Pular para o conteúdo principal

O CICLO MORTAL DA DROGA


Posted: 05 Jan 2014 06:59 PM PST

Opinião – O POVO – 04/01/2014

Antonio Mourão Cavalcante (*)


A morte por causa das drogas tem se intensificado. O motivo direto não é o uso ou abuso das drogas, o efeito maléfico sobre os órgãos. Não. A causa é reenviada ao tráfico. Seja a luta por espaço. O domínio do bairro, das bocas, da clientela. Seja a ameaça e eliminação dos supostos usuários devedores. O cliente começa a dívida, essa vai se avolumando ao ponto de receber ameaça de morte. E, mais algum tempo, a eliminação se concretiza.
Está lá mais um corpo estendido no chão. Para prazer dos programas de TV ao vivo e dos membros do Ronda do Quarteirão que chegarão para isolar o “presunto”. O jovem – sim, sempre jovem! – será levado por um rabecão, e, depois, a família pega o defunto e providencia o enterro.
Para a família será uma espécie de alívio mitigado. Ele(a) vinha dando muito trabalho. Fazia algum tempo que sua vida era só a droga. Deixou a escola. Não frequentava mais. Foi tirando os objetos de casa e vendendo. Até o botijão de gás. Tudo. Até no alheio ele foi mexendo. Se envolvendo com “gente ruim” e esta aí o final.
Deus o levou, graças a Deus!
Haja Deus para tanta ignomínia.
Para a comunidade fica o registro: não é bom fazer dívida com “esse povo”. Quem deve, eles vêm e executam. Sem piedade. Sem remorso. Fica mais que um registro. Eles impõem a lição. A regra. A lei.
A sociedade observa tudo isso com total indiferença. Aos que morrem. Aos que matam. Parece ser notícia de um planeta distante. O aparelho público de segurança e a Justiça mostram-se distantes, impotentes. Não sabem ou não querem fazer nada. Frase lapidar: “Eles que se matem”.
Proponho, como humilde cidadão, que o Estado acolha esses jovens ameaçados em um estabelecimento protegido. Nesse local, além de seguro, fortemente protegidos, iniciariam um tratamento formal, com técnicos especializados. E uma reinserção socioprofissional. Por medida de segurança, por exemplo, seria preservado o anonimato.
De forma concreta estaríamos, igualmente, dizendo aos traficantes que o cidadão não pode ser eliminado por decisão deles. Haveria uma postura de questionamento a esse tal poder de vida e de morte deles, junto às comunidades, antes ameaçadas.
Esse ciclo mortal precisa ser quebrado. Cabe ao governante ter essa vontade e determinação.


(*) Médico e Antropólogo. Professor Universitário. Reside em Fortaleza, CE.

Do Blog do Mourão de 05-01-14.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)