PF INVESTIGA DESVIO DO 'MINHA CASA MINHA VIDA'


Polícia Federal investiga desvio de dinheiro do programa 'Minha Casa, Minha Vida' em Fortaleza
Redação Web | 14h26 | 17.07.2013, Diário do Nordeste

Além da Capital cearense, Brasília e São Paulo também estão sendo investigadas pela PF


A Polícia Federal, auxiliada pela Controladoria Geral da União (CGU), cumpriu 8 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, São Paulo e Brasília, na manhã desta quarta-feira (17). A operação, intitulada '1905', investiga fraudes relacionadas à execução do programa'Minha Casa, Minha Vida', do Governo Federal.
Empresas de fachada são suspeitas de ganhar comissão com obras de unidades habitacionais que jamais foram construídas. 
Segundo as investigações, algumas instituições financeiras, além de correspondentes bancários e responsáveis por empresas de fachada teriam armado um esquema de desvio de recursos destinados à construção de casas populares em diversos municípios com menos de 50 mil habitantes.
Ainda segundo as investigações, ex-funcionários do Ministério das Cidades estariam autando junto ao Programa prestando serviços inexistentes e recebendo uma comissão com o dinheiro ganho pelas empresas contratadas para executar a construção de unidades habitacionais. De acordo com informações repassadas à PF, estas unidades jamais foram construídas.
As investigações apontam ainda que as empresas monitoradas atuavam na concessão e na fiscalização das obras, bem como na indicação das construtoras e demais etapas do 'Minha Casa, Minha Vida'.
A operação foi realizada por determinação do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e as empresas serão investigadas por crime contra o sistema financeiro nacional, estelionato, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, cujas penas, se somadas, podem atingir até 32 anos de prisão. 
Investigações ocorreram a partir de denúncia do Diário do Nordeste 
Em Fortaleza, as investigações iniciaram a partir de denúncia chegada à redação web do Diário do Nordeste, em fevereiro deste ano, através da ferramenta 'Vc Repórter'. As informações davam conta de que ex-funcionários ligados à prefeitura de Fortaleza, na gestão passada, e militantes partidários foram beneficiados com pelo menos 21 apartamentos, do total de 80, no Condomínio São Bernardo, entregue pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza ( Habitafor), em 2012, no bairro Serrinha.
Na última semana, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou 40 pessoas por fraude, devido a violação na entrega das unidades habitacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA