UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

Helio Fernandes
A tortura física não é tudo, principalmente a violência circunstancial. Crueldade mesmo, sofreram Prestes, Herzog, Rubens Paiva, Apolonio de Carvalho (que lutou na Guerra Civil da Espanha) e os guerrilheiros, que só pararam de ser torturados quando morreram.
Dos que não morreram, ninguém foi tão torturado quanto Prestes. De 1936, logo depois da “Intentona” comunista de 1935, até 1940, quando Stalin pediu a Vargas para libertá-lo. O chefe da tortura era seu companheiro da Coluna, Felinto Muller.
Apolonio foi incluído nos 19 trocados pelo embaixador dos EUA. Com o vexame duplo da ditadura brasileira e dos patrões americanos.

RUBENS PAIVA

Barbaramente torturado na Aeronáutica. Perceberam que estava morrendo, foi levado para o Doi-Codi, onde prazerosamente “terminaram o serviço, com a morte do Rubens”. Engendraram, então, a farsa de que estavam “levando” o Rubens num fusca, pelo Alto da Boa Vista”. Além de torturadores, falcatrueiros, mentirosos, covardes.
Agora, essa Comissão da Verdade não tem mais o que fazer, todos os generais torturadores morreram impunes, intocados, em camas confortáveis, geralmente com vistas para o mar.

DONA DILMA, LIVRE
A LIBRA DO LEILÃO

A senhora, que antes do primeiro governo lula, era totalmente contra leiloar (criação de FHC), assumiu e ficou a favor. Agora podia mudar novamente, só que para o lado positivo. Impeça esse leilão criminoso, é mais popular do que o “Mais Médicos”. Para a senhora, como candidata, e para o Brasil como futuro. “Contra o leilão da Libra, já”.

PAULO SOLON
E O SOCIALISMO

Você tem razão completa: ainda não começou. E nenhum de nós verá ser implantado. Mas não existe a menor dúvida: Jesus Cristo foi verdadeiramente socialista. Tanto que, mesmo os maiores críticos do Manifesto Comunista de 1848, consideram: “No SOCIAL, Marx se inspirou em Jesus Cristo”. No econômico, em Adam Smith.
O manifesto de 1848 devia mesmo ser identificado como SOCIALISTA, pois nem mesmo Marx era marxista. E muito menos Engels, que acreditava mil por cento em Marx, sua admiração, incontestável.

O IMPERIALISMO DE EDUARDO CAMPOS

Ele se diz socialista, e conclui: “Serei indicado presidenciável pelo meu partido”. Isso só seria inquestionável se ele tivesse mais votos do que Dona Marina. Ela não será nem transferirá votos para o governador. Qualquer um pode forjar fatos, como faz Campos. Nem uso a palavra sonhar.

QUEM SONHAVA ERA MARX

Esperava que o socialismo começaria pela sua amada Alemanha. Mas acreditava de verdade que surgiria na Inglaterra, depois da Revolução Industrial de 1780. Exigia para a socialização, um país industrializado, proletariado forte, consciente e consolidado.
Se estivesse vivo em 1917, teria ido ao desespero. A Rússia era um país dos mais atrasados do mundo, colocaram SOCIALISTA no título (União da Repúblicas Socialistas), mas era apenas para constar. O trabalhador russo (mesmo depois da Revolução) era praticamente escravizado, e só piorou.

BRASÍLIA ACELEROU A CORRUPÇÃO

Todos concordam, mas poucos combatem: a transferência da capital acelerou o ritmo da corrupção. Não que essa corrupção tenha sido inaugurada com a belíssima nova capital. Mas com a mudança para tão longe, a velocidade da mordomia foi alucinante. E o avanço da fiscalização, mínimo.

O MAIOR ESCÂNDALO: A NOVACAP

Na nova capital, a corrupção atingiu velocidade de Fórmula 1. Os funcionários não queriam ir para lá, principalmente os do Rio. Então os salários foram triplicados, a mesma palavra podendo ser usada para o valor das obras. Não havia controle algum.
Brasília foi “montada” num deserto de quilômetros, que não pertencia a ninguém. Assim, tudo foi doado. Para empresas jornalísticas e jornalistas propriamente ditos. Imobiliárias receberam terrenos de graça, construíam sem custos, só com faturamento.
###
PS – E surgiu uma nova “classe política”, que passou a ganhar fortunas inqualificáveis, com trabalho negativamente qualificado.
PS2 – Isso dura até hoje, cada vez menos recebendo benefícios cada vez maiores.
PS3 – Por isso, a Novacap é um escândalo não ultrapassável. Nem mesmo pelos benefícios assombrosamente inflacionários doados para os que vieram da estranha Guerra do Paraguai. E, lógico, centenas de milhares de agregados.




Da Tribuna da Imprensa de 15-10-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA