Pular para o conteúdo principal

RELEMBRANDO CHICO XAVIER

Um minuto com Chico Xavier

Revista O Consolador, Ano 7 - N° 322 - 28 de Julho de 2013

JOSÉ ANTÔNIO VIEIRA DE PAULA
depaulajoseantonio@gmail.com
Cambé, Paraná (Brasil) 

Nas visitas que eu e minha esposa fazíamos duas a três vezes por ano, naquela época, junto aos trabalhos de Chico, na periferia de Uberaba, sempre aprendíamos muito, mas muito mesmo.
Certa vez, estivemos na periferia da cidade, onde por muitos anos Chico manteve, junto com seu grupo, um trabalho de assistência. Era num bairro afastado, muito humilde, onde só havia uma cobertura pequena em discreto lugar e pouquíssimos lugares  para se sentar: bancos feitos na madeira tosca e singela e o resto, só um terreno baldio. Ali, quando Chico comparecia, centenas de pessoas, de todo lugar do Brasil, além das pessoas simples daquele lugar, que amavam o médium, compareciam.
O que nos chamou a atenção foi o início do trabalho. Como todos os espíritas têm o costume de fazer, um livro foi escolhido e, para Chico, era sempre “O Evangelho segundo o Espiritismo”.
Abrir uma página “ao acaso”, esse é o nosso hábito.
Não foi o que vi. Chico, lentamente, pegou o livro, folheou-o, e foi mudando, página a página; ele parecia conversar com alguém. Às vezes, seus lábios pareciam mexer-se.
Ao contrário do que estamos acostumados a fazer, quando abrimos um livro para nossa prece diária, nada de pressa, de abrir subitamente.
Chico consultava as páginas com tamanho cuidado e, evidentemente, dirigido por alguém, que senti quanto ele respeitava a influência do mais alto para cada momento em que uma página deveria ser aberta.
Naquele minuto, aprendi a nunca mais abrir subitamente um livro de mensagens antes de uma prece. Afinal, se Chico, o médium a serviço da mensagem cristã, o fazia com tanta calma e compenetração, por que nós, espíritas em aprendizado, deveríamos fazê-lo de forma abrupta? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)