RECORDANDO NOSSA GRAMÁTICA

Questões Vernáculas

Revista O Consolador, Ano 7 - N° 322 - 28 de Julho de 2013

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil) 


Aqui estão dez frases e em todas existe pelo menos um erro. Veja se os descobre:

1. Aposto em que nenhum de vocês faltarão na festa.

2. Tenho permissão para ir, mas custei a consegui-la de meu pai.

3. Que flagrância tem as flores trazidas para cá pelos emigrantes.

4. Dizem que Fernando é um bonanchão.

5. A matilha da vovó tinha listas pretas e brancas.

6. Meu vizinho não se proviu do necessário para a viajem.

7. Este quarto está melhor iluminado que o outro onde me encontrava.

8. Maria, peça para trazerem algumas revistas.

9. Agora, meu amigo, só aspiro uma vida tranquila, até o fim dos meus dias.

10. Vou procurar um bairro tranqüilo, aonde possa me dedicar à leitura.

Eis a seguir as frases depois de corrigidas:

1. Aposto que nenhum de vocês faltará à festa.

2. Tenho permissão para ir, mas custou-me consegui-la de meu pai.

3. Que fragrância têm as flores trazidas para cá pelos imigrantes.

4. Dizem que Fernando é um bonachão.

5. A mantilha da vovó tinha listras pretas e brancas.

6. Meu vizinho não se proveu do necessário para a viagem.

7. Este quarto está mais bem iluminado que o outro onde me encontrava.

8. Maria, peça que me tragam algumas revistas.

9. Agora, meu amigo, só aspiro a uma vida tranquila, até o fim dos meus dias.

10. Vou procurar um bairro tranquilo, onde possa dedicar-me à leitura.

*

Os pronomes “nenhum” e “qualquer”, conforme o sentido da frase, são sinônimos. Contudo, nas orações negativas devemos optar pelo pronome “nenhum”, em lugar de “qualquer”.

Exemplos:

A edição não contém nenhum erro. (Em vez de: A edição não contém qualquer erro.)

A exposição não apresentou nenhum equívoco. (E não: “qualquer equívoco”.)

O negócio que fiz não ofereceu nenhum risco. (E não: “qualquer risco”.)

Ela não tem nenhum pudor em representar nua. (E não: “qualquer pudor”.)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA