Pular para o conteúdo principal

QUEM É O OTÁRIO?

SINAL FECHADO
Opinião – OPOVO – 9 de agosto de 2014
Antonio Mourão Cavalcante (*)
O sinal demora muito a abrir. Temos que esperar, com boa vontade, que os carros possam fluir. O trânsito é lento. Quase parado. Era esse o resultado do que sonhávamos ser o progresso? Na minha frente, o vidro traseiro de um carrão 4 x4, branco, mostra um imenso adesivo. Um senhor bem vestido e penteado abre um largo sorriso: é candidato. Tem um número de quatro dígitos e, abaixo da foto, uma frase slogan: seu amigo de sempre.
Não sei de quem se trata. Nunca o vi mais gordo ou mais magro. Nem mais calvo ou cabeludo. Mas, o homem diz que é teu amigo de sempre, cara? Será que fomos colegas de colégio? Será que ele é registrado na OAB ou Conselho Regional de Medicina? Não sei. Apenas que é simpático e tem um largo sorriso. Photoshop opera milagres. Mas, como o trânsito não anda, começo a me aborrecer com esse ente sorridente. Deveria era fazer propaganda de pasta dental. Dentadura perfeita ou é uma prótese? Rico faz implante…
Soube depois que quatro dígitos é número para deputado federal. Então, o “amigo” quer ser deputado federal. De novo ou novo no lance? Duvido que algum cearense saiba nominar, pelo menos, dez dos nossos deputados federais… Ou mesmo dizer, quantos são?
O candidato em causa, não deve ser do PT, senão o adesivo seria todo vermelho. Teria vermelho. Você não sabe, cara, o PT no Ceará resolveu encarar outras cores. É laranja. É róseo. Branco. Combina com qualquer cor. O verde era do PV, agora apropriado pelo PMDB… No caso aqui, do “amigo”, existem faixas de cores diferentes. Parece camisa de seleção de país africano. Multicolorida. Igualmente, ele não declara com qual grupo político está identificado. Nem é da situação. Nem é da oposição. Isso ele define depois de eleito. Mais prático.
Também não diz quem seria seu candidato ao Senado e – pasmem! – nem a Governador do Estado e presidente da República. O ser sorridente é um candidato livre. Multiuso. Pós-moderno. Para ele, partido político é coisa retrógrada, de capitalista reacionário ou revolucionário desnorteado. O mundo mudou. Agora nós somos clean. Buscando parcerias de resultados.
“Nem perca sua chance de ser feliz. Você pode morar perto da felicidade”…. Opa! Pensei que estava lendo outro cartaz político. Mas, desta feita a proposta é de uma imobiliária. De um mundo igualmente mágico e sedutor.
Finalmente, os carros põem-se em movimento. O “amigo de sempre” sai por aí, distribuindo um sorriso aberto pela cidade. E eu fico me perguntando: quem é mesmo o otário nessa história?

(*) Médico e antropólogo. Professor Universitário
Do Blog do Mourão de 09-8-2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)