UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

O ministro do Esporte, do PCdoB, o mais recente piloto da farra dos jatinhos. Sérgio Cabral acima da Constituição nacional. E Joaquim Barbosa, deselegante e deseducado, não cumprimenta Dona Dilma. Nasce um herdeiro-herói, num mundo com quase 2 bilhões de famintos e desempregados.

Helio Fernandes

Era previsto ou previsível que o Papa fizesse referência aos manifestantes das ruas, apoiando-os, lógico. Na primeira fala, chegando ao Brasil, Francisco se dirigiu a “jovens e idosos”. Ontem, mais claro e incisivo, foi direto ao assunto, não existem nem interpretações divergentes.
Textual: “Os jovens precisam construir um mundo de paz e igualdade”. E continuou no tema, sempre com a maior ênfase, sem ligar para os que achavam que Francisco exagerava. E ainda teve que suportar a crítica até exaltada de um cardeal americano (que está no Rio) e aproveitou a oportunidade para exibir oposição ao Papa.
Francisco não fez a menor concessão a ninguém, não respondeu a qualquer coisa. Com impressionante bom humor, num alto astral que faz inveja aos políticos, fez questão de cumprimentar representantes de outras Igrejas, que foram a Aparecida assistir sua missa.
Inacreditável que um país como a Argentina, que produz uma mulher como a presidente Cristina, ao mesmo tempo produz um homem como Francisco. Para quem acredita em milagre, nenhuma surpresa.
O NASCIMENTO DO TERCEIRO HERDEIRO
PARALISA COMPLETAMENTE O MUNDO
Que contradição: 195 países param completamente, porque num hospital grandioso e luxuoso, nasceu um menino, que governará a Inglaterra, se o avô e o pai não demorarem muito a ir embora. A mídia de todas as tecnologias deu páginas e mais páginas, dedicou espaços e mais espaços a esse nascituro que não tem a menor culpa nem conhecimento da terra que vai habitar.
Mas os que têm conhecimento de tudo, e que detêm o controle do noticiário e do endeusamento planejado e premeditado, esqueceram o que deveria ser notícia. Ou não esqueceram e simplesmente esconderam o que é notícia, devia estar nas manchetes e nas primeiras.
O mundo tem hoje 7 bilhões e 200 milhões de habitantes. Dados oficiais: 12 por cento (8 milhões e 600 mil pessoas) vivem (?) na mais completa miséria, perdão, recebem 2 dólares por dia. 16 por cento (quase 1 bilhão de pessoas) estão sem emprego, o mais selvagem e cruel crime do capitalismo, e que não será punido ou revertido por nenhum regime.
Mas os donos do que é ou do que não é notícia, pelo menos, podiam exibir um meã culpa, a confessar: “Estamos sendo passionais e parciais, e enganando a opinião pública”.
O RETROCESSO DOS NOSSOS POLÍTICOS
Alguns desses que se dizem do primeiro time, elogiam fartamente o Papa, e dizem: “Estamos convencidos que o Papa fará profundas mudanças na Igreja Católica”. Além de políticos corruptos e ultrapassados, são péssimos analistas.
O Papa não vai FAZER mudanças. Em 4 meses já FEZ mais do que eles em 30 anos. Ou como diz o presidente da Câmara: “Há 42 anos estou nesta Casa”. Nenhum constrangimento na confissão de incompetência. O presidente do Senado não está há 42 anos, mas chega lá.
NA CONTRAMÃO DO PAPA,
JOAQUIM BARBOSA NEGATIVO
Hoje, no Brasil, ninguém é tão controverso quanto o presidente do Supremo. Muitos acham que só ele salvaria o Brasil, uma aventura no deserto da democracia. A forma como alcançaria o Poder, insuspeitada. Mas a chegada a um regime de exceção, que já vivemos várias vezes, mais do que visível. Autoritário, arbitrário e arrogante, assusta a todos que lutaram contra as ditaduras.
Na última, enquanto tantos lutavam, enfrentavam os que militarizavam o Poder, Barbosa, então na Procuradoria (e financiado por ela e pelos dinheiros públicos), ficava anos na Europa. Se orgulha de ter feito cursos, conhecido países, aprendido línguas, tudo com privilégios e mordomias. Voltou, encontrou uma ditadura quase morta, por causa do sacrifício dos que resistiram e não se entregaram.
E nessa democracia restaurada, elevado ao primeiro time por uma série de circunstâncias, não para de se exibir, com a arrogância, a pretensão e a vaidade costumeira. Não quero recordar suas arbitrariedades de antes, só lembrar a de agora.
Ao cumprimentar o Papa, que estava ao lado de Dona Dilma, fez questão de desconhecê-la, ignorá-la, não cumprimentá-la. Ninguém tem criticado tanto Dona Dilma quanto este repórter. Mas ali, ela era presidente da República, ele presidente do Supremo, que não é um Poder, é o mais alto posto do Judiciário. A repercussão negativa (para ele) foi total. Principalmente porque exibiu a deselegância e a má educação, diante de um Papa que vem se firmando e se consolidando pela humildade, sinceridade e credibilidade. Tudo que falta ao presidente do Supremo.
PS – O retrocesso de Cabral. Mais um equívoco, e ele deixa claro porque é hoje o alvo principal dos manifestantes.
PS2 – Assinou decreto ditatorial, determinando que empresa de telefonia e internet entreguem ao seu governo informações sobre pessoas.
PS3 – Como age sempre levianamente ou irresponsavelmente, não examinou a questão, foi alertado: “Isso só pode ser feito com autorização judicial”.
PS4 – Menos de 24 horas decorridas, voltou atrás, explicou: “Eu queria descobrir e responsabilizar os suspeitos de vandalismo”.
PS5 – O próprio governador prova que gosta de agir ilegitimamente, e não apenas no item de vida nababesca, que palavra, acima das posses de quem nunca trabalhou na vida.
PS6 – O que chamei de jeitinho do jatinho se transformou na farra do jatinho. A cada dia são descobertos novos habitantes desse mundo aéreo. Agora foi o ministro do Esporte, um dos condôminos do PCdoB, que viajou a Cuba coma família.
PS7 – Não esquecer duas coisas. A cúpula do PCdoB expulsou Prestes, um dos raros comunistas autênticos e compenetrados. Dona Dilma não acaba com a farra dos jatinhos por falta de vontade.
PS8 – A maioria da Convenção Nacional do PT expulsou (eles disseram “excluíram”, mas foi expulsão mesmo) do Diretório Nacional Dirceu, Genoino, João Paulo. Recorreram a Lula, não conseguiram nada.
PS9 – Ciro Gomes, ministro de FHC e de Lula, estava em silêncio há muito tempo, abriu o jogo contra Dona Dilma: “Lidera uma aliança na base da “putaria” (as aspas são dele), ela não tem experiência nem competência.
PS10 – Dona Dilma recorreu a Lula, não conseguiu nada.
PS11 – O presidente do PT continua coma estratégia de não deixar ninguém ficar tranquilo. Anteontem não se incomodou de perguntar publicamente, “quem vai votar em Dilma?” (Eliminou até o Dona). Ontem atirou no PSB, diretamente, atingindo o governador de Pernambuco, que não gostou;
PS12 – Textual: “O governador do Espírito Santo, do PSB, me disse que ficará com a presidente Dilma em 2014”. Eduardo Campos, irritado, fez uma porção de manobras para que o alido desmentisse. Ficou mais furioso porque ele não desmentiu.


Da Tribuna da Imprensa de 25-7-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA