DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 16-11-2013

NO PAINEL DA FOLHA

SP deve informar à Justiça Federal que tem vagas para condenados do mensalão
Há vagas A Secretaria de Administração Penitenciária do governo de São Paulo deve informar à Justiça Federal que dispõe de vagas para que condenados do mensalão cumpram pena em regime semiaberto em pelo menos dois presídios do Estado. Levantamento mostra que há dez leitos na Penitenciária 2 de Tremembé e pelo menos o mesmo número no Centro de Ressocialização de Limeira. Nas duas unidades, quem cumpre pena nesse regime dorme em um tipo de alojamento, e não em celas.
Em casa A comunicação do governo paulista sobre a disponibilidade de lugares deve frustrar a estratégia de vários advogados de requerer regime aberto por falta de capacidade do sistema prisional para receber esses presos.
Tensão Advogados e parentes de José Genoino se preocuparam com a saúde do ex-presidente do PT, que chegou muito ofegante à sede da Polícia Federal em São Paulo. O petista está sob acompanhamento médico por problemas cardíacos e toma remédios anticoagulantes.
Resignado A pessoas próximas, Genoino desabafou, logo antes de se apresentar: "Já passei por situações piores. Enfrentarei esse momento com dignidade".
Cuidado 1 A defesa de Marcos Valério pediu ao governo de Minas que seja providenciada uma cela especial, em que o operador do mensalão fique sozinho.
Cuidado 2 Valério relata ter sofrido agressões quando ficou preso. O governo mineiro concordou com o pedido e o publicitário deverá ir para o presídio de Sete Lagoas, mais seguro que os da capital.
Mesozoico Na sessão de quinta-feira do STF, a ministra Rosa Weber brincou que a duração de sua carreira na magistratura a tornava "jurássica". "Então estamos com Steven Spielberg, no parque de dinossauros que ele imaginou", disse o colega Luiz Fux.
Rei do...* O PMDB vai protestar se Dilma Rousseff "fatiar" a reforma da Esplanada, dividindo entre janeiro e março a saída dos ministros que disputarão a eleição.
... camarote A sigla acha injusto que Alexandre Padilha (Saúde), por exemplo, fique no governo para aumentar sua exposição por mais dois meses, enquanto os peemedebistas candidatos podem ser instados a sair antes.
Pano rápido A presidente não escondeu o constrangimento ontem no Congresso do PC do B diante do coro "É Flávio Dino, é união, é Flávio Dino para mudar o Maranhão". O PT deve apoiar o candidato do PMDB à sucessão de Roseana Sarney.
Camaradas Dino e a deputada federal Jandira Feghali, que também deve enfrentar o PT se disputar o governo do Rio, foram apresentados como candidatos a governador durante o evento do PC do B. Padilha foi saudado apenas como ministro.
No bolso Eduardo Campos agendou uma maratona de encontros com representantes do mercado financeiro na segunda-feira, em São Paulo. O pessebista tem almoço marcado no Banco Pine, palestra no Credit Suisse e jantar no JP Morgan.
Senta lá Apesar de negociar a indicação de um vice para Alexandre Padilha, o PR procurou o PSDB paulista e fez chegar ao Palácio dos Bandeirantes que a decisão sobre seu apoio na eleição só será tomada em 2014.
1 x 0 Tucanos festejaram por Aécio Neves ter sido ovacionado no Mineirão ao aparecer no telão após o título do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, quarta-feira. Lembram a vaia a Dilma na Copa
das Confederações, em junho.
TIROTEIO
"Marina sempre fez terrorismo ambiental. Ao prever inflação de 10%, faz terrorismo econômico e prova que vive em outro mundo".DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PT-PR), vice-presidente da Câmara, sobre texto de Marina Silva na Folha, em que aponta inflação "extraoficial" de 10% anuais.
CONTRAPONTO
O homem que sabia demais
Em uma sala com o ex-chanceler Antonio Patriota e o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), o diplomata sueco Jan Eliasson, secretário-geral-adjunto da ONU, relatou episódio da abertura da Assembleia-Geral da entidade, em setembro. Eliasson contou que, antes de entrar na sessão, Barack Obama perguntou o que Dilma Rousseff havia dito em seu discurso.
O sueco entregou a Obama uma cópia da fala da brasileira, que criticou a espionagem dos EUA no Brasil. O americano leu trechos e, resignado, devolveu o papel.
-Não estou surpreso... -respondeu Obama.

Com BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA

Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.


NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

Como a Polícia Federal não conseguiu prendê-lo nesta sexta-feira, ressurgiram rumores de possível fuga de Henrique Pizzolato, ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil condenado a 12 anos e 7 meses de prisão, em regime inicialmente fechado. Sumido há mais de dois meses, ele tem cidadania italiana e poderia repetir o ex-banqueiro Salvatore Cacciola, que usou a dupla cidadania para se fixar em Roma.

Familiares de Pizzolato garantiram que ele se entregaria neste sábado, mas se não o fizer será declarado foragido.

O ministro Joaquim Barbosa jamais perderia a chance mandar prender os mensaleiros no Dia da Proclamação da República.

Joaquim Barbosa estava exausto, mas logo mudou o astral ao chegar ao Rio. A cidade faz bem a ele.

A Fundação Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal bancaram no mês passado congresso sobre softwares livres, realizado em Itaipu, em Foz do Iguaçu. Mas se recusam a divulgar quanto gastaram.

O deputado Romário quase teve um troço, quando soube de estudo do Comitê Organizador da Copa 2014, mostrando que 90% dos brasileiros acha o evento muito importante para o País: “Tá de sacanagem, né?”

Para o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), o ex-presidente João Goulart “foi envenenado p(*) nenhuma”, quem aponta militares como malvados “deveriam conhecer Cuba para saber o que Jango planejava”.

…mensaleiro preso às vésperas de um feriado só mesmo no engarrafamento.


NO BLOG DO CORONEL

E Lula, diferente dos velhos tempos, apenas sussurrou baixinho: "estamos juntos".
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou ontem para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e para o ex-presidente do PT José Genoino logo após saber da expedição dos mandados de prisão contra os dois. "Estamos juntos", disse Lula aos antigos companheiros.
Apesar de manifestar solidariedade, Lula acertou com a presidente Dilma Rousseff uma estratégia para não prolongar o desgaste. Em vigor desde o ano passado no Palácio do Planalto, a lei do silêncio sobre os desdobramentos do mensalão será mantida, sob o argumento de que decisão judicial é para ser cumprida. "Nós temos um acordo de não falar sobre esse assunto", disse ontem o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral).
Lula passou o feriado em sua chácara, no interior paulista, e foi de lá que ligou para Dirceu e Genoino. Na quinta-feira, ele avisou que não compareceria ao 13° Congresso do PC do B, em São Paulo, pois estaria ali representado por Dilma e por Falcão. A presidente, por sua vez, não mencionou a prisão dos petistas, citada pelo presidente do partido anfitrião, Renato Rabelo.
A partir de agora, Lula, Dilma e o PT farão de tudo para se descolar do mensalão. A frase "quem sou eu para fazer qualquer insinuação ou julgamento da Suprema Corte?" foi a senha dada por Lula, na quinta-feira, para encerrar de vez o assunto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Ontem, enquanto os mensaleiros eram presos, não houve uma só manifestação de ministros ou do Governo Federal. Ao contrário, Dilma Rousseff, pela manhã, ainda foi ao twitter defender punição contra os corruptos. Na hora da prisão, os punhos cerrados de José Dirceu e José Genoíno foram erguidos apenas para cerca de 40 familiares, vizinhos, advogados e assessores. Nenhum militante. Nenhuma bandeira. O PT covarde abandonou os seus "heróis".
Um grupo com cerca de 40 pessoas acompanhou as prisões do ex-presidente nacional do PT, o deputado federal licenciado Jose Genoino (SP), e do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. Formado por familiares, amigos e militantes da sigla, o grupo manifestou apoio aos petistas, gritando palavras de ordem em defesa deles.
O grupo chegou a hostilizar os jornalistas. O momento mais tenso aconteceu quando o advogado do PT, Marco Aurélio Carvalho, tentou avisar a família de Genoino, que estava na calçada, que ele estava bem. Os militantes do partido tentaram fazer um cordão de isolamento em torno dos familiares. Houve confusão e um dos militantes empurrou uma câmera contra o rosto de um cinegrafista.
Portando cartazes com frases como "Isso não é Justica, é vingança" e "O sertanejo é antes de tudo um forte", eles gritaram "viva o PT". A manifestação começou por volta das 17h30 e se estendeu até a chegada de José Dirceu. (Informações da Folha de São Paulo)

Os punhos cerrados dos dois mensaleiros, ao serem presos, viraram motivo de diversão na internet.

Após o STF (Supremo Tribunal Federal) expedir 12 mandados de prisão do processo do mensalão, dez condenados já se apresentaram à Polícia Federal: José Dirceu, José Genoino, Cristiano de Mello Paz, Simone Vasconcelos, Romeu Queiroz, Kátia Rabello, Jacinto Lamas, Marcos Valério, Ramon Hollerbach e José Roberto Salgado.
Eles e devem ser levados a Brasília até domingo. Ainda faltam se apresentar o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil. As famílias e os advogados afirmam que eles se dirigirão à PF no sábado. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu se entregou, por volta das 20h30, na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.
Dirceu chegou acompanhado do advogado e do petista Breno Altman. Ele entrou de carro pelo acesso dos fundos, saiu do veículo e andou até a entrada, na frente do prédio. Não falou com a imprensa, apenas ergueu o punho e bateu no peito.
O advogado de Dirceu, José Luís de Oliveira Lima, criticou o Supremo por que o mandado de prisão não especificou que o ex-ministro deveria ir ao regime semiaberto. "Foi cometida uma ilegalidade contra o meu cliente", disse. Ele afirmou que irá entrar amanhã com uma representação reclamando disso. Também pretende entrar na segunda-feira com um pedido para que Dirceu, que será transferido para Brasília, retorne para a cidade de São Paulo.
Ele foi condenado a sete anos e onze meses de prisão por corrupção ativa --por 8 votos a 2--, e a dois anos e onze meses por formação de quadrilha --por 6 a 4. Operador do mensalão, o empresário Marcos Valério se apresentou às 20h48 desta sexta-feira (15) na sede da Superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte (MG). Valério foi condenado pelo STF por formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, e a uma pena de 40 anos, 4 meses e 6 dias de prisão, além do pagamento de R$ 2,78 milhão em multas.
Genoino, ex-presidente do PT, foi o primeiro a se apresentar, também na Superintendência da PF em São Paulo. Ele entrou pela porta da frente, acompanhado da mulher, Rioco Kayano, e do advogado. Diversos amigos e militantes do PT estavam em frente ao prédio e gritaram mensagem de apoio ao petista: "Viva Genoino". Genoino, já dentro do prédio, também gritou: "Viva o PT". De acordo com o advogado de Genoino, Luiz Fernando Pacheco, o ex-presidente do PT deve passar a noite desta sexta-feira (15) na Superintendência da PF em São Paulo. O mesmo deve acontecer com Dirceu.
O advogado de Dirceu, José Luís de Oliveira Lima, criticou o Supremo porque o mandado de prisão não especificou que o ex-ministro deveria ir ao regime semiaberto. "Foi cometida uma ilegalidade contra o meu cliente", disse. Ele afirmou que irá entrar amanhã com uma representação reclamando disso. Também pretende entrar na segunda-feira com um pedido para que Dirceu seja transferido para a cidade de São Paulo.
Na segunda-feira, Pacheco entrará com pedido para que o Genoino cumpra o regime semiaberto em São Paulo. Segundo a lei de execução penal, ele tem direito de cumprir a pena perto da família. Pouco depois de Marcos Valério, Ramon Hollerbach, sócio de Marcos Valério na época do escândalo, também se entregou à PF de Minas.
O ex-tesoureiro do PL (hoje PR) Jacinto Lamas entregou-se à Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Ele foi condenado a cinco anos por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no julgamento do mensalão. Como sua pena ficou abaixo de oito anos, ele terá direito a cumpri-la no regime semiaberto --no qual poderá sair, se for autorizado por um juiz, para trabalhar durante o dia, voltando para dormir na cadeia. Ele não havia entrado com nenhum tipo de recurso. (Folha Poder)

NO BLOG DO NOBLAT

Merval Pereira, O Globo
No decorrer do processo, petistas tentaram impedir que a mídia se referisse ao caso como “mensalão”, mas o máximo que conseguiram foi que o noticiário oficial, tanto do governo quanto do Supremo Tribunal Federal, passasse a se referir ao caso como a Ação Penal 470.
Agora, ao serem expedidas as primeiras ordens de prisão, atribui-se ao ministro Joaquim Barbosa a intenção de marcar a comemoração da Proclamação da República com as prisões de José Dirceu e companhia. Seria nada além de uma jogada de marketing de Barbosa, já se preparando, quem sabe, para uma futura carreira política.
Mesmo que a intenção tenha sido a de marcar a “refundação” da República brasileira, nada a criticar no presidente do Supremo Tribunal Federal, pois nenhum trâmite legal foi atropelado para que a coincidência se desse.
O criticável será se, nos próximos meses, o relator do mensalão sair do Supremo para se candidatar, pois, como todos os magistrados, ele tem um prazo mais largo para se filiar a um partido político.
Será inevitável que todos os seus passos como relator do mensalão, e mesmo suas indignações cívicas, sejam confundidos com ações políticas, o que nublaria suas decisões. Mais simbolismos a serem decifrados.
Quando Barbosa apareceu com nada de novo sobre o mensalão na quinta-feira, houve uma espécie de decepção, e logo críticas foram feitas a ele, que prometera divulgar a lista dos presos naquela sessão.
Leia a íntegra em Símbolos

G1
A Justiça suíça condenou João Roberto Zaniboni, ex-diretor da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por lavar dinheiro de propina no país europeu. E quer que o Ministério Público Federal (MPF) investigue o que considera um esquema de suborno em troca de contratos com o governo do estado.
O esquema de pagamento de propina pela empresa francesa Alstom em licitações é investigado pelo Ministério Público Federal. A suspeita é de irregularidades na compra de equipamentos para o governo paulista durante as gestões de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra, todos do PSDB.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO


NO BLOG DO JOSIAS

‘Camburão aéreo’: avião da Polícia Federal levará para Brasília presos em outros Estados
Elaborado sob a coordenação do diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, o esquema montado para cumprir as ordens do presidente do STF, Joaquim Barbosa, prevê um constrangimento adicional aos prisioneiros do mensalão: serão transportados até Brasília num mesmo voo.
Assim, personagens como os petistas José Dirceu e José Genoino, detidos em São Paulo, terão de dividir o avião, por exemplo, com o operador do mensalão Marcos Valério, preso em Belo Horizonte. Por sorte, o delator Roberto Jefferson, cuja prisão ainda não foi requerida, não estará entre os passageiros.
Nesta sexta, a PF divulgou uma foto da aeronave que fará as vezes de camburão aéreo. “A PF transportará para Brasília os presos em outros Estados com aeronave da própria instituição”, anotou no Twitter.
Até o final da noite de sexta, entregaram-se em unidades da PF em São Paulo, no Rio e em Brasília dez dos 12 condenados que tiveram seus mandados de prisão expedidos por Barbosa. Restam Delúbio Saores, ex-tesoureiro do PT, e Henrique Pizzolatto, ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil. Espera-se que a dupla se apresente neste sábado (16). Delúbio, em Goiânia ou Brasília. Pizzolatto, no Rio.


NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM

Os portais da grande imprensa brasileira neste momento dão amplo destaque para a prisão dos mensaleiros. Os mandados de prisão, em sua maioria, já foram cumpridos pela polícia.
Por enquanto, o que aparece ante os olhos de quem vê essas matérias é que os mensaleiros tentam transformar o episódio que deveria ser constrangedor para quem vê e para quem é levado à prisão, num ato de propaganda partidária do PT. Dezenas de fotos de José Dirceu erguendo o braço com o punho fechado viajam céleres pela internet e neste sábado estamparão as páginas dos principais diários nacionais e provavelmente alguns internacionais.
No site de O Globo um destaque para Delúbio Soares, afirmando que o PT continuará sendo o "partido mais querido do Brasil", e vai por aí afora.
No Brasil a carnavalização de episódios graves se repetem agora com a prisão de um ex-ministro, de um ex-presidente e de um ex-tesoureiro de um partido que está há mais de uma década no poder. O processo de carnavalização serve para trivializar os fatos.
Como é do conhecimento de todos, ou pelos menos das pessoas mais bem informadas que lêem e vêem os fatos e análises não apenas pelos veículos da grande mídia, sabem que a esmagadora maioria dos jornalistas cumpre missão determinada pelo Foro de São Paulo. O que afirmo pode ser confirmado nos portais dos jornalões, nas televisões e nos diários impressos que circularão neste sábado. 
Desta forma, combina-se o festim macabro em de São Borja durante a exumação dos restos de Jango, com a prisão dos condenados do mensalão. 
Evidencia-se uma montagem com todos os mínimos detalhes para anular meio século da história do Brasil. Sim, em 31 de março de 2014 completa-se 50 anos da revolução de março de 1964 que impediu a cubanização do Brasil. 
Pretende o PT com tal estratégia de marketing, que terá evidentes desdobramentos na campanha eleitoral do partido em 2014 (e não se sabe ainda o que mais acontecerá até lá...), tentar fazer crer que continua o que qualificam de "conspiração da direita", argumento completamente abstruso porque todos sabem que não existe um tico de reação organizada contra o governo. Objetivamente, zero!
Ao tentar apagar meio século de história o PT objetiva manter viva a crise que gerou a reação militar nos anos 60 do século passado! De quebra, tenta também anular o processo de redemocratização que culminou com a Assembléia Nacional Constituinte que gerou a Constituição de 1988. Eis aí a razão pela qual o PT não assinou Carta Magna, porquanto pretende escrever uma nova Constituição dentro dos parâmetros ditados pela cartilha comunista. O PT não é e nunca foi um partido democrático. Quando fala em democracia refere-se ao deletério 'centralismo democrático' e deplora a democracia parlamentar e a liberdade individual, pilares da verdadeira democracia consagrada na filosofia política que deu forma à civilização ocidental.
Pelo que tudo está a indicar é pouco provável que os condenados pelo maior escândalo político da história do Brasil sejam de fato punidos. Cresce junto à opinião pública mais consequente e bem informada (uma parcela pequena, diga-se de passagem, porém consciente e formadora da opinião pública em geral), a impressão de que não será desta vez que a Nação se libertará do jugo do passado e nem deste presente sombrio onde por trás das bambinelas do poder se agitam as vivandeiras vermelhas.
Oxalá eu esteja completamente errado nestas minhas assertivas, contudo os fatos se desenrolam de uma forma que tem pouco a ver com aquilo que se costuma conceituar como realidade objetiva, ou seja, a verdade dos fatos!


NO BLOG ALERTA TOTAL

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Além dos condenados que vão puxar uma cadeiazinha, o maior prejudicado com o espetáculo das prisões no Mensalão é justamente aquele que escapou ileso do processo, por milagrosa blindagem. Luiz Inácio da Silva se submete ao vexame midiático mundial de ter os “homens de Lula presos” por corrupção. Tamanha vergonha pessoal não tem preço para alguém tão vaidoso. O resto Lula vai pagar com cartão do descrédito que a História começa a lhe dar transnacionalmente.
Agora, o maior medo dos estrategistas petralhas para 2014 é uma nada surpreendente jogada política do ministro Joaquim Barbosa. O “super herói” popularizado pelo espetáculo Mensalão poderia renunciar ao olimpo do Supremo Tribunal Federal para ser candidato à Presidência da República, no final de março do ano que vem. Petralhas recordam que, no 15 de outubro passado, na conferência Global Investigative Journalism, no Rio de Janeiro, Barbosa admitiu analisar uma candidatura presidencial no “médio prazo”. 
Apesar do “Risco Barbosa”, está claro que os petistas tentarão tirar o máximo de vantagens do caso do Mensalão para acelerar estágios do projeto de poder. Os condenados vão recorrer às Cortes Internacionais de Direitos Humanos, ajudando a atacar, ainda mais, a soberania do Brasil – uma das missões maléficas dos fantoches petralhas do “internacionalismo globalitário” (perdão pela redundante expressão que combina idiotice ideológica com a filhadaputice geopolítica da Oligarquia Financeira Transnacional).
Excetuando Delúbio Soares e Henrique Pizzolato, 10 dos 12 mensaleiros com cadeia decretada se apresentaram ontem à Polícia Federal. Cumpriram rapidinho e muito a contragosto, a ordem de prisão expedida pelo Presidente Joaquim Barbosa (do Supremo Tribunal Federal), Como era programado, os “pop star petistas” aproveitaram para tirar onda com a cara de todos os brasileiros. Tentaram posar de “presos políticos de uma democracia sob pressão das elites”. Tal expressão foi escrita pelo gênio José Dirceu de Oliveira e Silva, numa “Carta Aberta ao Povo Brasileiro”.
O poderoso Dirceu praticamente confirmou que vivemos sob o dantesco espetáculo da demo-cracia (governo do demônio petralha). Sua entrada na PF, erguendo o braço esquerdo com o soco para o alto, na velha saudação internacionalista dos partidos comunistas, foi apenas a confirmação de sua arrogância, prepotência e vaidade. Na verdade, todos os gestos e palavras escritas de Dirceu foram combinados previamente com seus bem pagos advogados. A dúvida agora é se, como autoproclamado “preso político”, em plena demo-cracia do PT, Dirceu vai aproveitar para se solidarizar com os 7 mil presos políticos do regime de Cuba – sua pátria ideológica...
Na sua cartinha, Dirceu indicou a linha de apelação aos tribunais globalitários como tábua de salvação e desgaste proposital para a soberania do Brasil. Segundo o Zé, o julgamento do mensalão termina como começou: “"inovando e violando garantias individuais asseguradas pela Constituição e pela Convenção Americana dos Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário. A Suprema Corte do meu país mandou fatiar o cumprimento das penas. O julgamento começou sob o signo da exceção e assim permanece. No início, não desmembraram o processo para a primeira instância, violando o direito ao duplo grau de jurisdição, garantia expressa no artigo 8 do Pacto de SanJose. Ficamos nós, os réus, com um suposto foro privilegiado, direito que eu não tinha, o que fez do caso um julgamento de exceção e político".
Dirceu insistiu em sua nova farsa política: “Como sempre, vou cumprir o que manda a Constituição e a lei, mas não sem protestar e denunciar o caráter injusto da condenação que recebi. A pior das injustiças é aquela cometida pela própria Justiça. Sou inocente e fui apenado a 10 anos e 10 meses por corrupção ativa e formação de quadrilha - contra a qual ainda cabe recurso - com base na teoria do domínio do fato, aplicada erroneamente pelo STF. Fui condenado sem ato de oficio ou provas, num julgamento transmitido dia e noite pela TV, sob pressão da grande imprensa, que durante esses oito anos me submeteu a um pré-julgamento e linchamento".
Dirceu repetiu o costumeiro ataque à mídia: “A cobertura da imprensa foi estimulada e estimulou votos e condenações, acobertou violações dos direitos e garantais individuais, do direito de defesa e das prerrogativas dos advogados - violadas mais uma vez na sessão de quarta-feira, quando lhes foi negado o contraditório ao pedido da Procuradoria-Geral da República”.
A demagogia de Dirceu não teve limites no papel: "Não me condenaram pelos meus atos nos quase 50 anos de vida política dedicada integralmente ao Brasil, à democracia e ao povo brasileiro. Nunca fui sequer investigado em minha vida pública, como deputado, como militante social e dirigente político, como profissional e cidadão, como ministro de Estado do governo Lula. Minha condenação foi e é uma tentativa de julgar nossa luta e nossa história, da esquerda e do PT, nossos governos e nosso projeto político".
Dirceu aproveitou até sua cartinha pré-prisão para fazer campanha eleitoral, comparando-se à Presidenta Dilma Rousseff (no lugar de quem gostaria de estar, mas o mensalão atrapalhou): "Fui preso político durante a ditadura militar. Serei preso político de uma democracia sob pressão das elites. Mesmo nas piores circunstâncias, minha geração sempre demonstrou que não se verga e não se quebra. Peço aos amigos e companheiros que mantenham a serenidade e a firmeza. O povo brasileiro segue apoiando as mudanças iniciadas pelo presidente Lula e incrementadas pela presidente Dilma".
Antologia máxima do cinismo político foi o final da cartinha, no qual só faltou chamar o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, de “ladrão”: "Não importa que me tenham roubado a liberdade: continuarei a defender por todos os meios ao meu alcance as grandes causas da nossa gente, ao lado do povo brasileiro, combatendo por sua emancipação e soberania".
Embora mantenham a arrogância para consumo midiático, os mensaleiros estão afetados psicologicamente com a perda da liberdade. De imediato, terão a chance de experimentar, levemente, o mau funcionamento do sistema prisional no Brasil. A última mordomia será a viagem no jatinho da PF para a cadeia. Porém, a partir de domingo, terão de “socializar” o espaço na carceragem federal, já que na Superintendência de Brasília não há celas individuais.
Puxam cadeia, nesta primeira fase, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu; o ex-presidente do PT José Genoino; o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares; o operador do esquema Marcos Valério; a dona do Banco Rural Kátia Rabello; o ex-diretor do Banco Rural José Roberto Salgado; Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, ex-sócios de Valério; Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Valério; o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas; o ex-deputado Romeu Queiroz (PTB-MG); e ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato.
Quem fica solto, mas aguenta, PT da vida, o vexame internacional de ter seus principais homens de confiança presos, é Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, a tática petralha imediata será usar a punição no mensalão para tentar desmoralizar o Judiciário no Brasil – que pode impor futuras punições aos petistas. O problema é explicar, em casa, como o PT conseguiu se dar mal, indicando quase todos os ministros do STF – exceto Gilmar Mendes, Celso de Mello e Marco Aurélio de Mello...
Outro problema será explicar, também em casa, como Dirceu e Genoíno têm a cara de pau de posarem de “perseguidos da mídia”. Afinal, qualquer bebezinho de colo sabe que o esquema de comunicação do PT comanda, censura e até paga “mensalõezinhos” para a maior parte da imprensa no Brasil. Portanto, se existe falta de “democracia nos meios de comunicação”, os petistas são os grandes patrocinadores da ditadura midiática.
A petralhada só tem meia razão em um aspecto. A injustiça continua vigorando no Brasil. Pode-se admitir a retórica de que os mensaleiros foram vítimas de mãos pesadas no STF. Mas também é preciso lembrar que permanecem impunes pelo judiciário, ignorados pelo Ministério Público e desconhecidos do grande público centenas ou milhares de outros crimes de corrupção, praticados pela classe política em associação delitiva com grandes esquemas empresariais que os financiam em toda Bruzundanga Capimunista.
Vingança de Botequim
Alguns petralhas se sentem arrependidos por terem armado a divulgação, em 7 de agosto de 2010, da imagem acima.
Em plena licença médica por problema de coluna no STF, Joaquim Barbosa foi clicado pelo repórter fotográfico Ed Ferreira, da Agência Estado, em um bar no Mercado do DF.
Tendo certeza de que fora vítima de uma armação do Palhaço do Planalto, Barbosa tomou ódio do PT e, a partir de então, resolveu se vingar da petralhada, via processo do Mensalão.
Recordar é preciso...
Nada custa lembrar a revelação do famoso advogado Kakay:
Foi Dirceu, como chefe da Casa Civil de Lula, quem assinou o ato de nomeação de Joaquim Barbosa para o STF.
Mais pura ironia burocrática do que este ato é impossível.

Rose vem fazer companhia?

Hino dos Mensaleiros
A pedido, repetimos a marchinha feita em 2005 para o carnaval de 2006 - CD da Casa do Compositor Musical do RJ. Composição de Jorge Costa Filho e Argento Jr. Os dois compositores interpretam a canção.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA