UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES - 14-01-14

HELIO FERNANDES –

A foto publicada anteontem na primeira página de O Globo, é definitiva. Dona Roseana dizendo absurdamente, “o que piora a segurança, é que o Maranhão está mais rico”. Considerado o estado mais pobre e miserável do país, a governadora está desesperada.
O ministro da Justiça, atrás da governadora de braços cruzados e sem uma palavra sequer, compõe o quadro. No início deste 2014, já é a “foto do ano”, a desgovernadora, idem, idem.
Em jornal, televisão, site, blog, internet, este repórter foi o primeiro a falar em intervenção. E citei todos que deviam ou podiam intervir.
Dona Roseana foi obrigada a quebrar o silêncio e a falar, aí saiu em todos os faróis do não saber, pelo assombro da afirmação: “O Maranhão ficou com problemas por causa da riqueza”. Inacreditável.
A Intervenção no Maranhão
Anteontem, com enorme repercussão, coloquei a vergonhosa, perigosa e criminosa situação do Maranhão. Indiquei quem pode PEDIR ou FAZER a obrigatória intervenção nesse estado abandonado. Disse que o povo do Maranhão, desesperado, espera a INTERVENÇÃO federal. Os personagens chaves, estão inibidos ou distraídos.
Citei o Procurador Geral da República, o presidente do Conselho de Justiça, (que preside o Supremo) Dona Dilma, presidente da República. Reclamaram que não incluí a OAB, está incluída. Como não farão nada mesmo, não tem importância.
O Ministro da Justiça determinou o que Dona Roseana pode fazer
Foi ao Maranhão com plenos poderes, usou-os de forma rigorosamente de acordo com a sua dimensão. Na conversa, o Ministro da Justiça estava acima da governadora, ela sabia disso. Quem parece não saber é o pai, desculpe, o poderoso chefão José Sarney, que como faz há 48 anos, manobra para ser o ganhador.
Sempre distante do povo, dona Roseana, agora seqüestrada por bandidos terroristas e por autoridades que fingem de otimistas. Que República!
Em ano eleitoral-presidencial, Dona Dilma não reza nem missa campal
A presidente da República, de todos esses personagens que citei, é a única que tem voz, voto e poder de ação. Cabe a ela iniciar o processo de intervenção, seguindo o que determina a Constituição. Mas enfrentar Sarney, o pai, símbolo ou mácula, como Lula falou publicamente se embaralhando e confundindo tudo? Lógico que se a oportunidade fosse outra, talvez cumprisse seu dever, obrigação e decisão. Agora?
O Procurador geral, e o presidente do Conselho de Justiça
Acredito que Ricardo Janot não fugirá da Constituição, pedirá a intervenção. Mas dependerá do plenário do Supremo. Como o judiciário está em recesso, tem que esperar. O Conselho Nacional de Justiça tem o direito e o dever de pedir a INTERVENÇÃO. Mas como seu presidente, que também preside o Supremo, é Joaquim Barbosa, que está viajando, mais tempo para a desgovernadora.
A OAB nacional, pode pedir intervenção
Esse órgão deveria ter sido o primeiro a lutar pela INTERVENÇÃO. Mas como Dona Dilma, age aos trancos e barrancos, suas ações são dominadas e executadas aos saltos e sobressaltos. Mantém Wadih Damous como conselheiro Nacional e como presidente da Comissão da Verdade estadual.
Isso depois das tremendas acusações que são feitas a esse Conselheiro. Candidato a deputado federal pelo PT, usa e abusa do prestígio da OAB Nacional, para “obter grande votação”, como ele mesmo afirma.
Em plena ditadura do Estado novo, a OAB era outra
Luiz Carlos Prestes foi preso, torturadíssimo, não tinha nem advogado. Em pleno 1937, a OAB, presidida pelo bravo Magarino Torres, (que depois foi juiz) designou o jovem advogado Sobral Pinto (então no limiar dos 30 anos) para defender Prestes.
O próprio Prestes não aceitou Sobral Pinto como defensor. Quando foi comunicado, respondeu: “Esse advogadozinho da elite vai me condenar à prisão perpétua, não quero nem recebê-lo”. Mudou de idéia, quando dona Geny Gomes, mãe do então Tenente-Coronel Eduardo Gomes, depois duas vezes candidato a presidente da República, foi conversar com ele.
Prestes-Sobral amicíssimos
Dona Geny disse a Prestes: “O doutor Sobral é grande figura, além de advogado incansável. Quando meu filho tenente, estava doente e preso em São Paulo, procurei o doutor Sobral que era juiz, ele imediatamente transferiu meu filho para o Rio. Ele vai ajudá-lo”.
Altamente conservador, Sobral conquistou o comunista Prestes. O Procurador do Tribunal de Segurança da ditadura, que julgava Prestes, se chamava Himalaia Virgulino. (Com esse nome, nem Freud explicava ou escapava). Sobral requereu a presença da Liga de Proteção aos animais, pois Prestes era tratado dessa forma.
Prestes Liberado
Em 1945 o líder comunista foi solto. Eleito senador e deputado, teve grande atuação. Em 1948, o PCB teve o registro cassado, o senador, 14 deputados federais e vereadores, foram embora antes. Sobral Pinto soube, avisou a todos.
Em 1979, Prestes veio do exílio, Sobral, com mais de 80 anos, foi recebê-lo, entusiasmado. Tinham convicções ideológicas diferentes. Exatamente como a OAB de 1937 e a de hoje, separadas por uma espécie de imprudência ou complacência.
No golpe de 1964, e até 1985, jamais ouvi falar na OAB. Mas Sobral estava em plena atividade. Foi preso três vezes no Tribunal de Justiça Militar. Quando o presidente dessa Junta dava a palavra ao grande advogado, ouviam Sobral, com aquele vozeirão, responder: “Vocês não sabem ler? Ali está escrito Justiça MILITAR, meus clientes são civis”. Insistia, era preso, levado para local desconhecido.
E a INTERVENÇÃO no Maranhão?
Estão perdendo tempo, desperdiçando a paciência do povo brasileiro. A desgovernadora, que considera seu estado tão rico, tem que sair do palácio. Pode ficar com a casa maravilhosa da ilha, “comprada” ou “construída” não se sabe com que dinheiro. Jamais trabalhou na vida, fez sempre carreira pública, apoiada nas pernas mancas do pai.
Elio Gaspari e a OAB de hoje
Transcrevo a nota do jornalista, publicada anteontem, no Globo e na Folha. Na íntegra e textual, sem alterar coisa alguma, completa o meu comentário de que a OAB de hoje é muito diferente para pior da OAB de antigamente. O título da nota do jornalista: “De olho”.
E agora, a matéria, com as aspas indispensáveis: “O presidente do Conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Coelho, é candidato a uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Espera que o senador José Sarney ajude a levar seu pleito à doutora Dilma”. Fecho aspas, sem nenhuma surpresa ou perplexidade.
A CBF pode resolver o brasileirão, pela política, perdão, politicalha
Desde o início venho tratando dessa vergonha que é a projetada “decisão” dos juízes do STJD. Usando dos poderes da hierarquia das leis, o Ministério Público rebaixou os juízes dos dois tribunais esportivos, que não podem se sobrepor à lei verdadeira.
Muita gente me pergunta, pede duas respostas. 1 – Então não haverá brasileirão de 2014? Lógico que haverá. A CBF pode organizar um campeonato com 24 clubes (ou até com 30 ou apenas 21), ninguém tem nada com isso. Estabelecer o número de vagas, a CBF pode fazer de hoje para amanhã.
2 – “Vai demorar até chegar ao Supremo”. Não chegará ao Supremo de jeito algum, a CBF sabe disso. Vão desmoralizar mais ainda o futebol brasileiro fora do campo. Eternizarão o “tapetão”. Mas podem tomar nota: resolverão antes. Encontrarão a forma ou a fórmula, ou não haverá 2014 dentro de campo. 

Da Tribuna da Imprensa On Line

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA