UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 16-5-14

HELIO FERNANDES –
O assunto, inesgotável, continua sendo a campanha contra a Petrobras. A cada dia acrescentam mais um dado, na volúpia de mistificar, enganar, ludibriar o cidadão. Uns fingem que querem mesmo a CPI, outros nem fingem, mas não querem investigar coisa alguma. Usam de todos os recursos, a hipocrisia é a mesma, da situação e da oposição. 
Vejamos o que já aconteceu. O que vai acontecer não pode ser identificado mesmo com análise em profundidade. Mas é pura e compreensível consequência. 
O que poderia ser previsto dessa união despudorada entre um Congresso desmoralizado e um Executivo em plena decadência? Já disse aqui, e não apenas uma vez: nunca vi uma CPI ampla ou múltipla. 
Também é inaceitável que o presidente do Senado imponha uma CPI com 13 nomes, todos eles “escolhidos” por ele mesmo. 10 do PMDB-PT, 3 da oposição. 2 não aceitaram apenas um, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO)aceitou por decisão do partido, para ficar como observador direto. 
Foi logo instalada, mas não é mais a CPI da Petrobras. Incluíram a investigação do Porto de Suape, construído quando o ex-amigo e grande camarada, Eduardo Campos era governador. 
PMDB-PT cumprindo ordens irrecusáveis, explicam: “A construção do Porto de Suape, tem visíveis ligações com o assunto Petrobras”. E colocaram também investigações sobre a refinaria de Abreu e Lima, que pelo vulto do escândalo e do desperdício de dinheiro, mereceria uma CPI própria. Até agora foram jogados no lixo quase 19 B-I-L-H-Õ-E-S, e ninguém sabe a que total chegará. 
Com isso desrespeitaram decisão da Ministra Rosa Weber, que determinou que a “CPI da Petrobras seja única”. Tem que ser examinada pelo plenário, mas este só tem tempo para elucubrações exibicionistas, que destino. 
Essa CPI é presidida (?) pelo senador Vital do Rêgo, que deveria estar impossibilitado, por dois motivos. 1 – Presidiu a última e rumorosa CPI, que tinha como objetivo, investigar irregularidades gerais. Como chegaram perigosamente perto de “governadores amigos”, (Cabralzinho e o de Brasília, Valmir Campelo) levaram meses. 
Queriam atingir o governador de Goiás, encerraram a CPI, vergonhosamente com a complacência do presidente. (Os três, do Estado do Rio, de Brasília e de Goiás, foram “absolvidos”). 
2 - Desde outubro, mais de 6 meses, esse mesmo senador Vital do Rêgo foi indicado para Ministro da Integração Nacional. Dona Dilma disse que não nomeava, e não nomeou. Agora, Renan, bom amigo (esse não tem nada de camarada) indicou-o para presidir mais uma CPI. Que não é inútil mas está sendo implantada para ser inutilizada. 
Lula, Dilma, conselheiros, ex-diretores, imunes a convocações 
O único membro da oposição, teve a “audácia” de convocar o próprio Lula. Como chamar um ex-presidente, só por que estava no cargo? Foi excluído do mensalão, “não sabia de nada”. Escrevi e repeti várias vezes que Lula deveria ter sido relacionado entre os réus do mensalão. 
Como foi protegido, preservado, privilegiado antes, também foi agora. Recusaram sua convocação, para quem recorrer se todos são da base, PMDB-PT? 
Muito justamente também não incluíram Dona Dilma, ela na época, era “apenas” Ministra-Chefe da Casa Civil, e presidente do Conselho da própria Petrobras. Mas não sabia de nada. 
E cometeu o equívoco dos equívocos, o maior de todos os tempos. Dito por ela mesma, não usou intermediários: “Assinei porque não tinha informações, o relatório estava cheio de falhas e não esclarecia nada”. Afirmação-confissão-contradição. 
Mas o então diretor, autor do relatório, Nestor Cerveró, foi convocado. 
Também não chamaram nenhum conselheiro da época apesar do empresário Gerdau ter afirmado publicamente: “Todo o Conselho votou contra”. 
O Ministro Mantega, sabendo que as indicações e contra-indicações estão caminhando perigosamente para todos os lados, tratou de se explicar. Foi a uma Comissão da Câmara, ficou lá cinco horas, respondeu o que lhe interessava, “deixou pra lá”, todo o resto. 
Mas o que respondeu é suficiente e interessante. Textual: “Da primeira vez não votei, não era do Conselho”. E acrescentou: “Nem era Ministro”. Não era da Fazenda, mas do Planejamento, este ninguém leva a sério. Planejar o quê, se não vão executar? 
Continuou: “Da segunda vez, era Ministro e do Conselho, VOTEI CONTRA”. Puxa, que coragem, comprometeu muita gente, incluindo Dona Dilma, que disse e fez exatamente o contrário. 
Mantega sabe que não será Ministro em 2015 
Desculpe Ministro, mas tenho que colocar as coisas como elas são. Não foi bem demonstração de coragem, essa de desmentir a própria presidente da República. Parece mais displicência ou consciência em relação ao futuro. 
Aparentemente, Henrique Meirelles já foi convidado para Ministro da Fazenda. Fala, escreve e confessa aos amigos, “vou enfrentar e receber uma herança maldita”. Por outro lado, nem é sigiloso, o que o presidente do Banco Central vem falando sobre seu futuro. Tombini não admitiria ficar mais algum tempo no BC. 
Se for reeleita, Dona Dilma não recusa a hipótese de transformá-lo em Ministro da Fazenda. Qual é o cargo mais importante? 
Antigamente, o BC era subordinado hierarquicamente ao Ministério da Fazenda. Agora, com o “Banco Central independente (?)”, não existe mais a dependência hierárquica. 
Dona Graça, Gabrielli, Cerveró 
A presidente da Petrobras, está satisfeitíssima de ter sido convocada. Informei muito antes, que ela fazia questão de depor, será o terceiro. No primeiro, confessou, “foi um mau negócio”. No segundo, altamente pressionada, mudou, “é um negócio que pode ser recuperado”. Vai desempatar. Qual depoimento confirmará? 
Gabrielli, ex-presidente, não gostou da primeira convocação, desta segunda então nem se fala. Mas tem que ir. O diretor internacional na época do primeiro e do segundo escândalo, Nestor Cerveró, uma incógnita. Mas provoca medo, susto, temor. Nada a temer. 
Gerdau deixado de fora 
Deliberada, planejada e preventivamente, não foi convocado. Não houve esquecimento. Suas empresas fazem parte do grupo “financiador”, de campanhas, por que incomodá-lo? 
Antes de qualquer um, sem ninguém perguntar, afirmou publicamente: “Todo o Conselho VOTOU CONTRA”. 
Existe muita discordância em relação ao voto do Conselho. Acredito que convocado, o empresário iria confirmar o que ele mesmo revelou. Como desmentir principalmente depois do depoimento do Ministro da Fazenda? 
O que todos já perceberam: essa CPI “fatiada, mas não isolada”, tem como objetivo IMPEDIR A CPI MISTA. Esta também não teria muita liberdade, mas pelo menos não seria ÚNICA do PMDB e do PT. Nem tão massacrante. 
CPI com campanha presidencial 
O prazo para a CPI concluir os trabalhos (?) é de 180 dias, seis meses. Começou em 15 de maio, irá, aritmeticamente até 15 de novembro. Dava até para criar no calendário brasileiro, um novo 15 de novembro, a REPÚBLICA DA CORRUPÇÃO. 
Além dessa coincidência inédita, existem muitos fatores não favoráveis ao exercício de uma democracia autêntica, que preserve os direitos de todos. As palhaçadas do deputado André Vargas não contribuem para otimismo político ou eleitoral. 
Pensando bem, ele é corrupto, nada leva a qualquer conclusão contrária. Mas luta para se manter, é um direito. Só não pode ter a complacência e a cumplicidade do Congresso, vá lá, da Câmara. 
Foi condenado, resolveu que não era atingido pela decisão. A Câmara aceitou o jogo dele, não tomou as providências que cabiam. Voltou à Câmara, alguns protestaram, renunciou à vice-presidência, manteve o mandato, pediu licença de 60 dias. Depois, saiu do PT, que estava com medo da reação. Ficou sem partido, longe da cassação. 
Responde no Conselho de Ética. Tem até o dia 27 deste maio para se defender. Aí o relator fica com o prazo de 40 dias úteis para decidir. (40 dias úteis, mais de 2 meses, 27 de julho). E mais e mais tempo, ele comunicou e voltou à Câmara. 
Isso parece sem importância, mas é um degrau para baixo que a coletividade-cidadã mas sem representatividade, assiste envergonhada e revoltada. 
Pessimismo? Tudo o que escrevi ontem e hoje, é exercício de otimismo. Pessimismo é o conjunto de ações negativas praticadas política e eleitoralmente, por uma verdadeira quadrilha sem representatividade. 
Tudo isto leva a um 2015 negro e tenebroso, qualquer que seja o ocupante do Planalto. Que na verdade nem chega a ser planície, está mais para subterrâneo. 
PS – Carlos Corrêa, você acertou em cheio: é uma conspiração, a Justiça mobilizada durante 35 anos. A partir daí tudo pode caminhar para o nada. Estão fazendo isso contra uma pessoa e um Jornal. Se fosse professor de Português, diria, “o sujeito está oculto por elipse”. 
PS1 – Como jornalista tenho que mostrar: o sujeito está bem visível, se chama Helio Fernandes. E o instrumento que temem e por isso se acumpliciam na indignidade, é o jornal Tribuna da Imprensa. E a possível (ou impossível) volta do jornal. 
PS2 – Angelo Cataldo, teu artigo é tão bonito, que se não tivesse saído aqui, o obrigatório seria republicá-lo. Do princípio ao fim, magistral. Você usa muito bem a palavra esperança, que dizem através dos tempos e de personagens variados, “que é a última que morre”. 
PS3 – Só que no caso, a Justiça começou a morrer antes, continua morrendo diariamente, e será sepultada sem esperança. Apenas com a identificação imortal e inesquecível: “És pó, e ao pó retornarás”. 
PS4 – Fabio Vale, obrigado pela sugestão. Seria uma ideia, mas a Comissão da Verdade não tem Poder de decisão. Investigar, já foi um avanço, depois de 30 anos. 
PS5 – No caso da Tribuna da Imprensa, não há nada a investigar, tudo já foi até TRANSITADO EM JULGADO, como mostrei ontem. Obrigado a todos.

Da Tribuna da Imprensa On Line de 16-5-14.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA