Pular para o conteúdo principal

SPRAY PARA ESPANTAR ESPÍRITOS


Uma notícia sem nenhum fundamento associou o nome de conhecido pastor evangélico ao lançamento e venda de um spray capaz de afastar os maus Espíritos. Segundo a versão postada na internet, o produto – designado jocosamente de Mata Capeta – teria a fantástica propriedade de remover o diabo do couro das pessoas(sic).
Há, como sabemos, de tudo na internet. Alguns sites, a exemplo do G17 - http://www.g17.com.br -, deixam bem visível a informação de que não têm compromisso com a verdade e seu objetivo é tão somente o humor.
No caso em tela, parece que o fato tem relação com a posição do conhecido pastor a respeito das uniões homoafetivas, que ele e muitos religiosos não conseguem admitir. Visando a denegri-lo, associou-se seu nome a essa tolice batizada de Mata Capeta que foi logo difundida por diversos sites na rede mundial de computadores.
É evidente que, se as práticas próprias do exorcismo perderam há muito a credibilidade, seria ingenuidade pensar que pudesse ser inventado pelos homens um repelente para os chamados maus Espíritos.
Temas relacionados com a ação malévola dos Espíritos têm sido, vez por outra, objeto de cartas enviadas por leitores à redação da revista “O Consolador”. Numa de suas edições, na seção de Cartas, uma leitora indagou: “O que fazer quando nos encontramos emacumbados?”
A palavra emacumbado não é registrada pelos dicionários que conhecemos. Provavelmente a leitora estivesse querendo referir-se à influenciação espiritual negativa e, nesse caso, obter informações de como proceder para disso ficar livre.
O tema obsessão espiritual tem sido examinado na imprensa espírita em inúmeras oportunidades, e em todas elas jamais se disse que se trata de algo simples cujo tratamento não exige cuidados e perseverança. Não seria, pois, um simples spray – caso tal produto fosse inventado – a solução mágica para um problema que requer muito mais dos indivíduos nele envolvidos, encarnados ou não.
Para neutralizar a influência dos maus Espíritos é necessário, conforme ensina a questão 469 d´O Livro dos Espíritos, fazer o bem e colocar toda a nossa confiança em Deus. “Guardai-vos – acrescentou o benfeitor espiritual que respondeu a essa questão – de atender às sugestões dos Espíritos que vos suscitam os maus pensamentos, que sopram a discórdia entre vós outros e que vos insuflam as paixões más. Desconfiai, especialmente, dos que vos exaltam o orgulho, pois que esses vos assaltam pelo ladro fraco.”
Se o processo obsessivo estiver instalado, outras medidas se tornarão necessárias, mas, segundo aprendemos no Espiritismo, a tarefa se torna mais fácil quando o obsidiado, compreendendo a situação, procura auxiliar com sua vontade e com suas preces a tarefa em curso.
Quanto ao exorcismo, sua ineficácia já foi demonstrada em mais de uma oportunidade.

Do Blog Espiritismo Século XXI.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...