OS RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO E O RALO DA CORRUPÇÃO

Mais recursos para Educação correm risco de se perder por corrupção, má gestão e “prioridade” invertida

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alerta – www.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão – 
serrao@alertatotal.net

Enquanto a Presidenta Dilma Rousseff da Silva comemora a demagógica aprovação, pelo Senado, do projeto de lei que destina 75% das receitas do petróleo para educação (e 25% para saúde), um estudo internacional confirma que o Brasil gasta muito mal os recursos na área de ensino. Pela falta de lógica atual, quanto mais dinheiro for destinado maior será a grana desviada por corrupção ou por uso incompetente. Assim, somos sérios candidatos a continuar na vanguarda do atraso em desenvolvimento.

Todo mundo sabe da fragilidade estrutural do Brasil como Nação que descuida de três pontos básicos para o desenvolvimento: Defesa, Infraestrutura, Educação e Ciência & Tecnologia. Os números da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelam que o País gasta a merreca de US$ 2.964 dólares anuais por estudante. Em vez de priorizar o ensino básico, ensinando o aluno a ler, escrever, contar e interpretar, os investimentos “priorizam” a educação superior – numa média de gastos de US$ 13.137 por estudante (lamentavelmente sem base real de conhecimento para estar cursando uma faculdade).

Os políticos que comandam o Governo do Crime Organizado têm culpa pela nossa falência educacional. Mas a sociedade também tem imensa (i)rresponsabilidade sobre o caos no sistema de ensino. Não conseguimos promover um amplo debate sobre assuntos estratégicos. Na educação, não definindo um padrão de qualidade objetivo e efetivo, perdemos tempo em discussões retóricas, dominadas pelo academicismo e pela demagogia, sem a clara definição de um projeto prático e sustentável, priorizando um ensino básico que realmente funcione.

Contraditoriamente, o Brasil tem uma avançada Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O problema é que a teoria nela contida não consegue ser aplicada na prática. O caos acontece por incompetência gerencial, falta de conceitos corretos de aplicação e muita corrupção que consome o dinheiro da educação. Experiências educacionais bem sucedidas em alguns locais, em estabelecimentos de ensino públicos e privados, não conseguem ser multiplicadas. Assim, mantemos a maioria dos brasileiros analfabetos funcionais na Era da Ignorância.

Nosso modelo de Educação é capimunista. O setor educacional não tem liberdade para produzir. A burra máquina estatal tem a pretensão de controlar tudo aquilo que sempre esteve fora de controle. A burrocracia do MEC tudo decide. Escolas e faculdades se submetem à ditadura da União, Estados e Municípios – quando deveriam ser entidades reguladas por diretores, professores e pais de alunos, com independência administrativa, financeira e curricular.

Outros países levam a Educação a sério e se desenvolvem. No mundo atual, vence quem investe no ensino de Idiomas, Matemática, Ciências e Criação Literária. O Brasil não segue o mesmo caminho. Já pagamos caro agora por tal falha. E pagaremos ainda mais no futuro drasticamente próximo.

Pobres Treinadores



Voo da vergonha



Quando o Comando da Força Aérea Brasileira cumprirá o ritual ético de negar mordomias aéreas aos políticos de alto escalão?

Em qualquer país minimamente sério, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, deveria entregar seu cargo, depois de ter requisitado um jatinho da FAB que transportou sua noiva e parentes dela para o Rio de Janeiro, na “missão parlamentar” de assistir ao jogo Brasil X Espanha, no Maracanã.

Nada acontecerá com Henriquinho e muito menos com o comando da FAB – cujas aeronaves costumam sofrer de falta de combustível para treinamento de pilotos, mas que parece ter sempre querosene de aviação sobrando para atender às mordomias dos supostos poderosos de plantão...

Dane-se o avião II



Querendo cair fora?



Boa notícia

O Rio de Janeiro está em primeiro lugar no Brasil em rede de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

Embora o número ainda seja reduzido se comparado à demanda, a quantidade de Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, 8 no total, supera todos os outros estados e a meta é aumentar.

O Tribunal de Justiça do Rio planeja, ainda neste ano, inaugurar mais um Juizado na capital.

Chefe do Chefe?



A impostura explica...

Os tributaristas foram os advogados mais procurados pelo mercado nos cinco primeiros meses de 2013.

As oportunidades para essa especialidade jurídica somaram 35% das vagas de trabalho abertas no período.

Levantamento da Michael Page no Brasil só confirma o desespero de quem precisa produzir, defendendo-se da tirania do fisco tupiniquim, no Brasil das centenas de impostos e infindáveis resoluções normativas da Super Receita Federal...

Escritório do LinkedIn

O diretor-geral do LinkedIn no Brasil, Osvaldo Barbosa de Oliveira, comemora a inauguração da nova sede própria em São Paulo:

“Com este novo ambiente de trabalho, poderemos integrar ainda mais nossa equipe e nossos clientes, ao mesmo tempo em que comporta os planos de crescimento da empresa no Brasil e na região”.

Atualmente, são 13 milhões de brasileiros conectados à rede, o que posiciona o Brasil como terceiro maior mercado em números de usuários, atrás apenas de Estados Unidos e Índia.

Ethos 2013

Já foram abertas as inscrições para a Conferência Ethos 2013 – cujo tema será “Negócios Sustentáveis: Oportunidades Para as Empresas e Para o Brasil”.

O evento será realizado de 3 a 5 de setembro de 2013, no Instituto Tomie Ohtake, rua dos Coropés, 88 (na altura do nº 201 da Av. Brigadeiro Faria Lima), em Pinheiros, São Paulo.

Mais informações no site www.ethos.org.br/ce2013

Semana Guilherme de Almeida

A Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, realiza de 9 a 13 de julho uma semana para homenagear o poeta modernista.

Haverá a exibição de um filme sobre a Revolução de 1932, lançamento de um livro e uma apresentação teatral, além de um passeio temático – “Encontro Peripatético” pelo centro de São Paulo.

Mais detalhes no site www.casaguilhermedealmeida.org.br

Menas puchassão de çaco...



Troca-Troca?



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA