Pular para o conteúdo principal

O DESRESPEITO À LEI E À ORDEM É O CAMINHO PARA O AUTORITARISMO

Carlos Newton

O comentarista Nelson Ney, de Niterói, nos envia uma informação que é a mais pura expressão da verdade: “Meu caro CN, você realmente acha que os Black Block são apenas vândalos baderneiros? Hoje, ao chegar em meu trabalho no centro do Rio, o comentário era um só entre meus colegas, o porteiro do prédio, o dono do cafezinho, o ascensorista, o taxista, e outros mais: “Esses tais de Black Block me representam!”. Ninguém aguenta mais, CN, todo esse desmando e roubalheira com o nosso dinheiro. Chega! E isso está só começando, meu caro!”
Esse apoio à depredação e à violência realmente existe. Entre os jovens, então, já conquistou a esmagadora maioria. Eu moro e trabalho numa das áreas onde ocorrem os protestos e badernas, próximo ao Palácio Guanabara, no Rio. Já contei aqui no Blog que preciso fechar a janela para não respirar gás lacrimogêneo.
No estúdio musical de meu filho, tenho contato direto com grande número de jovens, de diferentes camadas sociais, que tocam em bandas. Há praticamente consenso no apoio aos Black Blocs e no repúdio à Polícia. Quase todos defendem que os PMS seja atacados com coquetéis molotov e tudo o mais, concordam com a depredação das agências bancárias e alguns até sugerem que sejam destruídas também as lojas de telefonia, sabem que as contas são absurdamente altas.
GRANDE RISCO
É aí que mora o perigo. Quando a sociedade passa a defender o desrespeito à lei e à ordem, assumindo a violência como modo de expressão, abre-se o caminho para instalação de governos autoritários, o que é sinônimo de ditaduras militares. Já assistimos a esse péssimo filme em 1964 e agora corremos o risco de vê-lo reprisado. A meu ver, apoiar os Black Blocs é um risco terrível e totalmente desnecessário.
No ano que vem temos eleições gerais. A forma certa de protestar é através do voto. Democracia é isso aí. A violência, como ensinava Mahatma Gandhi, não é o melhor caminho, porque só leva a uma violência ainda maior. Mas quem se interessa?

Da Tribuna da Imprensa de 10-10-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)