O TENSO CLIMA NA SELEÇÃO BRASILEIRA

Choro, descontrole e briga mostram tensão da seleção
Vários jogadores deram sinais de que enfrentam, além dos adversários, o nervosismo de carregar os sonhos de todo um país obcecado por futebol
POR AYDANO ANDRÉ MOTTA
O Globo de 30/06/2014 6:00

BELO HORIZONTE — A obsessão de todo um país pela conquista da Copa em casa contaminou os encarregados da missão em campo. O funil da competição se aperta, as partidas ganham em drama, a pressão se acentua — e a seleção brasileira parece à beira de um ataque de nervos. As circunstâncias do jogo contra o Chile, decidido na tortura dos pênaltis, evidenciaram uma tensão imensa dos jogadores — tão grande que se transformou numa agenda para a comissão técnica tourear, a caminho das quartas de final.
Vários jogadores deram sinais de que enfrentam, além dos adversários, o nervosismo de carregar os sonhos de todo um país obcecado por futebol. Dele, nascem cenas inéditas na história brasileira das Copas.
A principal envolve o capitão do time. No momento em que as duas equipes se preparavam para os pênaltis, o zagueiro Thiago Silva — o responsável por levantar a taça, se ela vier — simplesmente virou as costas, fechando-se numa oração, sentado na bola ao lado do campo. Antes, procurou voluntariamente o técnico Luiz Felipe Scolari para se escalar como último a bater, num improvável desempate no 11º jogador.
— Pedi para não bater por uma razão simples: dos últimos três pênaltis que cobrei pelo meu clube, perdi dois — defendeu-se o ex-tricolor. — E se tiver uma nova decisão por pênaltis, acho que os escolhidos deverão ser os mesmos.
A seleção pode ter adotado a emoção como estratégia — e ela só será bem-sucedida se terminar no hexa. Nisso, o capitão que assistiu aos pênaltis tem mais a dizer:
— Neste jogo eu estava mais tranquilo. No primeiro, eu só faltava desmaiar em campo por causa da pressão. Parecia que eu tinha esquecido como jogar futebol. Estou procurando ouvir música, falar pouco de futebol, tentando descansar a cabeça.
Um mar de lágrimas
A “pilha” está pegando em mais gente — aí incluída a estrela da companhia. Neymar confessou, após a partida contra o Chile, que, quando caminhou para bater seu pênalti, o gol parecia se afastar.
— Pareceu uma eternidade, como se eu tivesse caminhado três quilômetros até a bola — comentou o camisa 10, que encarou a pressão e converteu seu pênalti, o último batido pelo Brasil.
Outro jogador a sucumbir diante da pressão das penalidades foi Willian. O meia do Chelsea, candidato a titular, cobrou o segundo pênalti e, apesar de deslocar o goleiro Bravo, acabou jogando a bola para fora. Em seguida, desabou no gramado do Mineirão, num choro desesperado.
O próprio goleiro Júlio César, herói da classificação, assustou o país inteiro ao ser flagrado pelas câmeras em lágrimas, antes da disputa de pênaltis. O sensível camisa 12, na verdade, lembrou-se do que passou desde a falha contra a Holanda, no jogo da eliminação na Copa da África do Sul, quatro anos atrás.
— Sou muito emotivo, e só Deus e minha família sabem o que passei — confessou o goleiro, que, segundo Thiago Silva, prometeu pegar “dois ou três pênaltis”, na roda dos jogadores, antes do desempate.
Depois da classificação, o goleiro permitiu-se um comentário sobre a Copa caseira — algo que parece estar se tornando um adversário para os brasileiros:
— É complicado falar, mas representar nosso país jogando em casa é uma pressão muito forte — constatou, em entrevista à TV Globo, pouco antes de cair em lágrimas (de novo) diante das câmeras.
O clima de tensão transcendeu as fronteiras do gramado para chegar à comissão técnica. No intervalo da partida, o técnico Luiz Felipe Scolari, o preparador físico Paulo Paixão e o assessor de imprensa Rodrigo Paiva envolveram-se numa briga com auxiliares do técnico chileno, Jorge Sampaoli.
O próprio Felipão experimentou discurso inédito em sua carreira de motivador, ao lembrar que “com vitória ou derrota a vida segue”. Pode ser. Mas com tranquilidade é muito melhor.
Calma, Brasil! 

(Colaborou Carlos Eduardo Mansur)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA