só chamam assim) contribuiu para a campanha do prefeito Haddad, e Dona Dilma não se lembra. 
A “gerentona” fracassada 
Uma coisa os mitingueiros oficiais não conseguem emplacar de jeito algum: a eficiência e a competência política e administrativa da presidente. O próprio Lula “chora e se lamenta” no Instituto que leva seu nome, E pergunta para ele mesmo e dessa forma, fica sem resposta: “Como é que eu fui me enganar tanto e acreditar que a Dilma fosse tão boa gente”. Lula, como sempre, não sabia de nada.
O atual Ministro Lobão é dos mais acusados e atingidos na delação premiada do ex-diretor da Petrobras. Já foi acusado várias vezes, nunca trabalhou na vida, como é que pode ostentar tanto e com tanta visibilidade? Não acontecerá nada a ele. Em vez de ser demitido, saiu de ferias.
Foi para o aeroporto de Ferrari, a mesma que usa há muito tempo em Brasília. Sabe que nada acontecerá, sua imunidade é eterna, seus 77 anos valem mais que qualquer coisa. Único problema: é senador até 2018, o filho, seu suplente está perdendo no Maranhão. Quem ficará com o mandato? 
A CPI convocou Paulo Roberto 
Ele vai, pode ficar em silencio, não dizer coisa alguma, ninguém pode obrigá-lo. Seu depoimento para ver se obtém à tão almejada delação premiada. Nada a ver com as duas CPIS, que estavam inteiramente fechadas, só acordaram agora para intimidá-lo. Foi ordem de Dona Dilma, ansiosa de saber até onde ele vai, e quais serão os próximos acusados.
O que Dona Dilma pretende saber: eleitoralmente ela será atingida? Ou apenas chamuscada? Lógico, o ex-diretor dará “um passeio” na CPI, voltará para terminar o que começou. 
A autorização neutra do Ministro do Supremo 
Relator do processo sobre as acusações ao ex-diretor da Petrobras, Teori Zavaski precisava ser ouvido para permitir ou negar que o Congresso tomasse conhecimento do depoimento de Paulo Roberto no pedido de delação premiada.
Tem suficiente tempo de Ministro (no STJ e agora no Supremo), para saber que não tem poderes para invadir a área que esta sendo ocupada soberanamente pelo Ministério Público e pela Policia Federal.
Muitos vibraram, equivocadamente, com a convocação para a CPI e a decisão do Ministro do Supremo. Este autorizou que deputados e senadores “tomassem conhecimento da investigação da operação lava-jato”. Bem longe do depoimento a respeito da delação premiada.
Também não haverá mais “vazamento” de informação. O que pretendiam obter em matéria de repercussão, já obtiveram. Agora, para Dona Dilma, se houver “entrelaçamento” das revelações com a campanha eleitoral. Como se isso valesse alguma coisa. 
Arruda, “não” candidato 
Jamais me passou a ideia de que poderia disputar de verdade, o governo do Distrito Federal. Começou aparecer a relevância de “ficha suja”, quando renunciou no senado parta não ser cassado. Esperava-se que fosse seu fim, engano total, era apenas o início.
Disputou o governo do distrito federal, se elegeu, não terminou o mandato. Motivo: foi preso em flagrante recebendo dinheiro, com direito a vídeo e gravação. Cassado e preso, foi para a Papuda, de lá articulou nova candidatura ao mesmo governo do qual fora expulso, Apareceu nas pesquisas disparado na frente apesar da corrupção.
Vetado, continuou a campanha. Agora, o STJ, novamente determinou, “está inelegível”. Falta um recurso, para o Supremo, é evidente que ficara inelegível para sempre.
Como governador que pretende a reeleição, Agnelo Queiroz, está com 46 por cento de rejeição, é a oportunidade de eleger o senador Rollemberg, um cidadão acima de qualquer suspeita. 
Independência da Escócia 
Mais um plebiscito sobre separação do país, que não quer fazer mais parte da Grã—Bretanha. Nenhuma hostilidade, quase todos “querem um país para chamar de seu”. Praticamente sem saberem, imitam o grande Benjamin Franklin.
Um dos grandes da Independência e da República, chegou a sua vez de ser presidente da República. Indicado e convidado, recusou sem nenhuma arrogância. Disse apenas: “Não quero ser presidente, lutei para ter um país que pudesse chamar de meu. Quero continuar com as minhas invenções”.
Politicamente, desta vez a separação parece consolidada, a Grã-Bretanha sabe disso, quer permanecer como Reino Unido. E faz propostas e mais propostas. Economicamente e financeiramente é que podem surgir obstáculos. Muitos se perguntam entre si: “Vamos piorar de vida? Manteremos o nosso nível de hoje?”
Essa é uma pergunta sem resposta, pelo menos antecipada. A Escócia tem grandes reservas de petróleo, saberá administrá-las? Em outros pontos também se prevê falhas por causa da falta de experiência. O sentimento de liberdade e independência, fé quase invencível. Mas o nível de vida é hoje o melhor da Grã-Bretanha. Será mantido.

PS- Edson Arantes sempre faz questão de contrariar Pelé, e até desmenti-lo ou envergonhá-lo. Ficou calado por quinze dias, é o máximo que aguenta ou aguentava longe dos holofotes.
PS2- Não resistiu, falou: “O Aranha exagerou nos protestos contra o racismo, devia ter ficado calado”. Está sempre julgando os outros, exagerando nas críticas. Sem admitir que o jogador tenha ficado com a sensibilidade abalada.
PS3- No Campeonato Mundial de Vôlei, o Brasil venceu ontem a China, facilmente. Sétimo jogo, sétima vitória, perdeu, em todos esses jogos, apenas dois sets.

Da Tribuna da Imprensa On Line de 12-9-2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA