Pular para o conteúdo principal

UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 20-5-14

HELIO FERNANDES -

As meninas sequestradas, e histórias mal contadas 
Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode alcançar a nossa vã filosofia. Isso se aplica perfeitamente ao que acontece na Nigéria. Histórias mal contadas, outras que nem são contadas, ignoradas, deformadas. Vejamos pontos negativos e positivos, que formam o quadro de difícil solução.
O mundo, assombrado e assustado, nem sabe o que acontece, como acontece, quando acontece, e porque acontece. Com um silêncio petrificado, e as informações sem confirmação, só interessa às mães das quase 300 meninas, e as mães de todos os lugares, locais ou países. 
A potência chamada Nigéria 
É o maior dos 37 países da África negra. Escravizados até o fim da Segunda Guerra Mundial. Em 8 de maio de 1945, “foram libertados e independentes”.
Só na fachada, ficaram um pouco mais livres, mas permanecem colonizados. A Nigéria, riquíssima, continua um regime colonial. 
O riquíssimo país do petróleo 
Enorme, 120 milhões de habitantes, o dinheiro surgindo de todos os lados, é um dos maiores produtores e exportadores de petróleo. Com uma característica sobre a qual ninguém ainda escreveu. Como aconteceu quando o petróleo não existia, o da Nigéria “está à flor da terra”.
Quem está acostumado a ver as complicadíssimas e cada vez mais caras montagens no mundo para a extração do petróleo, (e nem falo do Pré-Sal) fica impressionado. O petróleo da Nigéria, está ali, quase visível, pouca despesa, nenhum desperdício de tempo. Desperdício apenas do dinheiro, a corrupção na Nigéria é “institucionalizada”. 
A Nigéria vive o apogeu da descoberta do petróleo 
Em 1860, pouco antes de começar a terrível guerra civil americana, o coronel Drake morava na Filadélfia, onde tudo começou, a Independência e a República. (O único país que fez as duas coisas ao mesmo tempo, apesar do racismo, do preconceito e da burrice dos Estados do Sul).
O coronel, riquíssimo, não conseguia morar ou viver com aquele “cheiro horrível”, que vinha não se sabe de onde.
Contratou uma empresa de engenharia, que começou a cavar em todas as direções, a técnica nessa época, era a mais precária possível. Acabaram acertando. 
E o petróleo jorrou 
Furando indiscriminadamente, chegaram a um ponto de onde esguichou um líquido negro, malcheiroso, insuportável. Era o petróleo, que dominaria o mundo. Incluindo a Nigéria, que só entrou nesse “clube” quase 100 anos depois. Enriqueceu de forma soberba, mas sem progresso político, administrativo, não houve integração da comunidade nessa nova era. 
O presidente não tem Poder 
São 38 estados, quase todos independentes. O presidente não manda nada. Desses 38, pelo menos 8 são submissos a esse Boko Haram. Ninguém sabe como vive, o que pretende, de onde vem o dinheiro para se manter.
São assassinos e terroristas, não formam grupo, movimento, organização. Só querem intimidar e assassinar. 
Os 8 estados dominados por esse terrorista do Boko Haram, mobilizaram o mundo. Mas não há o que fazer.
Dificilmente as quase 300 meninas aparecerão, e muitas dezenas ou centenas de outras, serão sequestradas e dizimadas.
Essas regiões dos terroristas são “habitadas” por pobres e miseráveis. Que não podem fazer coisa alguma, apenas chorar e lamentar a perda de “suas meninas”.
Malala, Michelle, o presidente Obama 
A menina Malala, notável pelo que fez e sofreu no Paquistão, entrou logo na luta, por convicção. Foi apoiada por Michelle Obama, também sentindo o desespero do fato. E uma notável personalidade, motivada mais ainda por ter duas filhas quase da idade das meninas sequestradas e desaparecidas.
Disseram logo, nos mais diversos órgãos de comunicação do mundo, os antigos e os novos: “Pela primeira vez na História, a Primeira Dama ocupa o horário do programa de rádio do presidente”. O fato é verdadeiro, mas a motivação, não.
Obama passou o programa à mulher, por causa de um fator importantíssimo: ele não tinha nada a dizer. Os interesses dos EUA com a Nigéria, poderosos para os dois países.
Se atacasse o governo da Nigéria, fortaleceria os terroristas. Se condenasse os terroristas, enfraqueceria o já enfraquecido presidente da Nigéria.
Preferiu não falar. CEDEU o programa à mulher, que emocionou o mundo. Mas sem resultado. Pelo menos até agora. 
Lula volta a falar “babaquice”, a blogueiros da intimidade 
Deve estar preocupado com tanta coisa desagradável que acontece ao governo como um todo e a Dona Dilma pessoalmente. E o “volta, Lula”, não avança um milímetro. Justifica os atentados verbais contra ele mesmo. E que em vez de mudanças, representam retrocesso.
Enquanto todas as comunidades reclamam da desordem, do tumulto e da ausência de transporte, o ex-presidente condena os que não aguentam mais levar três horas de casa para chegar ao trabalho, (quando chegam) e outras três para a viagem de volta. 
De jatinho é melhor 
Com essa “babaquice” de condenar a falta do metrô, “o povo brasileiro gosta e está acostumado a andar a pé”. Junta todos contra ele. Os ricos tiram os carros das garagens, acreditavam que iria melhorar para eles.
A chamada classe média, (falta a definição para ela) uma parte, vai de carro, também encurralada. E o povão, (que se contam aos milhões), não há salvação, se revoltam, são jogados nos trilhos, obrigados a caminhar sobre pedras. (E a partir de hoje, já pagam mais caro por trens e metrôs).
Enquanto isso, Lula considera o metrô, coisa de rico. Ele não viu a Rainha da Inglaterra comemorando os 100 anos do metrô de Londres. A mesma coisa em Paris, Nova Iorque, Tóquio, Moscou e outros lugares.
Para Lula, sonhar, pelo menos sonhar com metrô, é “babaquice”. (Repetindo a palavra sem pagar royalties ao ex-presidente, tolice não tem direito a compensação). Já chega o que perde em popularidade sem sequer perceber.
Lula é contra o metrô para o povão, muito justo. Tinha o jato da presidência. Deixou o governo, adorava voar nos jatinhos do Eike. (Este enganou a todos, faliu, mas continua amigo de Lula). 
O perdão das multas dos Planos de Saúde exploradores 
Dona Dilma enviou Medida Provisória ao Congresso, sobre questões externas. Mas como está valendo tudo, na situação e na oposição, “enxertou” essa MP. E colocou adendo perdoando multas desses Planos. Deviam 2 bilhões, iriam pagar a enorme quantia de 140 mil reais.
Como houve protesto popular, o Congresso mandou recado para o Planalto: “Vamos vetar a MP”. Assustada, Dona Dilma se comprometeu a aprovar a MP, sem os favores e privilégios a esses exploradores. E cumpriu, não podia fugir. 
Os Planos insistem 
Passadas 72 horas, a Anvisa suspendeu 161 Planos, coordenados e vendidos por 38 Operadoras. Foram suspensos por três meses. (Só três meses?). Tentaram conversar com Dona Dilma, como sempre, desta vez não conseguiram nada. 
Helio Fernandes esportivo
PS – O Flamengo perdeu para o São Paulo, nada surpreendente. Com esse time, o estouvado “desadministrador” Bandeira de Mello, tem que contratar um técnico de 4 em 4 jogos. Tirou vergonhosa-vexaminosamente o Jayme de Almeida, colocou-contratou o Ney Franco. O que é que vai adiantar? 
PS1 – Por falta de sorte não do clube mas do presidente que não devia demorar a renunciar, o Ganso voltou a exibir seu excelente futebol. Fez os 2 gols, deu um passe milagroso para o Pato, que não aproveitou, foi logo substituído. E ia fazendo o terceiro, de longe, cobrindo toda a defesa do Flamengo. 
PS2 – O Fluminense perdeu para o Grêmio, o jogo mais ou menos igual. Quem desequilibrou foi o Fred, mas contra o seu clube. Empurrou um adversário, ele caiu no chão, se levantou, Fred agarrou seu pescoço com as duas mãos, jogou-o novamente no chão. Expulso justamente. 
PS3 – Depois de expulso, queria brigar. Foi seguro pelos próprios companheiros, que consideraram que o árbitro fez o que tinha que fazer. Que nem é inédito no comportamento do jogador. Não ostensivamente, como domingo. 
PS4 – Grande jogo de basquete entre São José e Paulistano, para ver quem vai à final da NBB. (Um sucesso, criação do Oscar “Mão Santa”). Agora ficou 2 a 2, desempatarão hoje, terça feira. Gosto muito dos dois técnicos. Zanon, que foi extraordinário jogador, e Gustavinho, mocíssimo, que chegará a técnico da seleção. 
PS5 – Finalmente Nadal perdeu uma final, era para ter perdido no Master 1000 de Madri. Ia perdendo para o japonês que está entre os 10 melhores. Ele já vinha com lesão nas costas, teve que desistir. O que não diminui a reação do espanhol. 
PS6 – No dia seguinte começou o Master de Roma, Nadal foi se esgotando nos 3 primeiros jogos. Todos com quase 3 horas de duração. Anteontem, não resistiu, perdeu a final para o sérvio Djokovic. Contra Nadal, todos “jogam o seu melhor”. Agora, começa Roland Garros. 
PS7 – O Corinthians, que parecia em recuperação, perdeu para o Figueirense. Este era o último colocado, embora na Copa do Brasil, já esteja na terceira fase. Para ganhar do Corinthians basta fazer 1 gol. Num Estádio de 800 milhões. 
PS8 – Quer dizer, 400 não são para pagar, “incentivos” do prefeito Haddad, com a boa vontade do Lula. E os outros 400 milhões do BNDES? Dívida de 400 quilate e nenhum presidente que morde. 
PS9 – Enquanto Lula conversa com blogueiros amigos, Dona Dilma recebe jornalistas esportivos do primeiro time. E diz: “Não vou à concentração, deixa o Felipão e os rapazes sem pressão de ninguém”. Ele tem mais o que fazer que é desfazer acusações de Portugal, França, EUA e Suíça. “Tenho documentos”, diz ele. Então não precisa se preocupar.

Da Tribuna da Imprensa On Line de 20-5-14.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)