UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

Apropriação indébita: Joaquim Barbosa citou frase textual de Rui Barbosa, sem identificar o autor. Contradição: Mubarak, assassino em massa, é posto em liberdade. O militar americano que mostrou a face desumana dos EUA no Iraque e Afeganistão pega 35 anos. Dona Dilma, escravagista, “contrata” médicos sem pagar salário, que recebe é Raul Castro.

Helio Fernandes
Dona Dilma imita Chávez, escraviza médicos de Cuba. O bolivariano “contratou” 15 mil médicos da ilha de Fidel. Não pagava nada a eles, que viviam miseravelmente na bela Caracas. O pagamento era feito diretamente ao governo de Cuba, no caso em petróleo subfaturado ou sem faturamento, eram “amigos”.
Quando Chávez teve que fazer a primeira das várias cirurgias, podia ter feito sem sair do país, os hospitais da Venezuela 10 vezes melhores que os de Cuba, desaparelhados e caindo aos pedaços.
Só que Chávez não queria ser operado pelos médicos cubanos, que ajudara a escravizar. Acabou morrendo em Havana, tiveram que fazer uma volta “misteriosa” do presidente, para fingir que morrera no próprio país.
DONA DILMA ACEITA EXIGÊNCIAS
Na obsessão eleitoral e eleitoreira de mandar para o interior médicos sem hospitais, sem o mínimo de condições até de “amarrar um ferimento com gaze”, Dona Dilma falou com Raul Castro, que lhe disse: “Temos milhares de médicos que gostariam de trabalhar no Brasil, mas o contrato tem que ser feito de país para país. Ela perguntou como era, Raul respondeu: “Como fizemos com a Venezuela”.
A presidente foi se informar, recusou os “milhares” de médicos cubanos, que “gostariam” de trabalhar no Brasil. Três meses depois, aceitou as exigências de Raul Castro, abandonou as convicções (?), concordou em assinar contrato com Cuba e não com os médicos.
CONDIÇÕES. 1 – O Brasil receberá INICIALMENTE 4 mil médicos. 2 – O pagamento será de 10 mil reais por cada um. 3 – O dinheiro será entregue em Cuba, diretamente ao governo. 4 – Os médicos virão imediatamente, sem REVALIDAÇÃO, “eles falam castelhano, fácil de ser entendido pelos brasileiros” (textual de Dona Dilma, para os que, fora do governo, protestavam contra o “negócio”). 5 – Os médicos viajam para cá, o dinheiro viaja para lá. O pagamento será feito aos médicos diretamente pelo governo de Cuba.
Dona Dilma nem quer saber como Cuba encontrará seus médicos no interior deste país continente. No caso da Venezuela, como a troca era em petróleo, os médicos se sacrificavam pelo país. E o contrato com o Brasil, como justificar?
O governo de Dona Dilma, incompetente, é agora também escravagista. E ainda existem outras palavras para identificá-la, resolvi usar menos espaço.
(Nos tempos de folga, quase sem interrupção, Dona Dilma podia “descobrir” Gilberto Freyre).
“NA PRAIA, SÓ DE CAMISA”
Em 1930/31, as praias da Zona Sul eram praticamente desconhecidas. Mas o prefeito Batista Luzardo (que veio com Vargas em 30) determinou essa proibição que está no título. Proibiu também dirigir automóveis (que na época eram poucos, sem camisa.
Luzardo, grande orador, fez carreira nacional. Na sua cidade, Porto Alegre, levantaram um monumento para ele, intitulado “Centauro dos Pampas. Carlos Lacerda brincou com ele, escreveu: “Luzardo, o Centauro, metade cavalo e a outra metade também”.
(Luzardo foi substituído por Pedro Ernesto, o primeiro prefeito eleito do Distrito Federal. Extraordinária figura, médico voltado para a comunidade, é considerado até hoje o melhor prefeito que o Rio já teve.
Mais tarde, acabado o mandato, foi substituído por um prefeito nomeado, o padre Olimpio de Mello. Dizem que, apesar de padre, até Deus duvidava dele. Não registrou em cartório, mas pelo menos no Rio, foi o inventor e o marqueteiro da corrupção.
CONTRADIÇÃO PENAL
Hosni Mubarak, ditador do Egito por mais de 30 anos, foi derrubado, preso e processado. Por corrupção e enriquecimento ilícito, mais o massacre de quase mil pessoas. Foi condenado à prisão perpétua, ficou um ano preso.
Ontem, surpreendendo o mundo (e incendiando mais ainda o Egito) foi posto em liberdade domiciliar, nem mesmo ele sabe onde. Assassino, tem medo de voltar a seu país. Mais do que a Justiça, sabe o que fez nesses 30 anos.
A PUNIÇÃO DO CABO MANNING
Forneceu vídeos e documentos que publicados, estarreceram o mundo, mostrando a atuação desumana dos militares americanos no Iraque e Afeganistão. O WikiLeaks ganhou fama e repercussão mundial. Mas a opinião pública dos EUA não considera que ele seja traidor.
E o próprio governo americano já deixou entrever: “A publicação dos documentos não causou o menor problema para o país”. Mas apesar disso, foi condenado a 35 anos de prisão.
Começou com prisão de 90 anos, passou para 60, foi fixada em 35. Mas pode nem ser cumprida, a Lei permite que Obama perdoe o cabo. (Foi rebaixado a soldado, não foi expulso. Em todo o julgamento, aparece fardado).
COMPARANDO MUBARAK COM PETAIN
Herói da Primeira Guerra Mundial, traidor na Segunda, quando formou o governo em Vichy (aderindo a Hitler), depois da guerra foi condenado à morte. Estava com 89 anos, a condenação surpreendeu a opinião pública.
Houve então um movimento para “redução” da pena aplicada a Petain. Mas que redução pode ser concedida num caso como esse? A pena de morte foi comutada para prisão perpétua, todos ficaram satisfeitos. Petain estava com 89 anos, morreu com 90, logo a seguir.
Mubarak matava e mandava matar friamente. Petain foi considerado herói porque na Primeira Guerra (de 1914 a 18) matou mais gente do que os alemães, principalmente em Verdun, expulsando o invasor.
Na Segunda Guerra, considerou que SERVIA à França se refugiando em Vichy. Formou um governo com Pierre Laval,  ultracomunista, que depois da guerra foi executado pelos franceses, por alta traição.
HEROISMO na guerra é matar mais do o inimigo ou adversário. TRAIÇÃO é matar menos? Há interpretação dos seus superiores. De qualquer maneira, Petain está na História. Mubarak tido e havido como carrasco, que nunca deixou de ser.
Data vênia, tudo de acordo com a interpretação de quem jamais combateu.
###
PS – Na sua leitura do texto de curso primário, Joaquim Barbosa só leu uma frase perfeita: Justiça TARDIA não é JUSTIÇA”. Mas deixou de citar o autor, se apropriou do prestígio, da cultura e da convicção de Rui Barbosa.
PS2 – Joaquim Barbosa, como é magistrado, tem privilégio de seu filiar 6 meses antes da eleição, em abril de 2014.
PS3 – A perguntinha ingênua: por qual partido Joaquim se candidatará, se concretizar a ideia? E quem tomará a iniciativa: ele ou o partido?
PS4 – Tem quase 8 meses para se decidir. Dependendo da decisão e do partido escolhido, pode usar um intermediário.

Da Tribuna da Imprensa de 23-8-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA