Pular para o conteúdo principal

UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

O povo, que sempre foi COADJUVANTE, está adorando ser PROTAGONISTA. Querem AFASTÁ-LO das ruas, com malabarismos plebiscitaristas e inúteis. Tudo é INSATISFAÇÃO, que não se abafa com MISTIFICAÇÕES. Três partes da POPULAÇÃO, envolvidos e preocupados, sabendo ou não. Na confusão, a Petrobras tenta salva Eike Batista.

Helio Fernandes
Anteontem, falei com um amigo (professor de Filosofia), que antes de me abraçar e cumprimentar (o que fez logo, carinhosamente), dispara: “Helio, que bom te ver, para onde está indo este país?”. A pergunta hoje é obrigatória, não posso deixar sem resposta. Em três partes, nada do que está nas ruas é isolado, sem ligação ou comprometimento.
1 – “Uma parte está nas ruas, em todas as ruas e praças, acha que deve sair delas, mas não abandonar tudo, gostaram do que fizeram e estão fazendo. Pela primeira vez essa geração é protagonista, está sendo ouvida pelos governantes que sempre os desprezaram e ignoraram”.
2 – “A segunda parte, composta inteiramente pelos que sempre foram donos e proprietários do Poder, que usavam única e exclusivamente em proveito próprio. Estão com medo de serem jogados nas ruas, perderem os cargos, o Poder, as fantasias, perspectivas e estimativas”. E parei.
Aí o amigo dileto e competente, pergunta: “E a terceira parte dessa população que não pode ter apenas DUAS PARTES?’. Concordo, explicando, sem muita certeza, até com incertezas:
3 – “Essa terceira parte é de gente como eu, você e milhões de outros, que observam tudo, mas absorvem pouco. Sabem que os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) são igualmente responsáveis pelo que está acontecendo ou vai acontecer. Mas perderam a iniciativa de fazer ou mandar parar, não têm nem capacidade de análise, parecem perto, mas estão distantes de tudo. A impressão é de que vivem em outro país”.
E na verdade vivem mesmo, não conseguem identificar a fala das ruas como a única, irrefutável e irrevogável palavra que define tudo o que está “rolando” pelo país: I-N-S-A-T-I-S-F-A-Ç-Ã-O.
Pretendem tirar o POVO DAS RUAS, consideram que, com tolices, invencionices e malabarismos “plebiscitários”, conseguirão alguma coisa. Não percebem que a INSATISFAÇÃO não poderá ser apagada ou reprimida com concessões espúrias a eles mesmos, fingindo que estão OUVINDO A VOZ DAS RUAS, como disse Dona Dilma.
REELEIÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE 1946
É um sistema que caminha para impedir alguém de se eternizar no Poder. O comentarista Jair de SP considera que esse (a reeleição) é um “câncer que precisa acabar”.
Muito moço, uma das minhas primeiras coberturas importantes na revista O Cruzeiro foi a Constituinte de 1945, que promulgou a Constituição de 1946. Fiquei satisfeitíssimo e escrevi na época: “Esse é o sistema presidencialista ideal”. Qual era? Proibição de reeleição e mandato presidencial de cinco anos. Durou até 1998, quando FHC comprou e pagou a própria reeleição. Como os crimes contra a Constituição não prescrevem, o ex-presidente deveria ser responsabilizado.
CONSTITUIÇÃO DE 1988
Constituinte originária, eleita diretamente pelo povo, podia tudo. Ninguém sequer fez a proposta de incluir no texto a possibilidade de reeleição. Isso foi em 1988. Apenas 10 anos depois, FHC rasgava a Constituição (pagava com a fábula de dinheiro das privatizações, manipuladas por um ministro seu, que não está mais aqui, ex-sócio de Golbery), implantava a reeleição para ele mesmo.
AS VERDADES FALSIFICADAS DE
DONA DILMA, LONGE DO MARACANÃ

Deu “pontapé inicial” em estádios, inaugurou vários sem saber quanto custaram, foi à abertura do Mané Garrincha de 1 BILHÃO E 500 MILHÕES. Vaiada intensamente, decidiu logicamente não ir ao Maracanã para a final com o Brasil.
Desesperada, despreparada e assustada, é até compreensível que não saísse de Brasília para ser novamente vaiada, só que no Rio. Mas não podia faltar com a palavra. Perguntada por que não foi à final do Brasil, respondeu: “Não sabia, não estava na agenda”.
Como dizia o Millôr, quando criou o genial “Pif-Paf” na revista O Cruzeiro, com 23 anos de idade, revolucionando o jornalismo: “Pano rápido”. Isso há 68 anos e introduzindo nas ruas e nas  bancas de jornais a palavrarevolucionando, hoje em plena atualidade.
EIKE BATISTA, BNDES, PETROBRAS
Há 4 meses o Banco Santander dos EUA (muito mais importante do que o do Brasil) deu uma notícia exclusiva para o canal Bloomberg, um dos mais vistos do mundo: “Em 2014, Eike Batista não terá mais recursos de caixa”. Três dias depois, republiquei a nota aqui.
As ações vieram caindo ininterruptamente, a falta de caixa acontecerá bem antes do que a análise do Santander americano, revelada no canal de propriedade do prefeito de Nova Iorque. E antes mesmo de ser eleito e reeleito, um dos 10 homens mais ricos do mundo.
Depois de 3 meses de queda, as ações (TODAS) de Eike Batista estão no chão literalmente. A mais importante do grupo, que chegou a ser negociada por 23 reais e 57 centavos, está agora a 0,56 centavos de reais. (Ontem caiu mais 10 por cento, chegou a bater 0,50 cravados. E foi logo rebaixada (MAIS?) pela Morgan Stanley.
E as centenas de milhares de pessoas que se tornaram acionistas por causa da publicidade-promoção-marqueting? Quem vai resgatar seus prejuízos? Podem dizer: “Compraram, porque quiseram”. É apenas uma parte da verdade.
HÁ 4 MESES, DONA GRAÇA AJUDAVA
EIKE. AGORA, NOVAMENTE?

Em plena crise do empresário destrambelhado, a presidente da Petrobras dizia, como quem não quer nada: “Estamos conversando com Eike Batista”. Muita gente acreditou, não vendeu, aumentou os prejuízos.
Agora Eike quer vender, não encontra comprador. Mas nos corredores da empresa, se diz: “A Petrobras é um dos possíveis interessados em ficar com o que não interessa a ninguém”. O BNDES, de prontidão. É um dos escândalos mais “cúmplices e acumpliciados” desse governicho de falsa faxina.
###
PS – Dona Dilma perde todas as chances de fazer alguma coisa. Resolveu convocar reunião ministerial, 39 deles não cabiam no Planalto nem no Alvorada.

PS2 – Teve que convocar a belíssima (e enorme) Granja do Torto, onde o “presidente” Figueiredo gostava de andar a cavalo.
PS3 – Podia ter aproveitado para impedir-demitir 20 deles, explicando: “Está vendo, não cabem todos nem aqui nem em qualquer organograma de administração”.
PS4 – O plebiscito é uma empulhação. Na verdade, querem fazer CONSULTA e depois um REFERENDO. Tudo irreal. E assim mesmo, se não valer para 2014, aí é que ninguém se entenderá.
PS5 – Sem considerar que quase todas essas medidas-mudanças poderiam ser executadas, como já disse aqui antes, através de PEC ou de projeto URGENTE-URGENTISSIMO, está na Constituição.

Da Tribuna da Imprensa de 03-7-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)