Pular para o conteúdo principal

MENSALÃO: CONTAS RASTREADAS NO EXTERIOR

Do Blog do Josias de Souza  em 13/10/2013 18:18
Em atuação conjunta com a Procuradoria da República, a Polícia Federal tenta refazer o caminho de uma suposta doação ilegal de US$ 7 milhões da Portugal Telecom para o PT. A investigação teve origem num depoimento prestado por Marcos Valério, o operador do mensalão, em setembro do ano passado. Envolve a quebra de sigilo de contas no Brasil e um pedido de colaboração internacional para obter dados de três contas abertas no exterior.
Valério depôs voluntariamente à Procuradoria. Ele buscava um acordo de delação premiada que lhe aliviasse o castigo judicial. Não conseguiu. Perdera a sua hora. O julgamento do mensalão já estava em pleno andamento no STF. A despeito disso, ele repassou dados que propiciaram a abertura de seis apurações. Em notícia veiculada neste final de semana, os repórteres Rodrigo Rangel e Hugo Marques contam que uma delas, a que envolve os dólares da Portugal Telecom, está em estágio avançado e ganhará um reforço internacional.
Segundo Valério, a doação foi combinada com Lula e com os ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci. Enviado a Lisboa, o próprio Valério cuidou dos detalhes. Para dificultar a vida de curiosos, os depósitos teriam sido feitos por fornecedores da Portugal Telecom em Macau, uma ex-colônia portuguesa encravada no sul da China. Remetido ao Brasil, o dinheiro teria bancado despesas da campanha presidencial de Lula, em 2002.
Rico em detalhes, o depoimento de Valério trouxe os nomes dos beneficiários dos repasses e os números de três contas por onde os dólares teriam escoado no estrangeiro. Aqui, a Justiça autorizou a quebra dos sigilos das contas destinatárias. E a PF requereu ao Departamento de Recuperação de Ativos, órgão do Ministério da Justiça, ajuda para tentar obter no exterior as informações referentes à trinca de contas remetentes (titulares, saldos e movimentação).
Tenta-se, em primeiro lugar, submeter a narrativa de Valério a uma rigorosa checagem. Se o depoimento ficar em pé, os investigadores irão à caça dos beneficiários finais da verba. Os repórteres contam que a movimentação da PF inquieta o petismo. No mês passado, o próprio Lula se queixou ao saber que o amigo e ex-ministro Antonio Palocci fora intimado a prestar depoimento.

O descontentamento de Lula chegou aos ouvidos de Dilma Rousseff, que acionou o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), que pediu informações ao comando da PF, que compôs uma força-tarefa informal para mapear o andamento de todas as investigações nascidas do depoimento de Valério. Esse tipo de incursão não costuma agradar aos delegados que conduzem inquéritos. De repente, do nada, informações reservadas começam a ganhar o noticiário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)