Pular para o conteúdo principal

ABERTURA DA COPA: UM ESTÁDIO INACABADO

Lula: um estádio para os amigos Marcelo Odebrecht e André Sanchez. Uma vergonha para o Brasil.

Palco da abertura da Copa, o Itaquerão será entregue no dia 15 de abril incompleto, sem atender a todas as exigências da Fifa para que o estádio sediasse o Mundial. A Folha apurou que a Fifa já foi avisada que a cobertura do estádio não estará finalizada; camarotes e áreas comerciais não terão acabamento pronto; e os telões não estarão instalados –a empresa responsável por isso nem sequer foi contratada.
O Corinthians, dono do estádio, admite que esses itens não vão ficar prontos a tempo (15 de abril), mas afirma que até a Copa (12 de junho) esses materiais serão adquiridos e incluídos na conta das estruturas temporárias. Ainda não está definido, porém, quem vai financiar essas obras de conclusão nem o prazo para essas contratações serem realizadas.
Inacabado e a 86 dias para o início do torneio, o estádio é o que mais preocupa a Fifa, pois o primeiro jogo do Mundial receberá chefes de Estado de diversos países. Quatro itens da arena causam maior apreensão: as áreas VIP, os espaços comerciais, a cobertura e os telões. A Fifa sabe que os lounges VIPs, espécie de antessalas dos camarotes, onde circularão os chefes de Estado, estarão inacabados em 15 de abril. O piso do espaço estará no cimento e sem luminárias. As especificações técnicas da Fifa dizem que essas áreas devem ter carpete e luminárias.
As áreas comerciais, que incluem lanchonetes e espaços para patrocinadores, também chamam a atenção. Não haverá, por exemplo, iluminação fixa na área externa da arena corintiana, onde parceiros da entidade terão estandes. A esperança da Fifa é que sejam alugados refletores provisórios. Os espaços internos para lanchonetes também preocupam a entidade. O Corinthians prevê a entrega das salas com o piso no cimento, sem forro no teto e com tijolos aparentes nas paredes.
TELÕES
O fato de o estádio ainda não ter telão é outro problema. A exigência da Fifa é que a arena da abertura da Copa possua dois telões de 90 m². No entanto, os itens ainda não foram comprados e não há previsão para isso ocorrer. Internamente, a Fifa considera que essas contratações prometidas pelo Corinthians devem ser realizadas o mais rápido possível para entrega nos dias que antecedem a abertura, em 12 de junho. Pessoas ligadas à entidade afirmam que, caso isso não seja feito logo, não haverá tempo para as contratações necessárias e para as instalações das peças.
Por fim, a cobertura do Itaquerão é outro ponto fora das recomendações da Fifa. A entidade cobra que todas as arenas possuam, além das telhas, uma membrana de lona para não deixar o esqueleto da cobertura aparente. Quem for ao Itaquerão na Copa, porém, verá telhas aparentes. Atrás dos gols, a cobertura terá apenas a estrutura metálica e as telhas, sem a lona, embora essa fosse uma exigência da Fifa por questões estéticas. (Folha de São Paulo)

Do Blog do Coronel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)