DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 13-10-2013

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

Deputados se apressam no início de cada legislatura para apresentar e aprovar Atos da Mesa Diretora e Resoluções do Plenário que alteram a estrutura administrativa da Câmara dos Deputados, adicionando cada vez mais cargos aos quadros. No início da legislatura atual, em 2011, a “reestruturação” adicionou às oito maiores bancadas (à época PT, PP, PMDB, PSDB, DEM, PR, PSB e PDT) mais 84 cargos comissionados.

O ex-presidente Lula aconselhou lideranças petistas a não partir para o enfrentamento público com o governador Eduardo Campos (PSB-PE) e a ex-senadora Marina Silva, que se uniram para disputar a Presidência em 2014. Para Lula, dar corda neste momento – sem a divulgação de pesquisas para avaliar os riscos reais – só aumenta a exposição da dupla na mídia e pode inviabilizar apoio num eventual segundo turno.

Dilma e o governador Eduardo Campos (PSB-PE) nem disfarçam a campanha antecipada, na quinta (10): ela com Lula, Mercadante e o marqueteiro João Santana, no Planalto. Campos paparicando Marina.

… a greve dos bancários, que ninguém percebeu, acaba nesta segunda-feira sem nem mesmo ter começado.


NO BLOG DO CORONEL

O índice de aprovação da presidente Dilma Rousseff oscilou dois pontos para cima desde a pesquisa Datafolha de agosto e atinge 38%, mostra o levantamento da última sexta. Em relação à pesquisa de junho, feita logo após o auge da onda de protestos pelo país, a atual taxa de aprovação está oito pontos percentuais maior. Naquela ocasião, Dilma obteve 30% de aprovação, seu pior índice desde a posse, em janeiro de 2011.
A aprovação é a soma das avaliações "ótimo" e "bom" na pergunta sobre o desempenho do governo. Os dados mostram que a recuperação da imagem da presidente continua, mas perdeu força no período mais recente. Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, não é possível dizer que a aprovação subiu em relação à pesquisa anterior.
O Datafolha também pede para os entrevistados atribuírem uma nota de zero a 10 para a presidente. Dilma conseguiu 6,2 na sexta, 0,1 ponto acima da nota de agosto. As pequenas variações dos indicadores são coerentes com as baixas oscilações das expectativas econômicas dos entrevistados. A expectativa de aumento da inflação oscilou de 53% para 54%. A ideia de futuro aumento do desemprego foi de 39% para 38%. (Folha de São Paulo)

NO BLOG DO NOBLAT

Jaílton de Carvalho, O Globo
O ministro Ricardo Lewandowski (foto abaixo), do Supremo Tribunal Federal, negou que tenha cogitado a contratação do advogado Tiago Marrara Matos, irmão de Maria Carolina Marrara de Matos, advogada de integrantes da maior facção criminosa de São Paulo. O ministro nega também que tenha sido alertado sobre os laços de parentesco de Matos com uma das advogadas da facção criminosa. Tiago Matos pediu emprego no gabinete de Lewandowski em 2010, mas não obteve sucesso na iniciativa.
— O ministro jamais foi alertado formal ou informalmente pela presidência do tribunal ou pelo Ministério Público paulista sobre eventuais ligações de pessoas que queriam emprego no gabinete com a advogada desta facção criminosa — afirma um dos principais assessores de Lewandowski.


NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM

Novas interceptações telefônicas feitas pelo Ministério Público revelam que a maior facção criminosa de São Paulo, que age dentro e fora de presídios, também tentou se aproximar do Supremo Tribunal Federal (STF) e entrar na política para obter benefícios a presos. A mesma quadrilha, que controla a maior parte dos presídios paulistas, planejou o assassinato do governador Geraldo Alckmin.
Uma das escutas, gravadas com a autorização da Justiça e exibida neste sábado pelo Jornal Hoje, da TV Globo, flagrou um preso conversando a advogada Lucy de Lima sobre uma audiência com um ministro do STF:
- O João te falou que eu consegui agendar com o ministro? - diz Lucy.
- Ele falou, dia 14 do mês que vem, né? - responde o preso.
- Eu escrevi um testamento para a assessora dele conseguir que ela agendasse. Sabe quem é esse homem que eu vou falar? É abaixo do Lula! - afirmou a advogada.
Segundo o Ministério Público, Lucy de Lima se referia ao ministro Cezar Peluso, que, na época, era presidente do STF. Vinte dias depois, o preso voltou a conversar com a advogada.
- Felipe, acabei de vim (sic) do homem! - disse Lucy.
- E aí, doutora? - perguntou o detento.
- Ele perguntou para onde aquele amigo do Felipe quer ir. Eu falei aquela (penitenciária) lá de Sorocaba, sabe? Mas ele falou pra eu falar pra qual quer ir.
De acordo com o jornal "O Estado de S.Paulo" deste sábado, em 28 de agosto de 2010, outra advogada, Maria Carolina Marrara de Matos, disse a outro preso, Daniel Canônico, o Cego, que o irmão dela foi chamado para trabalhar no gabinete do ministro Ricardo Lewandowski e que pretendia usar o irmão para beneficiar os interesses da facção criminosa.
- Você tem o direito, né? Mas tem essa perseguição. Aí chega no Tribunal e o Tribunal (de São Paulo) não concede e você tem que chegar até o STF. Eu estava pensando em alguma coisa, sabe? - disse Maria Carolina.
- É a única opção porque, dificilmente, chega um benefício nesse lugar. Geralmente para no meio, desistem, montam outro. Mas tem que se tentar fazer isso daí sim - afirmou Cego.
- Não, mas eu tava pensando em fazer alguma coisa coletiva, sabe, pra tentar levar para algum ministro. Tem meu irmão. Ele foi chamado para trabalhar com um ministro, né? O Lewandowski. E aí eu tava pensando nisso hoje até pra juntar vários pedidos que foram negados, entendeu? - ressaltou Maria Carolina.
A facção criminosa também tentou se infiltrar na Assembleia Legislativa de São Paulo. Nas escutas telefônicas do Ministério Público, em uma das conversas, dois presos conversam sobre o apoio de uma candidata, chamada de "gravata" na gravação, que, segundo os bandidos, "está se elegendo". Os criminosos planejam ainda invadir o presídio de Presidente Venceslau, no interior do Estado, para liberar as lideranças da quadrilha que cumprem pena no local. Em uma ligação telefônica interceptada, dois presos falam na compra de oito fuzis para serem usados no resgate.
Ainda dentro do presídio de Presidente Venceslau, o Ministério Público descobriu outro plano para matar o governador Geraldo Alckmin. A ameaça foi feita há 40 dias. Um bilhete escrito por um preso foi interceptado e passado aos promotores. Segundo a investigação, quem também vive recebendo diversas ameaças dos presos é o coordenador das Unidades Prisionais da Região Oeste de São Paulo, Roberto Medina.
A assessoria de imprensa de Lewandowski informou ao Jornal Hoje, da TV Globo, informou que ele nunca foi procurado pela advogada Maria Carolina Marrara de Matos. O ministro diz só soube de um currículo do irmão dela quando foi procurado pela imprensa, que, segundo a assessoria, nem chegou a ser analisado. Cezar Peluso não foi encontrado pela emissora. Já Geraldo Alckmin informou que nada mudou na segurança dele.
A advogada Lucy de Lima admitiu ao "Jornal Hoje" que defende o preso Edílson Borges Nogueira a pedido dos familiares dele e contou que pediu ao ministro Ayres de Britto o julgamento de habeas corpus do preso, mas ele não julgou o mérito. Lucy negou que tenha conversado pelo telefone com o preso. Não houve retorno nos contatos feitos com a advogada Maria Carolina Marrara de Matos. Do site do jornal O Globo

NO BLOG ALERTA TOTAL

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Previsão sombria de um lobbista gordinho do mercado político e financeiro, com base em conversas recentes nos esgotos tupiniquins. Ano que vem, virão à tona documentos que vão complicar a vida de Luiz Inácio Lula da Silva. O Presidentro terá explicações inevitáveis a dar sobre o Rosegate (o escândalo, até agora abafado ao máximo possível, sobre negócios feitos por sua afilhada e amiga Rosemary Nóvoa Noronha). O castelo político de Lula é tão seguro, sólido e bem projetado quanto à obra da foto acima, do Grande Arquiteto Tião Pedrêru...
Grandes parceiros de Lula, Sérgio Cabral Filho, José Sérgio Gabrieli, Gleisi Hoffmann & Cia ilimitada, devem ser alvo desta mesma avalanche de denúncias comprometedoras. A República de Bruzundanga vai para o espaço se forem divulgados detalhes intestinos dos escândalos ligados à Delta – de Fernando Cavendish. A coisa fede mais ainda com os problemas na Petrobras e Eletrobras. Fica mais escatológica se houver uma devassa no PAC (que deveria ser traduzido como Programa de Aceleração da Corrupção). Tem sujeira de quatro estrelas...
Os vários escândalos a estourar atingem diretamente Dilma Rousseff (gestora envolvida em todos os negócios e que, pela propaganda petralha, já está reeleita Presidenta um ano antes da eleição). Se a casa dos amigos do Presidentro cair, Dilma dificilmente ficará de fora. O poder real globalitário não se importa em trocá-la por um Eduardo Campos qualquer, por exemplo.
A conjuntura política tende a ser ainda mais tenebrosa. Como de costume, o Alerta Total falou sozinho ontem, na análise de mais uma notícia policial. O jogo sujo petralha, invisível porque opera no submundo das campanhas eleitorais, sofreu um duro golpe da Justiça e do Ministério Público, em São Paulo.
Todo mundo soube que foi mapeada e começou a ser desbaratada a poderosa máquina que mobiliza ocultamente facções criminosas para finalidades eleitoreiras. A máfia opera para fazer ameaças e eliminar adversários, promover ações táticas de terror urbano, sempre na véspera do ano eleitoral, ou para administrar uma escandalosa lavanderia de dinheiro público desviado por mil e uma formas criativas de “mensalões”.
Só falta o MP investigar, mais detalhadamente, quem são os políticos, no Brasil inteiro, financiados pelos esquemas parceiros do PCC... O negócio é tão amplo que pega gente fina dos mais variados partidos e ideologias. Acuado, o PT vai botar sua tropa para vomitar o Tucanoduto de Minas Gerais. Como parece que Marcos Valério serviu a gregos e baianos, aos deuses e aos diabos, a sujeira vai parecer interminável, poupando ninguém... É brinquedo, não...
Enquanto a casa do “Boi” não cai, com as vacas indo para o brejo, vamos falar de algo edificante. Na sua visita ao Brasil, o Papa Francisco deu três valiosos conselhos às pessoas que trabalham pelo bem comum:
- Conservar a esperança apesar das dificuldades encontradas.
- Deixar-se surpreender por Deus, pois ele sempre reserva o melhor aos fiéis.
- Viver na alegria.
Pego gancho no sábio conselho do Hermano Francisco porque tem muita gente boa reclamando que está deprimida com a ação do Governo do Crime Organizado. Muitos têm a impressão de que seria “impossível” derrotá-lo, neutralizá-lo ou superá-lo. Esta sensação de impotência diante do banditismo reinante no Brasil pode gerar uma perigosa omissão cidadã – capaz de ampliar o caminho já trilhado pelos bandidos da politicagem rumo ao autoritarismo.
Precisamos cultivar, cada vez mais, amor, fé e esperança de que as pessoas de bem, unidas às outras a partir de sua consciente vontade e liberdade individual, serão capazes de colocar nosso Brasil em um rumo desejável de ordem, progresso e paz social. Claro que, para isto se viabilizar, teremos de reinventar e redescobrir o Brasil, através de um projeto a ser pensado e executado por segmentos esclarecidos da sociedade.
É urgente que consigamos a união de uma Elite Moral capaz de transformar o Brasil, democraticamente, na Nação próspera e divina, com vocação para liderar um novo modelo para a humanidade, a partir da sabedoria culturalmente acumulada por um povo euroafroameríndio – um verdadeiro e virtuoso vira-latas que parece ainda não ter descoberto a grande força que tem.
Vamos mentalizar a mudança para o Bem. Independentemente da religião (ou não) de cada um, vamos pedir a Deus que lance suas luzes de Justiça sobre aqueles que atentam contra o Bem Comum do Brasil e dos brasileiros. Que o nosso País seja purificado, demolindo os falsos castelos com cada vez mais pecados e capitais acumulados apenas para o exercício de um podre e ilusório poder.
Vamos mudar, e depressa! Porque o Brasil se parece, cada vez mais, com uma grande favela moral, igualzinha ao prédio feito pelo criativo Tião. Para desabar, custa nada... 
Chapas quentes?

 Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES

A história é a de sempre: um político importante transferiu dinheiro público para seu patrimônio particular e montou um eficiente sistema de Caixa Dois para campanhas eleitorais. Um parceiro importante de seu esquema de corrupção era um empreiteiro amigo, que não só executava obras de porte (pagando as respectivas comissões, é claro) como era figura obrigatória em consórcios liderados por empresas concorrentes. Sem se associar a ele, conforme informaram vários empreiteiros, não havia jeito de ganhar bons contratos (e cabia ao amigo do político, sempre, a administração das comissões embutidas no custo das obras).
O referido político teve, durante seu mandato, despesas pessoais de quase um milhão de dólares acima dos salários que recebeu. Seus defensores alegaram na Justiça que o dinheiro tinha sido doado por simpatizantes, mas não conseguiram convencer o tribunal. Em menos de quatro anos após o final de seu mandato, o político foi indiciado, processado e condenado a 28 anos de prisão, em última instância. “Esta pena demonstra que a corrupção não será tolerada”, disse a juíza Nancy Edmunds, que o condenou por formação de quadrilha, fraude, chantagem, caixa dois e evasão fiscal. A juíza tem nome estrangeiro, porque o caso, evidentemente, não ocorreu no Brasil (aqui as coisas jamais andariam tão depressa).
O político em questão é Kwame Kilpatrick, que foi prefeito de Detroit, nos EUA, de 2002 a 2008. O empreiteiro que dividia os lucros com ele chama-se Bob Ferguson. Kilpatrick já está cumprindo a pena a que foi condenado,veja só.
Dança brasileira
Dilma é candidata, mas quem tem os votos é Lula. Eduardo Campos tem um partido, mas tem poucas intenções de voto; Marina tem muitas intenções de voto, mas não tem partido. Aécio tem o partido nas mãos, mas não consegue decolar. Serra também não consegue, não tem o partido, mas tem mais intenções de voto do que Aécio ─ e tem más intenções quanto à candidatura de Aécio, se não puder afastá-la do caminho. 
A mesa está posta, mas pode mudar muito em um ano.
O Espírito que Anda
Sabem os leitores do Fantasma que o líder dos povos da floresta às vezes passeia pelas cidades, disfarçado, em companhia de Capeto, seu lobo de estimação. Ninguém deve imaginar que o Espírito que Anda seja apenas um ser da floresta: ele a conhece, mas sabe perfeitamente como agir fora dela. 
Que ninguém imagine Marina Silva como uma espécie de Madre Teresa de Calcutá das árvores, flores, rios e animais: Marina conhece a floresta, defende os princípios verdes, é ecologista, lutou ao lado de Chico Mendes, mas é acima de tudo uma política experiente, que passou por dois partidos, foi ministra de Lula, governante que tem a política no sangue, foi senadora pelo Acre, em tabelinha com dois políticos poderosos que controlam o Estado, os irmãos Tião e Jorge Vianna. E, quando circula pela cidade, conduz fortes grupos empresariais em sua companhia. Caipira ela é quando quer, mas cosmopolita, estudiosa e profissional ela é o tempo todo.
Ô, gente chata! 
O primeiro foi o prefeito paulistano Fernando Haddad, do PT: depois de ser apresentado a um ônibus, prometeu que vez por outra, sem exageros, irá usá-lo para ir à Prefeitura. Está sendo seguido pelo governador paulista Geraldo Alckmin, do PSDB, que se declarou disposto a usar transporte público algum dia desses. Um palpite deste colunista a quem usa os ônibus como meio de transporte: decore as linhas que os engravatados, seus assessores e suas multidões de seguranças poderão utilizar, e evite-as. 
Não é apenas por ser chato servir de massa de manobra para a demagogia, mas também porque essa turma vai ocupar os ônibus inteiros e deixá-lo de pé, sem a menor chance de encontrar um banco vago.
Quem ganha? 
Leitor desta coluna, Moris Litvak, pergunta quem financia os black blocs. “Veja as roupas, óculos especiais, máscara antigases, estilingue de competição, etc. Por que a Polícia não prende? Por que, quando prende, a Justiça solta?”
São perguntas excelentes: em geral, a Justiça manda soltar porque a Polícia não conduz as detenções de acordo com as normas legais. O problema, com certeza, não é este: é ver quem ganhou com o barbarismo dos black blocs.
Antes deles, houve multidões nas ruas, com reivindicações diversas, difusas, mas tendo como ponto comum a vontade de mudar “tudo isso que está aí”. Surgiram então os vândalos e o pessoal que protestava sem aderir a partidos acabou ficando em casa. Os índices de aprovação do Governo Federal, que tinham caído, voltaram a crescer, embora longe do nível anterior. Quem gasta dinheiro com a baderna é quem ganha com ela.
Quem lucrou com a baderna que tirou o povo da rua?
Brincando com nomes
O deputado federal Ricardo Berzoini, do PT paulista, apresentou projeto para mudar o nome de Viracopos para “Aeroporto Internacional de Viracopos ─ Luiz Gushiken” (projeto de lei 6.519/2013). Luiz Gushiken foi um dos fundadores do PT e como sindicalista sempre atuou na área bancária. Jamais teve qualquer relação com aviação, aeronáutica ou aeroportos. 
E, se é para homenagear algum petista dando seu nome a Viracopos, no caso há outros mais merecedores.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA