CPI EM DOSE DUPLA

Renan autoriza instalação de duas CPIs para investigar Petrobras
Presidente do Senado pede que partidos indiquem nomes para comissão mista e outra que só funcionará no Senado
Petistas avaliam que blindagem ao Palácio do Planalto ficará mais difícil com comissão mista
Renan irá indicar integrantes da CPI mista, mesmo à revelia do PT
JÚNIA GAMA (EMAIL·FACEBOOK·TWITTER)
Publicado:30/04/14 - 14h04
Atualizado:30/04/14 - 16h06
Renan diz que irá indicar integrantes da CPI mista, mesmo à revelia do PT Ailton de Freitas / O Globo

BRASÍLIA - Contrariando o PT no Senado, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta quarta-feira que, caso algum partido se recuse a apresentar os nomes dos integrantes para a CPI mista da Petrobras, ele mesmo fará as indicações. Os petistas resistem em aceitar a criação de uma CPI mista, com senadores e deputados, porque acreditam que ficará mais difícil blindar o Palácio do Planalto em uma comissão mais ampla.
Ontem, o presidente do Senado anunciou em plenário sua decisão de proceder à instalação da CPI exclusiva da Petrobras no Senado, cumprindo decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber. Mais tarde, Renan Calheiros se reuniu com parlamentares da oposição e anunciou que iria instalar também a CPI mista, composta por senadores e deputados.
– Se não houver indicação, caberá ao presidente do Congresso fazê-la. E eu vou fazer isso, acatei o princípio constitucional previsto na liminar do Supremo. Na terça me reunirei com os líderes do Congresso para pedir que indiquem os membros e instalem a CPI mista, a exemplo do que fiz ontem no Senado – disse Renan Calheiros.
Quando a instalação de uma CPI para investigar irregularidades na Petrobras se tornou um fato inexorável, o governo passou a trabalhar para que a comissão acontecesse apenas no Senado, onde tem uma maioria mais confiável. Mas, com a decisão de Renan Calheiros, de instalar também a CPI mista, o PT acabou ficando isolado na defesa de uma comissão só com senadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA