DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 23-01-14

NA COLUNA DO FÁBIO CAMPOS
Segurem a respiração

Na fachada do Cine São Luiz, há duas faixas. A do lado esquerdo de quem olha, diz o seguinte: “Segura o xixi que o banheiro é logo ali”. A do lado direito: “Xixi? Na boa, aqui não, né?”. Sim, senhores. O prédio é tombado pelo Estado do Ceará. A Praça do Ferreira, contígua ao edifício que levou duas décadas para ser erguido, também é um bem histórico tombado.
Foi naquele entorno que Fortaleza nasceu. Foi ali que se deram as primeiras vivências urbanas da aglomeração que gerou a metrópole. O prédio e a praça formam um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos da Capital. São deploráveis os fatos e as fotos que chegam de lá.
Tem gente morando na praça. Tem gente morando na calçada do São Luiz. As árvores são os cabides e guarda-roupas. Atentem para a foto. Após defecar e urinar, em meio aos transeuntes, a criança tomou seu inocente banho. Tudo em pleno calçadão que une a praça ao prédio.
Os moradores da praça e da calçada têm a Secretaria e Cultura como vizinha. Há dois anos, ao som do hino do Ceará tocado por uma orquestra e uma dupla de violinos, a nova sede do órgão responsável pela política cultural do Estado foi inaugurada com uma visita do governador.
Tapem suas narinas. Segurem a respiração. Muito cuidado no que pisam. O Estado está lá, mas não está. O Município faz vista grossa e ouvidos de mercador. Desassistidos, os miseráveis desgraçados sociais tomaram conta do pedaço.
Procuro ler os guias de turismo do Ceará. Todos colocam a Praça do Ferreira como ícone de Fortaleza. Sim, bastante apropriado. Fedentina, comércio irregular, estacionamentos, moradores de rua, desorganização urbana e ausência do poder público.
Será instigante acompanhar uma visita à praça de um grupo de turistas alemães que virão à cidade ver, em junho, um jogo de Thomas Müller e companhia. Os gregos também vêm por cá. Talvez acreditem que é a encenação de uma tragédia. A nossa tragédia.
A mãe e a criança estão morando no calçadão há cerca de um mês. Sobrevivem de pedir esmolas. Escolheram um bom local. É movimentado. Tem uma brisa suave e constante. Tem a água da fonte. Tem um grupo de sem teto que se ajuda e se protege. A cidade anda violenta, não é?
A foto fala tudo. É a crônica do Centro. É a representação da omissão em diversos sentidos. O social e o urbano. É o ícone da negligência com o patrimônio público e com a nossa história. É o retrato da permissividade que corrói a urbanidade.
Deixem as famílias morando na praça. Deixem os ambulantes que não ambulam a privatizar os espaços públicos. Destruam a cidade. Destruam as chances de estabelecer a civilidade e nossa urbe.
São “pais de família”, não é? Basta esse argumento para que todos se eximam de cumprir com suas obrigações de autoridade pública.
A foto-ícone da calamidade urbana foi a mim enviada por Maia Jr, presidente da Associação dos Empresários do Centro de Fortaleza. Ele está rouco de denunciar os problemas que atingem o Centro. A imagem foi captada por Alberto Duque Estrada, um cidadão preocupado com os rumos do Centro.
A foto 
fala tudo. É a crônica do Centro. É a representação da omissão em diversos sentidos. O social e o urbano.

NA COLUNA DIÁRIO DO PODER

Marmelada não falta. Agora também tem a lona do “puxadinho” no aeroporto de Fortaleza (CE), para o toque final no circo da Copa.

Três ministros, incluindo Gilberto Carvalho (secretaria-geral da Presidência), foram ontem à posse de um simples diretor (de Operações) da Conab-Cia Nacional de Abastecimento, João Marcelo Intini, como forma de solidariedade ao antecessor, Silvio Porto, petista investigado por corrupção. Apesar de a Polícia Federal haver recomendado sua demissão, Porto (que escolheu Intini) foi mantido no cargo por 4 meses.

Carvalho foi à posse para mostrar que manda na Conab, galinha dos ovos de ouro do lulismo. O ministro da Agricultura, para fingir que manda.

A origem do prestígio de Silvio Porto junto ao PT lulista tem a ver com seu desempenho na tarefa de alavancar recursos “para o partido”.

Sob pressão do senador José Sarney (AP), o PMDB fará ato em apoio à governadora do Maranhão, Roseana Sarney, que está no olho do furacão após massacre no Complexo de Pedrinhas, onde presos foram decapitados em motim. O presidente do partido, Valdir Raupp (RO), e senadores visitarão Roseana na segunda-feira (27) para tentar impedir que ela sofra desgaste semelhante ao de Sérgio Cabral, no Rio.

Além de Raupp, participarão da visita Eunicio Oliveira (CE), Roberto Requião (PR), Vital do Rêgo (PB), João Alberto e Lobão Filho (MA).

O PMDB adotará o mesmo discurso do PT sobre o mensalão, atribuindo à imprensa ações para desgastar a família Sarney.

O deputado Danilo Forte (PMDB-CE), que, segundo rivais, foi demitido da Funasa por lambanças administrativas, tem dois candidatos à presidência que ele já ocupou: os diretores Ary Barreiras e Flavio Gomes Jr..

…ateia, Dilma terá que rezar antes um terço para convencer os estrangeiros em Davos a investir pelo menos um quarto no Brasil.


NO BLOG DO CORONEL

Os institutos de meteorologia estão apontando para um terceiro ano de seca no Nordeste. Três anos consecutivos!A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), por exemplo, alertou, ontem, para a alta probabilidade de a seca ser prolongada em 2014. Vejam acima o resultado da seca de 2012 e 2013.
Será que, novamente, Dilma e o PT só vão agir depois que plantações, animais e seres humanos estiverem morrendo de sede? Será que este governo é tão imprevidente que ainda não sabe que a seca persistirá por mais um ano? Será que em vez de lotear o governo para os Gomes do Ceará não é melhor preparar uma Operação Seca para evitar novas tragédias?
Hoje (22) Dilma foi ao Nordeste inaugurar campo de futebol. No Rio Grande do Norte. Não falou de água, de carro-pipa, de açudes, de cisternas. Só falou da Copa das Copas na região que terá a Seca das Secas.
É o mínimo que o Nordeste poderia exigir, haja vista que a Transposição do Rio São Francisco, que já deveria estar pronta, está derretendo debaixo do sol inclemente do sertão. Parece uma chaga rasgando a pele do pobre nordestino.

Dilma está chegando a Davos e terá que responder uma pergunta que não quer calar: se o governo do PT não está conseguindo organizar uma Copa do Mundo, para a qual teve sete anos de prazo, como vai recolocar a economia nos trilhos, com tantos problemas, em apenas um ano? Faltando seis meses para o evento, não dá mais para colocar a culpa na FIFA, na Imprensa ou no "negativismo". É estádio que não ficará pronto. É aeroporto de lona. É o esquema de segurança que oferece tudo, menos segurança. Querem um exemplo? O estádio Mané Garrincha, construído na Capital Federal, deveria ter um túnel que passaria por baixo da Esplanada dos Ministérios, chegando ao Centro de Convenções, onde ficaria a Imprensa. Não saiu do papel, apesar do superfaturamento da obra, que chegou a R$ 1,4 bilhão. Em Brasília, nem mesmo o túnel que desafoga a região do aeroporto está pronto. Talvez fique. Talvez não. Dilma é a responsável diante de Davos.
"Nós já sabíamos que isso aconteceria... Falei outras vezes que o Brasil não tem condições de fazer a Copa do Mundo. Vai ser difícil, o Brasil vai passar vergonha...O Brasil tem muita coisa para fazer, como colégio, na saúde e presidio, e não campos de futebol para a Copa do Mundo. Vai tanto dinheiro só para um mês..." -Rivaldo, 41 anos, pentacampeão do mundo em entrevista à Jovem Pan.

NO BLOG DO NOBLAT

Carolina Brígido, O Globo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski afirmou nesta quarta-feira que a responsabilidade por mandar prender o ex-deputado João Paulo Cunha (PT), condenado no julgamento do mensalão, é do relator da ação, no caso o ministro Joaquim Barbosa. Ele afirmou que este também é o entendimento da ministra Cármen Lúcia, que também ficou na presidência do STF nas férias de Barbosa. A declaração de Lewandowski foi dada em resposta a Barbosa, que em Paris criticou os dois colegas que assumiram o comando da Corte durante suas férias e não assinaram o mandado de prisão.
— Acompanho o entendimento da ministra Cármen Lúcia de que a competência (de mandar prender) é do relator, nos termos do artigo 341 do regimento interno do STF — disse Lewandowski.
O artigo trata de atos de execução e cumprimento de decisões transitados em julgado e diz que serão "requisitados diretamente ao ministro que funcionou como relator do processo na fase de conhecimento".

O Globo
Enquanto petistas têm o apoio de militantes para conseguir, via internet, doações para ajudar no pagamento das multas do mensalão, o núcleo publicitário, comandado por Marcos Valério (foto abaixo), não goza da mesma popularidade. Valério e companhia lamentam o valor das multas e não escondem uma ponta de inveja dos condenados que conseguiram as doações. Juntos, o operador do mensalão e seus dois ex-sócios devem R$ 10,9 milhões.
— Sorte desse pessoal do PT, que encontra corações e bolsos generosos para pagar as multas. Nunca conversei sobre isso com o Ramon, não. Mas acho que ele não aprovaria isso, sair por aí pedindo dinheiro aos outros. E acho também que não haveria gente interessada em pagar para ele, não. Sorte de quem encontra — disse Hermes Guerrero, advogado de Ramon Hollerbach, ex-sócio de Valério.

Veja
A Justiça mineira decretou o bloqueio de bens e a quebra dos sigilos bancário e fiscal do senador Zezé Perrella (PDT-MG, foto abaixo) e do seu filho, o deputado estadual Gustavo Perrella (Solidariedade). A decisão atendeu ao pedido do Ministério Público de Minas Gerais, que moveu uma ação de improbidade administrativa contra a família Perrella, dona da empresa Limeira Agropecuária e Representações Ltda.
A empresa é acusada de firmar contratos irregulares com o governo do Estado entre os anos 2007 e 2011. A sentença foi assinada pela juíza Rosimere das Graças do Couto, da 3ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte.
No processo, o MP acusa o senador de fechar “contratos, convênios e termos de parceria” sem licitação com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado. A estatal fornecia sementes para a empresa dos Perrella, que revendia produtos como arroz, feijão e milho para a Epamig. Os alimentos eram usados no programa “Minas Sem Fome”, do governo do Estado.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO


NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM

Foto que circula pelas redes sociais mostra veículos do Exército que apodrecem em ferro velho do município de Itaboraí, no Rio de Janeiro. Esta foto é emblemática e fala por si só.
O jornalista Ricardo Setti, em sua coluna no site da revista Veja traz uma informação super importante que pode dizer muito sobre a situação das Forças Armadas do Brasil que transcreverei após este prólogo.
A propósito lembrei-me imediatamente que na na segunda metade dos anos 90, já no governo de FHC, visitei a Base Aérea de Florianópolis durante missão profissional e jamais apagará da minha memória aquele dia. Ali constatei que já havia avançado de forma dramática o desmanche das Forças Armadas.
Aquilo me deixou profundamente impressionado. Desde o automóvel oficial do Comandante da Base, passando pelos aviões, demais equipamentos e instalações tudo era coisa velha, desgastada, tudo era sucata num evidente descompasso com as tecnologias então disponíveis à época.
Não tive mais a oportunidade de visitar nenhuma instalação militar. Acredito - e creio que alguns militares que ocasionalmente lêem este blog podem dar a sua opinião nos comentários - que a situação que presenciei no final da década de 1990 não se alterou ou pode estar bem pior.
Pois bem. Ricardo Setti publica uma notícia que é, sob todos os aspectos, lamentável. Oficiais formado nas escolas de alto nível, como ITA, por exemplo, estão trocando Exército, Aeronáutica e Marinha, por empresas privadas. Se esse número dos que abandonam as Forças Armadas brasileiras fosse pequeno, estaria dentro da normalidade. Mas são centenas. 
A verdade é que as Forças Armadas brasileiras estão há anos sob o abandono total. Tanto é que não circulam mais informações a respeito das três Armas. O que aparece na grande mídia é apenas notas esparsas e matérias sobre alguns fatos administrativos e olhe lá. As FFAA, na verdade, estão sendo estraçalhadas. No lugar delas se fala muito em Força Nacional, um troço criado pelo governo neo-comunista do PT.
Outro alvo que vem sendo golpeado pelo PT-Foro de São Paulo, são as Polícias Militares. A meta é desmilitarizar as PMs que constituem uma tradicional instituição militar que goza de ampla confiabilidade e respeito por parte da população brasileira.
Não há um só país verdadeiramente democrático e desenvolvido economicamente que não possua Forças Armadas super equipadas e prestigiadas!
E vamos dizer a verdade verdadeira: tudo isso que está acontecendo faz parte do plano do desgoverno de Lula, Dilma e seus sequazes que objetiva transformar o Brasil e mais uma republiqueta bolivariana, eufemismo para mascarar o que todos os covardes e poltrões fingem deconhecer, ou seja, a criação de uma ditadura comunista!
Prova disso é a deserção das Forças Armadas pelos oficiais jovens de alto nível e excelente formação. Está aí portanto mais um assunto que deveria constar nas primeiras linhas dos planos de governo dos candidatos da oposição. Aliás, isto é um dever, mas por certo os senhores Aécio Neves e Eduardo Campos, fingirão que não sabem de nada, patinando na idiotia politicamente correta.
Este texto é um recado para ambos. Estou dando a idéia de graça!
Leiam o que informa o jornalista Ricardo Setti. Os fatos falam por si só; e falam alto:
Se em 2012 foram 249 os oficiais das Forças Armadas que pediram demissão, abandonaram a carreira e passaram a trabalhar na área civil, o número quase se repetiu em 2013: 250 oficiais pediram demissão, sendo 121 do Exército, 70 da Marinha, e 59 na Força Aérea.
O que impressiona desfavoravelmente é o grande desfalque representado pela saída de nada menos do que 94 engenheiros — formados em centros de excelência como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), ou o Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro.
O Exército foi especialmente prejudicado, perdendo nada menos do que 46 engenheiros militares, que preferiram fazer carreira na vida civil. Na FAB, saíram 34 engenheiros aeronáuticos, e, na Marinha, 14 oficiais engenheiros.
O Exército também foi a única força que perdeu oficiais superiores — de tenente-coronel a general, sendo cinco, no caso, além de 46 capitães e 70 tenentes.
Deixaram a Marinha 32 Capitães-tenentes e 38 Tenentes, e cessaram de vestir a farda da Força Aérea 5 capitães-aviadores e 54 tenentes-aviadores.
A questão salarial não é a única a preocupar os militares de qualquer especialidade. Da coluna de Ricardo Setti - clique aqui para saber mais sobre esta infausta notícia

Acima o cabeçalho do perfil de Tuma Jr. no Facebook e o facsímile da postagem em que formula a denúncia e pede o apoio de seus leitores.
O ex-Secretário Geral de Justiça, delegado Romeu Tuma Júnior, autor do livro Assassinato de Reputações, cujo contéudo envolve sérias denúncias ao governo do PT, usou o seu perfil no Facebookpara avisar que seu livro está sendo alvo de pressões com a finalidade de fazê-lo desaparecer das livrarias.
Em postagem no Facebook, o delegado Tuma Júnior faz as seguintes revelações explicando a estratégia para retirar sua obra do ranking dos livros mais procurados:
"Eles estão pressionando Livrarias para não exporem e não venderem o livro. Tão espalhando versão Pirata e Falsa com o objetivo de derrubar as vendas e por consequência a posição da obra no ranking dos mais vendidos, o que acarreta cair no esquecimento e abafa a pressão na mídia! Eu to lutando contra esse Estado Policial, por isso encareço que não baixem e denunciem os links com a versão PDF do livro. Ajude nessa batalha. Não vamos reclamar da corrupção praticando ilegalidade!
Conto com vocês!
Obrigado!"

NO BLOG ALERTA TOTAL

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
O Capimunismo petralha volta a lançar publicidade, nos bastidores econômicos, sobre um polêmico projeto para confiscar o dinheiro de quem pretensamente ganha bem para emprestar para os mais pobres. A pedido da Presidenta Dilma Rousseff, técnicos do Banco Central, Receita Federal e do Ministério da Fazenda já estariam estudando a viabilidade de se implantar a tal “Poupança Fraterna”. O factóide seria lançado, como demagogia, na campanha reeleitoral.
A ideia da Poupança Fraterna já foi formalmente lançada, em 2004, por proposição do médico-deputado Nazareno Fonteles (PT-PI). Tramitando com o código PLP 134/2004, o plano tem o artificialismo econômico de um socialismo soviético. A intenção é estabelecer um limite máximo para o consumo. Cada brasileiro só poderia gastar dez vezes o valor da renda per capita nacional mensal, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Ou seja, por um período de sete anos, a partir do dia primeiro de janeiro do ano seguinte ao da publicação desta Lei, toda pessoa física brasileira, residente ou não no País, e todo estrangeiro residente no Brasil, só poderá dispor, mensalmente, para custear sua vida e a de seus dependentes, de um valor menor ou igual ao Limite Máximo de Consumo.
Na genial proposição petista, o dinheiro que sobrasse do consumidor artificialmente contido seria depositado, mensalmente, a título de empréstimo compulsório, em uma conta especial de caderneta de poupança, em nome do depositante, denominada “Poupança Fraterna”. Pelo projeto, os valores confiscados seriam devolvidos nos 14 anos seguintes, em prestações mensais equivalentes à metade de cada um dos depósitos realizados.
Tem até punição prevista para quem não fizer a poupança compulsória: “A não-realização do depósito na Poupança Fraterna, ou sua realização em valor inferior ao determinado no art. 3º desta Lei, por período superior a trinta dias, implicarão a automática e imediata inserção do retentor no cadastro da dívida ativa da União, pelo valor correspondente a duas vezes a diferença entre o valor depositado e o valor devido”.
Dificilmente o Congresso aprovaria uma bobagem dessas, ainda mais no ano reeleitoral. Mas só o fato de o PT ter coragem de apresentar tal medida soviética, de intervenção direta na livre iniciativa de ganho e consumo das pessoas, fica clara a vontade petralha de implantar um regime economicamente autoritário no Brasil.

Desabafo do Barbosa
Por que os ministros Carmem Lúcia e Ricardo Lewandowski, no exercício temporário da presidência do Supremo Tribunal Federal, não determinaram a prisão do deputado João Paulo Cunha, condenado no Mensalão?
Pior do que ficar sem resposta foi ver o Super Joaquim Barbosa, palestrando em Paris, fazer tal reclamação, sem citar diretamente os nomes dos dois colegas que protelam o começo de cumprimento de pena do ilustre parlamentar petista.
Pior que tudo isso, só um ministro aposentado do STF contribuir com R$ 10 mil para ajudar José Genoíno a pagar a multa imposta pela Justiça...

NO BLOG UCHO.INFO

Planalto considera precipitada conclusão sobre vazamento, mas Maria do Rosário fala o que quiser
(Imagem: TV Globo)
Dois pesos – O governo petista de Dilma Rousseff funciona à sombra da tese, burra e medíocre, do “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”. Ou seja, os absurdos cometidos pelos integrantes do desgoverno do PT devem ser avaliados e esmiuçados antes de qualquer crítica, pois esses proxenetas do comunismo não aceitam a verdade dos fatos.
Nesta quarta-feira (22) o secretário de meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito federal, Eduardo Brandão, informou que o óleo derramado no Lago Paranoá, em Brasília, na última sexta-feira (17) teve como origem um vazamento em caldeira de um dos restaurantes do Palácio do Planalto.
“Depois de alguns estudos com equipamentos nas galerias de águas pluviais, podemos afirmar que o óleo foi derramado dentro da área do Palácio do Planalto, no poço de visita”, disse. “Provavelmente, [foi] um vazamento que veio da caldeira do Palácio que atende ao restaurante”, disse Brandão.
“Podemos afirmar com certeza que saiu dessa área. O que estamos concluindo no estudo químico é se é óleo de caldeira ou de poço lubrificante”, afirmou Brandão. “Nós temos inclusive o relato de que ocorreu um acidente na caldeira, por isso ela já estava desligada ontem, quando fizemos a vistoria”, completou.
O secretário foi além em suas explicações e disse: “Vamos autuar o administrador do restaurante do Palácio. A nossa equipe visitou o local e a caldeira foi desligada. Eles não são reincidentes e se propuseram a fazer a modernização do equipamento”. A administração do Palácio do Planalto deverá ser autuada em aproximadamente R$ 50 mil.
A Presidência da República, que reúne um grupo de seletos herdeiros de Aladim, o gênio, informou que a conclusão do GDF é “precipitada” e que somente após análises químicas será possível chegar a uma informação tecnicamente consistente.
A cada dia que passa torna-se cada vez mais difícil compreender o Brasil e a forma tacanha e atabalhoada com que o PT governa o País. A informação da Presidência leva à conclusão de que nenhuma acusação merece crédito antes da devida investigação. E se a equipe do ucho.info estiver equivocada, que esses palacianos soberbos nos corrijam.
É precisão saber se essa regra também vale para assuntos relacionados a governos de oposição. A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, disse recentemente que a morte de um jovem gay, em São Paulo, que foi encontrado morto debaixo de um viaduto, foi um crime de homofobia. E Maria do Rosário falou como se fosse a dona da verdade suprema e derradeira, não esperando sequer o término das investigações.
Na terça-feira (21), como noticiou o ucho.info, a família do jovem Kaique Augusto Batista dos Santos reconheceu que se tratou de suicídio, tese levantada desde o início pela polícia paulista, mas que a oportunista Maria do Rosário, que cumpre ordens palacianas, não quis considerar.
Como Dilma Rousseff, a presidente, é uma governante sem pulso algum – na verdade é uma marionete de luxo do alcaguete Lula, o assunto deve ficar como está, pois humildade e coerência são mercadorias em constante falta no almoxarifado do Palácio do Planalto.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA