UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 18-02-14

HELIO FERNANDES –
Eduardo Jorge acaba de aceitar, “entusiasmado”, candidatura a presidente pelo PV. Naturalmente tem todas as aspas e nenhum voto. Mas qualquer número que alcance, já ajuda Campos e Aécio, os que disputam mesmo. O Verde não tem votos. Em 2010, no final, Dona Marina conseguiu 20 milhões de votos de protesto. Nenhum estava verde nem mesmo amadurecido.
Campos-Aécio
Enquanto isso, os dois fizeram juras de amor irrevogável, até que as urnas os separem. Um deles chegará à frente do outro, se houver segundo turno, concorrerá com Dona Dilma. Mas um não apoiará o outro, garantido.
Se houver a hipótese, irão verificar: “O que será melhor para mim em 2018? Dona Dilma já estará fora do jogo, enfrentar um correligionário (?) é o melhor?”.
Promessas de Kassab, candidato a governador
Foi prefeito substituindo Serra, que cumpriu apenas 15 meses dos 48 do mandato. No cargo, foi reeleito. Fundou um partido, disse textualmente: “Não somos de esquerda, centro ou direita”. Nem é inédito no Brasil. Agora deve disputar o cargo de governador, assume compromissos, “se eu ganhar”.
Lógico, só pode ser se ganhar. Não ganha. Alckmin é o favorito, só pode perder, eventualmente para o poste do Lula. Quem acredita em Kassab? Talvez nem ele mesmo, deve desistir.
O apagão do Lobão
Tem dito as maiores tolices, e não é de agora. Semana passada afirmou: “O risco de apagão é zero”. 48 horas depois vários estados e milhões de pessoas ficaram com energia zero. Anteontem, veio a público novamente: “Se o consumidor quiser um sistema de energia sólido e consolidado, terá que pagar mais caro”.
O cidadão-contribuinte-eleitor tem em outubro a possibilidade de retirar da vida pública esse inepto senador-ministro. Em abril tem que deixar o ministério se o eleitor do Maranhão pensar no Brasil, não vota nele.
Não votando, ele não volta a ser ministro. Se for reeleito mais uma vez com os votos da ditadura estadual de 48 anos, de quem será a culpa? Dos que estão na Penitenciaria de Pedrinhas ou dos que estão do lado de fora?
Direitos Humanos e Minorias
A Câmara dos Deputados tem uma Comissão com esse título estapafúrdio, extravagante, estelionatário. De Direitos Humanos os que estão no Poder não se interessam. E se a Comissão é de minorias, vai perder sempre, pois o regime, o sistema, o governo é inabalavelmente de maiorias.
Por causa disso, essa Comissão teve um presidente que nem deveria ter tomado posse, suas “credenciais” negam a própria existência, dele e da Comissão. E sem nenhuma perplexidade, está á caminho de ter outro presidente, que além de negar tudo isso, nega até a Democracia.
Tem um eleitorado cativo pró-ditadura, que dá para reelegê-lo na Câmara Federal, um filho na estadual e outro na municipal. Que República essa, elege até os inimigos ostensivos e não escondidos.
Palácio Jaburu
É belíssimo. No projeto Lucio Costa executado por Niemeyer, não estava previsto para residência do vice-presidente. Mas é feudo de Michel Temer, que não tem votos para deputado, (fica sempre como suplente que assume), mas é o segundo da República.
Recebe farta e vastamente, como aconteceu ontem. Jantares maravilhosos pagos com o dinheiro do consumidor. Como a cultura de Temer não é eclética nem ética, não deve saber quem é Bloomberg.
Foi 12 anos prefeito de Nova Iorque, recebia muito café da manhã ou jantar, pagava tudo dele e dos convidados com dinheiro de sua própria conta bancária. Quando a capital era no Rio não havia nenhuma dessas mordomias.
Lula e Azeredo
Existem inúmeras e enormes coincidências e inconsequências na participação dos dois políticos. Só que Lula, dono do PT, foi cercado de todas as blindagens, amparado e protegido por uma rede de solidariedade. Sua afirmação, “eu não sabia de nada”, foi saudada com entusiasmo pelo partido inteiro. E os “companheiros”, processados, condenados e presos, continuam aplaudindo o ex-presidente.
Roberto Jefferson, num discurso que estarreceu o país, em plena Câmara quando ainda era deputado, assombrou com a declaração que provocou recordes de audiência: “Revelei ao presidente Lula tudo o que estava acontecendo”. E disse a ele: “O senhor será atingido, o escândalo é muito grande”. Lula insistiu no “eu não sabia de nada”, permanece livre, impune, intocado e poderoso. Jefferson só é chamado de “delator”, não teve benefício. Não pode nem cumprir pena em casa, sua situação física é a mais precária possível.
Azeredo abandonado pelo PSDB, ignorado, querem a condenação
Já escrevi sobre Azeredo, sua formação, sua carreira. Agora, não pode imitar Lula e repetir o 'eu não sabia de nada'. Os próprios “correligionários” mal falam com ele, surgem com proposta indecente, que não é roteiro de filme, sim exibição de falta de caráter. Querem que renuncie na Câmara, assim seria julgado na primeira instância, o processo levaria uns 10 anos, Azeredo obteria a prescrição.
No mensalão do PSDB, Azeredo não foi recompensado nem mesmo com a reeleição. Foi derrotado por Itamar, que cumpriu o resto de Collor, primeiro a sofrer punição como presidente. Lula foi reeleito, beneficiado pelo constrangimento do Procurador Geral, estranhamente reconduzido pelo próprio Lula. Constrangimento não apenas dele, mas dos ministros, que silenciaram timidamente.
Até mesmo do folclórico Gilmar Mendes, que foi se encontrar com Lula, na casa do Nelson Jobim. Ministro expulso do Supremo aos 60 anos, não pode esperar a expulsória aos 70.
As viagens de avião de Lula, presidente e ex
Andou várias vezes com seu Ministro Mares Guia, sabendo de que não deveria tê-lo nomeado, estava incurso, enquadrado, indiciado no mensalão do PSDB. Mares Guia, agora, fez 70 anos apressadamente, foi logo logo considerado com a “pena prescrita” pela idade.
Ex-presidente não pode andar mais de avião com Mares Guia, o avião era do ministério.
Só que Lula não ficou em terra, passou a andar nos aviões de Eike Batista, com fotos publicadas em jornais e televisões. Esse Eike fraudou “todo mundo”, enganou milhões de acionistas. Mas continua riquíssimo em completa e absurda liberdade.
PS – O diálogo (?) por carta entre Suplicy e Gilmar Mendes, deveria ser público. Um é senador, o outro é Ministro do mais alto tribunal do país, devem contas ao cidadão.
PS2 – Como os dois têm tendência e vocação para equilibristas, deveriam “debater” no Cirque du Soleil. Com entradas grátis. Ou pagas com dinheiro cooptado pela Internet.
PS3 – A direção nacional do Psol bateu duro no pessoal do Estado do Rio. Chegaram a falar em intervenção. Acontece que a representação parlamentar do Rio é a mais atuante e agressiva do partido.
PS4 – De todos que escreveram sobre a violência nas manifestações de rua, e a morte do cinegrafista Santiago Andrade, ninguém chegou nem perto da realidade, da isenção e da imparcialidade de Suzana Singer, Ombudsman da Folha.
PS5 – Textual e irrefutável, depois de fartamente lamentar sua morte, enquanto trabalhava: “Tocados pela morte do colega, cansados de serem maltratados pela turba e pela polícia, quando estão apenas trabalhando, os jornalistas não podem perder a racionalidade. NÃO SOMOS JUSTICEIROS”. Isso é um texto jornalístico.
PS6 – Na onda de notícias boas e opiniões favoráveis, esta, de cinema com entusiasmo. O cineasta brasileiro Daniel Ribeiro, no seu primeiro filme, “Eu quero voltar sozinho”, ganhou o Grande prêmio de crítica do festival de Berlim.
PS7 – Quando for exibido, não deixe de ir ver. Nas artes do futuro, (talvez em 20 anos) o cinema, junto com a arquitetura e o geneticismo (como os médicos serão chamados), estará na vanguarda de tudo. Para os que ficarem, que maravilha viver.
PS8 – Requião, governador e senador várias vezes, recebeu passagem do senado, que custou 17 mil. Sua mulher, para ir com ele, comprou, pagou 4 mil. Requião: “Isso aqui é uma farra”.
PS9 – Darcy Ribeiro, eleito senador, ficou assombrado com os privilégios. Afirmou: “Isso aqui é um clube maravilhoso, antes de eu pensar em pedir alguma coisa, já me serviram”. São passados apenas 28 anos. Os privilégios são eternos.
PS10- Os socialistas do governador Eduardo Campos são mágicos. No Ceará “oferecem” apoio a Eunício para governador, e a Inácio Arruda para senador. Eunício é do PMDB retrogrado. Inácio é do PC do B sem votos. O primeiro talvez se eleja. O segundo ficou em quinto para prefeito de Fortaleza.
PS11 – De todos os que entraram em cena com a morte do cinegrafista, a mais autêntica, sincera e com enorme credibilidade, foi sua filha. Idolatrou o pai e a ela mesma, ganhando espaço admirável. Como admirável é sua frase chave e objetivo: “Meu pai não será esquecido”. Parabéns.
PS12 - Caetano Veloso escreveu sobre o assunto, com um título estranho: “Outra vez o Freixo?”. Fui ler por causa disso, não era nada disso. Valeu pelo final, um ajuste de contas com O Globo, guardado dentro dele desde 2012. Foi duríssimo com O Globo, escrevendo no próprio Globo. Parecia até a Tribuna da Imprensa de papel.

Da Tribuna da Imprensa On Line.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA