ABERTURA DA COPA: UM ESTÁDIO INACABADO

Lula: um estádio para os amigos Marcelo Odebrecht e André Sanchez. Uma vergonha para o Brasil.

Palco da abertura da Copa, o Itaquerão será entregue no dia 15 de abril incompleto, sem atender a todas as exigências da Fifa para que o estádio sediasse o Mundial. A Folha apurou que a Fifa já foi avisada que a cobertura do estádio não estará finalizada; camarotes e áreas comerciais não terão acabamento pronto; e os telões não estarão instalados –a empresa responsável por isso nem sequer foi contratada.
O Corinthians, dono do estádio, admite que esses itens não vão ficar prontos a tempo (15 de abril), mas afirma que até a Copa (12 de junho) esses materiais serão adquiridos e incluídos na conta das estruturas temporárias. Ainda não está definido, porém, quem vai financiar essas obras de conclusão nem o prazo para essas contratações serem realizadas.
Inacabado e a 86 dias para o início do torneio, o estádio é o que mais preocupa a Fifa, pois o primeiro jogo do Mundial receberá chefes de Estado de diversos países. Quatro itens da arena causam maior apreensão: as áreas VIP, os espaços comerciais, a cobertura e os telões. A Fifa sabe que os lounges VIPs, espécie de antessalas dos camarotes, onde circularão os chefes de Estado, estarão inacabados em 15 de abril. O piso do espaço estará no cimento e sem luminárias. As especificações técnicas da Fifa dizem que essas áreas devem ter carpete e luminárias.
As áreas comerciais, que incluem lanchonetes e espaços para patrocinadores, também chamam a atenção. Não haverá, por exemplo, iluminação fixa na área externa da arena corintiana, onde parceiros da entidade terão estandes. A esperança da Fifa é que sejam alugados refletores provisórios. Os espaços internos para lanchonetes também preocupam a entidade. O Corinthians prevê a entrega das salas com o piso no cimento, sem forro no teto e com tijolos aparentes nas paredes.
TELÕES
O fato de o estádio ainda não ter telão é outro problema. A exigência da Fifa é que a arena da abertura da Copa possua dois telões de 90 m². No entanto, os itens ainda não foram comprados e não há previsão para isso ocorrer. Internamente, a Fifa considera que essas contratações prometidas pelo Corinthians devem ser realizadas o mais rápido possível para entrega nos dias que antecedem a abertura, em 12 de junho. Pessoas ligadas à entidade afirmam que, caso isso não seja feito logo, não haverá tempo para as contratações necessárias e para as instalações das peças.
Por fim, a cobertura do Itaquerão é outro ponto fora das recomendações da Fifa. A entidade cobra que todas as arenas possuam, além das telhas, uma membrana de lona para não deixar o esqueleto da cobertura aparente. Quem for ao Itaquerão na Copa, porém, verá telhas aparentes. Atrás dos gols, a cobertura terá apenas a estrutura metálica e as telhas, sem a lona, embora essa fosse uma exigência da Fifa por questões estéticas. (Folha de São Paulo)

Do Blog do Coronel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA