UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

A “China-comunista-capitalista” enfrenta um dilema. Maranhão, oligarquia de 50 anos. Dona Dilma e a obsessão do ‘Mais Médicos’. E quem pagará o Imposto de Renda? O PSDB do Estado do Rio quer Bernardinho candidato a governador.

Helio Fernandes
Com a chegada de 400 médicos cubanos (ontem e terminando amanhã), começa mais uma operação tida e havida como de recuperação eleitoral e política de Dona Dilma. Ela se fixa ardentemente no plano fora do PT, não se sabe se já percebeu que seus problemas estão mesmo dentro do próprio PT.
Deixemos de lado o que só acontecerá dentro de algum tempo, provavelmente a partir de 2014, embora escaramuças e até luta de bastidores esteja sendo travadas desde agora, não tão escondidas, mais para ostensivas.
Dona Dilma, como já disse e repeti, ressuscitou o que Chávez fez há muitos anos, recrutando 15 mil médicos cubanos, sem pagar nada em dinheiro. Usava a explicação: Cuba recebia em petróleo, indispensável.
Essa falta de petróleo levou Cuba a se ligar à então União Soviética. Antes de chegar ao poder em 1959, Fidel era um lutador romântico, nenhuma ligação com os comunistas.
Raul, sim, comunista desde mocinho, ficou no segundo plano, sem influir ou aparecer. Quando surgiu a “crise dos mísseis”, que completou 50 anos agora, Fidel já era “vermelhíssimo”, jogou fora a aura de libertador do seu país, perdeu a admiração do mundo.
Em março de 1960, Jânio Quadros, candidato a presidente em outubro, fretou um avião com 30 pessoas, para visitar e aproveitar a popularidade de Fidel e Guevara. 26 jornalistas. Passamos 9 dias lá, andando nas ruas com Fidel e Guevara, sem seguranças, confraternizando com o povo, amados, idolatrados, reverenciados. (Deu no que deu, já escrevi muito sobre isso, desde 1960 mesmo).
DONA DILMA ILEGAL
Essa operação “Mais Médicos” não passaria por qualquer exame, antes ou depois. Pode ser chamada de estranha, esdrúxula, escabrosa, exagerada, escarnecida, estridente, extravagante e, logicamente, ESCRAVAGISTA. Menos para os seus subalternos submissos, que aplaudem e batem palmas, entusiasmados.
As incoerências são totais e absolutas. Como pagar 10 mil reais a cada médico, sem que esse pagamento seja feito aos profissionais? E quem a autorizou a enviar o dinheiro diretamente para Cuba, perdão, para Raul Castro? Isso, se não é escravidão, está quase no limite.
E o Imposto de Renda? Qualquer cidadão brasileiro (seja médico ou pedreiro com o Amarildo), ganhando mais de um mil e quinhentos reais mensais, está submetido ao Leão da Receita. Fizeram cruzamento complicado com uma sigla estrangeira.
Se esses 10 mil reais fossem diretamente para Raul Quadros, teriam que recolher o imposto. Não recolhendo por determinação de Dona Dilma, ela pode responder por “falsidade ideológica”.  (Pergunte a muitos dos seus auxiliares o que é isso).
OS MÉDICOS TIVERAM QUE
VIR SEM A MULHER OU
O MARIDO. POR QUÊ?

O que será pago aos profissionais, aqui no Brasil, chamado de “ajuda de custo” (casa, comida, roupa lavada etc.), também está sujeito ao Imposto de Renda. Não é “paga em dinheiro”, mas não cai do céu. Mais ilegalidade.
Por que o médico, homem ou mulher, tem que vir sozinho? O cônjuge (desculpem) fica lá em Cuba, uma espécie de refém para evitar que essas médicos peçam asilo no Brasil.
Quando Lula era presidente, dois cubanos lutadores de boxe vieram para o Brasil. Quando acabou, pediram asilo. O democrata Luiz Inácio Lula da Silva mandou entregá-los à embaixada de Cuba, foram devolvidos, presos.
Ainda existem mais irregularidades, por hoje basta perguntar: os Conselhos Regionais de Medicina já disseram que não darão autorização para eles trabalharem. Esses presidentes serão presos ou processados? Tudo está começando, Dona Dilma é importante, mas inoperante. Qual a palavra, entre tantas, que prevalecerá?
POR QUE A CHINA,
COMUNISTA-CAPITALISTA,
ESCAPARIA DA CORRUPÇÃO?

Há quase dois anos (em novembro de 2011), o líder Bo Xilai era favoritíssimo para ser indicado primeiro-ministro, a maior autoridade do país. 15 dias antes, surgiram indícios, rumores e até denúncias contra ele e a mulher, militante e com cargo de direção no partido, em importante cidade.
As acusações, surpreendentes, mas logo aceitas, eram as seguintes. Contra ele: recebimento de altas somas em dinheiro, pagas por empresários supostamente favorecidos por ele. Além de imóveis na própria China e mansão em Paris. Contra ela: assassinara um empresário, amigo e parceiro em negociatas. Contrariado na partilha, ele ameaçou denunciá-la, o que seria uma tragédia para o casal, muito ligado na época. Tragédia por tragédia, ela preferiu a do sócio e não a dela, eliminou-o insensatamente.
Preso e, lógico, tendo perdido qualquer chance de assumir o Poder na parte comunista da China, surgiram versões de que seria condenado à morte por corrupção. E ela à prisão perpétua, por “assassinato não premeditado”. O tempo passou, o julgamento da “China comunista” desapareceu, está começando outro, na “China capitalista”.
TUDO IGUALZINHO COMO NOS EUA
Se não fosse a diferença do idioma, quem entrasse nesse tribunal que julga Bo Xilai e a mulher, acreditaria que estava nos EUA. O casal já não mais unido. Ela, com acordo “para salvar a si e ao filho”, fez fortíssimas acusações ao marido. Disse o mínimo, textual: “Ele recebia pessoalmente o pagamento por sócios, eram altíssimas quantias”.
Ele, repetindo Lula no MENSALÃO e Alckmin no CARTELÃO, usou a expressão que parece agora universal: “Eu não sabia de nada”. E denunciou a mulher como “insana”. Mas logo trocaria a palavra única por um discurso de quase 5 minutos, textual: “Ela, criminosa, quer ter a pena reduzida me acusando”.
Só faltou alegar que ela estava praticando a “delação premiada”. Mas apesar do julgamento ser na “China capitalista”, estão tendo problemas. Bo Xilai sabe que não tem mais futuro no Partido Comunista, ainda com muitos seguidores e admiradores. Compreensível num homem que quase chegou a primeiro-ministro da “China comunista”.
A transferência de tudo para uma corte capitalista é tida como altamente favorável a Bo. Seus três advogados conversam muito. Bo não pede exageros: quer que “o julgamento não chegue a qualquer conclusão”. Ele se compromete a sair da China, fala: “Aos 64 anos, não tenho mais ambições”. É utilizada a palavra EXPULSÃO (lógico, do país), nenhuma divergência.
PS – Todos, acusados e altíssimas personalidades do escalão comunista, querem ver tudo acabado (“abafado?”) imediatamente.
PS2 – Surgiu uma proposta, sendo estudada. Como foi afastada a hipótese da pena de morte ou prisão perpétua para Bo, seria condenado a 8 anos de prisão.
PS3 – Como já cumpriu 2, ficaria preso mais 6, sairia com 70 anos. Problemas, que podem favorecer Bo: não querem transformá-lo em mártir, prefeririam uma pena rápida (já cumprida), iria embora logo, cairia o silêncio, o objetivo comunista.
PS4 – Como os processos foram separados, a mulher e o filho seriam julgados depois. Aí, sem rumor. Em suma: não há suma. A “China-comunista-capitalista” é um sucesso e provoca a admiração do mundo.
PS5 – Jogar tudo fora, “por causa de um processo de corrupção que não é o único”?  Mas é difícil examinar o que vai acontecer realmente.
PS6 – De qualquer maneira, existe, e muito forte, a tentativa de preservar o regime capitalista dentro do comunismo, que levou e elevou a China à “queridinha” do mundo.
PS7 – Não apenas “queridinha”, mas esperança e salvação para muitos países.
PS8 – Incontestável e indiscutível, gostando ou não gostando. É o primeiro teste para a “China-comunista-capitalista”, fora da área econômica. Quanto vale isso para o mundo inteiro?
UM ESTADO QUE DESAPARECEU
Ana Carolina Fernandes, grande fotógrafa, foi fazer reportagem no Maranhão. Me mandou a mensagem: “Pai, estou conhecendo um lindo Estado, com uma oligarquia de 50 anos”.
A SUCESSÃO DE CABRAL
A cada dia surge um candidato novo. Muito antes do 6 de junho e do povo nas ruas, Cabral lançou Pezão como candidato. E convidou Beltrame para vice. Este nem respondeu. Comentei: “não quer ser vice de um candidato que não vai ganhar”. Agora só piorou.
O PSDB PROCURA UM NOME
Tentou o ex-ministro Pedro Malan. Nem quis conversa, o PSDB não existe no Estado do Rio. Procurou o apresentador Huck, “até estudaria se fosse pelo PMDB”. Lógico, ele é ligadíssimo à mulher de Cabral, que produziu e encampou muitas irregularidades, todas publicadas.
O NOME DA VEZ É BERNARDINHO
Técnico respeitado, personalidade mais do que conhecida por causa do vôlei, não é só isso. Tem uma vasta rede de academias de ginástica, em sociedade com um filho de Abílio Diniz. E o que poucos sabem: é economista, teve como professores todos aqueles famosos que serviram à ditadura, mas ensinavam.
Convidado, ficou tentado, nem disse sim ou não. Mas como precisa pertencer a um partido (no caso o PSDB) até outubro, não surpreendeu, assinou a ficha. Se resolver SIM, está adequado. NÃO, nenhuma importância.
Da Tribuna da Imprensa de 26-6-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA