Pular para o conteúdo principal

A MENTIRA DE LULA SOBRE O FMI


Maílson da Nóbrega recupera, na Veja desta semana, um pedaço da história recente, em que as mentiras de Lula tornaram-se verdades absolutas. Uma delas é a cantilena do ex-presidente sobre o pagamento da dívida ao FMI. " A mesma obsessão que eu tinha de não pagar aluguel. Eu tinha que acabar com o FMI, de não ter dívida com o FMI", relata Lula em um recente livro chapa-branca escrito por Emir Sader, o sociólogo empresário, que cobra seus honorários irregulares da EBC por meio de uma Sader Participações, violando o estatuto do funcionário público.

Segundo Maílson, o pagamento da dívida nada teve de excepcional, pois o Brasil sempre foi um bom pagador e sempre honrou seus compromissos. O que havia, à época, era uma conjuntura favorável à antecipação da quitação. Tanto é que Filipinas, Tailândia e Rússia fizeram isso antes do Brasil. O nosso país tinha reservas para tal e Lula, espertamente, misturou a antecipação ao FMI com o pagamento da dívida externa. Um mentira sem precedentes. 

O Brasil continua com um grande dívida externa, de U$ 325 bilhões, inclusive ao FMI, uma dívida que o PT só fez aumentar. A diferença é que as nossas reservas estão em U$ 380 bilhões, graças as exportações de commodities. Lula, o grande mentiroso, deveria ter vergonha de colocar o fato em livro. Mas vergonha não faz parte do caráter de Lula, muito antes pelo contrário.

Do Blog do Coronel de 04-8-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...