Pular para o conteúdo principal

PORQUE CHORAM OS PREFEITOS

Meu artigo publicado na edição de hoje (9/1/2014) do O POVO.
Plínio Bortolotti
Foto: Drawlio Joca
Notícia publicada ontem neste jornal “Novo salário mínimo amplia crise de municípios do Ceará”, conforme chamada de primeira página, dá conta da choradeira a que se entregaram os prefeitos cearenses do interior com o novo piso que terão de pagar a seus funcionários, R$ 724, valendo desde 1º de janeiro.

Um dos representantes dos queixosos diz que as prefeituras já “estão no caos”, culpando a queda no repasse de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Porém, a responsabilidade pela situação caótica das prefeituras, não pode ser atribuída exclusivamente ao FPM e ao salário mínimo.

Analisando-se, mesmo superficialmente, a forma como muitas prefeituras são administradas, chegar-se-á à verdadeira causa do problema: nepotismo, compadrio (resultando em funcionalismo desqualificado), administrações amadoras e ausentes (muitos prefeitos moram em Fortaleza e apenas “visitam” o interior), verbas federais mal aplicadas ou desviadas (como mostra cada fiscalização do TCU), licitações viciadas e, destaque-se, o descompromisso em cobrar impostos municipais (= medo de perder votos).

A arrecadação própria dos municípios do interior é ridícula, conforme mostra matéria do repórter Carlos Mazza, publicada na edição de 22/12/2013 (http://goo.gl/wVoHOX). Entre as 174 prefeituras analisadas, apenas quatro arrecadavam mais do que 10% do total de suas despesas. Do outro lado, 15 cidades não conseguiram chegar nem 1% em relação ao que gastaram. A que se saiu melhor, arrecadou 21,78%. Agora, imaginem o resto. Visto assim, se entende porque as prefeituras vivem em estado de calamidade.

Certo que parte desses problemas não se restringe a prefeituras do interior, mas nessas cidades o problemas se agrava, pois a sociedade civil tende a ser mais frágil e as oligarquias costumam ser mais fortes e mais audazes em misturar suas conveniências privadas com o interesse público.

Do Blog do Plínio Bortolotti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)