UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 09-4-14


HELIO FERNANDES -

Esse tipo de forma administrativa, chegou ao Brasil inteiramente deformada. E Dona Dilma acaba de deformá-la, modificá-la, maquiá-la para favorecer os planos de saúde. E se existe um tipo de empresa ou de negócio, que explora 50 milhões de pessoas e não precisa ser favorecido, não esqueçam desses planos.
Revolta e prejudica clientes, médicos, deve muito ao SUS. As maiores (milhares) de reclamações que o Procon recebe são contra os Planos de Saúde e as empresas de telefonia. Os Planos não pagam as multas que vão se acumulando. 
Dona Dilma, “generosa”, anistia os Planos 
Mandou Medida Provisória para o Congresso, tratando de fatos que ocorrem no exterior. Mas resolveu inovar e contrabandear suas próprias decisões. Até agora essas medidas tratavam de um só assunto, quando não eram votadas “trancavam a pauta”. 
Dona Dilma: abuso de poder 
Desde os primeiros meses do governo, Dona Dilma foi “enrolando” a opinião pública, “protegida” por colossais verbas de publicidade. (Que órgãos petistas, mas sem qualquer repercussão, também queriam. O que levou à demissão de quem resistia, e o acúmulo fantástico e fantasmagórico dos prejuízos ou desperdícios). 
Dona Dilma não sabe onde fica Pasadena 
Acumulava, como já se provou: a Chefia da poderosa Casa Civil e a presidência do Conselho de Administração da Petrobras. (No primeiro cargo, ganhava 9 mil mensais. No segundo, 7 mil para ir de meses em meses naquele edifício horroroso. (Cheio de elevadores privativos, são centenas os petistas privilegiados que detestam transporte coletivo, mesmo elevador). 
“Não sabia de nada”, confessou por incompetência 
Quando explodiu o escândalo de Pasadena, logo seguidos por uma porção de outros, a “gerentona” que devia ficar em silêncio, falou mais do que papagaio com fome. Se não sabia de nada, apesar do poder dos dois cargos, por que quebrar o silêncio?
Foi repreendida, e não com delicadeza, até pelo seu inventor. Ela foi o primeiro poste “enterrado” pelo ex. Ele mesmo confirmou: “Se ganhei com ela, daqui pra frente ganho com qualquer um”.
Essa medida provisória, que será sem dúvida, aprovada pelo senado, é uma excrescência. Os Planos em vez de pagarem à vista os milhões que devem, terão que pagar apenas milhares de reais e parceladamente. Isso não caracteriza ato de corrupção? Não tenho nem preciso de dicionário para definir o ato e o fato. (Aurélio e Houaiss, dois amigos geniais, que me perdoem e desculpem). 
Como surgiu a Medida Provisória 
Foi em 1962, na França. De Gaulle, o primeiro presidente eleito pelo voto direto, queria acelerar a tramitação dos projetos no Congresso. (Antes dele, os Primeiros Ministros é que eram eleitos diretamente).
De Gaulle criou então esse instrumento, mas sem mácula ou restrição.
Mandava projeto para a Câmara, tinha 30 dias para ser votado. Aprovado, se transformava em lei. Recusado, era arquivado. E o presidente, no mínimo durante dois anos, não podia tratar do assunto. Comparem as Medidas na França e no Brasil.
Não existe qualquer dúvida: Dona Dilma não estava preparada para o Poder, e a cada dia mostra e demonstra sua incompetência. A onda avassaladora de protestos contra a Petrobras, começou com ela, cresceu com ela, e vai acabar com ela. Pessoalmente e não com a Petrobras. 
Toda essa tentativa de privatização surgiu em Pasadena
Não nos esqueçamos: a tentativa “privatização”, (que em pleno governo PSDB-FHC eu só chamava de “doação”) começou com o PSDB e FHC. Combati esse governo identifiquei tudo, d-i-a-r-i-a-m-e-n-t-e, como “RETROCESSO DE 80 ANOS EM 8”. Fiquei na trincheira enquanto ele se mantinha evidentemente no Poder. 
Comissão de desestatização, retumbante caso de polícia 
Não estou rotulando agora, fiz isso durante todo o governo FHC-PSDB. Escrevi que quase todos os membros dessa “desestatização” (sempre alguém se mantém irrepreensível), deviam ser julgados e condenados por ENRIQUECIMENTO ILÍCITO.
Todos ficaram com suas fortunas, entregaram tudo, as maiores estatais, (querem a Petrobras, por excesso de covardia) foram doadas. Em troca de papéis pelo “valor de face”. Que “valiam” 20 ou 30 vezes o “valor de mercado”. 
PS – Corrupção do tamanho imposto por FHC, não prescreve. 
PS2 – É crime de lesa Pátria, arruína e arruinou o futuro do Brasil. 
SIP, sem credibilidade
Denunciou que a situação do jornalismo brasileiro é dramática, 13 jornalistas assassinados. Rigorosamente verdadeiro. Mas a denúncia não deveria vir desse órgão, que sempre cuidou dos interesses dos donos de jornais, e jamais se preocupou com os profissionais.
A Tribuna da Imprensa foi o primeiro jornal brasileiro a pertencer à SIP (Sociedad Interamericana de Prensa, em espanhol). Nessa época, o jornal tinha como diretor e proprietário, o jornalista Carlos Lacerda.
(Eu nem pensava na Tribuna, fazia artigo e coluna todo dia, no Diário de Notícias, o que faria por mais de 50 anos. O único jornalista no mundo a fazer isso, que o Millôr dizia e repetia: “Isso é loucura, mas de qualquer maneira você faz de forma admirável). 
Lacerda abandona a SIP 
Alguns anos depois, compreendendo que a SIP ficava sempre ao lado dos jornais ricos e poderosos, saiu de lá atirando. Não recebeu solidariedade de nenhum outro jornal a não ser o Estado de São Paulo.
Dentro de uma semana, Lacerda faria 100 anos, nasceu no dia 14 de abril de 1914. Mesmo dia, mês e ano em que nasceu Caymmi. Que já recebeu todas as honras e homenagens merecidas. Ninguém fala ou falará sobre os 100 anos de Lacerda. 
André Vargas para Lula: “Eu voltarei” 
Em 1942, encurralado nas Filipinas, o general MacArthur (que o medíocre presidente Truman, por inveja, só chamava de Imperador) estava encurralado nas Filipinas. Recebeu ordens do general Marshall, comandante de todas as tropas americanas: “Saia daí”. Recusou.
Marshall, que tinha linha direta com Roosevelt, falou com ele. Roosevelt ligou para MacArthur, não deu bom dia ou boa tarde, ordenou: “Saia daí imediatamente”. Saiu mas deixou a frase famosa: “Eu voltarei”. Voltou. 
O suicídio do futuro 
Se julgava tão poderoso que ao lado do presidente do Supremo, André Vargas, tentou desafiá-lo. Foi ignorado. Meses depois, agora, se descobre que seu patrimônio cresceu 50 vezes enquanto era apenas deputado. E isso era o mínimo.
Supostamente inocente, e comprovadamente culpado, foi chamado por Lula. O conselho: “As coisas se complicaram muito para você, é melhor abandonar o mandato. Se não acontecer nada, em outubro você volta deputado, quem sabe pode ser presidente da Câmara, a vez é do PT?”. 
Mais tolice: licença em vez de renúncia 
O “conselho” de Lula era sábio e funcional. Tinha todas as formas, curvas e contornos de um grande projeto arquitetônico. Achava que depois de 60 dias, não se falará mais nisso. Foi o que disse a Lula.
Agora não sabe o que fazer. Está convencido de que será cassado, e que a punição não ficará por aí. A oposição faz terrível campanha pela sua cassação, Lula deu ordem: “Deixa que ele naufrague sozinho”.
Está naufragando, e em Brasília, que não tem mar. (Tem o Lago Paranoá, idéia genial de Lúcio Costa, para compensar o deserto que era Brasília). 
PS – Mais uma imprudência-incompetência de Dona Dilma: “Não podemos deixar que esses escândalos do André Vargas, contaminem o PT, e ajudem a oposição a criar a CPI da Petrobras”. 
PS2 – E depois, com imprudência em relação a ela mesma: “Temos que insistir que esse deputado não é petista histórico, se filiou ao PT noutro dia”. 
PS3 – Os que conversavam silenciaram, apenas se olharam entre si, sabiam o que estavam fazendo. Dona Dilma não percebeu nada, continuou falando.

Da Tribuna da Imprensa On Line de 09-4-14.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA