UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 08-02-14


HELIO FERNANDES –
Nossa Senhora, como informam, depreciativamente, sobre esse condenado do mensalão. Em primeiro lugar, pois é a questão mais importante: não haverá extradição. O governo do Brasil tem que pedir, é obrigatório. O governo da Itália atenderá o pedido do Brasil, se quiser. Não vai “querer”.
Segundo: órgãos de comunicação de todos os tamanhos, dizem: “Pizzolato começou a planejar a fuga, assim que foi denunciado pelo Ministério Público em 2005”. E sempre se convenceu de que não cumpria pena, se preparou para isso.
Levou oito anos para essa farsa?
Terceiro: uma coisa já esta provada: Pizzolato saiu do Brasil em setembro, dois meses antes de ser condenado e ter entregado o passaporte. Podia ter dado o falsificado (dele mesmo) e não o falso do irmão morto. E depois ter viajado como cidadão comum. Não havia vigilância. Tanto que quando saiu a decisão de sua prisão, em 15 de novembro, o Supremo não tinha ideia onde Pizzolato estava. (Passaporte falsificado, facílimo. Passaporte falso, mais difícil, foi apanhado).
Teve muito tempo para viajar com o próprio passaporte verdadeiro, o falsificado ficará com a polícia, ninguém verificava nada. Podia ter seguido o caminho de Cacciola, que estava com Habeas-Corpus e dupla nacionalidade, viajou para a Itália pelos caminhos normais. Ficou lá seis anos, sua prisão, apenas imprudência, nada a ver com Pizzolato.
O que acontecerá
Como tem muito dinheiro já deve ter contratado advogado de primeiro time. Que tratarão de libertá-lo da acusação de “falsidade ideológica”. O governo da Itália pode nem processa-lo por isso. Quanto a extradição, esperem um tempo enorme para que a Justiça (e a política) da Itália, examinem o pedido do Brasil. (Terão que traduzir o pedido, isso pode levar meses).
A Câmara vai cassar João Paulo Cunha
A resistência de alguns petistas vai durar até quarta-feira, pode ser que adiem por mais uma semana, mas quando votarem será pela cassação do mandato. Não só porque o voto agora é aberto, mas também da extravagância de uma absolvição, mantendo seu mandato.
Não haverá preservação do mandato do ex-presidente da Câmara. Mesmo que houvesse não surgiria conflito entre poderes. O Brasil seria mais uma vez notícia negativa no mundo interiro. Um cidadão LEGISLANDO durante o dia e se TRANCAFIANDO durante a noite.
O tenebroso “MÁS médicos”
O badaladíssimo MAIS médicos, se transformou em MÁS médicos, denúncia de um deles. Desde o inicio combati essas contratações, por vários ângulos. Um deles se baseava no pagamento. O governo do Brasil entregava 10 mil reais, não ao médico mas ao governo de Cuba.
Trabalho escravo
Mostrei o absurdo, dei exemplos principalmente da Venezuela que contratou 15 mil médicos cubanos, que recebiam 10 por cento do que vão receber no Brasil. Cuba recebia em petróleo, sua grande necessidade.
Que provocou submissão e subserviência à União Soviética e depois a Venezuela. O Brasil tem que conceder asilo aos médicos que não querem voltar para Cuba. Com o medo mais do que comprovado e histórico de perseguição.
Mantega: intocável por mais um ano
Há meses venho escrevendo: Mantega será Ministro da Fazenda até janeiro de 2015. Mesmo que Dona Dilma seja reeleita, ele deixará o cargo. Já foi convidado Henrique Meirelles (revelação deste repórter feita em outubro), que já fala, escreve e se manifesta nessa condição.
Ninguém sabe o que irá fazer Mantega. Como não disputará nenhum cargo, não precisa se desincompatibilizar. O que me dizem, mas sem nenhuma segurança por causa da indefinição de Dona Dilma: Mantega irá para um cargo no exterior. Se Dona Dilma for reeleita, terá muitas indicações à disposição, no setor de Mantega.
O invisível e divido PT-PMDB do Ceará
Existem mais candidatos do que vagas. Para senador, só uma, o governador Cid Gomes não quer disputar. Já falou com Dona Dilma, “quero ir para o exterior por uns tempos, passei oito anos duros”. Dona Dilma não disse nada, mas não está contra.
O irmão Ciro também não quer concorrer a nada agora, pretende ser Ministro. Mas tem gente “buzinando” no ouvido de Dona Dilma: “Dois cargos para o mesmo partido e a mesma família?”.
Inácio Arruda não se reelege para o senado, ganhou em 2006 por acaso, surpreendente até para ele. E ainda fez a bobagem de se candidatar a prefeito de Fortaleza. Tirou último.
Eunício e Jereissati
O primeiro só pensa em se candidatar a governador, se elegeu senador com um suplente, “de acordo”. Já esteve mais forte e com mais prestígio. De qualquer maneira, é candidatíssimo, seu mandato no senado vai até 2018.
Para o senado haverá luta mais difícil. O PT lançará José Guimarães, Líder na Câmara e irmão de Genoíno. Guimarães está espalhando em Brasília e no Ceará, “que em 2015 estará no senado”. O PT considera questão de honra, elegê-lo.
Jereissati que deu “a carreira como encerrada com a derrota de 2006”, quer voltar. Mas ele mesmo já se considerou mais elegível. Não esperava o irmão de Genoíno como adversário. Já foi governador, não acredita que agora tenha o apoio dos irmãos Gomes, Cid e Ciro.
Desprestígio de Vital do Rêgo
Está a quase seis meses esperando ser Ministro da Integração Nacional. No PMDB diziam para ele: “É só o PSB (de Campos) deixar o cargo, você entra”. Continua esperando, e tanto ele quanto o partido, parece que desistiram do importante ministério.
Pelo menos, o que o próprio Temer espalha: “O PMDB quer o sexto ministério, o dos Portos”. Nem é ministério e sim secretaria. Vital do Rêgo, amargurado, não esconde, resentido: “Depois de tudo que fiz para enterrar aquela CPI, me tratam dessa maneira”.
Heloísa Helena
Até agora, disparada para voltar ao senado. No intervalo, presidenciável, teve oito milhões de votos. As pesquisas dão tal vantagem à ex-senadora, que depois de oito anos como governador, e já lançado ao senado, Teotônio Vilela desistiu. Considera que se elege agora deputado, e em 2018, com duas vagas, volta facilmente ao senado.
O plagiador Renan Calheiros
Há mais de vinte anos luto pela reforma política, mas não uma reforminha. Sempre termino dizendo: “Essa reforma não sairá nunca, tem que ser feita pelo Congresso. Deputados e senadores serão atingidos”. Segundo muitos deles “prejudicados”.
Agora, numa quase confissão de que será candidato a governador das Alagoas, Renan repete este repórter. E nem cita a fonte. Mas a vez para ser governador é agora. Fica oito anos, elege o filho sucessor, volta para o senado. Se perder agora, ainda tem quatro anos garantidos no senado.
“Mercadante, nome de peso”
Parece piada. Derrotado duas vezes para governador de São Paulo, não conseguiu nada com Lula. Reabilitado e ressuscitado por Dona Dilma, tem um ponto a favor: ainda vai completar 50 anos. Mas apesar de moço, está sempre tropeçando nos holofotes.
PS – Minha filha Ana Carolina, das maiores fotografas do Brasil, assim que Pizzolato foi preso, colocou no seu facebook: “Esse Pizzolato, além de ladrão é burro”. Recebeu centenas de mensagens concordando.
PS2 – Dentro de 2 meses, Ana Carolina estará indo para o Reino Unido. Está entre as selecionadas para o grande prêmio pela notável exposição que fez ano passado.
PS3 – Como candidato, Padilha atacou Alckmin e a política de segurança do PSDB. Textual: “O PCC é criação dos 20 anos do governo desse partido”. Foi o que disse aos jornalistas Valdo Cruz e Johanna Nublat.
PS4 – Campos foi violento atacando Dona Dilma e seu governo. Voltando à vaga cativa no Senado. Dona Gleisi tentou defender sua chefe. Mas com aquele “discursinho”? Campos deve estar rindo até agora. E Beto Richa, governador do Paraná, também.

Da Tribuna da Internet On Line.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA