CONTINUA A RIXA BARBOSA VERSUS LEWANDOWSKI

Joaquim Barbosa acusa Lewandowski de “fazer chicana” e sessão do STF é encerrada após bate-boca

Temperatura alta – Os brasileiros que se preparem, pois na próxima quarta-feira (21), quando o Supremo Tribunal Federal começará a julgar os recursos dos tubarões do Mensalão do PT, os ânimos por certo se acirrarão na mais alta Corte da Justiça.
Nesta quinta-feira (15), o julgamento dos embargos de declaração caminhava pacificamente, até que o ministro Ricardo Lewandowski resolveu criar questão ao analisar recurso apresentado pelo réu Bispo Rodrigues. O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, que é o relator da Ação Penal 470, pediu ao colega que não perdesse tempo, pois a condenação do Bispo Rodrigues de se deu por unanimidade.
Foi nesse exato momento que o clima esquentou no plenário do Supremo, uma vez que Lewandowski decidiu considerar uma lei mais branda, válida em 2006, na tentativa de beneficiar o réu condenado. Barbosa acusou o colega de fazer chicana jurídica na análise do tal embargo de declaração. Lewandowski, por sua vez, exigiu retratação imediata, mas Joaquim Barbosa marcou território e disse não se retrataria e que o ofendido ficasse à vontade para interpretar sua declaração.
Intimamente ligado ao Partido dos Trabalhadores e em especial ao ex-presidente Lula, o ministro Ricardo Lewandowski caiu em desgraça junto à opinião pública, em 2012, quando tentou poupar da condenação alguns dos acusados de participação no Mensalão do PT, como, por exemplo, o petista José Dirceu. Para completar, na última semana surgiu a informação de que Lewandowski, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, fechou os olhos ao analisar as contas da campanha de Dilma Vana Rousseff, em 2010.
No bate-boca, Ricardo Lewandowski deixou claro que está disposto a complicar como puder a conclusão do julgamento, uma vez que no auge da discussão com Joaquim Barbosa ele questionou: “nos temos pressa do quê?”.
De fato o ministro Joaquim Barbosa, ao falar em chicana jurídica, não considerou o aparente bom convívio necessário à existência da Corte, mas a questão é que Ricardo Lewandowski usa da formalidade do cargo para irritar o presidente do STF, que foi implacável ao fixar as penas dos mensaleiros.

No Blog Ucho Info de 15-8-2013.

Comentários

  1. Desde o início do Julgamento do Mensalão fiquei duvidoso quanto à realização do mesmo. Agora, diante do resultado que me surpreendeu, resta esperar pela verdadeira conclusão: cumprimento da pena em prisão.
    Estou torcendo firmemente para que minhas desconfianças de que haverá impunidade não tenha fundamento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA