O DESRESPEITO À LEI E À ORDEM É O CAMINHO PARA O AUTORITARISMO

Carlos Newton

O comentarista Nelson Ney, de Niterói, nos envia uma informação que é a mais pura expressão da verdade: “Meu caro CN, você realmente acha que os Black Block são apenas vândalos baderneiros? Hoje, ao chegar em meu trabalho no centro do Rio, o comentário era um só entre meus colegas, o porteiro do prédio, o dono do cafezinho, o ascensorista, o taxista, e outros mais: “Esses tais de Black Block me representam!”. Ninguém aguenta mais, CN, todo esse desmando e roubalheira com o nosso dinheiro. Chega! E isso está só começando, meu caro!”
Esse apoio à depredação e à violência realmente existe. Entre os jovens, então, já conquistou a esmagadora maioria. Eu moro e trabalho numa das áreas onde ocorrem os protestos e badernas, próximo ao Palácio Guanabara, no Rio. Já contei aqui no Blog que preciso fechar a janela para não respirar gás lacrimogêneo.
No estúdio musical de meu filho, tenho contato direto com grande número de jovens, de diferentes camadas sociais, que tocam em bandas. Há praticamente consenso no apoio aos Black Blocs e no repúdio à Polícia. Quase todos defendem que os PMS seja atacados com coquetéis molotov e tudo o mais, concordam com a depredação das agências bancárias e alguns até sugerem que sejam destruídas também as lojas de telefonia, sabem que as contas são absurdamente altas.
GRANDE RISCO
É aí que mora o perigo. Quando a sociedade passa a defender o desrespeito à lei e à ordem, assumindo a violência como modo de expressão, abre-se o caminho para instalação de governos autoritários, o que é sinônimo de ditaduras militares. Já assistimos a esse péssimo filme em 1964 e agora corremos o risco de vê-lo reprisado. A meu ver, apoiar os Black Blocs é um risco terrível e totalmente desnecessário.
No ano que vem temos eleições gerais. A forma certa de protestar é através do voto. Democracia é isso aí. A violência, como ensinava Mahatma Gandhi, não é o melhor caminho, porque só leva a uma violência ainda maior. Mas quem se interessa?

Da Tribuna da Imprensa de 10-10-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA