Pular para o conteúdo principal

UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

Helio Fernandes
A tortura física não é tudo, principalmente a violência circunstancial. Crueldade mesmo, sofreram Prestes, Herzog, Rubens Paiva, Apolonio de Carvalho (que lutou na Guerra Civil da Espanha) e os guerrilheiros, que só pararam de ser torturados quando morreram.
Dos que não morreram, ninguém foi tão torturado quanto Prestes. De 1936, logo depois da “Intentona” comunista de 1935, até 1940, quando Stalin pediu a Vargas para libertá-lo. O chefe da tortura era seu companheiro da Coluna, Felinto Muller.
Apolonio foi incluído nos 19 trocados pelo embaixador dos EUA. Com o vexame duplo da ditadura brasileira e dos patrões americanos.

RUBENS PAIVA

Barbaramente torturado na Aeronáutica. Perceberam que estava morrendo, foi levado para o Doi-Codi, onde prazerosamente “terminaram o serviço, com a morte do Rubens”. Engendraram, então, a farsa de que estavam “levando” o Rubens num fusca, pelo Alto da Boa Vista”. Além de torturadores, falcatrueiros, mentirosos, covardes.
Agora, essa Comissão da Verdade não tem mais o que fazer, todos os generais torturadores morreram impunes, intocados, em camas confortáveis, geralmente com vistas para o mar.

DONA DILMA, LIVRE
A LIBRA DO LEILÃO

A senhora, que antes do primeiro governo lula, era totalmente contra leiloar (criação de FHC), assumiu e ficou a favor. Agora podia mudar novamente, só que para o lado positivo. Impeça esse leilão criminoso, é mais popular do que o “Mais Médicos”. Para a senhora, como candidata, e para o Brasil como futuro. “Contra o leilão da Libra, já”.

PAULO SOLON
E O SOCIALISMO

Você tem razão completa: ainda não começou. E nenhum de nós verá ser implantado. Mas não existe a menor dúvida: Jesus Cristo foi verdadeiramente socialista. Tanto que, mesmo os maiores críticos do Manifesto Comunista de 1848, consideram: “No SOCIAL, Marx se inspirou em Jesus Cristo”. No econômico, em Adam Smith.
O manifesto de 1848 devia mesmo ser identificado como SOCIALISTA, pois nem mesmo Marx era marxista. E muito menos Engels, que acreditava mil por cento em Marx, sua admiração, incontestável.

O IMPERIALISMO DE EDUARDO CAMPOS

Ele se diz socialista, e conclui: “Serei indicado presidenciável pelo meu partido”. Isso só seria inquestionável se ele tivesse mais votos do que Dona Marina. Ela não será nem transferirá votos para o governador. Qualquer um pode forjar fatos, como faz Campos. Nem uso a palavra sonhar.

QUEM SONHAVA ERA MARX

Esperava que o socialismo começaria pela sua amada Alemanha. Mas acreditava de verdade que surgiria na Inglaterra, depois da Revolução Industrial de 1780. Exigia para a socialização, um país industrializado, proletariado forte, consciente e consolidado.
Se estivesse vivo em 1917, teria ido ao desespero. A Rússia era um país dos mais atrasados do mundo, colocaram SOCIALISTA no título (União da Repúblicas Socialistas), mas era apenas para constar. O trabalhador russo (mesmo depois da Revolução) era praticamente escravizado, e só piorou.

BRASÍLIA ACELEROU A CORRUPÇÃO

Todos concordam, mas poucos combatem: a transferência da capital acelerou o ritmo da corrupção. Não que essa corrupção tenha sido inaugurada com a belíssima nova capital. Mas com a mudança para tão longe, a velocidade da mordomia foi alucinante. E o avanço da fiscalização, mínimo.

O MAIOR ESCÂNDALO: A NOVACAP

Na nova capital, a corrupção atingiu velocidade de Fórmula 1. Os funcionários não queriam ir para lá, principalmente os do Rio. Então os salários foram triplicados, a mesma palavra podendo ser usada para o valor das obras. Não havia controle algum.
Brasília foi “montada” num deserto de quilômetros, que não pertencia a ninguém. Assim, tudo foi doado. Para empresas jornalísticas e jornalistas propriamente ditos. Imobiliárias receberam terrenos de graça, construíam sem custos, só com faturamento.
###
PS – E surgiu uma nova “classe política”, que passou a ganhar fortunas inqualificáveis, com trabalho negativamente qualificado.
PS2 – Isso dura até hoje, cada vez menos recebendo benefícios cada vez maiores.
PS3 – Por isso, a Novacap é um escândalo não ultrapassável. Nem mesmo pelos benefícios assombrosamente inflacionários doados para os que vieram da estranha Guerra do Paraguai. E, lógico, centenas de milhares de agregados.




Da Tribuna da Imprensa de 15-10-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...