UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

Obama vai à Rússia para o G-20, não conversará com Putin? Alckmin-Aécio-Serra, interligados pela ambição. O CARTELÃO do PSDB é muito mais assustador do que o MENSALÃO do PT, ambos têm que ser julgados. Quem e quanto tem de dinheiro brasileiro ‘sigiloso’ no exterior?

Helio Fernandes
Nos anos 80 e 90 (passando até um pouco para 2000), um dos meus assuntos constantes era esse dinheiro que empresários do Brasil mandavam para fora. Em 1996, precisamente, publiquei o total mantido lá fora naquela época: 400 milhões de dólares.
Agora, aqui mesmo no Blog, muitos publicaram notas e números (excelentes) sobre o total desse dinheiro “sequestrado” das formas as mais diferentes.
Alguns ultrapassam a casa dos 5 bilhões de dólares, o que parece desproporcional com os 400 milhões que publiquei quase no final dos 90.
Nenhuma diferença nem desproporção. Já se passaram quase 20 anos, o dólar subiu e caiu muito, a corrupção ganhou status superior. E mesmo na moeda americana, já estamos quase na era do trilhão. Há 30 ou 40 anos, por aí, 1 milhão de dólares, o possuidor dessa quantia se julgava rico. Hoje não é nada. Principalmente para a alta corrupção.
DADOS COMPLEMENTARES
SOBRE DINHEIRO SIGILOSO

Hoje a corrupção tem enorme facilidade na transferência desse dinheiro roubado. Aperta-se um botão e em segundos o dinheiro sai de um país, entra no outro. Antigamente era complicado, às vezes a operação era pessoal, perigosa, protegida, mas com risco.
Todos os governos, nas mais diversas épocas, sabiam de tudo, mas não podiam fazer nada. Então tentavam seduzir os possuidores com propostas para que “repatriassem” essas importâncias sem pátria. Acontece que ninguém acreditava nas propostas e promessas, “não haverá investigação, taxação, a liberdade de movimentá-lo, total”.
Em 2005, publiquei informação exclusiva, assim, bem sintética: “O ricaço filho de Lula, ontem, entrou e saiu de um dos bancos mais poderosos da Suíça”. Logo depois esse jovem ricaço aparecia como acionista importante de empresas, a mais poderosa, de telefonia.
Explicação. Durante pelo menos 50 anos este repórter era considerado “o jornalista mais bem informado do país”. Eu trabalhava os fatos, tinha grandes informantes, minhas fontes com total segurança de que eu publicaria mesmo a informação. Cheguei a consolidar o comportamento numa frase: “Notícia não se arranja em casa, notícia não se guarda em casa”. O grande informante quer ver o fato publicado, e saber que não será revelado.
Um informante, diplomata (já morto), estava em Zurich (não servia na Suíça), viu o jovem ricaço filho do Lula entrando no banco, ficou surpreendido, mas não imobilizado.
Me telefonou, no dia seguinte já estava publicada. Lula chamou o filho, cobrou: “Como você pode ser tão irresponsável?”. Era uma advertência, não uma punição.
DUAS PALAVRAS DIFERENTES
CAPITALIZANDO A CORRUPÇÃO

Quase todos que tratam do assunto dinheiro sigiloso, usam e abusam da palavra REMETE. Nenhum exagero, é isso mesmo. Mas essa denominação não é a única, existe outra, FICA, tão importante ou até mais. Essa então é simplíssima, fácil de rastrear. Mas ninguém (muito menos a Receita Federal, agora aparelhadíssima) tem o menor interesse em investigar e, claro, localizar.
Trata-se da exportação e importação, super e subfaturar na exportação e importação. O dinheiro surrupiado numericamente já FICA lá fora, nas gordas contas de exportadores e importadores. Há dois anos, depois de uma tumultuadíssima reunião que durou mais de 12 horas, os diretores dos grandes bancos suíços decidiram e comunicaram a esses clientes: “A partir de agora, não haverá mais nenhuma remuneração, seja o nome que tiver, para esse dinheiro”. E concluíram: “A segurança e o sigilo serão os mesmos, mas o dinheiro ficará sempre no total inicial do depósito”.
A FUGA PARA PARAÍSOS FISCAIS
Na reunião tumultuada, os que ficaram contra a “taxação zero”, tinham medo de que o dinheiro fosse para esses paraísos. Aconteceu. 60 por cento saíram da Suíça, 5 por cento retiraram para uso pessoal. 35 por cento, os que eram possuidores dos maiores valores, optaram pela própria Suíça, deram prioridadeà segurança.
Nos paraísos, muitos escândalos, até chantagem, Maluf e outros que o digam.
ONDE ESTÁ EDUARDO CAMPOS
O governador de Pernambuco sumiu completamente. Dos chamados presidenciáveis, era o que mais aparecia, mais até do que Camila Pitanga nos comerciais da Caixa. Hoje ninguém consegue encontrá-lo, ouvi-lo, vê-lo, em pessoa ou na televisão. Os próprios correligionários, preocupadíssimos.
Alguns, que eram íntimos, explicam: “O governador de Pernambuco levou choques elétricos-eleitorais com as três pesquisas sobre 2014”. Motivo: nas três, a expectativa de sua votação, se confirmada a candidatura, é de 4%. Nas outras duas, ficou em 3%. É para desaparecer mesmo.
SERRA-AÉCIO
O ex-governador de Minas, desesperado com o insucesso nas tentativas de seduzir o ex-governador de São Paulo. Sem constrangimento, disse publicamente: “Serra e o PSDB têm história juntos. Essa trincheira é dele, é nossa”.
Mostraram o jornal a Serra, ele riu muito e comentou: “Aécio acertou ao dizer que “o PSDB é uma trincheira minha. Mas não é nossa, examinem o comportamento dele em 2002, quando disputei a Presidência”. Aécio soube, ficou em silêncio.
ALCKMIN-AECIO-SERRA
O Governador de São Paulo não pretende se manifestar no momento, nessa indefinição Serra-Aecio. Motivo: seu projeto é a reeleição estadual agora, e a tentativa presidencial novamente em 2018. Para esse projeto se confirmar, prefere que Aécio não se eleja agora.
Alckmin sabe pouca coisa, mas não tem dúvida: se Aécio vencer a eleição de 2014 (quase impossível), ele é o Serra, com prazo de validade vencido desde “antes”, evidente, se lançará à reeleição em 2018. Se perder agora, disputará a indicação em 2018, Serra não será mais adversário, estará com 76 anos.
Aécio e Alckmin têm praticamente a mesma idade, em 2018, ainda na ativa. E no PSDB, que só tem quadros em SP, não surge ninguém com gabarito presidencial. Dominam o maior Estado da Federação (e lógico, com o mais volumoso eleitorado) desde 1994. E ameaçam com outros quatro anos até 2018. Tudo ameaçado pela incompetência e agora pelo CARTELÃO.
CPI SOBRE DANIEL DANTAS
Durante as tumultuadas sessões sobre a questão dos portos, o delegado-deputado foi três vezes à tribuna. Nas três, anunciava; “Vou organizar uma CPI sobre o senhor Daniel Dantas, o Brasil vai saber quem ele é”. Noutra noite, avisou: “Já tenho o número de assinaturas para a CPI funcionar”.
Na terceira vez:? “Tenho tal volume de informações e tão grande documentação, que será necessário um caminhão para transportar tudo”. Já se passaram 4 meses, a CPI não aparece. Acho que tudo que dizem a respeito do delegado-deputado é verdade.
O FUTURO DE DONA DILMA
Se o estado de saúde do ex estiver em perfeitas condições, sua vitória será interna e externa. Interna, praticamente por unanimidade. Externa, provavelmente sem perder tempo num segundo turno. (Sistema que foi criado na França pelo presidente De Gaulle, na eleição direta de presidente. Se chamava, e se chama, “Balotage”).
Apesar de nunca saber de nada, o ex tem certeza de que não pode deixá-la abandonada. Já sugeriu até o cargo. Embaixadora do Brasil na ONU. Como é monoglota, que maravilha viver.
OBAMA-PUTIN
O presidente dos EUA reagiu emocionalmente à decisão do presidente da Rússia de conceder asilo ao agente Snowden, por ter denunciado os crimes que Obama praticou. Putin respondeu amável e educadamente, onde é que aprendeu boas maneiras? Nos porões da KGB?
Putin afirmou que o encontro não está cancelado. Ele se baseia no fato de que em 20 de setembro haverá uma reunião do G-20, na Rússia. E todos acreditam que o presidente dos EUA irá, embora Obama se refugie no coletivo e fuja do individual. E se Putin disser para Obama, apertando sua mão: “Vamos conversar?”.
O MENSALÃO DE MINAS E AGORA
O CARTELÃO DE SÃO PAULO:
PÂNICO NA CÚPULA DO PSDB

Tentaram de todas as maneiras agravar e engravidar o PT, com a roupagem do MENSALÃO. Procuravam obter amenidade e até boa vontade quando chegasse a vez de julgar o ex-governador de Minas. Não tiveram complacência com o companheiro de Minas. Os incólumes, que palavra, de São Paulo, demitiram logo Azeredo da presidência do PSDB.
Agora, a preocupação do PSDB, muito maior do que a PT. A cada dia, os líderes do PSDB se enrolam mais, ficam indefensáveis. Todos se desmentem, afirmam perguntando, sem a menor credibilidade; “Quem, eu? Em 2000 estava de viagem pela Tanzânia”.
Outro que, em 2000 (com Covas licenciado e assumindo o governo, Alckmin) garante: “Não sabia de nada”. Devia pelo menos pagar royalties a Lula.
Denunciada, descoberta, devassada, a Siemens está “entregando” todos, diz, “estamos colaborando”. No contexto, colaborar é o mesmo que confessar.
E ao contrário do MENSALÃO do PT, o CARTELÃO do PSDB envolve bilhões e bilhões. Tudo tem que ser apurado, julgado, desvendado para a comunidade e o povo nas ruas.
Da Tribuna da Imprensa de 09-8-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA